3 Dicas de Marketing Profissional

O marketing é essencial em nossas vidas, seja com a própria família, na universidade, no trabalho ou com os amigos. A imagem que vendemos de nós mesmos as outras pessoas determina o nosso sucesso.

No último artigo “Marketing na Universidade: Por quê?” nos focamos nos princípios básicos do marketing. Caso você não tenha lido, recomendo a leitura do primeiro artigo para compreender o conceito de marketing e como dar os primeiros passos ainda na própria graduação.

Você está fazendo estágio, trainne ou já atua no mercado de trabalho e ainda não parou para analisar sua postura profissional? Saiba que está colocando toda a sua carreira futura e o sucesso de seus empreendimentos em risco. Não é exagero! Você precisa traçar objetivos e metas para construir a sua própria marca.

Como construir minha marca?

A construção da sua marca tem muito a ver com a sua identidade profissional. Quem você quer ser? Como gostaria que as pessoas te olhassem? Quais elogios você espera receber dos seus supervisores e colegas de trabalho? A partir destas respostas você deve traçar algumas metas eficazes para que sua própria marca seja desenvolvida.

Segue abaixo alguns itens importantes para todo iniciante e estar atento a cada um deles pode ser decisivo:

1. Roupas: Imagine que você seja dono de uma grande fábrica de alimentos e está prestes a lançar no mercado uma nova manteiga. Você sabe que um novo produto, não é meramente um produto, mas sim um novo conceito, um novo estilo de vida para passar as pessoas e novas idéias. E para que tudo isso seja percebível ao público é preciso uma nova embalagem. Sim! Uma embalagem que cative a atenção do consumidor e que se destaque entre tantas outras manteigas na prateleira.

marketing

Suas roupas são como a nova embalagem da manteiga. Você pensa cuidadosamente em cada linha geométrica do pote, nas cores a serem utilizadas, na imagem que colocará para ilustrar, no tamanho adequado, não é mesmo? Todo esse exercício deve ser também realizado quando for escolher o seu novo guarda roupas.

Isso não significa que a partir de agora você deverá usar somente ternos e andar de gravata até mesmo dentro da própria universidade. Ao contrário, você é quem deve saber qual a melhor embalagem para passar a imagem que o seu futuro chefe espera de você. Em tempos de Facebook e Instagram estar sempre vestido adequadamente é quase uma obrigação. Lembre-se: seus futuros chefes também utilizam as redes sociais.

2. Apresentação: Entenda aqui o conceito de apresentação como tudo que envolve a fala, os gestos e a forma como você se comunica ao mundo. Uma boa dicção é a melhor forma de marketing existente. Não adianta nada você escrever relatórios perfeitos, se na hora de apresentar o projeto mal consegue fixar o olhar no público.

marketing

Uma boa dica para quem é tímido ou enfrenta problemas com o falar em público é treinar na própria casa. Coloque sua câmera para gravá-lo enquanto finge estar apresentando um novo projeto ou se apresentando formalmente à um grupo de pessoas. Observe seus gestos, a forma como você olha, como suas palavras saem da boca e seja sincero: você apostaria o seu empreendimento nas mãos deste profissional no vídeo? É preciso passar segurança, mas não se esqueça que seus clientes também querem alguém que seja confiável, profissional e que acima de tudo pareça humano.

3. Redes Sociais: O marketing profissional nas redes sociais é muito importante para que seus potenciais clientes e supervisores te encontrem com mais facilidade. Atualize todos os seus perfis e mesmo ainda na graduação mantenha uma postura profissional.

marketing profissional

Quando se fala em redes sociais automaticamente todo mundo pensa somente no Facebook, Twitter, Orkut e outras do tipo. Mas saiba que para os profissionais, redes como o LinkedIn e o Google + são extremamente relevantes. São por meio delas que você conseguirá muito dos seus contatos profissionais durante a sua vida, portanto crie uma conta e coloque o máximo de informações a respeito do seu trabalho. E se ainda não está atuando na sua área, deixe bem claro as suas pretensões e a sua força de vontade para ser um grande engenheiro.

Estas são as três dicas de marketing mais importantes para quem está ainda na graduação ou iniciando sua carreira profissional. O mais importante é construir uma identidade própria e traçar metas para alcançar o seu sucesso.

Você acha que realmente devemos nos preocupar com o marketing na graduação ou acha que isso não tem relevância para a carreira profissional ? Deixe sua opinião nos comentários.