3 dicas que você deve seguir para montar um plano de estudos

Conseguir um bom desempenho acadêmico não depende só da estrutura da instituição de ensino, muito menos dos professores.

A organização, disciplina e dedicação de cada aluno é a principal garantia de que todo aquele conhecimento será absorvido e bem aproveitado na vida profissional.

 

Porém, manter esse padrão de estudo nem sempre é fácil. Outros compromissos e atividades do dia a dia muitas vezes acabam atrapalhando os estudantes.

Nessas horas, montar um plano de estudos é uma excelente solução para conseguir dar conta de todos os compromissos acadêmicos.

 

Para te ajudar, listamos 3 dicas para montar um plano de estudos eficiente que otimize o seu tempo e aumente a sua produtividade. Confira!

1 – Defina metas

competitive advantage, strategic marketing concept

Esse é o primeiro passo para quem quer montar um plano de estudo eficiente.

Definir o seu objetivo, seja ele concluir o semestre sem passar pela prova final, apresentar um trabalho de conclusão de curso, passar em um concurso, iniciar uma pesquisa científica ou qualquer outra meta é essencial para saber quanto tempo do seu dia deverá ser dedicado àquele projeto.

Você também pode definir metas a curto, médio e longo prazo, e traçar planos de estudo para cada uma dessas etapas.

2 – Planeje sua rotina de estudos

Planning of working day

 

Essa parece ser uma dica óbvia, mas para muita gente é algo difícil de fazer.

Separar cuidadosamente as horas do seu dia para cada atividade ajuda bastante a não perder tempo por não saber por onde começar ou deixar de lado alguma atividade importante.

Guia do Acadêmico: Dicas de como estudar

Elabore uma planilha com todas as matérias que devem ser estudadas.

Em seguida, ordene-as por prioridades: se tiver uma prova de determinada matéria na semana, reserve períodos maiores para aprender e reforçar os assuntos que serão abordados.

O próximo passo é definir qual conteúdo de cada matéria deverá ser estudado na semana.

 

Uma boa dica é intercalar matérias que você tem mais dificuldade com outras que você gosta.Assim você poderá “descansar” sua mente entre uma matéria e outra.

Com essa organização fica mais fácil cumprir seus compromissos e garantir que seu tempo de lazer e descanso não será comprometido porque não deu tempo de estudar para determinada avaliação ou concluir um trabalho.

3 – Conte com a ajuda da tecnologia

apps

Hoje é possível encontrar diversos aplicativos e ferramentas tecnológicas desenvolvidas para ajudar os estudantes a montar e acompanhar seus planos de estudo. Conheça alguns deles:

 

  • ExamTime:

Com o programa é possível montar um calendário de estudos personalizado com datas de avaliações, horários de aula, compromissos particulares, além de horários para tarefas específicas da sua rotina de estudo.

[Link do programa Exam Time]

 

  • inClass :

O aplicativo oferece funções como lista de tarefas, visualizador de horários semanais e alarmes programáveis de prova ou de entrega de trabalho.

O app ainda facilita as anotações relacionadas ao conteúdo da aula, com a possibilidade de integrar documentos, fotos, vídeos e áudios gravados pelo dispositivo.

[Link aplicativo inClass] 

 

  • Gabaritar:

O aplicativo permite ao usuário selecionar uma disciplina e cronometrar o tempo de estudo, além de estabelecer um plano com a quantidade de horas que será dedicado a cada assunto.

[Link Aplicativo Gabaritar]

 

  • Power Planner:

O programa oferece uma série de recursos para auxiliar no plano de estudos. Ele conta com Live Tiles para exibição de detalhes de cada matéria, além de uma grade semanal de disciplinas, lembretes em áudio, imagens, sincronização online e compartilhamento de anotações via e-mail ou SMS.

[Link programa Power Planner]

Dar uma atenção especial ao local de estudo pode fazer a diferença no seu desempenho. Por isso, procure manter o espaço escolhido bem organizado, iluminado, arejado, silencioso e com todos os materiais de apoio à sua disposição.

Estudar sempre no mesmo lugar também ajuda a desenvolver o hábito do estudo e manter a rotina programada.

 

Você já utiliza o plano de estudos como auxílio em sua rotina? Compartilhe suas experiências conosco nos comentários!

  • Alan Marquez

    Muito legal a matéria. Vale a pena seguir as dicas!

    • Gustavo Luiz

      Valeu Alan!
      Continue nos acompanhando que agora toda terça feira
      tem matéria nova e relevante…

      Se tiver sugestões também pode mandar.
      Grande abraço

  • Tiago Walter Fagundes

    Como estudar…. Velho dilema, porque essas 3 dicas não funcionam comigo. As pessoas não são iguais, definir metas e planejar? Isso pode ser quando você tem bastante tempo, eu estudo quando há o tempo e o que é mais importante e difícil.
    Mas isso é pela minha rotina, cada um tem seu jeito.

    • Gustavo Luiz

      Cara, eu acredito que…
      Quanto menos tempo você tem mais vc tem que se planejar e organizar ou pelo menos tentar.
      Lógico que sempre imprevistos acontecem…

  • marcooge

    Fala Gustavo, parabéns pelo post. Sou professor universitário e acredito que toda contribuição que objetive auxiliar os acadêmicos na melhoria do desempenho e na organização dos estudos é bem vinda.
    Vou recomendar esse artigo para meus alunos, com certeza eles vão adorar.

    Abraços e sucesso,
    Marco Ogê.

    • Gustavo Luiz

      Fala Marco,

      Valeu demais pelo comentário. Concordo contigo…
      Muito obrigado por indicar o site!!!

      Grande abraço

  • Alessandra Fu

    Adoramos a dica do ExamTime!
    Vale lembrar que o site possui diversas ferramentas que ajudam aumentar a produtividade de estudantes e professores…e é grátis!
    Parabéns pelo blog Gustavo!

    • Gustavo Luiz

      Olá Alessandra, tudo em ordem?

      Olha fiz uns testes na plataforma e realmente gostei demais!!! Tudo integrado, opções de mapas mentas e fashcards é muito fera.
      E como disse é grátis. Muito bom…

      Abraço
      Gustavo

  • Nilton Junior

    Olá Gustavo, meus parabéns pelo post e vai me ajudar muito pois é uma grande dificuldade que tenho nesse quesito.

    • Gustavo Luiz

      Fala Nilton, tudo em ordem ?

      Muito obrigado!
      Aqui no site você encontra várias dicas de organização e produtividade.
      E vem muito mais por aí.

      Continue nos acompanhando.
      Grande abraço

  • Vedson SANTOS

    Parabéns pelo post! Vou começar a montar uma rotina de estudos e deixar de estudar nas vésperas de prova, faço faculdade e isto não é bom! Obrigado!

  • Leticia Braga

    A primeira bateria de prova do 3 período de Direito me deixou desesperada. não consegui estudar nada no carnaval e a pressão só aumentou na semana de prova. Tive um dia para estudar pra cada prova, o nervosismo tomou conta de mim. Sabe aquela vontade de voltar no tempo? Pois é, só isso que passava na minha cabeça, mas como não se pode chorar pelo leite derramado…
    Comecei a pesquisar sobre planos de estudo para ter a chance de recuperar tudo na segunda bateria. E eu realmente gostaria de agradecer esse site, a meteria me ajudou muito: baixei o app InClass; montei um horário de estudo, fiz um grupo de estudo com duas amigas e já sinto uma grande mudança no meu desempenho. Voltei aqui só para agradecer. :)

  • Bia

    É verdade de qe são boas dicas; mas nos aplicativos, todos são gratuitos?

    • Gustavo Luiz

      Olá Bia, tudo em ordem?

      Olha alguns são gratuitos outros não… Mas acredito que mesmo os pagos tem uma versão free para você testar com algumas limitações.

      Abraço

  • Antonio Jorge

    uma excelente dica!!!

    • WELINGTON

      QUERIA UMA AJUDA AQUI. ESTOU TRABALHANDO NO PERIODO NOTURNO E ENQUANTO NAO INICIO A FACUL…O QUE E COMO EU DEVERIA ESTAR FAZENDO O MEU PLANO DE ESTUDO ?

  • Allan

    As dicas contidas neste site ajudam muito no meu curso de engenharia de produção.Obrigado

    • Gustavo Luiz

      Valeu Alan!!!

  • Gabriel

    Muito Obrigado pelas dicas, elas me ajudaram muito de forma muito boa. Obrigado

  • Pingback: Metas acadêmicas: o que você vai estudar em 2017?()