Casio fx-991: A calculadora com o melhor custo benefício

Um dos artigos mais visitados do engenharia cotidiana são sobre calculadoras Hp50g e Casio fx82-ms e noto que uma dúvida frequente entre os engenheiros é qual calculadora comprar.

Assim apresento a vocês a Casio fx991 …

A Hp 50g é uma excelente calculadora a melhor que já tive, porém tem algumas “desvantagens” entre elas o preço e a dificuldade de utilizar, pois não é uma calculadora com as funções intuitivas e recomendo fazer um curso para ter o total domínio e aproveitar seu máximo potencial.

Já comentei por aqui sobre a guerreira Casio fx82ms que é uma calculadora científica bem mais simples e fácil de utilizar sem falar que é uma das mais utilizadas pelos estudantes, porém com funções reduzidas que muitas vezes não atende a todos os requisitos de um engenheiro.

Mas existe um meio termo entre essas calculadoras… Recentemente tive contato com a Casio fx-991.  Muitos não a conhece,   então o objetivo desse artigo é fazer uma apresentação dessa calculadora e posteriormente fazer vídeo aulas explicando cada função para que conheça mais essa opção de calculadora.

Esse artigo é  apenas uma introdução e para não ficar muito grande vou dividi-lo em alguns assuntos e espero que sirva de guia para que aprenda tudo sobre a Casio fx-991:

– Apresentação
– Integrais, Derivadas e Somatório
– Matrizes e Vetores

Conforme surgirem novas dúvidas ou pedidos de vídeos acrescento nesse guia.

Motivação

A Casio fx-991  é a calculadora com o melhor custo benefício, por um preço bem acessível (em média R$100,00)  terá funções como cálculo integrais, derivadas, matrizes,vetores, estatística, mudanças de base, números complexos  e muito mais.

matrizes vetores derivadas complexos integral

Suas funções são de fácil acesso basicamente estão todas descritas nos botões, porém não são muito intuitivas de se utilizar e  o manual que vem com a calculadora não explica muito bem suas funções. Ele é bem resumido e pouco claro e por isso resolvi criar esses vídeo tutoriais.

Vantagens

Funções de Calculo: Ao me deparar com a Casio fx991 me parecia uma calculadora bem simples, mas não tinha idéia do seu poder de calculo.  Ao descobrir que com ela também é possível fazer integrais, derivadas, matrizes e números complexos acabou superando minas expectativas.

Preço:  Como estudante sei que para muitos o fator crucial para a compra de uma calculadora é o preço e não as funções da calculadora. Agora se você quer uma calculadora que há uma mescla um grande poder de calculo por um preço acessível essa é a calculadora ideal.

Simples e Objetiva: Suas funções estão praticamente descritas nos botões da calculadora simplificando o acesso e apenas com algumas dicas de uso você com certeza já terá total domínio da calculadora não necessitando fazer um curso para entender suas funções.

Modo Algébrico: Muitas pessoas ao lidar com a HP50g ficavam desesperadas ao lidar com o modo RPN de fazer calculo e acabavam tendo muitas dificuldades no seu uso. Com a Casio fx-991 não tem esse problema ela faz todas as operações no modo Algébrico “normal” de calculo.

Pilhas:  A Casio tem 2 formas para alimentação de energia por bateria e por energia solar assim com certeza sua autonomia é muito grande e você terá calculadora para terminar a faculdade sem precisar se preocupar com troca de pilhas.

Pode usar na prova: Por ser uma calculadora de visor simples seu professor vai deixar você utilizá-la na prova sem problemas

Desvantagens

Manual: Manual muito simplista e pouco explicativo deixou muito a desejar, apesar de todas as funções estarem escritas nos botões fica difícil de descobrir como tudo funciona.

Limitações de Calculo: Ainda não descobri qual é o grau de complexidade de calculo de integrais e derivadas que ela consegue resolver apenas fiz teste com funções simples, mas notei que ela só faz calculo de integrais e derivadas definidas e não tem opção de calculo de limite.

E trabalha com matrizes de até 3 colunas e 3 linhas(3×3) mais do que isso não é possível inserir.

Resumo e minha opinião

Eu não conhecia a Casio fx 991 e pelo pouco contato que tive, sem explorar muito suas funções ela já me surpreendeu muito e superou minhas expectativas.  Tem as funções básicas para um curso de exatas como calculo de derivadas, integrais, matrizes entre outros.

E se você já está acostumado e gosta da famosa Casio fx-82ms e quer mais funcionalidades não terá dificuldade nenhuma de utilizar a fx-991 e terá muito mais funções.

Se você vai começar um curso de engenharia a minha recomendação é que essa seja sua primeira calculadora. Tenho certeza absoluta que irá atender suas necessidades e que não vai te decepcionar.  Sim, ela tem limitações como comentei nesse artigo assim como qualquer outra calculadora, mas fazendo a relação custo e benefício que você terá eu recomendo 100%.

Ficou alguma dúvida sobre a calculadora ou tem sugestão de vídeos só deixar nos comentários.

  • Wesley

    Boa noite!
    parabens pelas explicacoes… sou um pouco fissurado por calculadoras. Tenho a boa e velha fx-68, hp50g e acabei de comprar a hp prime. Pensei em utilizar a Fx-991, porem queria uma calculadora com funcoes semelhantes que tenha modo RPN, teria alguma dica?

    Abraco,
    wesley.

  • andre

    Parabéns pelo blog e pelas reportagens.

    Mas tenho algumas considerações.

    Um item a ser levado em conta na hora da compra de uma calculadora é sua durabilidade; As HPs duram mais; então na hora de fazer a conta, tem de levar em conta o benefício no longo prazo!

    Outro problema é este discurso recorrente de que a notação polonesa reversa é difícil; é um discurso negativista e simplista. Do meu ponto de vista RPN é mais simples!
    Quando fazia o segundo grau; a uns 30 anos atrás; eu comprei uma HP-11C com minhas economias; a mesma utilizava somente notação polonesa reversa e tinha capacidades de programação; seu manual era fantástico!
    Note que mesmo no segundo grau; não tive nenhuma dificuldade para usar a calculadora.

    A venda da “simplicidade” como conceito a ser adotado pelos alunos/engenheiros na hora da compra de uma calculadora/equipamento tem levado a piora da qualidade do ensino de nossos alunos e a uma simplificação exagerada do que é ser engenheiro!
    É nivelar por baixo.

    Quando se leva em conta o preço, tem uma regra antiga;
    “o barato sai caro”.
    Sim, pode comprar Casio, mas compre um modelo mais eficiente;
    com certeza não vai se arrepender.
    Um bom exemplo a Casio-FX-CG-10.

  • Gustavo Luiz

    Fala André, tudo em ordem?

    Cara você tem toda razão sou usuário de HP 50g também e não troco por nada até agora.

    Porém nem todas as pessoas gostam da HP e de seu método RPN. Conheço várias pessoas que tem a HP e utiliza em Algébrico, como tem também pessoas que levam a faculdade apenas com uma Casio fx-82ms.

    Eu procuro mostrar diferentes opções de modelos, preços e funções para cada pessoa decidir qual é a melhor calculadora pra ela.

    E Casio não quebra fácil não… Tenho a minha a seis anos até agora funcionando numa boa. E sim a Casio tem vários outros modelos melhores que esse, como de outras marcas também, mas muitas vezes uma pessoa não está disposta a investir em uma calculadora desse nível.

    Mas muito bem coloca suas observações! Valeu pelas dicas e fique a vontade pra deixar mais sugestões por aqui.

    Grande abraço

    • Ana Paula

      Olá, tem alguma sendo com as mesmas funções dessa casio da marca hp?

      • Gustavo Luiz

        Olá Ana,

        acredito que seja a HP35s.
        Até

  • Guilherme

    Será que você poderia fazer um vídeo como se faz interpolação linear nela (fx-991)?

  • Hillary

    Boa tarde. Vcs q usam a Hp poderiam me tirar uma duvida. Eu to usando uma hp 11c na faculdade e tenho que fazer contas com grau, minuto e segundo mas não sei como. Não sei se ela faz esse tipo de conta. Se fizer vcs poderiam me falar que botões eu tenho q apertar.

    Muito obrigado.

  • FREDERICO

    Gostei muito das informações, gostaria de saber , que calculos as calculadoras não fazem , ou se já tem alguma que calcula qualquer que seja o calculo .

  • Flavio Santos

    “Industrializada” foi boa! uhauah!

  • Antonio Tripoloni Neto

    Boa noite Gustavo! Ela faz Integral Dupla e Tripla?

  • Edy Costa

    Olá! Poderia indicar uma calculadora que mostre a resolução da conta e não apenas o resultado? Abraço!