Como escolher um tema para o TCC (Monografia)?

Sem dúvidas o período universitário é uma das fases da vida, é um daqueles momentos que suas habilidades são testadas a nível ‘’hard’’, a gente tem a mesma sensação de quando tentava zerar o Mário na infância.

Para garantir o sucesso é preciso também ter compromisso e flexibilidade para conciliar e atender tantos compromissos. Nessa fase não só devemos atender às exigências da universidade, seu cronograma de ensino, como também responsabilidades com nossos deveres junto à família, atividades sociais e amigos.

Tanta exigência certamente não é fácil, porém, por mais que nos falte tempo durante esse período, tão importante para nossa formação, um dia, cedo ou tarde, despontará saudades dos momentos vividos durante essa turbulenta vivência do ensino superior.

Seria muito bom se eu pudesse dar dicas pessoais para cada um de vocês sobre o tema que devem escolher, mas como isso não é possível, escrevi um artigo com algumas dicas breves para quem está se sentindo perdido quanto a escolha do tema para o TCC.

Planeje desde já

Durante todo o curso somos confrontados com escolhas, seja a mais simples, como com qual grupo realizar um trabalho em sala ou fora dela, ou mesmo o horário que escolheremos para estudar, a formatação de uma atividade, entre outros.

O mesmo acontece quando descobrimos que precisamos ao final de uma jornada de longos anos apresentar um trabalho final. Sim! Estamos falando do TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) ou Monografia –como é conhecido em alguns lugares.

Esse trabalho de selecionar o tema deve começar logo no início da graduação.  A atitude ajuda que você ao longo do curso reúna material necessário e útil para a construção de seu trabalho final no futuro. Mas antes de começar essa coleta de material é importante fazer um ckeck-list dos temas que mais lhe interessam e que você possui afinidade ou experiência.

Tal definição de prioridade na separa de conteúdos é importante para que não se perca tempo, foco e acumule material que nunca será utilizado e que por fim só ocupou espaço que poderia ser utilizado com o que realmente interessa.

Outro aspecto que deve ser notado sobre a importância de se iniciar desde cedo a coleta de fontes bibliográficas é que, geralmente, no final de uma graduação os alunos estão muito atarefados, seja com organização da formatura, pendências em disciplinas, estágios, o que torna ainda mais escasso o tempo para pesquisar e construir seu derradeiro trabalho. Sendo assim, uma pessoa precavida e que queira ter seu último semestre sob controle, irá planejar e começar logo a trabalhar para alcançar uma conclusão acadêmica sem estresse.

Sentem na cadeira e vamos conhecer melhor os passos desta caminhada….

Utilize a vivência a seu favor

Definir um tema para um trabalho de conclusão de curso não é nada fácil, principalmente se a pessoa que o fará for alguém vivido e já com várias experiências e vivência, porque isso acaba levando a desejar englobar todo conhecimento em um só produto. Para isso é importante apontar os temas que em sua vida mais lhe agrada tratar e quais você se sente mais a vontade para falar ou demonstrar. Uma vez que a apresentação conta na pontuação, quando mais você se sentir seguro com o tema, melhor você se sairá na avaliação oral.

Para aquelas pessoas que ainda não contam com vasta vivência, mas que estão conjugando seu início de carreira profissional com a graduação, através de estágio, ou trabalho voluntário e projetos de extensão, o ideal é que se tome mão desses aprendizados e novos conhecimentos para a elaboração da monografia, selecionando sempre, aspectos das áreas onde atua e que mais lhe interessam.

Evite ao máximo abordar um assunto que você está na moda, chique, mas que aborrece, só para agradar a terceiros. É preciso que você acredite no que está falando! Ou seja, você tem que comprar a ideia de seu trabalho final, para vender sua conclusão para seus ouvintes.

Quando se fala do que se conhece e vive fica muito mais fácil transmitir segurança e convicção sobre a realidade que se pretende transmitir. Sempre conheça seus limites e monte seu projeto e trabalho conclusivo respeitando-o e assim você passará por essa turbulenta fase universitária com serenidade. Além disso, poderá trazer em voga para sua comunidade acadêmica um assunto da área que você tem a certeza que merece ser discutido.

Suporte ideal faz a diferença

Outro ponto importante que merece destaque é saber escolher o melhor suporte para o desenvolvimento de sua monografia, ou seja, é importante selecionar o mais adequado professor, que conte com experiência na área que você abordará para que o mesmo possa lhe fornecer uma visão e panorama atual para sua abordagem, bem como poder orientar lhe sobre a extensão e tópicos importantes a serem levantados.

Não é conveniente que você selecione um professor pela simpatia, mas o mesmo não contar com bagagem para assessorar lhe, caso isso ocorra você se tornará um aluno órfão sem direção e poderá estar fadado à construção de um trabalho inferior ou que lhe proporcionará notas abaixo do desejado. Por isso, é imprescindível que você seja profissional nessa hora e procure orientadores que falarão a língua do seu trabalho e lhe direcionará sobre os caminhos que devem ou não ser tomados.

Isso é um assunto para outro artigo, mas a dica é: procure um professor que tenha postura profissional dentro da sala de aula, que sempre ofereça o suporte necessário aos alunos na aula e que seja prestativo. Caso contrário, você tocará o barco sozinho….

Conheça o Monografando: Programa para você escrever o TCC sem se preocupar com normas ABNT e formatação. Ele já faz isso para você.

Dicas úteis:

1- Veja o banco de trabalhos defendidos da sua universidade e de outras instituições que ofereça o seu curso. Em geral, as universidades mantém um banco de dados com todos os trabalhos defendidos (TCC, Dissertação e Tese) e você poderá ter algumas ideias de temas.

2- Pesquise sobre a linha de estudo de cada professor do seu curso. Certamente haverá uma diversidade de assuntos que possam ser trabalhados em cada uma dessas linhas.

3- Peça algumas ideias de assuntos que possam ser trabalhados para os seus professores. Eles costumam ficar felizes quando os alunos se mostram interessados.

Vale ressaltar: só você poderá saber qual o melhor tema para o seu TCC, mas acima de tudo, certifique-se de estar confiante. Depois de tantos anos estudando, confie no seu potencial e ‘’bola pra frente’’ que o gol será em breve!

  • Christhofe Costa Lins

    Eu pensei fazer um TCC de banco de dados,só que eu ainda não pensei em que tema vou fazer o tcc relacionado a banco de dados,você pode me ajudar.

    • gustluiz

      Olha Christhofe, tudo em ordem ?
      Olha isso é bem pessoal…vc mesmo tem que decidir …tente descobrir as várias áreas de banco de dados e confira as novidades do que está rolando no exterior.

      E nada melhor que conversar com um professor para saber disso pois eles sempre acompanham as novidades.

      Abraço

  • Roberto Carneiro

    Meu filho está procurando um tema para o TCC em Engenharia de Produção. Poderia dar algumas dicas?

    • Gustavo Luiz

      Olá Roberto, tudo em ordem?
      Olha tema para TCC é algo muito pessoal, tem que ver a área que ele gosta.
      A dica é pensar nas matérias que ele teve durante a graduação e ver a qual ele mais gostou ou teve melhor desempenho. Pode conversar com o professor dessa matéria pra que ele forneça algumas dicas ou até mesmo um tema.

      Outra sugestão é pesquisar em revistas, jornais da área e conferir assuntos que estão sendo destaque nessas revistas que podem dar idéias sobre o que pesquisar.

      Bom é isso abraço

  • Rafaela

    Eu recebi uma lista de temas da Casa da Monografia que me ajudaram muito. Para quem precisar, o nome da pessoa que me mandou foi Ana Torres e o site é http://www.casadamonografia.com.br/temasgratuitos.html.

  • DOUGLAS

    ÓTIMAS AS SUAS DEFINIÇÕES DE COMO PROCEDER NA REALIZAÇÃO DO TCC.
    MAS AINDA SIM NÃO ACHEI ALGO QUE REALMENTE FAÇA A DIFERENÇA EM MINHA VIDA E NA SOCIEDADE ONDE VIVO. SE TIVER ALGO MAIS AFINCO SOBRE TCC DO CURSO DE TÉCNICO EM ELETROTÉCNICA ME AVISE.
    OBRIGADO!!

  • matheus

    preciso de ajuda alguém pode me de uma dica para tcc eletrotécnica

  • isa pereira

    preciso de ajuda alguém que me dá uma dica em relção ao tema para o tcc ramo de telecomunicações

  • Renata Milani Forcelini

    Boa noite, escolhi como tema do meu tcc em engenharia civil Espaço Confinado- trabalhos em galerias pluvias, porém apesar de trabalhar como Técnica em Segurança do Trabalho ha 14 anos eu não tive essa experiencia, apenas gostei do tema por ser algo relacionado a segurança e pouco mencionado também por ser de muita importância ao trabalhador. Mas estou me sentindo um pouco insegura, pois não tenho apoio dos orientadores (dizem não conhecer a área). O que eu faço? Por favor preciso de uma luz…

  • Vanessa Íris

    Boa tarde, faço engenharia mecânica e to na metade do curso, pretendo ir começando com minhas idéias de como vai ser meu tcc. Pretendia fazer na área automotiva pq é oq quero me especializar depois da faculdade, mas meu pai tem uma empresa de refrigeração e acabei me interessando por essa área. Agora estou super na dúvida até pq fazer voltado p área de refrigeração vou acabar tendo mais recursos, mas ainda pretendo seguir na área automotiva. Me ajudem, preciso de algumas dicas.

    • Wendrew Rodrigues Albino

      Porque não faz seu tcc sobre Refrigeração Automotiva ? Também sou estudante de Engenharia Mecânica , estou no meio do curso , isso englobaria duas aéreas que você quer , tanto automotiva quanto refrigeração , espero ter ajudado !