Designer Thinking- Resolvendo seus problemas a partir da solução

Você já se perguntou como os designers criam e executam seus projetos? Se você já fez qualquer tipo de trabalho de design, provavelmente sabe a resposta na ponta da língua.

O designer, ao contrário, de muitos de nós, visualizam o projeto como um todo, mesmo no início. Ao invés de quebrar o projeto em várias partes, o designer visualiza o projeto pronto no futuro como um todo. Entendeu? A tipografia, as cores, a forma da embalagem, a imagem, todos esses detalhes são visualizados de uma única vez formando o projeto futuro do produto.

Talvez você se pergunte: ok! O que eu tenho a ver como a forma que os designers trabalham? Muito! Sabe por quê? Aprendendo o Designer Thinking você pode ter muito sucesso na sua vida acadêmica e profissional, encontrando soluções de forma muito mais eficaz. Quer saber mais sobre o assunto, se liga neste artigo!

De onde surgiu o Designer Thinking?

O termo Designer Thinking foi criado  por Hebert A. Simon em 1969, e foi utilizado na engenharia após 1973, quando Robert McKim Rolf Faste (Standford) publicou Experiences in Visual Thinking. Foi este último, quem popularizou o termo e o definiu como uma ação criativa. Após isso, o termo passou a ser utilizado em diversas áreas, inclusive na administração.

Mas afinal, o que é Designer Thinking?

O Design thiking é uma forma criativa, embora muito prática, de resolver problemas e desafios, baseando-se na projeção futura. Ou seja, você busca soluções baseadas já na própria solução, ao invés de ficar se focando nos problemas.

Para você entender na prática como isso funciona, imagine um web-desginer que acaba de receber o pedido de um layout para um blog feminino. A cliente passou todos detalhes que deveriam ser incluídos no blog. Qual o primeiro  passo do web-designer? Muito provavelmente ele irá reunir essas informações e já montar em sua cabeça a solução (isto é, o layout pronto como ele deve entregar), muito embora ele ainda não tenha idéia de como irá chegar ao resultado (solução).

Então, ao invés de gastar tempo pensando em cada problema, separando as partes (ex. o banner do header, o problema das cores, qual tipografia utilizará, quais imagens), ele já parte direto para a idéia do produto pronto, com todos esses detalhes prontos. Isso é nada mais do que trazer o futuro para o presente. A partir dessa imagem, ele trabalhará com ferramentas para que alcance os resultados desejados.

Você consegue perceber quanto tempo ele economizou ao pensar direto na solução, ao invés de dividir o projeto no meio e pensar nos problemas? Pois é, isso é o conceito de Designer Thinking que você também pode colocar em prática na sua vida. Coloque a solução (resultado final) como ponto de partida!

Isso não quer dizer que você nunca terá que parar por um segundo e fazer uma análise real do seu presente para encontrar a solução do problema, mas sim que você deve se focar sempre no produto final, ao invés dos empecilhos.

Como utilizar o Designer Thinking na Universidade?
Chegou a hora de fazer aquele temido projeto de engenharia? Relaxa… para de pensar nos problemas, nos empecilhos, em tudo que você ainda não sabe… Mentalize como deve ser o projeto final, como você gostaria que ele parecesse? Pois bem… Mãos a obra.

Coloque no papel, ou desenhe se possível, a solução. Isto é, aquela imagem que você mentalizou há 10 segundos atrás. Isso é bom para que você não esqueça dela, mesmo daqui algumas semanas quando estiver quebrando a cabeça no desenvolvimento do projeto. Após este passo, comece buscando ferramentas que lhe permita chegar ao produto final desejado. Quais técnicas você deverá utilizar? Quais conhecimentos deverá buscar? Estas são algumas das perguntas que deve sempre se fazer durante o processo. Depois de respondê-las, você deve testar sua ideias e ver  que realmente funciona e o que não funciona.

E se você ainda está estacionado lá no primeiro passo e não conseguiu mentalizar a solução (ou produto final), busque inspirações. Em tempos de Google é impossível alegar falta de inspiração. Só depois de ter chegado a conclusão é que você iniciará o projeto.

Todas essas dicas podem tanto ser utilizadas para trabalhos individuais, como para trabalhos em grupos (co-criações). O importante é que todos que estejam envolvidos na criação e desenvolvimento do projeto tenham pelo menos a noção básica do que é Designer Thinking. No seu próximo trabalho, compartilhe este artigo com seus colegas de sala, assim vocês já economizam tempo e partem logo para a realização do projeto.

Os passos que você deve seguir são esses:

Espero ter ajudado com essas dicas. Nossa intenção não foi fazer um post científico sobre o conceito de Designer Thinking, mas sim trazer as principais dicas deste método para a nossa realidade.

Aonde encontrar mais informações:

Ficou interessado no assunto? Confira aqui algumas dicas de leituras para te ajudar a se interar do assunto:

http://pt.wikipedia.org/wiki/Design_thinking

http://logobr.org/design-estrategico/design-thinking-o-que-e/

http://livrodesignthinking.com.br/download/livro_dt_MJV.pdf