O estágio é uma forma de adquirir experiências práticas ao longo de um curso técnico ou de graduação.

Conhecer os processos de uma empresa, experimentar as diversas possibilidades de atuação que o seu curso possibilita e colocar em prática o aprendizado adquirido são ótimos argumentos para que você se empenhe em ser um estagiário, além de também enriquecer o seu currículo para a construção de sua carreira profissional.

Por isso, conseguir o quanto antes uma colocação em alguma organização é o objetivo de muitos futuros engenheiros.

Contudo, a tarefa de encontrar a primeira ou uma grande oportunidade que enriquecerá o seu  conhecimento e agregar experiência em alguns casos é uma dificuldade, seja pelo grande número de concorrentes ou pela baixa oferta de oportunidades oferecida pelas empresas.

Mas não se preocupe! Confira 6 dicas que vão ajudá-lo a conseguir um estágio e construir o sucesso de sua carreira profissional.

1- Revise o seu currículo

Curriculum Vitae

O que liga você ao recrutador é o currículo. O documento serve para demonstrar habilidades e experiências. Se você tem encontrado dificuldades em conseguir uma vaga, o problema pode estar justamente aí.

 

Revise o documento mantendo dados pessoais e profissionais sempre atualizados. Caso você ainda não tenha uma experiência relevante para inserir em seu currículo, foque em suas habilidades, interesses e invista em cursos extracurriculares.

Eles demonstram a sua vontade em aprender, o que conta pontos no processo seletivo.

2- Vá em busca das oportunidades

Esta até pode ser uma dica óbvia, mas é comum ouvir comentários sobre o interesse em conseguir uma oportunidade sem que nada seja feito para isto. As oportunidades não batem à sua porta!

Até mesmo os profissionais renomados tiveram um árduo caminho para que propostas chegassem até eles sem que fosse necessário sair em busca.

O primeiro passo é verificar no DA de sua universidade ou no sistema de gerenciamento de alunos, que geralmente possui uma área específica para as oportunidades. Mas não se prenda a esses canais. Além dos sites de recrutamento online, existem empresas especializadas em conectar estudantes às oportunidades de estágio.

É o caso da ABRE, NUBE e CIEE. Nessas instituições você realiza o cadastro gratuitamente e tem acesso a ofertas de vaga atualizadas diariamente.

Além disso, você ainda pode fazer a sua busca  em grupos e páginas no Facebook especializadas no assunto, além de manter seu perfil atualizado no linkedIn. Dessa forma, você sempre se manterá informado quando surgir alguma oportunidade.

Não dispense também o seu networking. Informe aos seus colegas, amigos e familiares sobre o seu objetivo. Sua rede de relacionamento pode ajudá-lo a conseguir uma boa oportunidade.

3- Não hesite em experimentar

oportunidades

Sabemos que todos os estudantes de engenharia possuem alguma preferência na área. Alguns preferem experiências mais técnicas e operacionais, outros se voltam para cargos mais administrativos.

Entretanto, quando procurar por um estágio, não hesite em diversificar o seu conhecimento. Agora é a sua chance de conhecer todas as possibilidades para consuzir a sua carreira pelo rumo que mais o agradar.

Por isso, é importante que você esteja aberto para as diversas oportunidades de estágio.

4- Organize seus horários para ampliar as possibilidades

Os cursos de engenharia costumam ser bem puxados. Além de uma carga horária extensa, os trabalhos e exames demandam muito tempo do graduando.

Entretanto, se você está buscando alguma vaga de estágio, você precisa flexibilizar seus horários e tentar, ao máximo, conciliar o trabalho com os estudos.

Uma boa dica para esta ocasião é que você procure por aquelas vagas que se encaixem em sua rotina de estudos. Além disso, nada o impede de negociar horários com a empresa, mas é importante verificar com antecedência se ela é flexível quanto a sua situação.

Lembre-se que estágio é uma auxílio ao aprendizado, por isso os seus estudos não devem ser comprometidos.

5- Recompensa financeira não é tudo

money

As bolsas de estágio são importantes e até podem motivá-lo a continuar no trabalho. Porém, é preciso lembrar que o seu objetivo com o estágio não é apenas a questão financeira, mas sim adquirir experiências que tragam esta recompensa a longo prazo.

Na hora de escolher uma vaga pense que, antes do dinheiro, o aprendizado é muito mais importante. Por isso, se você ignorar alguma boa oportunidade devido a uma remuneração mais tímida, poderá sair perdendo.

Além disso, é importante pensar que você pode começar ganhando pouco, mas futuramente nada o impede de crescer e alcançar ótimos resultados, tanto profissionais quanto financeiros.

6- Agarre as oportunidades

Empresas buscam sempre por aqueles profissionais que sabem agarrar as oportunidades. Por isso, durante os processos seletivos de estágio demonstre que você sabe aproveitar todas as experiências. E, antes de tudo, demonstre o seu interesse.

Conheça bem a empresa antes da entrevista! Acesse o site, informe-se sobre tudo o que ela faz.

Dessa forma, você conseguirá demonstrar o seu interesse e saber se ela apresenta um ótimo ambiente para você trabalhar, além de conhecer os valores da companhia são compatíveis aos seus.

É importante que você saiba aproveitar tudo o que ela pode oferecer futuramente.

 BONUS: Poder do Networking

networking

Uma rede de contatos de negócios bem construída é o passo certo para uma carreira de sucesso. Mantenha uma boa imagem dentro da universidade, seja interessado, procure melhorar suas notas e participe das aulas e eventos extracurriculares.

Mantenha o contato com número máximo de alunos que puder. O Networking é um processo que leva tempo, por isso é preciso ter paciência. Tomar um café com o seu colega de sala é também uma forma de Networking. Troque idéias, fale de seus planos, se mostre sempre uma pessoa positiva, empreendedora e esforçada.

Para saber mais sobre Como começar a Construir o seu Networking leia o artigo completo sobre assunto[ Clicando Aqui. ]

O estágio é uma ótima porta de entrada para o mercado de Engenharia. Se você vivenciou bem a prática durante os seus anos de graduação, as empresas reconhecerão que você é um bom profissional.

Por isso, não hesite em utilizar estas dicas e comece a planejar a sua carreira!

Se você possui mais alguma ótima dica para conseguir um estágio, compartilhe conosco nos comentários abaixo!

 


    8 replies to "Está difícil encontrar estágio? Siga aqui 6 dicas para você entrar no mercado"

    • JOSE

      MUITO BOAS AS DICAS VOU USÁ-LAS.

      VALEU.

      OBRIGADO.

      • Gustavo Luiz

        Boa Jose,

        depois não esqueça de mandar se deu certo!
        grande abraço e boa sorte aí na procura.

    • Lux Brugnagox

      Oi! Fico feliz em encontrar pessoas como vocês !
      Eu estou estagiando em uma Cooperativa Habitacional de São Paulo; tenho acompanhado e estudado as formas e maneiras de me estabelecer na cooperativa; percebi que a empresa dá grande valor ao engenheiro Calculista e Projetista; venho tentando encontrar algum lugar onde possa me especializar em alguma destas áreas porem não encontrei uma instituição onde possa fazer esta especialização ou algo parecido; podem me ajudar ou indicar onde?

      • Gustavo Luiz

        Olá,

        que bom que está gostando do conteúdo do nosso site.

        Mas quanto a especializar não entendi em que área você quer? Há vários cursos que são fundamentais para qualquer engenheiro resta saber do que está precisando..
        Aqui em nosso site já estamos oferecendo alguns que você pode conferir aqui:https://engenhariacotidiana.com/cursos-online-engenharia-cotidiana/

        Mas ainda pretendemos aumentar o leque de opções para oferecer o melhor conteúdo para os engenheiros.
        E se precisar de qualquer ajuda pode contar conosco!

        forte abraço

    • Gleysom Luiz Anjos da Silva Diogo

      Olá boa tarde, estou fazendo um trabalho escolar e gostaria de saber quais das engenharias é mais fácil de se conseguir estágio na área, se souberem me responda por favor
      Grato !

    • Rodrigo Fernandes

      Olá,

      Sou um profissional da área industrial, mas estou tentando migrar para a área civil. Estou no 4º ano de engenharia civil, tenho encaminhado meu currículo para todas as vagas possíveis de estágio, mas não sou sequer analisado ou selecionado para uma entrevista. Entendo que quando se trata de um perfil de estágio as empresas não deveriam exigir muita experiência do candidato. Infelizmente, não tenho um feedback, e eu não consigo ter clareza se isso acontece apenas comigo, por não ser estudante de uma instituição pública, ou privada renomada, ou se é pelo atual cenário de recessão econômica que o país está vivendo, aumentando a concorrência de candidatos por vaga. Enfim, sei que é uma questão complexa, pois pode haver inúmeros pontos possíveis a serem observados, mas acho que qualquer tentativa para extrair uma resposta ou solução para o caso é válida e muito bem vinda.

      Obrigado!

      • Victor Ribeiro

        Boa noite Rodrigo.
        Pois é, infelizmente também tenho vivenciado a mesma situação. Sou aluno do 7º período de Engenharia Civil no RJ e, embora diariamente receba diversas oportunidades de estágio em minha área, muitas vezes não recebo sequer a resposta das empresas quanto ao envio de meu currículo ou da inscrição em determinado processo seletivo, seja ele em qualquer um dos veículos que ofertam vagas em que possuo cadastrado.
        Acredito que como você mesmo mencionou, a principal causa seja a atual crise econômica do país, que tem obrigado as empresas a numerosos cortes, impactando também na contratação de nós estudantes para o mercado de trabalho.
        Como descrito na matéria, o melhor que temos a fazer é continuarmos ampliando nosso conhecimento e adquirindo também novas competências até que realmente alguma empresa valorize este potencial, uma vez que nos dias atuais, o único meio de se conquistar uma oportunidade de estágio sem a necessidade de qualquer exigência seja através do famoso “Q.I.”, ou como se costuma dizer, do “quem indica”.

        Forte abraço!!

    • Larissa

      Olá,
      É um ótimo texto! Mas as minhas experiências na área estão me desanimando demais 🙁
      Conclui o técnico em edificações em uma escola OK, Mas preciso de estágio para ter o Crea.. faz um ano aproximadamente que estou procurando emprego, atualmente tenho cursos de AutoCad 2D, Excel Avançado, Microsoft Project.. domino muito bem eles, mas nada aparece, eu sei que eu sou nova (19 anos) e que uma hora vai aparecer, mas preciso trabalhar pra correr atrás das minhas coisas.

      Espero que a situação melhore, porque assim como eu, todo mundo se esforça o bastante pra manter um curso ou uma faculdade.. 🙁

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.