Em nossa caminhada ao sucesso profissional, a passagem pela universidade e tudo o que ela forma em nós certamente é um evento marcante que levamos para toda vida. Depois que passamos pelo “vale” para alcançar o famoso canudo, logo vem as saudades dos tempos universitários, mas antes disso acontecer, você ainda tem muito a viver como as rotinas de preocupações próprias dos graduandos.

Uma delas, a que talvez mais preocupe aos estudantes é o estágio, que pode ser o obrigatório para cumprir a carga horária exigida para alcançar o diploma, ou o extracurricular, que é muito bem vindo para aqueles que ainda não trabalham em empresas onde possa desenvolver atividades relativas à engenharia e colabora muito com a formação profissional do futuro profissional.

Quanto mais cedo o aluno começa a se envolver com ambientes de seu curso, maior a probabilidade de alcançar crescimento profissional, já que na área de engenharia experiência e amplitude de conhecimento são fatores definidores do salário e ascensão.

O ideal para um estagiário é buscar uma empresa onde o ambiente lhe proporcione a possibilidade de ver posto em prática o que aprende em sala de aula. Não se pode esquecer, porém, que no início de suas primeiras experiências como estagiário é normal você exercer alguma atividade que não é dos seus sonhos, como levar café ou tirar xerox, mas não se afobe tudo isso faz parte do processo de crescimento como pessoal e, sem dúvida profissional, já que só o fato de deslocar-se para tirar uma fotocópia lhe leva a interagir com as pessoas na organização.

É uma oportunidade muito produtiva, pois através de uma conversa e construção de relacionamentos, você poderá abrir portas para um próximo estágio ou até emprego, além de conquistar aliados que lhe apoiarão no futuro. Isso ocorre muito na área de engenharia, onde alunos da mesma época se esbarram pelo mercado por toda a vida, e um apoia o outro em diferentes fases.

Então nunca se esqueça de que nenhuma porta deve ser fechada por onde você passar. Essa atitude vale também para com os professores, já que alguns têm suas próprias empresas ou são sócios de alguma ou até mesmo prestam consultoria para indústrias, sendo importante estabelecer relacionamento amigável com os mesmos e manifestar seu interesse e esforço em conseguir uma oportunidade de estágio caso ainda não tenha, e em já tendo já manifestar o interesse em alcançar um próximo estágio depois que o contrato atual terminar. Ou seja, propaganda é a alma do negócio e seu networking é uma ferramenta indispensável de divulgação de suas capacidades e vontade, disponibilidade para atuar e se concretizar profissionalmente.

É justamente essa rede de relacionamento a que mais se utiliza no Brasil, através de indicações ou recomendações de parentes, amigos, familiares, colegas de classe, mas essa não é a única fonte de estágios, obviamente.

Sites de empresas de recrutamento, jornais, sites na Internet, participando de comunidades de busca de estágio, divulgação de oportunidades nas universidades, através de cartazes e no próprio ambiente virtual do aluno. Também existem organizações que auxiliam muito nesse processo de busca do primeiro ou mais um estágio, que seriam o Instituto Euvaldo Lodi (IEL) que conta com uma ampla lista de vagas e para inscrever-se basta comparecer à sua unidade mais próxima ou através do site da instituição.

Outra conhecida e importante organização que auxilia os estudantes a alcançar estágios  é o Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE), este não só disponibiliza as vagas de estágio, como também fornece aos alunos, gratuitamente, vários cursos de formação.

A Cia de Talentos é uma excelente porta para descobrir processos seletivos para estágio e trainee em Engenharia em grandes empresas como Ambev, Danone, Philips, Kraft entre outros, é importante sempre estar atento aos processos em aberto e os que já concluídos.

Outro site que sempre informa os processos desse mesmo tipo é o Universia, qual também disponibiliza informações quanto a bolsas de estudo no exterior para os estudantes que queiram estagiar em sua área fora do país.

É sempre importante lembrar que o melhor momento para procurar estágio em Engenharia é normalmente após o quarto período da graduação, quando as disciplinas que mais lhe exigirão já passaram e você terá a disponibilidade física e mental para assimilar na prática o conteúdo aprendido em sala.

Muitas vezes o dilema dos estudantes é encontrar um estágio que atenda aos seus objetivos e disponibilidades, então se puder esperar um que enquadre em suas metas, faça isso, pois suas escolhas ditarão seu caminho profissional.

Se você fizer mais um estágio em uma área da engenharia, provavelmente estará destinado ou terá uma tendência a sempre atuar nela. Então se puder, escolha e aceite uma experiência profissional onde você realmente deseja desenvolver-se e formar carreira.

E se não pode esperar pelo estágio dos seus sonhos, não há problema em aceitar o que há disponível, mas assim que tiver abertura manifeste na empresa seu desejo de mudar de área e mostre que é capaz disso. O importante é nunca desistir de seus objetivos.


    1 Response to "Estágio em Engenharia – Guia do Universitário"

    • Roni Peterson

      Ehehe aqui pros meus lados é dificil aliar nosssas expectativas do estágio , com o estágio em si. Em geral por aqui alguns tornam se mesmo arquivista. Uma pena.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.