[testimonials style=”8″ margin_top=”” margin_bottom=””][testimonial name=”” company=”” href=””]

Esse artigo foi escrito por Luís Otávio Marchi Estudante de Engenharia Aeroespacial – Universidade Federal do ABC

[/testimonial][/testimonials]

Após um período de intensas reviravoltas que perdurou por aflitivas duas décadas, o governo brasileiro finalmente anunciou no último dia 18 a escolha do caça sueco Gripen NG como principal vetor a vir equipar a Força Aérea Brasileira (FAB). Na disputa estavam o francês Rafale, da Dassault, e o americano F-18, da Boeing. Segundo o ministro da Defesa, Celso Amorim, a escolha do Gripen foi realizada depois da análise detalhada dos três projetos pela FAB, levando em conta a performance, a transferência de tecnologia  e o custo.

imagem 1

A empresa sueca garante que o caça será produzido pela FAB e pela indústria brasileira em uma relação próxima para juntas construir uma aeronave com a melhor tecnologia. Esta foi à saída encontrada pelo governo para que o Brasil crie conhecimento necessário e entre para história não apenas a ser o primeiro país do hemisfério sul a produzir o caça mais avançado, mas também, por desenvolver e exportar essa tecnologia. ¹ A Embraer será a principal parceira da empresa sueca na fabricação dos caças.

 

imagem 2

Caça Gripen. Fonte: Saab

Além do mais, na Feira de Material Bélico NAMEXPO 2013, que ocorreu na Índia, o gerente geral do programa internacional Sea Gripen da SAAB falou sobre os planos de desenvolvimento de uma vertente da aeronave destinada exclusivamente à operação em porta-aviões.² O Brasil certamente será convidado a ser um parceiro ativo.imagem 3

Concepção artística do Sea Gripen. Fonte: Saab

Atualmente a Marinha do Brasil possui o navio aeródromo São Paulo (A-12) (fabricado no final da década de 1950 e adquirido no ano 2000 da França)  capaz de operar os aviões de ataque McDonnell Douglas A-4 Skyhawk e helicópteros Sikorsky SH-3 Sea King (ambos projetados no final da década de 1950 nos EUA).

imagem 4Nae São Paulo (A-12). Fonte: CAVOK.

Em contrapartida, de nada adianta possuir uma aeronave de última geração sendo que não há material bélico apropriado para equipá-la. Dentre as iniciativas, a empresa brasileira Mectron Organização Odebrecht e Avibras Indústria Aeroespacial, sediadas em São José dos Campos, no coração do maior polo da indústria aeroespacial do hemisfério sul, participam do desenvolvimento do A-Darter (Advanced Darter), míssil de quinta geração destinado ao combate aéreo dogfight (curto alcance), uma parceria entre Brasil e África do Sul. ³ 4 Um fato curioso é que a Força Aérea da África do Sul (SAAF) já efetuou um disparo com sucesso a partir de um caça Gripen. Os primeiros exemplares serão destinados a FAB em 2015.

imagem 5

Míssil ar-ar A-Darter. Fonte: Agência Força Aérea.

A diferença tecnológica é que, além de ser extremamente manobrável, ao contrário dos modelos mais antigos, um caça equipado com o A-Darter pode atingir alvos que não estejam somente à frente, mas também dos lados e até atrás da aeronave.

Outro armamento sofisticado vem sendo desenvolvido pela empresa alemã MBDA Missile Systems com colaboração de Suécia, França, Itália, Espanha e Grã-Bretanha.

O Meteor é uma arma do tipo BVRAAM (Beyond Visual Range Air-to-Air Missile – míssil ar-ar para emprego além do alcance visual) desenvolvida para engajar alvos aéreos a longas distâncias. O modelo sueco Gripen C/D se tornou o primeiro sistema de caça de combate no mundo com a capacidade de disparar à última versão do Meteor, que futuramente também será destinada aos caças Eurofighter e Rafale.

imagem 6

Míssil Meteor instalado em um Gripen. Fonte: MBDA Missile Systems

É capaz de atingir alvos aéreos de forma autônoma, de dia ou de noite, em todas as condições climáticas e ambientes de guerra eletrônica. O sistema de propulsão é do tipo ramjet capaz de dar o melhor desempenho a alta velocidade além de energia para destruição rápida de alvos móveis situados a grandes distâncias.5

O Gripen NG será capaz de operar não somente estes, mas muitos outros tipos de armamentos de última geração!

imagem 7

Combinações de armamentos ar-ar . 6

A Ministra de Defesa da Suécia, Karin Enström, prometeu no dia 19 que logo no início de 2014 apresentará ao governo do Brasil uma proposta de concessão de caças Gripen C/D da Saab, que reforçariam o sistema de defesa aérea do país antes do início da entrega das primeiras unidades dos 36 Gripen NG comprados pelo Brasil. 7

Conheça um pouco mais sobre as características da aeronave 6

Comprimento

14,1m

Envergadura

8,6m

Altura geral

4,5m

Peso máximo na decolagem

16500kg

Velocidade máxima

Mach 2

Empuxo

>22000lb

Carga útil

7200kg

Combustível máximo

7000kg

Super Cruise

>Mach 1.2

Manobrabilidade

9g

Alcance Máximo

4000km

Distância de pouso

< 500m

Substituição de motor

< 1hora

Tempo de imobilização no solo

<10min

Custo por hora de voo

<US$4000,00

 

FONTE:
[1]       http://www.youtube.com/watch?v=Jq1Yix_FNjw
[2]       http://www.gripenblogs.com/Lists/Posts/Post.aspx?ID=744
[3]       http://www.mectron.com.br/armamentos-inteligentes.asp
[4]       http://www.avibras.com.br/sys/avibras.asp?AV_LRG=1366&idioma=1
[5]       http://www.bayern-chemie.com/ramjet.htm
[6]       http://www.saabgroup.com/pt/Air/Gripen-Fighter-System/Gripen-Para-o-Brasil/O-Caca-Gripen-NG/
[7]       http://oglobo.globo.com/pais/suecia-confirma-envio-ao-brasil-de-modelo-mais-antigo-de-caca-11127544

 


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.