Marketing na universidade: Por quê?

Definir o conceito de marketing não é uma das tarefas mais fáceis, mesmo para quem é da área. Em poucas palavras, marketing é tudo! Isso mesmo: marketing é a forma educada como você cumprimenta o seu colega todas as manhãs, é o seu projeto de pesquisa bem escrito e nas normas da ABNT que você entrega ao professor, é a sua apresentação naquele evento “pop” de Engenharia ou até mesmo aquela roupa descolada que usou para ir no barzinho na última sexta-feira.

marketing

ENTENDENDO O CONCEITO DE MARKETING

Marketing é um vocábulo da língua inglesa, formado pela junção de duas palavras. O radical é “market” (mercado, em português), somado ao sufixo “ing” (refere-se à ação). Quando se quer dizer “comer” em Inglês, você diz “eat”, mas para dar a idéia de movimento e de continuidade, acrescenta-se o sufixo após o radical (verbo + ing) “eating”.

O “ing”, famoso do verbo continous no Inglês, é o mesmo que as partículas “ando” (andando, pulando, amando),”endo” (comendo, lendo, correndo), “indo” (assistindo, iludindo, mentindo) do português. Você deve estar se perguntando: qual a relação da morfologia da Língua Inglesa com o Marketing?

Como dito anteriormente, marketing é a junção de mercado + ação (não há uma tradução literal no Português, mas se houvesse seria algo do tipo “mercadando”). Significa: fazendo mercado o tempo todo.

marketing

QUANDO FAZEMOS MARKETING?

Fazemos marketing o dia todo, desde que nascemos até o nosso último suspiro seremos “marketeiros”. O choro do bebê é uma forma de chamar a atenção da mãe para suas necessidades, seja a fome ou a dorzinha de ouvido que não passa. Isto, meus caros, é marketing.

O choro é a nossa primeira forma de marketing. E aprendemos desde cedo a  manipular os adultos de acordo com as nossas vontades por meio dele. Vendemos nosso peixe (a posse da mamadeira, a necessidade do remédio para a dor, o colo da mãe, etc) desde bebês por meio do marketing.

Na juventude mulheres fazem marketing colocando mini saias e saltos altos. Sim! Isso é uma das formas clássicas de marketing do sexo feminino. As mulheres descobriram desde muito cedo que um vestido curto vermelho e um salto agulha é capaz de lhe render muitos benefícios e ainda dizer ao sexo oposto:  “- Me ‘compre’! Eu sou atraente e biologicamente perfeita para ser mãe dos seus filhos!”

Já os homens, apostam nas grandes máquinas para vender o seu peixe. Não é a toa que ter um carro é um dos primeiros sonhos de todo menino. E não entenda este artigo como machista ou preconceituoso, de forma alguma esta é a nossa intenção. Mas não podemos negar: fomos preparados biologicamente (e por isso agimos por instinto) para fazer marketing desde o nosso nascimento.

MARKETING NA UNIVERSIDADE

Entre todas as formas de marketing, sem dúvida o marketing nos negócios é o mais importante. E o bom “marketeiro” é aquele que constrói a sua imagem desde a graduação.

Entregar todos os trabalhos em dia, participar de eventos extra-curriculares, construir um bom currículo, ser atencioso com os professores, se mostrar prestativo e interessado nas aulas e ajudar aos colegas são também formas de marketing. Ao construir uma imagem favorável ainda dentro da graduação, você terá grandes chances de conseguir oportunidades incríveis ainda na universidade.

Como já vimos em outro artigo “Networking: Como começar a construir o seu na universidade”, o networking deve começar dentro da sua própria graduação e da mesma forma o marketing também. Analise qual a imagem que seus professores tem de você e o que seus colegas de classe pensam a seu respeito. Se você precisar de uma indicação premium para uma vaga de estágio naquela multinacional, eles dariam?

marketing

Sua auto-análise é importante para compreender quais os seus pontos fracos e fortes e partir para a ação. Saia da zona do acomodismo e trace um perfil que você deseje criar de si próprio.  Não se deixe levar pela postura de “aluno”, a partir da hora que se matriculou no curso, você já é um profissional em potencial. Mas lembre-se, marketing é uma ação constante, você já está fazendo isso, precisa apenas aperfeiçoar as suas estratégias.

No próximo artigo, daremos continuidade ao assunto, trazendo dicas de marketing para serem utilizadas no mercado de trabalho, com estratégias eficazes para construir sua imagem de profissional.