Matriz do Gerenciamento do Tempo- Aumente sua Produtividade Sem Perder a Qualidade de Vida

Talvez todos nós já tenhamos ouvido aquelas famosas frases, dizendo que o tempo parece estar passando mais rápido, mal começou o ano e já está acabando, o dia passa e nem vemos. Antigamente o tempo, o ano custava a passar, não é mesmo?

Não há dúvidas que nossos dias estão cada vez mais corridos, ao ponto que muitos usam as madrugadas para cumprir todos seus compromissos. Na verdade isso que pensamos ser um sensação do tempo estar mais corrido, nada mais é do que reflexo do modelo de vida da sociedade contemporânea, que cada vez mais é exigida em todas as esferas, seja social, profissional e familiar.

Com a crescente da economia e desenvolvimento tecnológico, cada vez mais e mais temos que nos preparar para acompanhar o mercado, e muitas vezes para não perder oportunidades de trabalho (ou compromissos universitários) temos que nos desdobrar em 3 para atender tanta demanda por preparação e conhecimento.

Não é só a questão profissional que tem ocupado nosso tempo, também estamos preocupados mais com a saúde e o bem estar físico, o que já preenche nossa agenda diária ou semanal. E não para por aí, além da carga de estudo também assumimos o compromisso com trabalho e às vezes dividindo esse tempo com estágios em organizações durante toda a semana, enquanto cursa universidade a noite.

Sim! Existe gente que consegue fazer tudo isso durante as 12 horas que fica acordado e alguns mais dispostos usam as noites para estudar para os sofridos testes. Isso tudo sem comentar das mães que fazem milhares de coisas em um único dia e ainda cuidam da família ao chegar em casa depois de um exaustivo dia. Mas o encurtamento do tempo não advém só do número de responsabilidades que assumimos nos últimos tempos. Por incrível que pareça a própria tecnologia contribui para a sensação de escassez de tempo.

Com o advento da Internet nossas possibilidades se ampliaram e hoje podemos levar trabalho para casa, ou até mesmo só trabalhar home-office, e justamente o trabalho em casa é o que mais consome nossas horas totalmente, já que poucas pessoas conseguem administrar quando parar ou começar o trabalho quando realizado em casa.

As próprias invenções que vieram no seio da WWW também consomem nossas horas valiosas do dia, com uma aparência até de lazer ou relaxamento entremeada em nossas horas produtivas, estou falando das redes e aplicativos sociais. Muitas vezes entramos numa rede social para ver algo rápido e quando percebemos já estamos lá nos distraindo há 1 hora. O mesmo acontece com os famosos chat de bate papo. Na verdade essa escapadinha para esses “entretenimentos” de escritório ou de sala de aula são um pedido de socorro para descansar nossa mente sempre preocupada em atender algo ou alguém.

O problema acontece quando essas distrações virtuais passam a dominar nossa rotina tomando mais do nosso tempo do que deveria, o que não é difícil de acontecer já que a mobilidade virtual está cada vez mais presente na vida moderna. Pesquisas mostram que a maioria das pessoas deixam de fazer coisas que consideram chatas para ficar na internet e preferencialmente em redes sociais, sendo o Brasil o país em segundo lugar nessa prática.

Diante de tanta atratividade de lazer virtual, muitos acabam em apuros com compromissos atrasados ou não realizados, e isso inclui tanto profissionais como estudantes e até donas de casa.

Então como resolver nossa agenda e viver em paz com o tempo? Justamente a palavra agenda é um bom começo. Mas ela deve ser cumprida e não só lida. Ou seja, comprometa-se a realizar cada atividade anotada e riscá-la depois de feita para eliminar de suas pendências. O primeiro compromisso deve partir de você, quem é o responsável pelo compromisso e qual deve apresentar resultados ou satisfação a alguém por eles. Se não houver um compromisso de sua parte nenhum esforço seu trará os resultados de organização e controle desejados.

Essa angústia por atender todas as exigências diárias, atormenta principalmente aos universitários, que muitas vezes se deparam com o dilema do que fazer primeiro em meio a tanta urgência. Na verdade uma ferramenta muito usada no ambiente de trabalho, também auxilia os estudantes a se livrarem com organização do sufoco das atividades acumuladas e pararem de apagar incêndio, estamos falando da Matriz de Gerenciamento do Tempo. Com esta ferramenta simples você consegue organizar seu dia. Para começar basta traçar duas retas paralelas, formando duas colunas, as quais você poderá dar nomes a cada uma como Urgente e Não Urgente. E às linhas paralelas você pode nomear como Importante e Não Importante.

Desta forma, você terá quatro quadrantes onde listará as suas atividades de acordo com a urgência e importância, cada uma em seu quadro de acordo com a qualificação da atividade. Para você conquistar uma agenda organizada e livre de estresse deve dedicar-se a que seu quadrante denominado Importantes e Não Urgentes não se torne Urgente. Ou seja, nesse quadrante você consegue planejar seus estudos para as provas futuras ou planejar a apresentação de um trabalho já agendado pelo professor.

A manutenção desse quadro significa que você está dominando sua rotina e evitando estresse. Então planejar e dedicar atenção à sua Matriz de Gerenciamento do Tempo sem dúvida irá trazer-lhe mais qualidade de vida e produtividade.

Tentamos neste artigo explicar de forma mais simples possível a idéia da Matriz de Gerenciamento do Tempo e como ela pode ser útil a nós estudantes das engenharias da vida. Seja você um universitário, estagiário ou recém-formado, a Matriz de Gerenciamento do Tempo pode te ajudar a ter mais produtividade.

Quer aprender a duplicar sua produtividade? Elimine suas distrações, concentre seu foco e tenha mais resultados e menos stress.

Para isso conheça o Curso de Produtividade. Basta se inscrever para receber um vídeo gratuito e comece já a  melhorar sua produtividade.

Clique aqui e confira: o Curso de Produtividade (em vídeo)