Organizando minha vida com Evernote

evernote

Acredito que já deve ter ouvido falar do Evernote. Ele é um aplicativo que você sincroniza anotações, fotos, listas com todos os dispositivos que você tem.

Em 2012 havia tentado utilizar o Evernote para colocar minhas listas de afazeres, mas não usava com tanta frequência e com o tempo acabava deixando o aplicativo de lado.

Porém recentemente eu uma busca aqui de livros que havia comprado para o Kindle, encontrei Organizando a vida com o Evernote® do Vladimir Campos um especialista no assunto.

Retornando ao Livro

Em uma consulta rápida ao livro fui direto para os temas “Organizando minha vida” e logo no primeiro capítulo sobre digitalização em que ele indica digitalizar documentos importantes.

Esses documentos são de extrema importância e de tempos em tempos somos solicitados, por exemplo, sobre número de Título de Eleitor para fazer um cadastro em um concurso, vestibular, estágio ou trainee.

Quando nos deparamos com algo desse nível temos que parar tudo e fuçar naquela caixa de guardados que você tem no fundo do seu guarda roupas.

Agora imagine se você já tivesse em mãos todos esses documentos sincronizados no seu aparelho celular em que apenas seria necessário fazer uma consulta rápida!!

Isso já pilhou a minha mente e resolvi colocar em prática no mesmo momento…

Parei a leitura do livro para verificar na minha carteira, gavetas e armários documentos importantes e que poderiam ser digitalizados.

Documentos Digitalizados – Primeiro passo…

Como sugestão criei um Caderno (nomenclatura utilizada pelo Evernote para criar pastas) chamado Documentos e comecei a digitalizar as papeladas aqui que achava importante como:

  • Declaração do Imposto de Renda 2015
  • Título de Eleitor
  • Certificado de Reservista
  • Documento de compra de um terreno
  • Contrato da Pós-graduação
  • Contrato de estágio
  • RG
  • Documento do Carro
  • Certidão de Nascimento

Por enquanto foi isso…

documentos-evernote

Mais um aplicativo para te auxiliar

Acredito que você deve estar se perguntando….mas Gustavo…você deve ter ficado um dia inteiro para digitalizar esses documentos ?

Se você tem um smartphone em mãos sua câmera pode ser utilizada como Scanner e fazer esse processo de forma muito mais rápida do que um Scanner convencional.

Com ajuda de outro aplicativo chamado Scannable fiz a digitalização desses arquivos em menos de 30 minutos.

Demorei mais para encontrar os documentos no meu guarda roupas do que para digitalizar.

scannable

Agora Vai!

Após terminado essa primeira seleção de arquivos a serem digitalizados por incrível que parece tirou um peso nas costas,

Fiquei com uma sensação de alívio ao pensar que os documentos estavam guardados com segurança e a poucos cliques de uma consulta rápida.

Animei com essa ideia de começar a organizar minha vida com o Evernote!

Após esse primeiro passo aos poucos quero me acostumar com o aplicativo para que ele se torne cada vez mais meu companheiro no dia a dia…

O que tenho claro em minha mente e quero passar isso para vocês é que em um dia você não será um especialista de Evernote e será uma pessoa totalmente organizada.

Isso é um primeiro passo acostumar com o aplicativo e te motivar a utilizá-lo de forma recorrente.

Próximos passos

Com esse primeiro processo que fiz já tive muitos insights do que poderia utilizar o aplicativo como por exemplo:

Fazer lista de livros que gostaria de ler:  poderia tirar uma foto da capa do livro e armazená-lo no Evernote.

Depois de lido poderia colocar em uma outra lista e fazer uma pequena resenha com os principais pontos que aprendi.

Livro foi apenas um exemplo, mas poderia utilizar para restaurantes que visitou ou pretende visitar, cervejas que tomou, vinhos, filmes …

Enfim abre uma infinidade de opções para você começar a catalogar.

Além dos livros pretendo fazer um repositório de Viagens tanto para lugares que quero visitar como para ser utilizado como um guia em que poderei anotar e armazenar reservas de hotéis, vôos e roteiros.

Minha cabe explodiu com essas possibilidades e estou bastante animado com o aplicativo !

Muito bom pra ser verdade…

Outro questionamento que você deve estar fazendo….mas e aí ? Legal armazenar tudo no Evernote, mas isso tem um custo não ?

O Evernote tem sua versão free com a maioria das funções liberadas e é possível tranquilamente começar a utilizar e verificar se você gosta do aplicativo e se adapta a ele.

Eu por exemplo nesse exato momento ainda estou na versão gratuita!

Claro que tem limitação de espaço e preocupado com isso fui verificar o valor da versão paga para caso necessite e achei bem razoável o valor, veja na imagem abaixo:

precos-evernote

Bom esse foi meu primeiro passo ao utilizar o aplicativo e convido você a experimentar também a começar a organizar sua vida com o Evernote.

Farei novos posts conforme vou incrementando o uso do aplicativo no meu dia a dia e passo meus pareceres por aqui…

Se você já utiliza o aplicativo deixe nos comentários suas dicas e nos diga as suas sugestões de como o utiliza!!

  • Andre gonçalves

    Tenho esse aplicativo. É bem útil.