Produtividade

Se você está cheio de coisa para fazer não sabe por onde começar e se parece que quanto mais coisas você faz mais problemas aparecem talvez seu problema seja falta de organização.

Como disse no post anterior passei por tempos escuros agora estou me reerguendo para começar essa longa maratona  para alcançar meus objetivos, assim a primeira coisa tinha que mudar era minha organização.

Correndo atrás desse tipo de informação encontrei 2 métodos: GTD  Getting things done e ZTD Zen to go. Os dois métodos são incríveis e nos mostra que a organização está dentro de você, porque são métodos simples e fáceis de serem aplicados que talvez  já tenha feito isso um dia na sua vida.

Para conhecer o GTD recomendo muito à leitura do livro A arte de fazer acontecer  do David Allen que explica um método de organização muito completo  e eficiente apresentando cada detalhe e para conhecer o método ZTD recomendo a leitura do livro Zen to done escrito por Leo Babauta em inglês e vou deixar aqui também uma tradução feita por Lucas Teixeira . Porém fiz aqui um resumo de que absorvi lendo ambos os métodos.

Quer começar a se organizar?

 Tudo o que você precisa nada mais é que uma caneta e um caderninho,  para levar onde for que serve como ferramenta de captura. Esse caderninho você anota tudo o que você tem que fazer e vem na sua mente, por exemplo: molhar plantas, ligar para amigos, limpar a casa, ir ao correio.

Nesse caderninho também  coloque com certo destaque ou em algum lugar separado suas TMI´s (Tarefas mais importantes) do dia junto com outras tarefas que surgiram em sua cabeça. Precisa-se de um calendário que indico Google Calendar ou outro tipo de calendário para marcar compromissos. Pronto! Com essas ferramentas que talvez tenha em casa pode-se tornar muito mais produtivo apenas mudando seus hábitos e seguindo algumas sugestões.

Uma coisa bem interessante que o livro ZTD nos alerta é que um dos motivos de procrastinação e não cumprimento das tarefas é que as pessoas querem fazer mais coisas que elas conseguem assim  não completam suas metas diárias, começando  a procrastinar as atividades que vira uma bola de neve que não se tem mais controle.

Outro ponto muito importante é: FAÇA sua TMI´s primeiro, ou seja, nas primeiras horas do dia já comece eliminando suas tarefas principais, isso te dará bem estar e se recompense a cada TMI terminada; por exemplo, dá uma olhadinha de 10 minutos nos seus e-mails  ou dá uma esticada no esqueleto tome um cafezinho e volte para fazer a suas tarefas. Ao finalizar essas TMI´s isso de dará a sensação de dever cumprido.

Mais algumas dicas:

  • Esvazie sua mente escreva tudo em seu caderninho de tarefas
  • Uma mente mais leve é mais produtiva
  •  Escreva suas tarefas do dia seguinte
  •  Tenha no máximo de 3 a 4 tarefas importantes diárias
  •  Quando começar a fazer uma tarefa vá até o final para completa-la sem fazer interrupções
  • Se recompense a cada tarefa importante realizada
  • Faça uma coisa de cada vez não tente ser multitarefas
  • Não deixe a preguiça te tomar apenas comece a fazer sua obrigação que depois flui
  • Defina rotinas
  •  Saia da zona de conforto (é mais gostoso ficar na cama assistindo TV, mas isso não vai ajudar a você terminar suas tarefas)
  •  Diminua seu tempo de ócio; diminua seu tempo de verificar e-mails, MSN, Orkut e TV. Como já dizia o grande sábio “Ócio gera ócio, trabalho gera trabalho”.
  • Adquira um hábito por vez não adianta ser radical e querer mudar tudo em uma única tacada esse ímpeto acaba logo.
  • Revise seu caderninho para analisando suas metas cumpridas e reescrevendo as que não foram finalizadas.

Bom esse post consta apenas algumas ideias abordadas nos métodos GTD e ZTD, para um maior aprofundamento recomendo que faça a leitura dos dois métodos e pegue o que cada um tem de melhor para você.

Uma sugestão de para quem quer se aprofundar mais é participar do grupo de discussão para quem utiliza o método GTD que é muito bom, lá o pessoal da dica, tira dúvidas e recomenda mais livros.

Eu sou iniciante nesses métodos não sou o cara mais organizado nesse mundo, mas estou a procura de mudar minha postura e estou repassando o pouco que  sei, portanto se você já adota alguns desses métodos ou precisa de ajuda para se organizar, comente sua situação;   Passe seus métodos de produtividade !

  • Bruno M.

    Gustavo! Muito legal teu blog.. incrível!
    Sou estudante de Eng. de Produção no RS e já trabalho com gestão de processos, operações, metas e relatórios. Li uns dois ou três posts do teu blog e, sem duvidas, é muito real tudo que tu escreveste!
    Este sobre a produtividade ser´de grande valia!
    Abraço e falamos!

    • Gustavo Luiz

      Fala Bruno tudo certo?

      Cara que bom que tenha gostado dos posts…
      E espero que as dicas tenha te ajudado.
      Grande Abraço