Seja para trabalhar dentro de um escritório, organizando e desenvolvendo planejamentos ou para atuar diretamente na  produção de uma indústria ou obra, o ofício de engenheiro exige muita precisão e comprometimento. Se você está inclinado a fazer parte deste mundo, as notícias são ótimas. O setor não para de aquecer e as oportunidades tendem a crescer cada vez mais.

Segundo o Instituto de Pesquisa e Economia Aplicada (Ipea), a área de engenharia é um dos quatro campos profissionais mais promissores para os próximos anos. O relatório ainda informa que as razões para este otimismo é que, devido à sua forte ligação com o desenvolvimento econômico do pais, as vagas ocupadas por engenheiros estão e serão muito valorizadas futuramente.

Por isso, se você acredita que é esta a sua vocação, você tem grandes chances de um futuro promissor! Contudo, devido à variedade de áreas que o curso abrange, a decisão por qual das carreiras de engenharia seguir é sempre uma dúvida. Se este é o seu caso, confira as carreiras que mais apresentam perspectivas para um engenheiro e escolha a sua!

Engenharia de Energia

Com tanto desenvolvimento tecnológico e uma maior necessidade por recursos energéticos, as carreiras ligadas a este setor estão em expansão e encontram o seu espaço garantido para os próximos anos. Por isso, uma boa ideia é aliar a engenharia com a captação e distribuição de fontes tanto renováveis como fósseis de energia.

Destacam-se nesta área os profissionais de engenharia elétrica, engenharia de petróleo e gás e engenharia hídrica. Em todas estas especializações é possível aprender a lidar com o recurso energético na sua forma mais bruta, além de pesquisar e desenvolver suas formas de distribuição e utilização.

02H77631

Engenharia de Produção

Graças aos bons ventos da economia, empresas e indústrias estão, cada vez mais, buscando formas de aumentar a sua produtividade e elaborar estratégias para que consigam alavancar a oferta de produtos e serviços de forma sustentável. Para alcançar estes objetivos, elas necessitam de profissionais especializados na manutenção de recursos humanos, financeiros e materiais, além de conhecimentos em logística. Dessa forma, os profissionais de engenharia de produção encontram um campo fértil para desenvolver o seu trabalho.

Além de garantir que todas estas necessidades sejam atendidas, os engenheiros de produção também são ótimos pretendentes aos cargos administrativos de qualquer corporação. Os conhecimentos técnicos apreendidos durante o curso fazem com que este proifssional possa lidar com a gestão de diversos setores de uma empresa ou organização. Por isso, se você busca uma carreira de engenharia mais abrangente, esta é uma excelente opção.

Engenharia Civil

Não se pode esquecer do período de grandes mudanças que o país está passando nas áreas de urbanização e construção civil. Com a chegada dos grandes eventos internacionais, como a Copa do Mundo e os Jogos Olímpicos, muita coisa precisa ser feita. Revitalização de vias, reformas de aeroportos, terminais, construção de hotéis e restaurantes são alguns fatores que tornam a carreira de engenheiro civil muito promissora para os próximos anos. Além disso, segundo o Ipea, o Brasil está correndo atrás do seu déficit habitacional e necessita de mais de 5,4 milhões de casas para zerar a conta.

Por isso, há diversos motivos para escolher a engenharia civil como carreira. Se você gosta de planejar e executar obras, este é o caminho. Durante o curso, é possível aprender as diversas formas de urbanização e conhecer todos os sistemas responsáveis pela manutenção e utilização de prédios e edíficios.

clipboard

Engenharia Química

Devido à sua capacidade de lidar com um grande universos de materiais e recursos, a área de Engenharia Química é uma das especializações mais promissoras. Além dos recursos energéticos, aqueles que optam por seguir a carreira podem, também, desenvolver e trabalhar com formas de lidar com materiais, como o papel e celulose, polímeros (plásticos), etc.

Um outro campo bem promissor para este profissional, segundo especialistas, é o desenvolvimento de estratégias para minimizar o impacto ambiental de indústrias. Para eles, por conta de legislações e da fiscalização dos órgãos públicos responsáveis pela preservação do meio ambiente, empresas e indústrias estão, cada vez mais, buscando soluções que possam diminuir os danos causados aos rios, às matas e ao solo. Por isso, a presença de um engenheiro químico nestas organizações é muito importante, já que ele pode resolver todos estes problemas.

 

As possibilidades da Engenharia são inúmeras e abrangem um universo muito vasto. Ao seguir carreira nesta área, você pode escolher entre diversas opções e trabalhar com aquela que lhe dá mais prazer. Aproveite estas dicas e escolha aquela que mais tem a ver com você. Com tanta promessa de prosperidade, você não irá se arrepender! E aí, já escolheu a sua?

 


    15 replies to "Quais são as carreiras de engenharia mais promissoras?"

    • Vedson SANTOS

      fico feliz em saber quais áreas da engenharia são mais promissoras, e entre estas aí, a engenharia química e de petróleo são as que mais me chamam atenção, não só pela carreira, mas pelo ofício, que é muito vasto e lhe oferece mais opções de atuação no mercado 🙂

      • pedro rafael gonçalves cargnelutti

        bom faço engenharia de computação e falando de tal área, no meu entendimento estamos muito atras dos demais países. Porque? bom pelo simples fato de sermos compradores de tecnologia e não desenvolvedor dela, basta olhar para qualquer pais desenvolvido sempre tem um polo tecnológico com formação solida onde não depende de outros para ter um equipamento diferenciado eles mesmos desenvolve os equipamentos!!!

    • […] Fonte: Engenharia Cotidiana […]

    • Thayane

      MUito bom! Fiz a escolha Certa! Eu faço Engenharia Civil , mas acho a Elétrica e de Petroleo sensacional!

    • Diorgenes Valerio Jorge

      Pra mim, isso não é novidade, teno acompanhado o mercado de trabalho a muio tempo, e tenho um sonho profissional a realizar, por isso aos 37 anos estou na %ª fase de Engenharia Civil, o que me leva a um passo do meu sonho.
      Assim como eu, tem poucos que estão visando a mesma área, Ferrovias, Por isso pretendo ao finalizar a faculdade e começar um mestrado em ferrovias. Nosso país esta passando por dificuldade em relação as vias de transporte e logística, e estou apostando todas as minhas fichas nesta área…..

      • Diego Anarski

        Muito bom ouvir isto, o Brasil precisa de um sistema ferroviário que abranja todo o país se quiser se tornar um país de primeiro mundo.

    • Moreira

      Faço Engenharia Ambiental…..visando a pós em Engenharia de Segurança do Trabalho….mas confesso que a Engenharia de Produção já me chamou atenção.

    • mike

      Olá, estou caminhando ainda nesse novo desafio em minha vida, cursando ainda engenharia de produção, porém, pertenço a outra profissional, ou seja, sou área da saúde, totalmente distinta dessa nova área que almejo para mim no futuro, tenho 30 anos e ainda busco metas profissionais diferentes do que atuo, mas como dizem, nunca é tarde para começar, confesso que estou com medo do desconhecido.

      • Renan

        Fiz Engenharia Ambiental e sempre ouvi falar durante o curso que engenharia ambiental era o curso do futuro… Formei e até agora o futuro não chegou…

        • Diego Anarski

          Ser ou não um curso do futuro depende de ti. O Brasil está atrasado em questões ambientais (educação ambiental, tratamento de esgoto, tratamento de resíduos sólidos, etc) e essas questões vão começar a mostrar efeitos negativos na sociedade, pois não foram planejadas antes, e elas servem para manter um equilíbrio que há muito tempo não existe entre o ser humano e toda a forma de vida que há no planeta. Os engenheiros ambientais precisam agir para equilibrar as coisas, porque o passo maior que a perna já foi dado, agora precisamos nos sustentar para não cair.

    • Renato

      Bobagem. Estamos com a indústria do país sucateada, e a previsão do cenário para o próximo ano não é animador. Essa falácia de que é preciso muitos engenheiros é porque as empresas não querem pagar os altos salários dos profissionais que já estão a muito tempo no mercado e ao mesmo tempo não querem perder tempo e dinheiro treinando os que ainda vão iniciar.

    • Hugo Santos

      Olá, como todo aluno em fase de amadurecimento, estou em busca de um futuro promissor e nada melhor do que a opinião de alguns especialistas… Estou querendo cursar engenharia química, mas tenho bastante receio quanto ao incentivo e opções no mercado de trabalho.. Se algum de vocês tiverem conhecimento sobre o assunto, ficaria satisfeito em receber algumas dicas… Att

    • Johnny f sousa

      Eu sou da área elétrica, fiz técnico em eletrotécnica e pretendo cursar engenharia elétrica, pois nosso país precisa muito evoluir na questão das energias renováveis, embora já tenham muitos estudos sobre a mesma, mais acredito que o brasil estar muito atraso sobre esta questão, moro no nordeste e vejo um futuro muito promissor para energia fotovoltaica e eólica…

    • Alamo Bruno Suassuna Vaz

      Sou Engenheiro Mecânico e até agora trabalho em outra área completamente diferente porque fiz concurso público, pois após a formação fiquei ainda 2 anos desempregado aguardando uma oportunidade na área

    • Emerson Silva

      Vejo vários reclamando que não conseguiram na área que se formaram. Mas será que não apareceu nada ou foi aquela coisa “que atinge a todos nós” do salário oferecido ser menor, pelo menos no começo. Ou o medo de instabilidade?! Tudo isso deve ser levado em consideração. Pois acho estranho uma pessoa se formar e passar um ou dois anos e não conseguir uma oportunidade de trabalho. Disse e repito, as vezes temos q aceitar um salário aquém das nossas necessidades para nos inserirmos no mercado. Eu pago aluguel e sei o quanto pesa tomar essa decisão, mas é o nosso futuro e sonho que estão em jogo.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.