Essa será uma série de posts falando sobre os hábitos eficazes e o primeiro tema dessa saga é a Proatividade. Essas dicas são baseadas no livro Os 7 Hábitos das pessoas altamente eficazes do Stephen R. Covey.

Já ouviu falar em proatividade? Essa palavra em seu significado mais geral seria tomar a iniciativa, porém ela significa mais que isso, significa dizer que somos responsáveis pelas nossas decisões, e responsáveis por nossas próprias escolhas.

Estamos onde estamos por causa de nossas escolhas e não por fatores externos.  Se você é do tipo de pessoa que coloca a culpa nos outros ou fatores externos quando não consegue um objetivo ou não está contente com alguma situação, pare e reflita, pois o único responsável por isso é você.

Reativo x Proativo

Vou exemplificar aqui dois tipos de pessoas extremamente oposta. A primeira é o reativa uma pessoas que nunca alcança suas metas e espera as coisas caírem do céu e nunca são culpados por nada.

O outra é a proativa pessoa que luta por seus sonhos e que geralmente se destaca e alcança o sucesso. Muita gente espera que algo aconteça ou que alguém tome conta delas (reativa). Mas as pessoas que acabam conseguindo o melhor emprego são os proativos que apresentam soluções e não mais problemas, que aproveitam a iniciativa para fazer o que é preciso, em harmonia com seus princípios, para que as tarefas sejam cumpridas.

Veja a diferença de linguagem de pessoas reativas e pessoas proativas:

Torna-se proativo aumentando seu círculo de influência

Uma das maneiras mais eficazes de perceber nosso grau de proatividade é analisar nosso circulo de influência. Todos temos um amplo grau de preocupações seja ele com saúde, problemas pessoas, profissionais, estudo entre outros assim podemos separar essas preocupações em um círculo chamado “Circulo das Preocupações” que está fora de nosso alcance para resolver esses problemas,  porém há outras em que podemos interferir então colocamos em um circulo pouco menor chamado circulo de influência.

                                            

Ao analisar qual circulo gastamos mais nossa energia e concentramos mais o nosso tempo podemos descobrir nosso grau de proatividade.

Pessoas proativas concentram suas energias no circulo de influencias. Elas fazem o que for possível para modificar as situações que estão em seu controle para ficar de acordo com suas escolhas. A natureza de sua energia é positiva engrandecedora e aumenta seu circulo de influência.

Pessoas Reativas concentra suas energias no circulo de preocupações seu foco recai sobre situações fora de seu controle o que resulta em lamentações, linguagem reativa e postura de eterna vítima. Essas atitudes e a negligência com relação aos setores em que se pode atuar  encolhem seu circulo de influencia.

TER e o SER

Outra forma de determinar como anda nosso Círculo de Preocupação se encontra é distinguir o TER do SER. O círculo de Preocupação é cheio de TER

  • Se eu tivesse um diploma…
  • Se tivesse mais dinheiro…
  • Se eu tivesse mais tempo…

Já o círculo de influência é formado de SER. Eu posso SER mais estudioso, SER mais sábio, SER mais carinhoso.

As pessoas estão acostumadas a falar que seus problemas estão “lá fora”, porém o problema é pensar desse jeito. Temos que trabalhar nossos problemas de dentro para fora o que podemos fazer ou ser diferente para acabar com aquilo que nos incomoda.

Pare de ser vítima e tirar seus problemas de sua responsabilidade seja proativo pense positivo e aja! Pois o SEGREDO não existe também só pensar positivo não basta tem que agir, refletir sobre nossas ações diárias e pensar o que podemos mudar o que podemos “SER” diferente para melhorar nosso círculo de influência.

Esse tipo de pensamento pode ser muito difícil para algumas pessoas, pois é muito mais fácil acusar os outros ou circunstancias por nossa situação estagnada, mas nós somos responsáveis e capazes de controlar nossas vidas, influenciando intensamente em nossas condições externas se nos concentrarmos no SER.

“Uma atitude proativa consiste em assumir nossos erros corrigi-los e aprender com eles isso transforma literalmente o fracasso em sucesso.”

E você como está se comportando como uma pessoa proativa ou reativa? Deixe seu comentário!


    1 Response to "Seja Proativo e liberte-se dos seus problemas"

    • Hebert Domine

      Oi Bom dia .Adorei este Post do Gustavo Luiz de setembro 13 2011,já h´´a sete anos e muito atual !! Eu vi agora pesquisando no google, e Realmente é um asunto polemico e verdadeiro uma certa “Procastinação” é a saida a “Cutucação” para encarar tudo de frente. Vou Pesquisar bastante neste site! obrigado!
      Abraço Hebert

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.