Mais um Engecast na área…

Coloque seu fone e se prepare para receber conteúdo de alta qualidade…

Como diz o João Cléber …hoje está imperdível, nunca ouvi algo parecido e essas dicas vão te deixar de cabelo em pé!

E-mails

Críticas, sugestões ou para mandar aquele abraço e deixar seu recado escreva para:
engecast@engenhariacotidiana.com

Deixe seu comentário também respondendo a  pergunta proposta no Engecast 02.

Compartilhe, dê aquele joinha para passar a mensagem para frente e como recompensa do trabalho dedicado para fazer essa bagaça com todo o carinho.


    9 replies to "Engecast 02: Qual curso escolher?"

    • Guilherme Henrique

      Olá Gustavo. Pretendo fazer engenharia mecatrônica no ano que vem, pois ainda estou no terceiro ano. Eu ja pesquisei a grade curricular do curso, já conversei com um estudante que hoje já terminou o curso e esta fazendo mestrado, já baixei o projeto pedagógico do curso (apresenta o curso, fala sobre o ensino da engenharia, sobre as materias, as competencias e habilidades, as atividades extracurriculares, como um grupo de robótica movel, de aerodesign, de monitoria, iniciação científica etc.) e ate ja visitei o facebook de varios alunos! Estou decidido desde o primeiro ano do ensino medio que é isso o que eu quero, e sei que os primeiros anos é mais teórico, por isso tento não ficar idealizando demais o curso. Mas você disse que quando chegou no curso viu que era diferente do que pensava. Minha pergunta é: você se arrependeu?

      Link do projeto pedagogico: http://www.mecanica.ufu.br/sites/mecanica.ufu.br/files/Anexos/Bookpage/projeto-pedagogico_Ver_220.pdf

      • gustluiz

        Fala Guilherme tudo em ordem?

        Cara vejo que está no caminho certo e está bem informado sobre o curso. Como disse no podcast eu não fiz nada disso de conversar com pessoas, procurar o projeto pedagógico…. fui na expectativa apenas que tinha lido em revistas…e imagina que seria um curso bem prático que sim nos primeiros anos seriam paulera de muitos calculos e depois era mão na massa…. Mas foi uma doce ilusão…isso na minha universidade UFABC(Universidade Federal do ABC) eu estava a quase 3 anos e alguns meses e o mais perto que cheguei de montar um robô utilizando o LEGO mindstorm (http://mindstorms.lego.com/en-us/Default.aspx)
        Foi bacana mais muito longe do que eu esperava….acabei desanimando da área e matérias…e acabei descobrindo a engenharia de produção que agora é minha escolha. A sorte que aqui na universidade permite essa troca de engenharias.
        Não me arrependo pois serviu de experiência e com isso conto pra vocês hoje que estão começando a entrar mais preparado e saber em que engenharia está entrando…
        E aquilo que também comentei no podcast se você realmente gosta daquilo que faz não há dificuldade que você não supera …mas quando percebe que não é aquilo que você queria pra sua vida você vai desanimando e percebe que está no caminho errado …foi isso que aconteceu comigo..
        Agora é sangue no olho para tentar não perder muito tempo nessa troca de engenharias…

        Bom é isso aí se tiver alguma dúvida é só mandar…estarei disposto a ajudar no que puder…
        Grande abraço e sucesso

        • Guilherme Henrique

          Interessante a sua história e o seu esforço em ajudar as pessoas no sentido de fazê-las pesquisarem sobre aquela área que pretendem atuar para que não haja grandes decepções. Que eu me lembre, a primeira vez que ouvi falar de engenharia mecatrônica foi na escola de inglês. Eu gostava muito de fazer essas aulas e me dedicava bastante para ser um bom aluno, e querendo ou não, sempre vem aqueles apelidos de ‘nerd’. Então uma vez um aluno, que já era adulto, me disse que eu devia fazer engenharia mecatronica, e eu disse “não, eu não quero mexer com carro”, por

          • gustluiz

            Fala Guilherme…tenho certeza que está no caminho certo….realmente está por dentro da área de engenharia mecatrônica….
            Participar o máximo desses projetos da universidade como iniciação, aerodesign, robótica ajuda demais no currículo como também te ajuda a descobrir as mais variadas áreas da engenharia mecatrônica e decidir em qual quer se especializar…
            Aproveite ao máximo a universidade e o que ela pode oferecer para você…
            Eu faço parte da equi Baja da universidade e se tudo der certo em uma semana estamos disputando o nacional em piracicaba….aprendi muito com o projeto…e vale a pena cada minuto investido no projeto
            Grande abraço qualquer coisa pode contar comigo

    • Gustavo Fonseca

      Gostei bastande de suas dicas… Eu pretendo cursar Engenharia Elétrica, sou técnico em eletroeletrônica e tenho cursos de aprendizagem na área de elétrica.

      Pra ser sincero, não gostava muito de elétrica quando fiz meu primeiro curso de aprendizagem, mas com o tempo aprendi que não gostei por não estar devidamente preparado… Minha dica é essa: esteja preparado(a) para entrar na faculdade, se você não estiver devidamente preparado(a) faça mais cursos e se capacite primeiro…Mas não se perturbe, pois a calma é a mãe das virtudes!

      • gustluiz

        Excelente dica Gustavo…

        Olha posso te dizer quem mais se destaca na universidade são as pessoas que
        já tiveram algum técnico ou curso especializado na área…pois entende com mais
        facilidade como tudo funciona pois já presenciaram na prática as matérias que
        vemos em teoria na universidade.

        Posso afirmar que essa é uma das dicas mais importantes!! Com certeza se eu
        começasse tudo do zero iria seguir a risca.

        Muito obrigado pelo comentário Gustavo e grande abraço.

    • Gustavo

      Cara parabéns gostei. Vou contar brevemente como foi meu gosto desde a infância …. aos 5 anos eu gostava de abrir carrinhos de controle remoto,etc para ver como funcionava, fui ótimo aluno gostava mais de matemática diria que eu era um aluno nota 8, no ensino médio eu relaxei mas nunca deixei de tirar notas, fiz um curso no SENAC em hardware e rede de computadores e gostei ja tinha facilidade com pc, no ano seguinte fiz curso técnico de automação industrial (é um curso de eletrônica, só no ultimo semestre muda um pouco), gostava porem tinha matérias que eu achava “chatinha”. Terminei o ensino médio e o técnico, iniciei a facu. já em eng. elétrica, estou no 3ºsemestre, por enquanto estou gostando apesar de difícil. Nos 2 primeiros anos Eng. Civil, Elétrica e Mecânica são praticamente iguais, queria me decidir entre eletrica ou mecanica ate o 4ºsemestre pq no 5ºas turmas já se separam 100%

      • Gustavo

        Cont… eu gosto do assunto carros e estava estudando sobre mec. automotiva e gostei. queria saber em qual ano vc esta na facu. e acho que vc vai poder me ajudar falando sobre as matérias de elétrica oq aprende, de mecanica. No futuro vou ter materias como: ELETROMAGNETISMO I, ELETRÔNICA DIGITAL I (complicado no tecnico),ANÁLISE DE SISTEMAS DE POTÊNCIA I,MICROPROCESSADORES I(tenso),ELETRÔNICA INDUSTRIAL I,INTERFACEAMENTO E CONTROLE ELETROELETRÔNICO I,etc etc etc. Meu problema é que não quero perder a turma, entao preciso decidir sobre mecanica ou eletrica. Como é a atuação na area de ambos.

        • gustluiz

          Fala Gustavo, tudo em ordem?
          Bacana sua história cara…parabéns
          Viu quanto a qual Engenharia escolher é uma tarefa realmente difícil e só você pode decidir mesmo…
          Eu mudei de Eng. Mecatrônica para Eng. de Produção recentemente e parece que agora estou no caminho certo… era uma dúvida que tinha e fui cada vez mais adiando até que finalmente tive coragem de mudar o rumo por parecer que Produção era o que eu quero.
          Gosto de ler sobre assuntos de empresas, livros, revistas e tudo o que está por trás da sua produção como marketing e seu plano de negócios e assim que me fez mudar de idéia…
          O que temos que tomar cuidado é com GOSTAR de alguma coisa com SERÀ QUE QUERO ISSO PARA MINHA VIDA (Trabalho).
          Eu também gostava muito de mecânica automativa e achava que meu sonho era trabalhar em uma automobilística. Porém fui desanimando com as matérias e com que ia vendo na faculdade e vi que aquilo não era para mim. Participo também de uma Equipe de Baja aqui na faculdade que tem como objetivo montar um veículo offroad para competir com outras universidades. E tive mais de perto com esses assuntos e ví que não queria mesmo trabalhar com automobilistica mesmo gostando de carros e de participar do grupo….Isso é como se fosse um Hoby e não quero como profissão…
          A minha dica é ver as suas duas áreas que está em dúvida Mecanica e Elétrica e tentar projetar você da qui uns 5 anos onde você gostaria de estar…
          Feito isso tente se aprofundar mais nos assuntos que você deve aprender para chegar no TOPO imaginado. Se começar a ver muita coisa que não gosta ou não tem a ver com você desista e segue o outro caminho.
          Coisas que não gostamos inclusive “matérias” sempre vamos enfrentar.

          Bom é isso qualquer coisa pode entrar em contato novamente.
          Grande abraço e boa sorte na sua escolha depois volte aqui para comentar sua decisão.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.