Neste post vou comentar sobre o livro Fora de Série:Outliers onde o autor Malcolm Gladwell  revela como pessoas como Bill Gates e os Beatles se tornaram um fenômeno mundial e mostra o porque se tornaram pessoas fora do comum.

 Ouço muita gente falando: “Ah ele tem facilidade com determinado assunto”; “Nossa aquele cara é crânio”; “Aquela pessoa é muito inteligente”; “Queria ser igual fulano, pois ele sabe muito matemática” ou então nos perguntamos como Bill Gates aos 17 anos conseguiu montar um sistema operacional que hoje é utilizado no mundo todo? Foi tentando desmistificar esses mistérios que Malcolm Gladwell escreveu seu livro.O que esta por trás das pessoas que tem muito sucesso na sua carreira profissional e qual é o segredo para se tornar um Outlier.
Gladwell retrata bem alguns aspectos importantes para se dar bem entre eles estão : infância , muito trabalho e sorte.

 Infância
O autor retrata a diferença entre pais de classe média baixa com pais de classe alta e como a maneira de educar  seus filhos pode afetar o futuro deles.

  • Pai Classe Alta

Um pai de classe alta quando seu filho vai mal em uma matéria na escola ele vai até escola saber o que está acontecendo com seu filho seu filho, conversa diretamente com o professor para saber qual é o problema questiona as notas de outros alunos para saber a média da sala e pode ainda questionar professor pelo mal desempenho de seu filho na escola. Os pais de classe alta quando levam seus filhos ao médico incentivam seus filhos a questioná-lo, a contar como estão sentindo. Um pai de classe alta procura sempre elogiar seu filho em qualquer atitude, esforço e trabalho de seu filho por mais simples que seja.

  • Pai Classe Baixa

Já os pais de classe baixa se seu filho vai mal na escola é porque não estudou o suficiente, não questiona professor e tem até vergonha de aparecer em reunião de pais; quando leva seu filho ao médico fica calado e só ouve o que o médico tem a dizer sem questionar nada como se o médico fosse um superior do exército e o dono da verdade e pais de classe baixa dificilmente elogiam o trabalho de seus filhos muitas vezes nem se importam.

E você pode me perguntar, mas como essas atitudes podem influenciar uma pessoa em sua carreira? Pode sim, pois uma criança de classe alta sabe interrogar um adulto não tem medo de fazer uma pergunta a uma pessoa que tem mais conhecimento, não fica inibido na frente de um professor para fazer questionamentos e sabe que sempre vai ter apoio de sua família nas suas tomadas de decisões. Já uma criança de classe baixa cresce com medo de falar alguma besteira na frente de um professor, não faz questionamentos fica sempre calada e com um pé atrás antes de tomar qualquer decisão. Esses pequenos costumes fazem muita diferença no sucesso profissional quando essas crianças crescerem.

Trabalho 10mil horas para a excelência

Com o famoso filme A Rede Social muita gente pensa que o Mark Zuckerberg criou o Facebook do dia pra noite sem muito esforço e começou a ganhar rios de dinheiro, porém Malcolm Gladwell diz que não é bem assim é que costumamos ver apenas o resultado final pronto bonito e funcionando. Então ele nos dá dois exemplos extraordinários em que o Trabalho é muito importante e ele diz que para atingir a excelência em que fazemos  precisamos de 10 mil horas de trabalho ou prática ou seja se você deseja se tornar um Outlier pense no que está fazendo agora e como está gastando seu tempo.

              “O único lugar em que o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário” Einstein

Exemplos de Sucesso

  • Baetles
    No começo da carreira foram convidados para tocar em bares de Nova Iorque  Hamburgo, Alemanha onde eles eram contratados para tocar a noite inteira até o último cliente sair ou seja, eles tocaram muitas noites adentro ganhando experiência de palco e conhecimento de música atingindo assim suas 10 mil horas rapidamente com essas maratonas de show e, no entanto que se tornaram tão famosos ainda jovens.
  • Bill Gates
    Outro exemplo de que há no livro é do Bill Gates que quando era criança a mãe de um de seus amigos trabalhava na IBM e quando começou a surgir os primeiros computadores na empresa essa mãe fez uma sala na escola para que os alunos pudessem mexer assim Bill Gates fascinado com aquilo passava horas e horas programando na frente do computador em uma época que para ter acesso a um computador tinha que pagar muito por apenas poucas horas de uso. Ou seja, quando Bill Gates monta a Microsoft ele já tinha atingido as 10 mil horas de trabalho.

Sorte

A sorte que pode influenciar de muitas maneiras como a sorte de Bill Gates de ter contato com o computador muito antes de estar disponível para os consumidores e também tem a sorte de estar preparado, ou seja, com as 10 mil horas de excelência quando uma oportunidade de emprego ou negócio surgir.

QI: Inteligência não é tudo
Ao contrário de que muita gente pensa um alto grau de inteligência não quer dizer que essa pessoa vai se tornar um Outlier . Em seu livro Malcolm Gladwell conta que um pesquisador dos EUA selecionou várias pessoas que tinham um QI alto e fez um acompanhamento dessas pessoas desde crianças até chegarem a vida adulta pensando que fosse achar um padrão de que pessoas com QI alto seriam bem sucedidas, porém não foi isso que ele encontrou, pouquíssimas pessoas que ele tinha selecionado tiveram sucesso na sua carreira profissional.

Para finalizar…

Nada se consegue sucesso do dia para noite tudo requer muito trabalho não existe um método para ficar rico ou se destacar profissionalmente sem esforço há quem diz que as 10mil horas não bastam mas sim como essas 10mil horas foram realizadas também tem que ser levado em consideração.


    3 replies to "Outliers (Fora de Série)"

    • lia/fpolis

      “Baetles No começo da carreira foram convidados para tocar em bares de Nova Iorque “. Mas hein? E como é que sem grana, sem sucesso e sem patrocínio podiam fazer trabalhos em NY? A primeira viagem deles lá não foi me 64 qdo já faziam sucesso e só por isso foram convidados? SAbia que tocavam de graça no Cavern Club e até em Hamburgo na Alemanha… Nos States nunca li em nehuma biografia deles.

      • gustluiz

        Olá Lia, tudo em ordem?

        Reli a parte do livro que fala sobre os Baetles…e você tem razão…Quando eles foram para os Estados Unidos foi na época da “invasão britânica” 1964..

        Os primeiros shows foram em casas noturnas de Hamburgo onde tocavam por várias horas ininterruptas.

        Foram 5 vezes para Hamburgo entre 1960 a 1962 e tocavam por volta de 5 a 8 horas sem parar…
        sendo que na primeira viagem foram 106 noites, depois da segunda vez foram 92 shows, na terceira 48 e nas duas ultimas passagens envolveram em mais de 90 horas de exibição.

        Quando começaram a fazer sucesso em 1964 é que foram para os EUA.

        Obrigado pelo aviso …e errei mesmo!

        Abraço

        • lia/fpolis

          Sem estresse, acontece. Até fiquei na dúvida, vai que tinha biografia nova e revista e eu nem sabia. Mas a rede é pra isso: fazer circular a informação para que possamos comparar todas as fontes e ajudar no que for possível. Em 64, já eram até conhecidos, mas pastaram muito e espeluncas que dava medo de entrar hehehe. Valeu a pena, pra eles ao menos.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.