Há uma nova (nem tanto) categoria de computadores portáteis que está surgindo no mercado, os chamados Ultrabooks.

Há algum tempo atrás, nos tínhamos somente os notebooks, computadores que realizavam as mesmas funções de um desktop comum, mas com a diferença de ser portátil, você podia leva-lopara o escritório, escola e qualquer outro lugar. Mesmo com essa proposta os notebooks ainda eram pesados ( em média 2,5 kg) e suas baterias não tinha aquela autonomia, quem tem notebook sabe, no começo você consegue umas 2 horas e meia mas com o passar do tempo essa autonomia de bateria começa a diminuir visivelmente, enfim era portátil mas nem tanto, além de que é muito chato andar com o carregador no meio da sala de aula.

Depois surgiram os Netbooks, muito mais portáteis pesando em média 1kg e com baterias  que aguentam de 3 a 10 horas de uso ininterrupto, mas em compensação você não tinha algo tão potente em mãos, com um netbooks você não consegue ir muito além de navegar na internet e editar planilhas e textos. Outro fato a ser pontado Neste histórico é que logo quando lançados muitos vendedores se aproveitavam da falta de conhecimento do público em geral e vendiam netbooks como sendo NOTEBOOKS, mas hoje em dia acho difícil alguém ser enganado com o marketing falso.

A INTEL em 2011 criou um novo conceito os chamados Ultrabooks  que são versões muito mais finas e portáteis dos notebooks, agora esses sim tem potencia suficiente para rodar a maioria dos programas sem nenhum problema. Esses pesam em média de 1 a 1,5 kg e suas baterias possuem autonomia de 4 a 6 horas. Eles possuem muitas outras diferenças, como por exemplo, ao invés de terem hard disk drive (HDD) eles possuem Solid-state disk (SSD), ou uma junção dos dois, fazendo assim que os ultrabooks tenha respostas muitos mais rápidas em retorno do repouso ou leitura de conteúdo da memória. O problema é que por ser uma tecnologia nova os ultrabooks ainda estão com preços acima da média, hoje o mais barato sai em torno de R$2.000,00.

Se você está pensando em fazer um investimento pra faculdade, leve em conta alguns fatores:

[checklist]

  • Veja se realmente não é só o consumismo falando mais alto, seja ponderado em relação a suas compras, por mais que você tenha dinheiro para comprar não significa que você “Tenha que” comprar.
  • Verifique se seu curso usa softwares que precisam de uma máquina mais potente, alguns cursos só necessitam de coisas básicas e acesso a internet, já outros cursos como engenharia, utilizam alguns softwares que requerem mais da máquina como o Autocad.
  • Pesquise bem antes de comprar e espere um pouco, no começo da faculdade talvez você ainda não necessite de um portátil, quando você estiver mais avançado no curso e começar a fazer estágios pode ser uma boa hora de dar uma turbinada nos seus apetrechos.

[/checklist]

E aí já comprou um Ultrabook? Está esperando o preço baixar? Ou não larga seu desktop por nada? Comente…


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.