Entre os dias 22 a 25 de março ocorre a 18° Competição Nacional Baja SAE Brasil – Petrobrás no Esporte Clube Piracicabano de Automobilismo em Piracicaba.

O que é o BAJA?

O Baja é uma competição entre os estudantes de engenharia em que são desafiados a construir um veículo de tubos de aço para enfrentar provas de resistência, frenagem, tração, apresentação oral, segurança e dinâmica. É uma boa oportunidade para nós engenheiros colocar em prática aqui que aprendemos nas aulas teóricas da faculdade, sem falar que envolve o estudante em um caso real de desenvolvimento e projeto.

Em sua 18° edição a competição conta com mais de 60 equipes de todo o Brasil.

Já Pensou em Participar?

Para quem gosta de automobilismo, cheiro de gasolina, barulho de motor, lama, muitas horas de projeto e é estudante de engenharia pode participar da competição, basta formar uma equipe na sua Universidade ler regulamentos e começar a projetar.

A competição é aberta para todos, mas montar o projeto não é nada fácil. Eu e mais 10 alunos aqui da UFABC estamos lutando para montar a primeira equipe da universidade.Estamos nesse projeto desde março de 2011 e nossa meta é participar da etapa regional que será entre os dias 30 e 31 de julho.

Momento JABÁ

Se quiser se tornar um de nossos parceiros e patrocinar essa nova equipe só entrar em contato comigo mandando um e-mail.

Conheça o site da nossa Equipe Baja UFABC

Para maiores informações sobre a competição entre no site da SAE Brasil e conheça as outras modalidades de projetos estudantis: Aeromodelismo e Fórmula SAE. Clique aqui.

Assista o vídeo e veja o que rolou na competição do ano passado.

[youtube id=”sKTAO2sJMG8″ width=”600″ height=”350″]

Se tiver a oportunidade de ir ao evento é uma grande chance de sentir o clima da competição e inspirar a montar sua equipe. Nos veremos por lá.

Curta nossa página no Facebook e siga o Eng_Cotidiana no Twitter


    4 replies to "Competição Nacional Baja SAE 2012 – Engenharia com muita Lama"

    • David

      Adoro muito automobilismo, quantas vezes ja prestei vest. para eng. mecanica. Axo da hora meter a mão na massa, etc. Estou na Eng. de Materiais, ja andei pesquisando, afinal sou calouro ainda, e essa engenharia pode ser muito flexivel para diversas áreas, não é mesmo Gustavo? Você deve saber um pouco mais do assunto do que eu, tipo eu posso participar dessa competição? Gosto de saber a opnião de quem realmente tem opnião. O que você tem a falar da Eng. de materiais. Será que posso trabalhar ligado ao meio automobilistico? Agradeço Gustavo, abraço!

      • Gustavo Luiz

        Fala David, tudo em ordem?

        Então você pode sim participar da competição. Basta juntar uma turma ter força de vontade e começar a projetar.
        A grande dificuldade que enfrentamos é com relação ao dinheiro pois montar um carro desse tem um custo elevado
        e se a facul não der um apoio fica realmente difícil arrecadar dinheiro apenas com patrocinadores.
        Equipes novas não tem muito apoio das empresas.

        Engenharia de materiais é sim muito flexível e muito importante para projetos como esse e com certeza poderá
        seguir no ramo de automobilismo. Cada vez mais empresas estão desenvolvendo novos materiais mais leves e mais resistentes
        e isso você pode aplicar no Baja também.

        Decidir qual melhor material a ser utilizado levando em consideração o custo benefício é sempre um grande desafio e o diferencial
        nesse tipo de competição pois o motor é o mesmo para todos. O carro que for mais leve e resistente se destaca e materiais está intimamente ligado a isso.

        Bom é isso se tiver qualquer dúvida com relação a competição só entrar em contato que se for possível eu ajudo.

        • Augusto

          Gustavo, bom dia.
          Sou estudante de engª mecânica em Minas Gerais..gostei da sua equipe..estamos montando uma equipe também,mas por enquanto tá bem no início,mas gostaria de saber se você tem os critérios de construção de um baja para competição,caso possa nos ajudar nos enviando..abraço gutotstmg@yahoo.com.br

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.