Olá, tudo em ordem com você?

Estive um pouco sumido ultimamente, sendo um dos motivos as semanas de provas…

Acredito que já passou por isso e sabe que quando chega nessa época a vida vira do avesso..pelo menos é no meu caso.

Para tentar evitar isso, fiz diversos cursos de produtividade como Curso de Produtividade (recomendo muito, pois tem uma abordagem diferente) e li os mais diversos livros sobre o gerenciamento do tempo como:

Tríade do tempo – Cristian Barbosa

A arte de fazer acontecer _ David Allen

Zen to done – Leo Babauta

Todos falam de diversos métodos de organização, efetividade e o gerenciamento de tempo.

Os livros e cursos são excelentes e indico a todos que se interessa pelo assunto e deseja melhorar sua organização pessoal.

Porém, o grande objetivo de ler e fazer esses cursos era para conseguir “tempo” e conciliar a faculdade com o trabalho aqui do blog, outros compromissos e não passar o sufoco que passava nas vésperas de prova

Massss….

Nada disso deu certo : (muita coisa

Isso porque depois de ler sobre vários assuntos sobre o tema cheguei a uma descoberta que explodiu minha cabeça e espero que com post ajude você também a mandar melhor nos estudos, trabalho e semanas de prova.

Apesar de saber todas as técnicas e métodos de gerenciamento de tempo como: fazer uma lista de tarefas diárias, limpar e organizar ambiente de trabalho, ter uma caixa de entrada, evitar interrupções, desligar internet enquanto trabalha ou estuda…

Tudo isso que aprendi parecia não dar certo comigo… Começava fazer alguma tarefa ficava impaciente, não tinha foco e me distraia facilmente, ficava pensando um milhão de coisas…

Resultado: procrastinação, enrolação, pouca eficiência e falta de foco…

Por mais tempo que tinha o trabalho não rendia.

Foi então que recentemente descobri que o TEMPO não é o fator limitante para se conseguir terminar um trabalho ou cumprir com os estudos.

O grande responsável por essa falta de foco e procrastinação é a falta de ENERGIA!

Sim, ENERGIA esse é o recurso que te mantém motivado e mantém seu autocontrole e foco para cumprir suas tarefas.

Não se convenceu ? Então se atente para a seguinte pesquisa em que um cubo de açúcar pode fazer a diferença:

Doutor Roy Baumaster psicólogo da Universidade da Flórida nos EUA fez o seguinte experimento.

Pegou dois grupos de alunos. Um grupo ele deu um copo de limonada com glicose e para o grupo de controle ele deu um copo de limonada com um adoçante artificial.

Resultado o primeiro grupo que tomou o suco com glicose teve melhor desempenho em testes de auto controle e força de vontade.

Ou seja força de vontade e motivação para estudar não é um traço da personalidade de cada pessoa, mas pode ser conquista ou perdida apenas com um pouco de energia como nesse caso a introdução da glicose.

Ok beleza, mas como ter mais energia então ..só tomar açúcar?

Aumentando suas fontes de energia.

Pense comigo quais são as principais coisas que um estudante em véspera de prova faz para tentar “ganhar” tempo nos estudos?

• Passa noites sem dormir

• Estuda por longas horas seguidas

• Despreza alimentação saudável e pouco exercício físico.

O que todos esses sintomas causam?

Isso tudo isso contribui para a falta de energia.

Você pode até passar algumas noites em claro estudando mas não irá conseguir mais que dois dias nesse ritmo e depois desse período até para recuperar as noites de sono perdidas ficará desgastado e sem energia por muito tempo.

Seu dia pode ter 48 horas, mas sem energia e sem disposição para cumprir suas atividades o trabalho não rende.

Uma tarefa que demoraria tranquilamente para você resolver em 30 minutos você demora horas e quem sabe até dias para finalizar.

Tenho a absoluta certeza de que em plena disposição você cumpre todas as suas tarefas pela a metade do tempo.

Qual a solução?

solução

Agora vou te ensinar a filosofia de gerenciamento de energia para você realize seu trabalho em menos tempo e com menos estresse.

Pra começar tenha em mente que a partir de agora se você quer ter mais energia no seu trabalho ou estudo terá que:

Certificar que está bem descansado e ter dormido bem : Nunca sacrificar o sono para estudar mais, isso só irá te prejudicar.

• Estudar em intervalos de tempos intensos e não em longos períodos: Não tente estudar por mais horas isso fará com que você perca seu foco. EstudeTrabalhe em intensas rajadas e terá maior resultado e eficiência. Como já diz o método de Pareto: 20% dos esforços geram 80% de resultados.

• Tire um tempo livre: Tire um dia por semana, algum período da noite, um dia depois de uma prova difícil para dar uma relaxada e fazer o que gosta.

• Ter uma alimentação mais saudável e praticar exercícios (minha falha ainda sou sedentário master)

Um dia por Semana e noites sem trabalho

Se você for estudante em tempo integral siga essa fórmula. Um dia por semana e começo da noite você não estuda. Ao invés disso você pode praticar um exercício, assistir um seriado, ler um livro, sair com amigos tudo menos estudar.

Em época de semana de provas pode haver uma exceção, caso precisar estudar muito para provas difíceis, mas não deve passar de uma semana ou seu nível de energia e produtividade cairá.

Se você trabalha e estuda esse ponto não se aplica a você, mas pense em restringir suas horas de trabalho e suas horas de estudo e nunca se esqueça de tirar um período de descanso. Pretendo discutir essa situação com mais detalhes em breve…

Note que isso não é apenas um uma apelo, mas sim o equilíbrio da vida… Eu senti na pele ao não me importar com horários, alimentação, horas de sono e minha produtividade, rendimento da universidade e vida social  se perderam. Entrei na espiral da morte…

A razão de eu sugerir isso é porque me ajudou e também por permitir que você faça mais!

Nunca Sacrifique o Sono

dormindo

Períodos de sono é uma das coisas que os estudantes costumam cortar quando precisam se preparar para uma prova. Essa é a escolha mais estúpida que você pode fazer. Você estará tanto sabotando sua energia quanto o sistema que seu cérebro utiliza para consolidação de memórias (é o que o sono faz).

Caso precise fazer uma exceção quanto a esse ponto, lembre-se que isso te custará o dobro para se recuperar. Uma hora de sono perdida requer no mínimo duas horas a mais na semana para voltar ao normal. Então tenha cautela é um preço muito alto para se pagar.

Restringe suas Horas de EstudoTrabalho

clock

Como já disse eu sou fã dos métodos de produtividade porém eu notei que ao invés de conseguir mais tempo parecia que eu estava abarrotado de coisa para fazer e não tinha rendido nada meu dia.

Quase todos os métodos de produtividade é baseado em anotar suas tarefas ou tudo que quer fazer, pretende fazer, precisa fazer, sonha fazer….enfim é uma lista interminável de coisas.

Parece quanto mais você faz, mais coisas vão surgindo e as tarefas aumentando o que acabou não dando certo para mim.

Porém ao tem um outro método utilizado por Calvin Newport  que é baseado em fixar horários.

A ideia é bem simples: Você restringe um horário para as coisas mais importantes que tem a fazer como: trabalho, estudo, horas de tempo livre para fazer o que quiser.

Esse método funciona muito bem para quem trabalha e quer dedicar tempo para universidade ou um projeto de aprendizagem particular. Basta restringir seu tempo de trabalho e não trabalhar além desse período.

Quer estudar para um exame profissional por exemplo? Escolha suas horas de estudo com antecedência e siga esse roteiro e limite-se a essas horas de estudo/trabalho..

É importante que essas horas limitadas sejam realmente verdadeiras. Não adianta em nada você querer fazer tudo em um dia só e colocar como planejamento estudar 10 horas por dia.

Isso terá 2 consequências…ou você vai estudar apenas um dia e largar ou vai procrastinar nos estudos e vai “fingir” que está estudando com a ideia de que tem bastante tempo para isso.

Atividade Complementar:

Esse é apenas o primeiro passo para começar a ter um plano de maior produtividade e menos tempo de trabalho.

Porém ler apenas um artigo não vai melhorar sua vida tem que colocar em prática. Então deixo aqui uma atividade para você aplicar na próxima semana.

É bem rápido e não demora mais do que 15 minutos do seu dia e há a possibilidade de duplicar sua produtividade e diminuir seu estresse ao mesmo tempo.

Aqui está:

1- Pegue uma folha de papel em branco

2-Se você for estudante em tempo integral, marque nessa folha os horários/dias que você NÃO  estuda. Por exemplo: Domingo e depois das 19:00 horas eu não estudo mais. Isso fica a seu critério…

3- Se você trabalha e estuda, fazer o oposto é mais fácil. Olhe na sua agenda e demarque as horas  para dedicar aos estudos.

4- Escreva esses períodos na folha de papel e coloque em cima da sua mesa, no seu local de trabalho em algum lugar que seja bem visível.

5- Siga essa nova agenda por AO MENOS uma semana.

PS: Se você não sentir dificuldade em terminar todo seu trabalho/estudo no período de tempo que você restringiu, tem alguma coisa errada e a restrição não foi adequada. A pressão das restrições deve forçá-lo a se concentrar durante esse período. A falta de pressão fora do período de restrição fará com que você mantenha sua energia elevada, assim você pode se concentrar quando estivar estudando.

Por hoje é só… Eu pretendo dar mais dicas de métodos de aprendizagem e produtividade por aqui se você gostou da ideia e quer mais artigos como esse deixe seu comentário.

abraço


    9 replies to "Duplique sua produtividade enquanto trabalha menos"

    • TiagoWalterFagundes

      Energia? rsrsrsrsrsrsr, meus colegas de faculdade vivem me perguntando como consigo passar direto na faculdade estudando e trabalhando do jeito que sou. Sou o pior exemplo (ou o melhor) de como estudar, nunca me pegaram preso nos livros, madrugando ou algo assim.

      Sempre dormi bem e aproveito o tempo real, o que realmente ajuda é leitura dinâmica (leio 1 página em segundos) e memorização. O resto só piora as coisas

      Uma das coisas de desempenho é ter foco, ter memória treinada, leitura proveituosa e logicamente, se alimentar bem, não dispenso o café, aliás, adoro ele. Porém não vai adiantar vc tomar 5 garrafas de café se dormir mal por 1 dia, ele ajuda sim, mas se vc dormir bem. É por aí mesmo.

      • gustluiz

        Energia é o básico…como se diz é o “alicerce” ainda tem muito mais para aprender e aperfeiçoar …

        Leitura dinâmica, memorização e métodos de aprendizagem fazem parte do pacote.

        Abraço

    • Dioni

      Também concordo que técnicas de memorização são eficientes, mas elas não trazem a compreensão do assunto(e nem são para isso).
      Uma técnica que venho tendo bons resultados é com o memorização espaçada, onde de tempos em tempos reviso a informação adquirida, cada vez em menos espaço de tempo. Como o tempo diminui e a memorização aumenta, logo a produtividade também aumenta.

    • Celmo Chaves

      Gosto muito desses métodos de estudo e organização, seria um grande vitória para qualquer um conseguir cumprir. Não tenho ótimos desempenhos na faculdade, acordo as 7 da manhã, chego na faculdade em cima da hora quando não chego atrasado, saio as 22 horas da faculdade e ainda tenho que dirigir mais 1 hora até em casa, trabalho na rua não consigo entre esse tem de 7 as 18 horas um tempo para estuda, o jeito é virar a noite

      • gustluiz

        Eita,
        e você dorme que horas?

        • Celmo Chaves

          agora que acabaram as provas, durmo umas 6, 7 horas por dia, quando começar as aulas volta a dormir umas 4 horas por dia, agora entrando na equipe do Baja, vamos ver o que dá e a receita para isso, dieta rigorosa de cafeina.

    • Jaitan

      Parabéns a todos! É disso que o Brasil precisa!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.