engenheiro saturnino de brito

O engenheiro Saturnino de Brito um homem á frente do seu tempo. Conheça um pouco desse grande engenheiro.

Leia também:

Quem era Saturnino de Brito

Francisco Saturnino Rodrigues de Brito, mais conhecido como Saturnino de Brito foi um engenheiro sanitarista brasileiro que realizou muitos estudos de saneamento básico e urbanismo em mais de 50 cidades do país, sendo considerado o “pioneiro da Engenharia Sanitária e Ambiental no Brasil”.

Biografia do Eng. Saturnino de Brito

Em 1887 formou-se engenheiro civil pela Escola Politécnica do Rio de Janeiro. Antes de especializar-se em engenharia sanitária, iniciou suas atividades em estradas de ferro e depois colaborou na comissão encarregada da construção da cidade modelo de Belo Horizonte (MG) dirigindo os projetos de abastecimento de água potável entre 1894 e 1895.

A experiência em Minas Gerais o tornou conhecido e como o novo país republicano carecia de obras urbanas de infraestrutura, principalmente de saneamento, foi chamado para contribuir com projetos em diversas cidades do país por sua capacidade de associar ricas reflexões em urbanismo com notável e inovadora competência técnica em saneamento.

Principais projetos do Eng. Saturnino de Brito

Saneamento de Santos

 Projetou uma nova rede de esgotos para o município de Santos e adotou o “sistema separador absoluto”, com elevações distritais, proposto por Saturnino de Brito. Moldou a expansão urbana na zona da orla da cidade através da construção gradativa e sequencial de vários canais de drenagem.

Os canais de Santos permaneceram como patrimônio arquitetônico e cultural, servindo de referência urbana tanto aos santistas quanto aos turistas que visitam a cidade: Canal 1, Canal 2 e daí por diante. 

Melhoramentos do rio Tietê

Como seria a São Paulo de Saturnino de Brito? - Caos Planejado

Na Década de 1920, foi presidente da Comissão de Melhoramentos do Rio Tietê da capital paulista e projetou a retificação do Rio Tietê sem a construção das vias marginais. Participou dos debates sobre os planos de desenvolvimento existentes na Escola Politécnica, com a proposta de resgate da orla fluvial urbana da futura metrópole, no qual em toda confluência de rio teria que ser formado um lago.

Os planos incluíam um parque com 25 quilômetros de extensão por 1 quilômetro de largura ao longo do rio, o qual seria o maior parque fluvial do mundo, seis vezes maior que o Central Park em Nova Iorque, o que evitaria enchentes na época das grandes chuvas.

Só que acabou prevalecendo o projeto do engenheiro Prestes Maia de um Plano de Avenidas radial concêntrico lançado em 1930, o qual planejou a criação das Avenidas Marginais Expressas Tietê e Pinheiros.


    7 replies to "Eng. Saturnino de Brito…ele já sabia"

    • Edson Brito

      Maneiro o video cara, é sempre bom ver “a engenharia fora da sala de aula” da um animo a mais, continue com o belo trabalho. Abraços!

      • gustluiz

        Valeu Edson!

        Pretendo continuar publicando vídeos assim mostrando algumas curiosidades sobre a Engenharia.
        Grande abraço

    • Gabriel Alicinio

      Bom vídeo. Isso mostra que a ideia de um engenheiro foi atropelado por outro, pois projetaram a marginal Tiête em sua volta para tráfego, o que é lamentável

      • gustluiz

        É lamentável mesmo…no Brasil isso parece ser algo natural….um projeto passa por cima de outro sem analisar as consequências.
        Hoje sofremos a consequência… Agora precisa de um projeto para tentar arrumar ..será que sai?
        grande abraço

        • Gabriel Alicinio

          Difícil pensar como conseguir arrumar o que está feito. Em minha cidade (Ribeirão Preto) foi terminado uma obra em um córrego e foi gasto cerca de 70 milhões para prevenir contra alagamentos. A princípio funcionou, fazendo alargamentos e trazendo mais profundidade ao córrego. Não sei se é possível isso em São Paulo.

          • gustluiz

            Deve ter algum jeito sim…mas falta vontade para alguém fazer…

            Até porque isso é uma obra que duraria mais que um mandato de um prefeito…Assim vai ser difícil alguém começar uma obra dessas e depois não poder inaugurar.

            • Gabriel Alicinio

              Realmente

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.