Escrevi este post tanto para criar comentários entre os futuros engenheiros, quanto para ajudar aqueles que ainda estão se decidindo do que fazer nos próximos anos de sua carreira acadêmica.

Acho que o principal a se dizer: O que é um Engenheiro?

O engenheiro usa seus conhecimentos técnicos e empíricos para resolver, adaptar, desenvolver e aperfeiçoar mecanismos, produtos, estruturas e processos para atender a demanda da sociedade. Nós estamos aqui para resolver problemas, mas não somente para esse fim, hoje cada vez mais é requisitada a capacidade gestora, de comunicação de liderança e de trabalho em equipe dos engenheiros.

Leia também o artigo: Comunicação é mais importante que Cálculo para um bom engenheiro.

É bom estarmos atentos a nossa qualificação como profissionais e é importante dizer que os cursos de engenharia são interdisciplinares, e seguem de forma geral a seguinte formação:

Nas ciências básicas estão as matérias da área de matemática, física, química, humanas e biológicas, é o ciclo básico das engenharias (com duração de 2 à 3 anos), mas que vão te dar o embasamento para seguir em frente .

Nas ciências da engenharia estenda como a parte mais teórica das matérias específicas do seu curso, no meu caso a engenharia química, aqui se encontra cinética (bio) química, termodinâmica, fenômenos de transporte, na elétrica estão eletromagnetismo, eletrônica e assim prossegue de acordo com o curso.

Nas tecnologias nós lidamos com a aplicação tecnológica dos conhecimento

s obtidos das ciências estudadas, no meu caso aqui se encontra Reatores químicos e operações unitárias.

E na parte de gestão aprendemos matérias como empreendorismo, gestão empresarial, gestão de projetos, economia e afins.

Lembrando que são somente exemplos e que cada faculdade decide de certa forma (existi um currículo mínimo a se seguir) qual será o currículo de cada curso e suas ênfases se existir.

Devemos ter em mente que nenhum conhecimento é inútil, principalmente em engenharia, nessa área em que você estará atuando geralmente em equipe multidisciplinares e em diferentes funções. Somente deve estar atento a qual a ênfase que você gostaria de cursar, ou mesmo que não tenha uma ênfase, matérias que você considera importante, por exemplo algumas faculdades tem uma certa deficiência em matérias de gestão. Porém se você é daqueles que acha que tudo um saco, que as matérias básicas são todas chatas, que mais pra frente o curso melhora (acredite tem gente que pensa assim) começaria a ficar com a pulga atrás da orelha.

Outro ponto legal para ser discutido são os caminhos a serem seguidos, temos, por exemplo, os empreendedores, que almejam seu próprio negócio, os pesquisadores que procuram por soluções para problemas técnicos científicos, acadêmicos que procuram formar novos engenheiros e os gestores, líderes de empresas dos mais diversos portes.

A engenharia é uma área de possibilidades, com inúmeros pontos a serem estudados e caminhados, apesar disso hoje no Brasil temos pouca gente se interessando por essa área dinâmica, mas carente de pessoas disposta a domar o curso exigente.

Como dica de leitura fica o livro, Introdução a Engenharia: Conceitos, Ferramentas e Comportamentos de Walter Antônio Bazzo. (Não tenho encontrado mais para compra, mas pode ser facilmente encontrado na internet clique no link abaixo para fazer o download).


    3 replies to "O que é ser Engenheiro?"

    • Isabella Helena

      Vou ser engenheira quando creser!

      • Jhones Gasparini

        começa estudar entao, pq o bixo e feio, pensei q ia ser um pouco mais facil kkkkkkkkkkkkkk

        • Gomesrodrigues

          Tu sabe como animar uma pessoa hein 😂😂😂👍👏👏

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.