A decisão de uma graduação nunca é fácil, uma vez que envolve vários aspectos, que seriamente devem ser considerados para que ao final não se saia frustrado. Ao escolher um curso universitário é preciso levar em conta a afinidade do futuro graduando, uma vez que de nada adianta alguém que odeia cálculo se dedicar ao curso de engenharia, a não ser que a pessoa esteja disposta a sofrer  ‘’cinco anos’’ lutando contra si e contra as disciplinas.

DICA 1: Respeite seus limites

Para alcançar uma formação acadêmica condizente com seu perfil, é de suma importância que acima de tudo se conheça e entenda suas habilidades e limitações. No caso de pessoas que já possuem alguma proximidade profissional com determinada área e se interessa nela aprofundar, talvez esse seja um bom começo de avaliação sobre qual faculdade optar.

É interessante ressaltar que a decisão acertada é também sinônimo de sucesso e satisfação pessoal, uma vez  não existe nada pior do que passar meia década estudando algo que não lhe motiva nem lhe dê perspectivas. Esse passo da decisão do caminho a seguir na vida estudantil é sem dúvida merecedor de atenção e especial cuidado, sob pena de se perder oportunidades que talvez fossem mais adequadas ao seu perfil, mas que não foram aproveitadas devido a escolha equivocada da carreira estudantil.

DICA 2: Analise o mercado e a Engenharia

Cada vez mais o mercado pede profissionais antenados com as mais modernas ciências, e para atender essa demanda muitas empresas trazem estrangeiros para prepararem mão de obra no Brasil. Sendo para isso necessário que os que receberão tal treinamento contem com um nível de aprendizado que suporte as inovações a serem aprendidas.

Aliado a essa tendência, soma-se também a tendência tecnocrata de nossa sociedade, originada da época da industrialização, que se caracterizou pelo preparo técnico rápido para suprir a necessidade das novas fábricas. Tal procedimento consagrou-se não só pelo aprendizado expresso, mas também pelo seu menor custo.

DICA 3: Não se esqueça da versatilidade da Engenharia

 Com a evolução do acesso ao estudo essa predisposição ao ensino focado no âmbito técnico não se alterou no país. Refletindo essa verdade podemos ver que mesmo após o crescimento do acesso ao ensino, o curso de engenharia ainda está entre os mais procurados.

E isso ocorre não só pelo melhor salário que oferece, mas também porque existe um entendimento nas organizações que é mais fácil um engenheiro atuar com ciências humanas, como a Administração, do que o contrário. Tal compreensão é claramente percebida nas empresas já que praticamente a maioria conta com diretores, presidentes, gerentes com formação em alguma engenharia.

Na atualidade hoje um engenheiro ocupa vagas de todas as áreas de formação, o que é positivo para a categoria que tem seu leque de atuação ampliado, mas ao mesmo tempo pode se tornar frustrante, uma vez que atuar em algo onde não se aplica a essência da ciência aprendida, mas ao contrário se ocupa com atividades burocráticas e pouco criativas, pode ser para muitos desconfortante. Por isso ao decidir por um curso de engenharia, deve-se entender cada especialidade do curso e suas aplicações práticas e entender previamente até onde pode ser levado por ela.

DICA 4: Fique de olho na demanda

Com o boom de desenvolvimento que o país está passando, com construções de hidroelétricas, refinarias, gasodutos, energia eólica, planos de habitação do governo, a demanda por engenheiros é cada vez maior. Para que se tenha uma idéia, só 1 plataforma da Petrobrás, que planeja triplicar a produção nos próximo anos, necessita de 45 engenheiros químicos, 25 mecânicos e outros engenheiros. Segue em alta a demanda por profissionais dos tradicionais cursos de engenharia Engenharia Civil, Elétrica, Mecânica, Mecatrônica e Eletrônica, uma vez que tais especialidades compõem toda a criação industrial do desenvolvimeento.

Mas em um país continental como o nosso, onde a logística é ainda um problema não resolvido, que proporciona prejuízos se não bem cuidada nas empresas, a engenharia de Planejamento e de Produção está entre as vedetes, por ser necessária em qualquer organização bem sucedida. Diante do cenário que vivemos no momento, com expansão da habitação popular é indispensável comentar da alta demanda por engenheiros civis.

Dica 5: Não se iluda e veja a opinião de especialistas

Mas vale um alerta que vale não só para quem optar por essa especialidade, mas também por qualquer outra, deve-se ter em conta que o mercado e suas demandas e políticas mudam, ou seja, o curso que você começou hoje pode não ser o que está em alta quando formar.

São mais de 50 tipos de cursos de engenharias espalhados pelo Brasil, muitos deles estão em alta agora, mas são bem recentes no mercado. Tome cuidado com escolhas que se pautam somente no ‘’modismo’’, já que não podemos prever o andamento de tais cursos para as próximas décadas.

E em contrapartida, os cursos tradicionais de Engenharia também continuam em alta e oferecem maior segurança aos seus futuros profissionais, muito embora a concorrência para entrar nos cursos costuma ser maior. Se esse é o seu sonho, vale a pena esperar se preparar!

Esteja sempre de olho naquelas expectativas de mercado que os especialistas fazem todos os anos para as próximas décadas. Eles sempre indicam profissões que continuarão em alta ou que entrarão no mercado.

Chegou a grande hora, escolha sua Engenharia….

Lista dos cursos de Engenharia:


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.