O professor diz um monte de coisas durante a aula. Você não pode escrever tudo, nem deve. Para obter melhores anotações e consequentemente  mandar bem nas provas, preste atenção nas sugestões abaixo.


  Indicadores de que você deve anotar:

[checklist]

  •  Sempre que o professor diz: “Você precisa saber disso”, ou “Isso vai cair na prova.” Pode confiar nele realmente vai aparecer na prova, portanto anote!
  • Sempre que o professor repete várias vezes. Fique ligado é algo importante e tem grande chance de cair na prova.
  • Se o professor escreve na lousa algo que já está incluído em um slide do PowerPoint. Isso é um indicativo que você deve anotar. Alto índice de cair na prova.
  • Sabe aquela hora que o professor repete muito lentamente palavra por palavra. Não perca tempo e comece a anotar!
  • Preste atenção na entonação da voz se o professor fala em voz alta, ou com mais ênfase. Pode prestar atenção, pois deve ser realmente importante.
  • Quando há relações entre as idéias. Frases desse tipo são onde os professores costumam colocar nas provas Exemplo:primeiro, segundo, terceiro
    especialmente, mais significativo, o mais importante
    portanto, consequentemente

[/checklist]

 

Outra grande dica é anotar todos os exemplos hipotéticos que professor passa em aula, porque além de facilitar o entendimento na hora de reler a matéria, você provavelmente poderá encontrar um exemplo semelhante em exercícios ou provas.

Sei que, dependendo do professor, prestar atenção em sua aula é a parte mais difícil. Mas manter os seus ouvidos antenados e perceber essas dicas e palavras-chaves você pode encontrar um modo mais eficaz de fazer anotações.

Esse post é um resumo de um grande guia de anotações estratégicas de Brett e McKay Kate em The Art of Manliness.
Recomendo ler também um esse post do efetividade.net -Volta às aulas: mais resultado com menos esforço em 2012


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.