Quando convocados para fazer uma apresentação muitas vezes nos sentimos desconfortáveis e não sabemos nem por onde começar.

Sentimos insegurança em expor nossas ideias em público de forma clara, sucinta e objetiva.

Sem falar que uma boa apresentação é um cartão de visitas para apresentar um projeto, conseguir um emprego ou mesmo uma boa nota no trabalho.

Todos sabem disso, porém…

…apesar de todas essas preocupações cometemos muitos erros na hora de preparar nossa Apresentação.

Então vão aqui os 5 Passos para você fazer uma Super Apresentação.

Pegue o caderno, faça suas anotações e prepare-se para o check list

1-    Diagnósticopensando

O primeiro passo para realizar uma apresentação é conferir alguns aspectos relacionados a ela.

Tenha claro as seguintes questões:

  • Com quem falarei?
  • Qual é o perfil da sua audiência?
  • Que assunto será abordado na apresentação?
  • O que essas pessoas sabem sobre o assunto abordado?
  • Qual é meu objetivo da apresentação?
  • Se eu puder deixar uma única mensagem na audiência que mensagem será?
  • De que forma o que eu tenho a oferecer pode beneficiar a audiência?
  • Quais são os pontos fortes do meu projeto, produto ou ideia.

2-    Roteiro

roteiro2

Escrito no Word, o roteiro é a história, a linha condutora da apresentação. Sua estrutura deve ser montada de modo a conduzir o raciocínio da audiência para a mensagem principal identificada ou estabelecida na PARTE 1.

3-    Divisão do Conteúdo

divconteudo

Depois de concluído o roteiro deve ser dividido em pequenos trechos, cada um deles, de preferência, com uma mensagem principal. Posteriormente, cada um desses trechos deverá gerar um slide, se possível composto de imagens e palavras-chave. O texto do roteiro fica no discurso do apresentador.

4-    Confecção de Slides

power

Finalmente é a hora de criar os Slides. Eles são pensados e criados individualmente, cada um priorizando uma mensagem principal.

            Identidade visual

Para que tenham uma unidade visual, os slides devem ser feitos com base em cores e elementos gráficos (fotos, ícones, linhas, formas etc) previamente determinados.

Trata-se do estilo visual da apresentação, que deve ser coerente com a marca e o tema que estão por trás dela.

            PowerPoint

Quanto maior o domínio dessa ferramenta pelo desenvolvedor de uma apresentação, maior será sua liberdade de criação.

5-    Treinamento

treinar

Roteiro e apoio visual prontos significam o início do treinamento do apresentador, já que o pleno domínio do discurso e do apoio visual são ingredientes indispensáveis para o sucesso da apresentação.

Essas dicas foram tiradas do livro : Super Apresentações: Como vender ideias e conquistar audiências.

6-    Bônus

Siga a regra 10 20 30 Do Guy Kavasaki

[dropcap]10[/dropcap]   Faça um apresentação com apenas 10 slides: Seja sucinto

[dropcap]20[/dropcap]  A apresentação deve ter apenas 20 minutos: seja rápido claro e objetivo ou as pessoas não irão mais prestar atenção no que você está falando.

[dropcap]30[/dropcap]   Use fonte número 30: Coloquem nos slides apenas as ideias principais e com letras grandes e fale em cima disso.

Isso mostra que você conhece do assunto e tem bagagem para falar sobre o que você está apresentando.

Muitos leem os slides e segundo Guy isso é ridículo, pois todo mundo que está assistindo sua apresentação sabe ler e pode ler mais rápido do que você.

E aí ficou faltando mais algum passo? Qual é o seu segredo para conseguir uma Super Apresentação. Compartilhe seus métodos nos comentários.


    3 replies to "5 Passos para fazer uma Super Apresentação"

    • TiagoWalterFagundes

      Algumas coisas também são válidas, como:
      Olhe a platéia, não mire em um lugar fixo e nem olhe para o espaço, passe o olhar pelo pessoa, é difícil no início, mas passa confiança.
      As mãos? Por favor, não faça gestos o tempo todo e jamais a coloque no bolso, uma boa dica para a falta do que fazer é segurar uma caneta na mão (com tampa comum de preferência para vc não fazer o famoso click)
      Mude o tom da fala, não fique o tempo inteiro falando em ritmo monótomo, um tom mais alto ou mais baixo de vez em quando prende a atenção, à não ser que queira que seu público durma
      Perdendo o raciocínio? Tenha alguma frase para completar as idéias, nunca comece com éeee, eeeee, esqueceu ignore, se lembrar fale depois, jamais decore o que tem que falar, tenha pontos chaves a falar.
      E outra coisa importante, nunca peça desculpas ou algo parecido se errar pronúncias ou seja o que for, simplesmente siga, já basta seu erro, pedir desculpas acaba com o resto.

      Bem, essas são algumas coisas que aprendi em cursos de oratória presenciais e sobre o que li, tem muito mais, falar em público é um arte que nem todos dominam e há quem prefira estar no caixão que proferir o discurso na hora, então treinem mais o público não vai comer vocês.

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.