Nesse post vamos falar sobre as diferentes áreas de atuação do mercado financeiro, assim você pode entender melhor e escolher qual frente gostaria de trabalhar. 

Definindo em qual área gostaria de trabalhar fica mais fácil definir que tipo de certificação é necessário e fazer e qual caminho precisa trilhar.

Gestor

Também conhecido como Portfólio Manager, é o responsável pela alocação do portfólio e tomada de decisão de nível mais estratégica.

Principais atividades:

  • Dita o caminho dos setores em que se irá investir
  • Determina as oportunidades de negócios a serem estudados
  • Define o tamanho das posições que irá tomar

Analista

É o responsável por toda a geração de conteúdo dentro da empresa. Ele irá estudar e criar relatórios que servirão de embasamento para a tomada de decisão do gestor.

Uma área versátil, geralmente pouco rotineira, visto que a maioria das gestoras possui uma carteira diversificada de assuntos.

No entanto, é uma área que exige alta capacidade analítica e conhecimento técnico em seu campo de atuação.

Trader

Responsável por executar a estratégia traçada pelo gestor. Em outras palavras, é quem executa as ordens. 

É comum que ele tenha liberdade para uma certa margem de tomada de decisão, afinal de contas, é quem está mais familiarizado com a movimentação atual do mercado.

Área muito dinâmica, já que os traders costuma acontecer muito rapidamente, portanto, pode ser um trabalho bem estressante.

Private Banker

Também presente na maioria dos bancos grandes, é o profissional responsável pela carteira de investimentos de clientes com grande patrimônio.

Sua função é estudar o mercado, os principais produtos no momento e alocar o patrimônio de seus clientes da forma mais inteligente possível.

A atividade demanda forte habilidade comercial e bons relacionamentos, visto que o salário é diretamente proporcional à quantidade de patrimônio que você é capaz de gerir.

Assessor de Investimentos

Realiza basicamente a mesma função do Private Banker, porém seus clientes costumam ter um ticket investido menor, o que torna o trabalho muitas vezes menos personalizado e mais volumoso.

Dado que esse tipo de profissional é remunerado com base nas taxas adquiridas investindo o dinheiro de seus clientes, é uma função que exige excelente dotes comerciais, bons relacionamentos e a capacidade de gerir uma carteira de clientes grande o suficiente para criar volume patrimonial.

Agentes Autônomos de Investimento

 Agentes Autônomos de Investimento (AAI) oferecem basicamente o serviço de assessor de investimentos e geralmente estão ligados a alguma corretora de valores que forneça uma prateleira de investimentos.

O profissional dessa área fica responsável por estudar as melhores oportunidades do momento e oferecer à sua base de clientes.

É uma profissão dinâmica, mas como o assessor de investimentos, exige bons relacionamentos para que se possa construir uma base de clientes grande o suficiente para que o negócio se sustente com as taxas cobradas em cima do capital investido.

Compliance

Área responsável pela manutenção da ordem dentro de casa.

São profissionais que garantem que a empresa cumpra todas as normas legas e regulamentares, as políticas e diretrizes internas e atue de forma ética e integra.

Exige certo conhecimento legal do setor de atuação da empresa, é um cargo que lida com bastante burocracia e formalidades legais.

Back Office

Muitas vezes referida como a área de “operations”, é o setor responsável por toda a parte operacional e administrativa do negócio.

São responsáveis pelo controle da operação da empresa, dos fluxos financeiros, da automação de processos, relacionamento com prestadores de serviço, etc.

Possuem quase nenhum contato com o cliente e costumar ser funções bem rotineiras e pragmáticas.

Middle Office

Área que recebe menos foco e muitas vezes é englobada como parte do Back Office.

O profissional de middle office costuma ser responsável pelo controle de risco das operações da empresa, cálculo de P&L e funções relacionadas à TI.

Novamente é um cargo com pouco contato com o cliente, bem rotineiro e operacional.

Front Office

O profissional que atua nessa área se torna o rosto da empresa geralmente exerce alguma função ligada a vendas ou acompanhamento comercial.

São os principais pontos de contato dos clientes com a empresa. Além de “vender”, o profissional de front office é responsável por atrair investidores e novos negócios para sua empresa.

Costuma ser um cargo dinâmico, exige excelente comunicação e inteligência interpessoal e contam com uma das melhores remunerações dentro das empresas.

Investiment Banker – IB

Abrange uma gama grande de atividades, mas de maneira geral é uma prestação de serviços para empresas que estão levando seus produtos ao mercado financeiro, seja em uma capitação por meio de dívidas privadas, fusão e aquisição, IPO, dentre diversos outros serviços oferecidos pelos grandes bancos de investimento.

Por ser uma área com relacionamento direto com o cliente o IB deve ter uma forte característica comercial.

É uma área que exige rapidez nas entregas de seus trabalhos, vista como estressante e demandante. Possui fama por pagar altos salários e bônus atrelados aos negócios que realizam.

É preciso saber Inglês para atuar nessas áreas ? 

Fluente: Gestor, Analista

Intermediário: Private Banker, Assessor de investimento, Compliance, backoffice, middle office.

Desnecessário: Trader, AAI

Soft Skills desejáveis

Empatia: Private Banker, Assessor, AII, Front Office

Raciocínio Lógico: Gestor, Analista e Trader

Matemática: Todos

Capacidade analítica: Gestor, Analista, Private Banker

Diligência: Compliance, Backofice, Middle Office, Analista.

No próximo artigo falarei mais sobre certificações e formação necessárias para essas áreas.


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.