Esse é o primeiro artigo feito por Felipe Willians convidado do Blog Engenharia Cotidiana. Se também quiser contribuir com o site escrevendo artigos ou mandando vídeos entre em contato por e-mail clicando aqui.

Todos nós engenheiros e futuros engenheiros devemos ter a consciência que alguns temas devem estar associados às nossas ações como profissionais e também como cidadãos. O meio ambiente talvez seja um dos mais importantes, pois é de interesse para os mais variados stakeholders (grupo que interagem com determinada organização, no caso seu trabalho, influenciando-a e desempenhando papel importante para ela e vice-versa). Neste cenário os biocombustíveis são de papel crucial, pois são menos nocivos para o meio ambiente do que os combustíveis fósseis, mas por quê?

O petróleo é uma matéria composto de carbono, após as diversas transformações e da queima esse carbono é liberado de alguma maneira para o meio ambiente, os biocombustíveis também, mas ao contrário do petróleo o biocombustível já era um carbono disponível… MAS O QUÊ?  Imagine assim:

Nessa biosfera, os vários ‘c’ correspondem ao carbono já disponível, que está nos seres vivos, e nos outros diversos estados e produtos, como gases e outros materiais. O biocombustível é fabricado a partir de alguma matéria existente, no caso da maior parte do etanol brasileiro, a partir da fermentação do caldo da cana-de-açúcar.  Ou seja, a plantinha (cana-de-açúcar) que já estava lá na esfera foi transformada em ‘c’ de outro tipo (etanol), e para produzir novamente precisarei formar mais plantinhas, e alguns ‘c’ livres serão transformados nela, ou seja, o ciclo se repete. Já no caso do petróleo:

O carbono que está contido no petróleo, não estava disponível, ele estava lá embaixo da terra e começa a ser liberado para biosfera, causando as tão faladas mudanças climáticas e etc.(Como sugestão fica o filme “Uma verdade inconveniente”, um pouco velhinho mas que mostra bem esse quadro de mudanças climáticas)

Agora que entendemos a razão para que o biocombustível seja menos nocivo para o meio ambiente, é hora de pisarmos nos desafios desse campo. O bioetanol hoje é produzido a partir da fermentação do caldo da cana, para cada litro de biotenaol hidratado produzido são produzidos de 10 a 13 litros de vinhoto ou vinhaça, que podem ser usado na produção de fertilizantes ou biogás. O biotenaol de segunda geração é produzido a partir da quebra da celulose contida no bagaço da cana, ou seja, primeiro eu extraio o suco rico em açucares, fermento e produzo álcool, depois eu uso o bagaço para formar mais açucares e fermento produzindo mais álcool! Estudos indicam que possa aumentar de 30% a 40% a produção atual de bioetanol. Mas para fazer a quebra da celulose devemos usar algum meio, e ai começam os desafios, o mais utilizado é a quebra enzimática, mas este método ainda é um pouco caro,  além disso, a quebra não produz somente açucares, mas também lignina, que impede a fermentação.

Esse foi apenas um texto introdutório, mas quem quiser se aprofundar no assunto eu indico o pdf “Bioetanol de Cana-de-açúcar : Energia para o desenvolvimento Sustentável”, que foi produzido pelo governo brasileiro e esta de graça na internet no http://www.bioetanoldecana.org/

E o site do Laboratório Nacional de Ciência e Tecnologia do Etanol http://www.bioetanol.org.br/destaques/detalhe.php?ID=MzY=


    3 replies to "Bioetanol: características e vantagens"

    • RPetterson

      Esta preocupação com meio tem sido uma grande tônica na minha area, pois os processos para obtenção do aço emitem bastante residuos que agridem o meio, portanto cabe a nós futuro metalurgicos elaboramos medidas que minimizem o consumo de matéria prima, de forma que gere menor qde residuos. Enfim este tema energético será muito importante para nós futuros engenheiros.

      • Gustavo Luiz

        Olá RPetterson, tudo certo?
        Boa observação..esse será um dos grandes desafios dos futuros engenheiros.
        Tereremos que reduzir cada vez mais os poluentes e a busca pela sustentabilidade será constante.
        Abraço

      • Felipe Willians

        Escrevi esse post justamente por ser a área em qual desejo trabalhar. Acredito que se pensarmos no meio ambiente mais vezes durante o nosso dia podemos tomar ações que possam minimizar a sobrecarga do nosso planeta, desde imprimir menos folhas no escritório até desenvolver novas tecnologias que ajudem a diminuir impactos ambientais

        Abraço

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.