Recentemente fiquei irritado por não dominar totalmente o inglês. Isso que já estudei e fiz cursos quando estava no ensino médio, mas meu inglês ainda estava no nível intermediário conseguia entender textos com uma certa dificuldade, mas na hora de falar não saia nada.

Precisava tomar vergonha na cara e aprender isso de uma vez por todas. Decidi também não fazer cursos em escolas particulares, pois estava cansado de seus métodos, livros e de ir à aulaficar repetindo as coisas feito um papagaio e não aprender nada.

Ter fluência no inglês é essencial tanto para a vida profissional na hora de arrumar um bom emprego ou estágio, quanto para aproveitar a infinidade de artigos, livros e vídeos que têm na internet.

Foi então procurando alguns cursos de inglês on-line, acompanhando sites e pesquisando algumas dicas de aprendizagem encontrei um método muito interessante e diferente das escolas padrões que está dando muito resultado para mim. Melhorei bem meu inglês utilizando esse método em apenas algumas semanas.

Essa será uma série de artigos em que postarei as 5 regras desse método.

Regra número 1: Estude e revise utilizando frases.

Sempre nos cursos particulares que fiz a professora passava aquela lista de vocabulários novos que ficava decorando para a chamada oral e provas. Porém, passava algum tempo ou quando aprendia outros assuntos e mais vocabulário acabava me esquecendo e sem falar que geralmente não sabia em que momento usar aquele vocabulário.

Confesso que não gostava muito de ficar anotando e decorando aquela lista enorme de vocabulário.

Para facilitar o aprendizado a dica é quando aprender uma palavra nova não escreva apenas a palavra e seu significado, mas sim faça uma frase com ela. Assim além de facilitar memorizar o novo vocabulário também facilita lembrar em qual contexto você a utilizará.

E quando for rever suas anotações essa frase servirá como gatilho para lembrar-se do vocabulário. Sem falar que quando você escreve uma frase você esta colocando em prática escrever várias palavras e não apenas uma.

Há uma pesquisa do Dr. James J. Asher  diz que: aprender utilizando frases é de 4 a 5 vezes mais rápido do que aprender com apenas uma palavra.

A frese que eu digo é algo bem simples não precisa ser muito grande, apenas um pequeno grupo de 3 a 4 palavras.

Por exemplo:

To drink = beber

Frase: Bob drinks beer.

Essa é uma regra bem simples, porém você perceberá um ganho no aprendizado. Compre um caderno somente para anotar os novos vocabulários, assim toda vez que você ouvir, ler uma nova palavra você anota e escreve a respectiva frase.

Então nunca estude apenas palavras soltas e sozinhas use frases.  Até as próximas dicas!

Veja a continuação do método: Método para aprender Inglês parte 2


    12 replies to "Método para aprender Inglês parte 1"

    • RPetterson

      Cara hj em dia eu vejo muita coisa ao vivo da tv, seriado sem legenda.
      Este lance das frases eu to aplicando no aprendizado do mandarim …

      • Gustavo Luiz

        Caramba RPetterson parabéns!!
        Quero atingir esse nível também de entender vídeo e seriados sem legendas. Consigo entender alguma coisa quando me concentro bem no audio, mas falta um tanto ainda para chegar no seu nível.
        E você já está no mandarim!!! não deve ser fácil não hein…
        Grande abraço e boa sorte no novo idioma.

    • Ricardo Tedesco

      Olá Gustavo, tudo bem?

      Moro em São Paulo e estou procurando por um bom curso de inglês para crianças. Meu filho está com 7 anos e já gostaria de matriculá-lo em uma escola especializada como essa:

      http://www.culturainglesa.net/wps/portal/cursos_de_ingles/cursos_para_criancas

      Sabe me indicar outros cursos como este? Agradeço desde já.

      Abraço!

      • Gustavo Luiz

        Olá Ricardo tudo bem?

        Eu nunca estudei na cultura inglesa mas conheço várias pessoas que falam muito bem dessa escola. Acredito ser uma das melhores mesmo. Se puder matricular o seu filho nessa escola fará uma boa escolha.
        Não conheço outros cursos mas tem um site bem bacana de inglês chamado Inglês Online não sei se você já conhece que a autora Ana pode te ajudar e te dar dicas melhores. Clique aqui para visitar o site:
        Entre em contato com ela e peça mais informações. Acredito que ela saberá te indicar cursos semelhantes.

        Grande Abraço

    • Heleno Linhares

      Fala Gustavo (Botu),
      Também fico irritado com o fato de não ter um inglês fluente e uma forma que encontrei de aproveitar o tempo que gasto me deslocando e aumentar meu vocabulário é ouvindo o podcast English as a second langauge que apresenta o vocabulário com situações do dia a dia. http://www.eslpod.com/website/index_new.html
      Grande abraço

      • Gustavo Luiz

        Fala Heleno,

        Grande dica cara!
        Valeu por indicar esse site com certeza irá ajudar muita gente.
        Sem falar que ouvir e ouvir materias em inglês é um dos melhores exercícios
        para aprender.
        Abraço garoto!

    • Fabio Toguchi

      E ai Gustavo ótimo artigo! Estou a procura de um curso de inglês e estava pesquisando na net quando vi o seu post…caiu como uma luva as suas dicas.A gramática é a grande vilã de todos os idiomas sinto muita dificuldade na Língua Japonesa quando vou estudar a tal da gramática. Vou utilizar as suas dicas.Valews.

      • Gustavo Luiz

        Fala Fábio, tudo em ordem?
        É bom vê-lo por aqui novamente…
        A gramática em qualquer idioma não é nada fácil.
        Até mesmo no português depois de tantos anos estudando ainda cometemos erros gramaticais,
        mas nem por isso deixamos de nos comunicar.
        Outra dica das mais importantes é ouvir muitos podcasts e audios em inglês.
        Bom é isso aí, boa sorte nos estudos.
        Grande Abraço

    • Victor Six

      me desculpe amigo mas 1 dica não é o suficiente para se considerar método, vc é uma pessoa que provavelmente de classe distante da minha, sou de classe estrema mente pobre e estou procurando métodos jamais visto na internet, creio que exista, um nem terminei o ensino médio e com um método que aprendi sozinho já sou quase fluente em inglês.

      • gustluiz

        Fala Victor tudo em ordem?

        Então essa é a primeira parte do artigo ela não acaba aqui .

        A parte dois pode ser lida aqui https://engenhariacotidiana.com/metodo-para-aprender-ingles-parte-2/

        São algumas dicas que acredito que se utilizadas em conjuntos podem ser consideradas um método.

        Mas cada um tem um jeito de aprender…vc teve um método bom que deu resultado. Meus parabéns ser fluente em uma lingua estudando sozinho é para poucos…

        Passa algumas dicas aqui pra gente do seu método.

        Grande abraço

      • Cleudson

        Olá Victor Six, você criticou o Gustavo mas não apresentou o método que você utilizou. Foi solicitado há mais de um ano e você ainda não postou. O Gustavo pelo ao menos fez a parte dele, e VOCÊ? Estou esperando pelo seu método “milagroso”. POSTA AÍ!

      • Anonimous

        “vc é uma pessoa que provavelmente de classe distante”, ” sou de classe estrema mente”, “métodos jamais “””visto”””” na internet”, “creio que exista, um”

        Desculpe Victor, mas você mal é fluente em português !!!!

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.