rico e com muito dinheiro

Como ser Rico é um artigo traduzido do Naval. O Artigo original se encontra aqui.

Busque riqueza, não dinheiro ou status

Riqueza são ativos que você ganha enquanto você dorme

Naval é um prolífico investidor em tecnologia e fundador da AngelList

Nivi: Você provavelmente conhece Naval de sua conta no Twitter .

Vamos falar sobre sua sequência de tweets, “ Como ficar rico (sem ter sorte) ”. Analisaremos a maioria dos tweets em detalhes, daremos a Naval a chance de expandi-los e falar sobre o assunto de maneira geral. Ele provavelmente lançará ideias que não publicou antes. 

Naval é o co-fundador da AngelList e Epinions. Ele também é um investidor prolífico em tecnologia em empresas como Twitter, Uber e muitas outras.

Sou o co-fundador da AngelList com a Naval. E eu fui co-autor do blog Venture Hacks com ele naquela época.

Naval: A sequência de tweets “Como Ficar Rico” definitivamente atingiu um ponto crítico e se tornou viral. Muitas pessoas dizem que foi útil e alcançou os corredores.

Pessoas fora da indústria de tecnologia – pessoas em todas as esferas da vida – querem saber como resolver seus problemas financeiros. Todo mundo sabe vagamente que quer ser rico, mas não tem um bom conjunto de princípios para fazer isso.

Riqueza são ativos que você ganha enquanto você dorme

Nivi: Qual é a diferença entre riqueza, dinheiro e status?

Naval: Riqueza é o que você quer. Riqueza são ativos que você ganha enquanto você dorme; é a fábrica de robôs produzindo coisas. Riqueza é o programa de computador rodando à noite que atende outros clientes. Riqueza é dinheiro no banco que é reinvestido em outros ativos e negócios.

Uma casa pode ser uma forma de riqueza, porque você pode alugá-la; embora seja um uso menos produtivo da terra do que administrar uma empresa comercial.

Minha definição de riqueza é voltada para negócios e ativos que podem ser ganhos enquanto você dorme.

A riqueza compra sua liberdade

Você quer riqueza porque ela lhe compra liberdade – então você não precisa usar uma gravata como um colar em volta do pescoço; para que você não precise acordar às 7h para correr para o trabalho e ficar parado no trânsito; para que você não precise desperdiçar sua vida gastando horas produtivas em um trabalho sem alma que não o satisfaz.

O propósito da riqueza é a liberdade; não é nada mais do que isso. Não é para comprar casacos de pele, nem para dirigir Ferraris, nem para velejar em iates, nem para dar a volta ao mundo em um jato do Golfo. Essas coisas ficam muito chatas e estúpidas, muito rápido. É sobre ser seu próprio indivíduo soberano.

Você não vai conseguir isso a menos que realmente queira. O mundo inteiro quer isso, e o mundo inteiro está trabalhando duro para isso.

É competitivo até certo ponto. É um jogo de soma positiva – mas há elementos competitivos nele, porque há uma quantidade finita de recursos agora na sociedade. Para conseguir os recursos para fazer o que você quer, você tem que se destacar.

O dinheiro é como transferimos riqueza

O dinheiro é como transferimos riqueza. Dinheiro é crédito social; é a capacidade de ter créditos e débitos do tempo de outras pessoas.

Se eu fizer meu trabalho direito e criar valor para a sociedade, a sociedade dirá: “Oh, obrigado. Devemos algo a você no futuro pelo trabalho que você fez. Aqui está um pequeno IOU. Vamos chamar isso de dinheiro.”

Esse dinheiro é degradado porque as pessoas roubam os IOUs; o governo imprime promissórias extras; e as pessoas renegam seus IOUs. Mas o dinheiro tenta ser um IOU confiável da sociedade de que algo lhe é devido por algo que você fez no passado.

Transferimos esses IOUs; dinheiro é como transferimos riqueza.

Status é sua posição na hierarquia social

Existem fundamentalmente dois grandes jogos na vida que as pessoas jogam. Um deles é o jogo do dinheiro. O dinheiro não vai resolver todos os seus problemas; mas vai resolver todos os seus problemas de dinheiro . Acho que as pessoas sabem disso. Eles percebem isso, então eles querem ganhar dinheiro.

Ao mesmo tempo, no fundo, muitas pessoas acreditam que não conseguirão; então eles não querem que nenhuma criação de riqueza aconteça. Eles sinalizam a virtude atacando toda a empresa, dizendo: “Bem, ganhar dinheiro é mau. Você não deveria fazer isso.”

Mas na verdade eles estão jogando o outro jogo, que é o jogo do status. Eles estão tentando ter um status elevado aos olhos dos outros, dizendo: “Bem, eu não preciso de dinheiro. Não queremos dinheiro.” 

Status é a sua classificação na hierarquia social.

A riqueza não é um jogo de soma zero. Todos no mundo podem ter uma casa. O fato de você ter uma casa não tira minha capacidade de ter uma casa. Na verdade, quanto mais casas são construídas, mais fácil se torna construir casas, mais sabemos sobre a construção de casas e mais pessoas podem ter casas.

A riqueza é um jogo de soma muito positiva. Criamos coisas juntos. Estamos iniciando esse esforço para criar uma obra de arte que explique o que estamos fazendo. No final, algo novo será criado. É um jogo de soma positiva.

Status é um jogo muito antigo

O status, por outro lado, é um jogo de soma zero. É um jogo muito antigo. Temos jogado desde as tribos dos macacos. É hierárquico. Quem é o número um? Quem é o número dois? Quem é o número três? E para o número três passar para o número dois, o número dois tem que sair desse espaço. Portanto, o status é um jogo de soma zero.

A política é um exemplo de jogo de status. Até o esporte é um exemplo de jogo de status. Para ser o vencedor, deve haver um perdedor. Fundamentalmente, não gosto de jogos de status. Eles desempenham um papel importante em nossa sociedade, para que possamos descobrir quem está no comando. Mas você os interpreta porque são um mal necessário.

Em uma base evolutiva – se você voltar milhares de anos – o status é um indicador de sobrevivência muito melhor do que a riqueza. Você não podia ter riqueza antes da era da agricultura porque não podia armazenar coisas. Os caçadores-coletores carregavam tudo nas costas.

Caçadores-coletores viviam em sociedades inteiramente baseadas em status. Os agricultores começaram a frequentar sociedades baseadas na riqueza. As economias industriais modernas são sociedades muito mais fortemente baseadas na riqueza.

As pessoas que criam riqueza sempre serão atacadas por pessoas que jogam jogos de status

Há sempre uma competição sutil acontecendo entre status e riqueza. Por exemplo, quando os jornalistas atacam pessoas ricas ou a indústria de tecnologia, eles estão realmente buscando status. Eles estão dizendo: “Não, as pessoas são mais importantes. E eu, jornalista, represento o povo, por isso sou mais importante.”

O problema é que, para vencer em um jogo de status, você precisa derrubar outra pessoa. É por isso que você deve evitar jogos de status em sua vida – porque eles o transformam em uma pessoa combativa e raivosa. Você está sempre lutando para rebaixar os outros e elevar a si mesmo e às pessoas de quem gosta.

Jogos de status sempre existirão; não há maneira de contornar isso. Perceba que, na maioria das vezes, quando você está tentando criar riqueza, você está sendo atacado por outra pessoa e ela está tentando parecer um bonzinho. Eles estão tentando melhorar seu próprio status às suas custas.

Eles estão jogando um jogo diferente. E é um jogo pior. É um jogo de soma zero, em vez de um jogo de soma positiva.

Faça Abundância para o Mundo

Riqueza não é tirar algo de outra pessoa

A criação ética de riqueza gera abundância para o mundo

Naval:  Acho que existe essa noção de que ganhar dinheiro é mau, certo? Está enraizado desde “o dinheiro é a raiz de todo mal”. As pessoas pensam que os banqueiros roubam nosso dinheiro. É um pouco verdade que, em grande parte do mundo, há muitos roubos acontecendo o tempo todo.

A história do mundo, em certo sentido, é essa relação predador/presa entre criadores e tomadores. Há pessoas que saem e criam coisas, constroem coisas e trabalham duro nas coisas.

Depois, há pessoas que vêm com uma espada, ou uma arma, ou impostos, ou capitalismo de compadrio, ou comunismo, ou o que quer que seja. Existem todos esses métodos diferentes para roubar.

Mesmo na natureza, existem mais parasitas do que organismos não parasitas. Você tem uma tonelada de parasitas em você, que vivem de você. Os melhores são simbióticos, estão dando algo em troca. Mas há muitos que estão apenas tomando. Essa é a natureza de como qualquer sistema complexo é construído.

O que estou focado é a verdadeira criação de riqueza. Não é para pegar dinheiro. Não se trata de tirar algo de outra pessoa. É de criar abundância.

Obviamente, não existe um número finito de empregos ou quantidade finita de riqueza. Caso contrário, ainda estaríamos sentados em cavernas, tentando descobrir como dividir pedaços de lenha e os ocasionais cervos mortos.

A maior parte da riqueza da civilização, na verdade toda ela, foi criada. Foi criado de algum lugar. Foi criado a partir de pessoas. Foi criado a partir da tecnologia. Foi criado a partir da produtividade. Foi criado a partir de muito trabalho. Essa ideia de que foi roubado é um jogo horrível de soma zero que as pessoas que estão tentando ganhar status jogam.

Todos podem ser ricos

Mas a realidade é que todos podem ser ricos. Podemos ver isso ao ver que, no Primeiro Mundo, todos são basicamente mais ricos do que quase todos que viviam 200 anos atrás.

200 anos atrás, ninguém tinha antibióticos. Ninguém tinha carros. Ninguém tinha eletricidade. Ninguém tinha o iPhone. Todas essas coisas são invenções que nos tornaram mais ricos como espécie.

Hoje, prefiro ser pobre num país do Primeiro Mundo, do que ser rico na França de Luís XIV. Prefiro ser pobre hoje do que aristocrata naquela época. Isso é por causa da criação de riqueza.

O motor da tecnologia é a ciência aplicada com o propósito de criar abundância. Então, acho que fundamentalmente todos podem ser ricos.

Este experimento mental que quero que você pense é imaginar se todos tivessem o conhecimento de um bom engenheiro de software e um bom engenheiro de hardware. Se você pudesse ir lá e construir robôs, computadores, pontes e programá-los. Digamos que todo ser humano soubesse como fazer isso.

Como você acha que a sociedade estaria daqui a 20 anos? Meu palpite é que o que aconteceria seria construirmos robôs, máquinas, software e hardware para fazer tudo. Estaríamos todos vivendo em enorme abundância.

Estaríamos essencialmente aposentados, no sentido de que nenhum de nós teria que trabalhar para obter o básico. Teríamos até enfermeiras robóticas. Teríamos hospitais movidos a máquinas. Teríamos carros autônomos. Teríamos fazendas 100% automatizadas. Teríamos energia limpa.

Nesse ponto, poderíamos usar avanços tecnológicos para obter tudo o que queríamos. Se alguém ainda está trabalhando nesse ponto, está trabalhando como uma forma de expressar sua criatividade. Eles estão trabalhando porque está dentro deles contribuir e construir e projetar coisas.

Não acho que o capitalismo seja mau. O capitalismo é realmente bom. Só que é sequestrado. Ele é sequestrado por preços impróprios de externalidades. Ele é sequestrado por rendimentos impróprios, onde você tem corrupção ou monopólios.

Os mercados livres são intrínsecos aos seres humanos

Usamos créditos e débitos para cooperar além das fronteiras genéticas

O livre mercado é intrínseco à espécie humana

Naval:  O capitalismo geral [que significa livre mercado] é intrínseco à espécie humana. O capitalismo não é algo que inventamos. O capitalismo nem sequer é algo que descobrimos. Está em nós em cada troca que temos.

Quando você e eu trocamos informações, quero algumas informações de volta de você. Eu te dou informações. Você me dá informações. Se não estivéssemos tendo uma boa troca de informações, você iria falar com outra pessoa. Então, a noção de troca, e o controle de créditos e débitos, está embutido em nós como animais sociais flexíveis.

Somos os únicos animais no reino animal que cooperam além das fronteiras genéticas. A maioria dos animais nem mesmo coopera. Mas quando o fazem, eles cooperam apenas em bandos onde co-evoluem juntos e compartilham sangue, então eles têm alguns interesses em comum.

Os humanos não têm isso. Eu posso cooperar com vocês. Um de vocês é sérvio. O outro é persa de origem. E sou indiano de origem. Temos muito pouco sangue em comum, basicamente nenhum. Mas ainda cooperamos.

O que nos permite cooperar? É porque podemos acompanhar os débitos e créditos. Quem colocou quanto trabalho? Quem contribuiu com quanto? Isso é tudo que o capitalismo de livre mercado é.

Então, acredito fortemente que é inato à espécie humana, e vamos criar cada vez mais riqueza e abundância para todos.

Todo mundo pode ser rico. Todos podem ser aposentados. Todos podem ser bem sucedidos. É apenas uma questão de educação e desejo. Você tem que querer isso. Se não quiser, tudo bem. Então você sai do jogo.

Mas não tente rebaixar as pessoas que estão jogando. Porque esse é o jogo que o mantém em uma cama quente e confortável à noite. Esse é o jogo que mantém um teto sobre sua cabeça. Esse é o jogo que mantém seus supermercados abastecidos. Esse é o jogo que mantém o iPhone zumbindo no seu bolso.

Portanto, é um belo jogo que vale a pena jogar eticamente, racionalmente, moralmente, socialmente para a raça humana. Vai continuar a nos tornar cada vez mais ricos, até que tenhamos uma enorme criação de riqueza para quem quiser.

Muitos tomadores e poucos criadores levarão uma sociedade à ruína

Nivi: Não são apenas os indivíduos que desprezam secretamente a riqueza, certo? Existem países, grupos, partidos políticos que desprezam abertamente a riqueza. Ou pelo menos parece.

Naval:  Isso mesmo. A que esses países, partidos políticos e grupos são reduzidos é um jogo de status de soma zero. No processo de destruir a criação de riqueza, eles rebaixam todos ao seu nível.

É por isso que os EUA são um país muito popular para imigrantes por causa do sonho americano. Qualquer um pode vir para cá, ser pobre e depois trabalhar muito, ganhar dinheiro e ficar rico. Mas até mesmo ganhar algum dinheiro básico para sua vida.

Obviamente, a definição de riqueza é diferente para pessoas diferentes. A definição de riqueza de um cidadão do Primeiro Mundo pode ser: “Ah, eu tenho que ganhar milhões de dólares e estou completamente acabado”.

Considerando que, para um imigrante pobre do Terceiro Mundo que acabou de entrar no país, e nós éramos imigrantes pobres que vieram para cá quando eu era bem jovem, para os Estados Unidos, a riqueza pode ser apenas um número muito menor. Pode ser apenas: “Não preciso trabalhar em um trabalho braçal pelo resto da minha vida que não quero trabalhar”.

Mas os grupos que o desprezam essencialmente levarão todo o grupo a esse nível. Se você conseguir muitos compradores e poucos fabricantes, a sociedade desmorona. Você acaba com um país comunista.

Olhe para a Venezuela, certo? Eles estavam tão ocupados pegando, dividindo e realocando, que as pessoas estão literalmente morrendo de fome nas ruas e perdendo quilos de peso corporal todos os anos apenas por pura fome.

Outra maneira de pensar sobre isso é imaginar um organismo que tenha muitos parasitas. Você precisa de um pequeno número de parasitas para se manter saudável.

Você precisa de muitos simbiontes. Todas as mitocôndrias em todas as nossas células que nos ajudam a respirar e queimar oxigênio. Estes são simbiontes que nos ajudam a sobreviver. Não poderíamos sobreviver sem eles.

Mas, para mim, esses são parceiros na criação de riqueza que cria o corpo humano. Mas se você estivesse cheio de parasitas, se você fosse infectado por vermes, vírus ou bactérias puramente parasitárias, você morreria. Portanto, qualquer organismo pode suportar apenas um pequeno número de parasitas. Quando o elemento parasita fica muito fora de controle, você morre.

Mais uma vez, estou falando sobre criação ética de riqueza. Não estou falando de monopólios. Não estou falando de capitalismo de compadrio. Não estou falando de externalidades mal avaliadas, como o meio ambiente.

Estou falando de mentes livres e mercados livres. Intercâmbio em pequena escala entre humanos que é voluntário e não tem um impacto descomunal sobre os outros.

Eu acho que esse tipo de criação de riqueza, se uma sociedade não respeitar, se o grupo não respeitar, então a sociedade mergulhará na ruína e na escuridão.

Ganhar dinheiro não é uma questão de sorte

Torne-se o tipo de pessoa que ganha dinheiro

Ganhar dinheiro não é questão de sorte

Naval: Obviamente, queremos ser ricos e queremos chegar lá nesta vida sem depender da sorte.

Muitas pessoas pensam que ganhar dinheiro é uma questão de sorte. Não é. É sobre se tornar o tipo de pessoa que ganha dinheiro.

Gosto de pensar que se eu perdesse todo o meu dinheiro e me deixasse em uma rua aleatória de qualquer país de língua inglesa, dentro de 5, 10 anos eu estaria rico novamente. Porque é um conjunto de habilidades que desenvolvi e acho que qualquer um pode desenvolver.

Em 1.000 universos paralelos, você quer ser rico em 999 deles. Você não quer ser rico nos 50 deles em que teve sorte. Queremos fatorar a sorte nisso.

Estamos falando de quatro tipos de sorte. Isso veio de um livro. Marc Andreessen, escreveu um post no blog sobre isso.

1. Sorte cega

O primeiro tipo de sorte que você pode dizer é sorte cega. Onde tive sorte porque algo completamente fora do meu controle aconteceu. Isso é fortuna, isso é destino.

2. Sorte da agitação

Depois, há a sorte que vem da persistência, do trabalho duro, da agitação, do movimento. Que é quando você está correndo por aí criando muitas oportunidades, você está gerando muita energia, você está fazendo muitas coisas, muitas coisas serão jogadas na poeira.

É quase como misturar uma placa de Petri e ver o que combina. Ou misturar um monte de reagentes e ver o que combina. Você está gerando força e agitação e energia suficientes para que a sorte o encontre.

Nós, como um grupo, você poderia argumentar, nos reunimos por causa disso. Nenad colocou esses ótimos vídeos online, eu os vi no Twitter. Nesse sentido, ele gerou sua própria sorte criando vídeos até que pessoas como eu continuem encontrando ele.

3. Sorte na preparação

Uma terceira maneira é você se tornar muito bom em identificar a sorte. Se você for muito habilidoso em um campo, notará quando um golpe de sorte acontecer nesse campo. Quando outras pessoas que não estão sintonizadas com ele não notam. Então você se torna sensível à sorte e isso é por meio de habilidade, conhecimento e trabalho.

4. Sorte de seu personagem único

Então o último tipo de sorte é o tipo mais estranho e difícil. Mas é sobre isso que queremos falar. Que é onde você constrói um personagem único, uma marca única, uma mentalidade única, onde então a sorte te encontra.

Por exemplo, digamos que você é a melhor pessoa do mundo em mergulho subaquático em alto mar. Você é conhecido por fazer mergulhos subaquáticos em águas profundas que ninguém mais tentará ousar.

Então, por pura sorte, alguém encontra um navio de tesouro naufragado na costa. Eles não podem obtê-lo. Bem, a sorte deles acabou de se tornar a sua sorte, porque eles virão até você para pegar aquele tesouro. Você vai ser pago por isso.  

Agora, esse é um exemplo extremo. A pessoa que teve sorte ao encontrar o baú do tesouro foi pura sorte. Mas eles vindo até você e pedindo para você extrair e tendo que lhe dar a metade, isso não é sorte.

Você criou sua própria sorte. Você se coloca em posição de poder capitalizar essa sorte. Ou para atrair essa sorte quando ninguém mais criou essa oportunidade para si. Quando falamos de “sem sorte”, queremos ser deterministas, não queremos deixar ao acaso.

Em 1.000 universos paralelos, você quer ser rico em 999 deles

Nivi: Você quer elaborar um pouco mais sobre a ideia de que em 1.000 universos paralelos você quer ficar rico em 999 deles? Acho que algumas pessoas vão ver isso e dizer: “isso parece impossível, parece bom demais para ser verdade”.

Naval: Não, não acho impossível. Eu acho que você pode ter que trabalhar um pouco mais duro nisso, dadas as suas circunstâncias iniciais. Comecei como um garoto pobre na Índia, então se eu consegui, qualquer um pode, nesse sentido.

Agora, obviamente, eu tinha todos os meus membros e minhas faculdades mentais e tinha uma educação. Existem alguns pré-requisitos que você não pode passar. Mas se você está ouvindo este vídeo ou podcast, provavelmente tem os meios necessários à sua disposição, que são um corpo funcional e uma mente funcional.

E eu encontrei muita má sorte ao longo do caminho. A primeira pequena fortuna que fiz, perdi instantaneamente no mercado de ações. A segunda fortuna que fiz, ou deveria ter feito, basicamente fui enganado pelos meus sócios. É apenas a terceira vez que foi um encanto.

E, mesmo assim, tem sido uma luta lenta e constante. Eu não ganhei dinheiro na minha vida em um pagamento gigante. Sempre foi um monte de pequenas coisas se acumulando. Trata-se mais de criar riqueza consistentemente por meio da criação de negócios, incluindo oportunidades e criação de investimentos. Não foi uma coisa única gigante.

A riqueza acumula uma ficha de cada vez, não todas de uma vez

Minha riqueza pessoal não foi gerada por um grande ano. Ele empilha um pouco, fichas de cada vez. Mais opções, mais negócios, mais investimentos, mais coisas que posso fazer.

Da mesma forma que alguém como Nenad, illacertus, ele está construindo sua marca online. Ele está construindo vídeos. Não é como se algum vídeo de repente o enchesse de riquezas da noite para o dia. Vai ser uma longa vida de aprendizado, de leitura, de criação que vai se compor.

Estamos falando de ficar rico para poder se aposentar, para ter sua liberdade. Não se aposentar no sentido de não fazer nada. Mas no sentido de que você não precisa estar em nenhum lugar que não queira, não precisa fazer nada que não queira, pode acordar quando quiser, pode dormir quando você quer, você não tem um chefe. Isso é liberdade.

Estamos falando de riqueza suficiente para chegar à liberdade. Especialmente graças à Internet hoje em dia, porém, as oportunidades são extremamente abundantes. Na verdade, tenho muitas maneiras de ganhar dinheiro, não tenho tempo suficiente. Tenho oportunidades saindo dos meus ouvidos e o que sempre me falta é o tempo.

Existem tantas maneiras de criar riqueza, criar produtos, criar negócios, criar oportunidades e, como subproduto, ser pago pela sociedade que nem consigo lidar com tudo isso.

Faça da sorte o seu destino

Construa seu personagem de forma que a sorte se torne determinista

Nivi:  Eu acho muito interessante que os três primeiros tipos de sorte que você descreveu são clichês muito comuns para eles que todo mundo conhece. E então, para aquele último tipo de sorte que vem de sua maneira única de agir, não há nenhum clichê real para isso.

Assim, para os três primeiros tipos, há “sorte burra” ou “sorte cega”. Esse é o primeiro tipo de sorte. O segundo tipo de sorte é o clichê de que “a sorte favorece os ousados”. Essa é uma pessoa que tem sorte apenas por mexer na panela e agir. O terceiro tipo de sorte, as pessoas dizem que “o acaso favorece a mente preparada”.

Mas para o quarto tipo de sorte, não existe um clichê comum por aí que corresponda ao caráter único de sua ação, o que eu acho interessante e talvez uma oportunidade e também mostra que as pessoas não estão necessariamente tirando vantagem desse tipo de sorte do jeito que deveriam ser.

Naval:  Acho que também nesse ponto começa a se tornar tão determinista que deixa de ser sorte. Então, a definição começa a passar de sorte para mais destino. Então, eu caracterizaria o quarto como você constrói seu personagem de uma certa maneira e então seu personagem se torna seu destino.

Construa seu personagem para que a oportunidade o encontre

Uma das coisas que considero importante para ganhar dinheiro é quando você quer o tipo de reputação que faz as pessoas fecharem negócios através de você. Eu uso o exemplo de como, se você é um grande mergulhador, os caçadores de tesouros virão e lhe darão um pedaço do tesouro por suas habilidades de mergulho.

Se você é um negociador confiável, confiável, de alta integridade e pensamento de longo prazo, então, quando outras pessoas quiserem fazer negócios, mas não souberem como fazê-los de maneira confiável com estranhos, eles literalmente o abordarão. e dar-lhe uma parte do negócio ou oferecer-lhe um negócio único apenas por causa da integridade e reputação que você construiu.

Warren Buffett recebe ofertas de negócios e pode comprar empresas, comprar warrants, resgatar bancos e fazer coisas que outras pessoas não podem fazer por causa de sua reputação.

Mas é claro que isso é frágil. Tem responsabilidade em jogo, tem uma marca forte em jogo e, como falaremos mais tarde, isso vem com responsabilidade anexada.

Mas eu diria que o seu caráter, a sua reputação, são coisas que você pode construir e que vão permitir que você aproveite as oportunidades que outras pessoas podem caracterizar como sorte, mas você sabe que não foi sorte.

Nivi:  Você disse que esse quarto tipo de sorte é mais ou menos um destino. Há uma citação daquele livro original que estava nas postagens do blog de Marc de Benjamin Disraeli, que eu acho que foi o ex-primeiro-ministro do Reino Unido. A citação para descrever esse tipo de sorte era: “nós fazemos nossas fortunas e as chamamos de destino”.

Você tem que ser um pouco excêntrico para estar sozinho na fronteira

Houve algumas outras coisas interessantes sobre esse tipo de sorte que foram mencionadas na postagem do blog, acho que será bom para os ouvintes ouvirem é que esse quarto tipo de sorte pode quase vir de maneiras excêntricas que você faça suas coisas e essa excentricidade não é necessariamente uma coisa ruim neste caso. Na verdade, é uma coisa boa.

Naval:  Sim, com certeza. Porque o mundo é um lugar muito eficiente, então, todo mundo cavou em todos os lugares óbvios para cavar e encontrar algo que seja novo, novo e descoberto, ajuda estar operando em uma fronteira.

Onde bem aí você tem que ser um pouco excêntrico para estar na fronteira sozinho, e então você tem que estar disposto a cavar mais fundo do que outras pessoas, mais fundo do que parece racional só porque você está interessado.

Nivi: Sim, as duas citações que vi que expressam esse tipo de sorte, além daquela de Benjamin Disraeli, são esta de Sam Altman, onde ele disse: “pessoas extremas obtêm resultados extremos”. Eu acho isso muito bom. E então há outro de Jeffrey Pfeffer, que é professor em Stanford, “você não pode ser normal e esperar retornos anormais”. Eu sempre gostei disso também.

Naval: Sim. E uma citação de que gosto, que é exatamente o oposto disso, é: “jogue jogos estúpidos e ganhe prêmios estúpidos”. Muitas pessoas passam muito tempo jogando jogos sociais como no Twitter, onde você está tentando melhorar sua posição social e basicamente ganha prêmios sociais estúpidos que não valem nada.

Nivi: Acho que  a última coisa que tirei desta postagem do blog é a ideia de que, ao perseguir esses tipos de sorte, especialmente o último, basicamente tudo menos sorte estúpida, ao persegui-los, você essencialmente fica sem sorte. Então, se você continuar mexendo a panela e mexendo a panela, só isso você vai ficar sem sorte.

Naval: Sim, ou pode ser apenas uma reversão à média. Então, pelo menos, você neutralizou a sorte para que seus próprios talentos entrassem em jogo.

Você não vai ficar rico alugando seu tempo

Você não pode ganhar de forma não linear quando está alugando seu tempo

Você não ficará rico alugando seu tempo

Nivi: Em seguida, você entrará em detalhes mais específicos sobre como você pode realmente ficar rico e como não pode ficar rico. O primeiro ponto foi sobre como você não vai ficar rico: “Você não vai ficar rico alugando seu tempo. Você deve possuir patrimônio, uma parte do negócio para obter sua liberdade financeira.”

Naval: Este é provavelmente um dos pontos mais importantes. As pessoas parecem pensar que você pode criar riqueza e ganhar dinheiro com o trabalho. E provavelmente não vai funcionar. Há muitas razões para isso.

Mas o mais básico é apenas que suas entradas estão intimamente ligadas às suas saídas. Em quase todos os empregos assalariados, mesmo naqueles que pagam muito por hora, como um advogado ou um médico, você ainda está trabalhando, e a cada hora você é pago.

Então, o que isso significa é que quando você está dormindo, você não está ganhando. Quando você está aposentado, você não está ganhando. Quando você está de férias, você não está ganhando. E você não pode ganhar de forma não linear.

Se você olhar até os médicos que ficam ricos, tipo ricos mesmo, é porque eles abrem um negócio. Eles abrem como um consultório particular. E esse consultório particular constrói uma marca, e essa marca atrai as pessoas. Ou eles constroem algum tipo de dispositivo médico, procedimento ou processo com propriedade intelectual.

Então, essencialmente, você está trabalhando para outra pessoa, e essa pessoa está assumindo o risco e tem a responsabilidade, a propriedade intelectual e a marca. Então, eles simplesmente não vão te pagar o suficiente. Eles vão te pagar o mínimo necessário para que você faça o trabalho deles. E isso pode ser um mínimo alto, mas ainda não será uma verdadeira riqueza onde você está aposentado.

Alugar seu tempo significa que você é essencialmente substituível

E então, finalmente, você não está criando tanto original para a sociedade. Como eu disse, essa tempestade de tweets deveria ter sido chamada de “Como criar riqueza”. É que “Como Ficar Rico” era um título mais cativante. Mas você não está criando coisas novas para a sociedade. Você está apenas fazendo as coisas repetidamente.

E você é essencialmente substituível porque agora está desempenhando um papel definido. A maioria dos papéis definidos pode ser ensinada. Se eles podem ser ensinados como em uma escola, eventualmente você estará competindo com alguém que tem conhecimento mais recente, que foi ensinado e está vindo para substituí-lo.

É muito mais provável que você esteja fazendo um trabalho que pode ser eventualmente substituído por um robô ou por uma IA. E nem precisa ser substituído por atacado durante a noite. Pode ser substituído um pouco de cada vez. E isso afeta sua criação de riqueza e, portanto, sua capacidade de ganhar.

Então, fundamentalmente, suas entradas são combinadas com suas saídas. Você é substituível e não está sendo criativo. Eu simplesmente não acho que essa seja uma maneira de você realmente ganhar dinheiro.

Você deve possuir patrimônio para obter sua liberdade financeira

Portanto, todo mundo que realmente ganha dinheiro em algum momento possui um pedaço de um produto, ou um negócio, ou algum tipo de propriedade intelectual. Isso pode ser por meio de opções de ações, então você pode trabalhar em uma empresa de tecnologia. Essa é uma boa maneira de começar.

Mas geralmente a verdadeira riqueza é criada abrindo suas próprias empresas ou até mesmo por investidores. Eles estão em uma empresa de investimentos e estão comprando ações. Estes são muito mais os caminhos para a riqueza. Não passa das horas.

Você quer uma carreira em que suas entradas não correspondam às suas saídas

Você realmente quer apenas um emprego, uma carreira ou uma profissão em que suas entradas não correspondam às suas saídas. Se você olhar para a sociedade moderna, novamente, isso é mais tarde na tempestade de tweets. As empresas que têm alta criatividade e alta alavancagem tendem a ser aquelas em que você pode fazer uma hora de trabalho e isso pode ter um efeito enorme. Ou você pode fazer 1.000 horas de trabalho e isso pode não surtir efeito.

Por exemplo, veja a engenharia de software. Um grande engenheiro pode, por exemplo, criar bitcoin e criar bilhões de dólares em valor. E um engenheiro que está trabalhando na coisa errada, ou não tão bom, ou apenas não tão criativo, ou atencioso, ou o que quer que seja, pode trabalhar por um ano inteiro, e cada pedaço de código que eles enviam acaba não sendo usado. Os clientes não querem.

Esse é um exemplo de profissão em que a entrada e a saída são altamente desconectadas. Não é baseado no número de horas que você dedica.

Considerando que, no outro extremo, se você for um lenhador, até mesmo o melhor lenhador do mundo, supondo que você não esteja trabalhando com ferramentas, então as entradas e saídas estão claramente conectadas. Você está apenas usando um machado ou uma serra. Você sabe, o melhor lenhador do mundo pode ser 3 vezes melhor do que um dos piores lenhadores, certo? Não vai ser uma diferença gigantesca.

Portanto, você deseja procurar profissões e carreiras em que as entradas e saídas sejam altamente desconectadas. Essa é outra maneira de dizer que você deseja procurar coisas que sejam alavancadas. E por alavancado, não quero dizer apenas alavancagem financeira, como Wall Street usa, e isso tem má fama. Estou falando apenas de ferramentas. Estamos usando ferramentas.

Um computador é uma ferramenta que os engenheiros de software usam. Se eu sou um lenhador com escavadeiras, machados de robôs automáticos e serras, vou usar ferramentas e ter mais força do que alguém que está apenas usando as próprias mãos e tentando arrancar as árvores pela raiz.

Ferramentas e alavancagem são o que cria essa desconexão entre entradas e saídas. Criatividade, portanto, quanto maior o componente de criatividade de uma profissão, maior a probabilidade de ter entradas e saídas desconectadas.

Então, acho que se você está olhando para profissões em que suas entradas e saídas estão altamente conectadas, vai ser muito, muito difícil criar riqueza e fazer riqueza para si mesmo nesse processo.

Viva abaixo de seus meios de liberdade

As pessoas ocupadas em melhorar seus estilos de vida simplesmente não conseguem entender essa liberdade

As pessoas que vivem abaixo de seus meios têm liberdade

Nivi: Quaisquer outras grandes coisas que você deve evitar, além de alugar seu tempo?

Naval:  Sim, há dois tweets que publiquei que estão relacionados. O primeiro sobre o qual eu estava falando, onde alguém, tipo, como seu estilo de vida tem que melhorar, não deveria ser atualizado muito rápido. E aquele basicamente disse que as pessoas que vivem muito abaixo de seus meios desfrutam de uma liberdade que as pessoas ocupadas em melhorar seus estilos de vida simplesmente não conseguem imaginar.

E acho isso muito importante, apenas para não atualizar seu estilo de vida o tempo todo. Para manter sua liberdade. E isso apenas lhe dá liberdade de operação. Você basicamente, depois de ganhar um pouco de dinheiro, ainda quer viver como antes, para que apenas a preocupação desapareça. Portanto, não corra para atualizar aquela casa, estilo de vida e todas essas coisas.

As coisas mais perigosas são heroína e um salário mensal

Digamos que você receba $ 1.000 por hora. O problema é que, quando você adota um estilo de vida profissional como esse, não passa de repente de US $ 20 por hora para US $ 1.000 por hora. Isso é uma progressão ao longo de uma longa carreira.

E quando isso acontece, um problema sutil é que você melhora seu estilo de vida à medida que ganha mais e mais dinheiro. E essa atualização do estilo de vida aumenta o que você considera ser riqueza, e você fica nessa armadilha de escravo assalariado.

Então, esqueci quem disse isso, talvez tenha sido Nassim Taleb. Mas ele disse: “As coisas mais perigosas são a heroína e um salário mensal”. Certo, porque eles são altamente viciantes. A maneira como você deseja ficar rico é ser pobre, trabalhar, trabalhar e trabalhar.

Idealmente, você ganhará seu dinheiro em pedaços discretos

E é assim, por exemplo, que a indústria de tecnologia funciona. Onde você não ganha dinheiro por dez anos e, de repente, no ano onze, pode ter um dia de pagamento gigantesco.

O que, aliás, é uma das razões pelas quais essas alíquotas de impostos marginais muito altas para os chamados ricos são falhas, porque nas profissões mais criativas e de maior risco você literalmente perde dinheiro por uma década ao longo de sua vida, enquanto assume riscos maciços e você sangra, sangra e sangra.

E então, de repente, no ano onze ou quinze, você pode ter um único grande dia de pagamento. Mas é claro que o Tio Sam apareceu e basicamente disse: “Ei, quer saber, você acabou de ganhar muito dinheiro este ano. Portanto, você é rico. Portanto, você é mau e tem que entregar tudo para nós.” Então, isso apenas destrói esses tipos de profissões criativas que assumem riscos.

Mas, idealmente, você quer ganhar seu dinheiro em pedaços discretos, separados por longos períodos de tempo, para que seu próprio estilo de vida não tenha chance de se adaptar rapidamente, e então você basicamente diz: “Ok, agora terminei. Agora estou aposentado. Agora estou livre. Ainda vou trabalhar porque você tem que fazer algo com sua vida, mas vou trabalhar apenas nas coisas que quero, quando quero.” E assim você tem muito mais expressão criativa e muito menos sobre dinheiro.

Dê à sociedade o que ela não sabe como obter

A sociedade pagará a você por criar o que deseja e entregá-lo em escala

Dê à sociedade o que ela quer, mas não sabe como conseguir – em escala

Nivi: Você não vai ficar rico alugando seu tempo. Mas você diz que “você vai ficar rico dando à sociedade o que ela quer, mas ainda não sabe como chegar em escala”.

Naval: Isso mesmo. Então, essencialmente, como falamos antes, o dinheiro é uma promissória da sociedade dizendo: “Você fez algo bom no passado. Agora, aqui está algo que devemos a você para o futuro.” E assim a sociedade vai te pagar por criar as coisas que ela quer.

Mas a sociedade ainda não sabe como criar essas coisas porque, se soubesse, não precisaria de você. Eles já estariam eliminados em grande escala.

Quase tudo que está em sua casa, em seu local de trabalho e na rua costumava ser tecnologia em algum momento. Houve um tempo em que o petróleo era uma tecnologia que enriqueceu JD Rockefeller. Houve um tempo em que os carros eram tecnologia, que enriqueceu Henry Ford.

Assim, a tecnologia é apenas o conjunto de coisas, como disse Alan Kay, que ainda não funcionam [correção: Danny Hillis]. Uma vez que algo funciona, não é mais tecnologia. Então, a sociedade sempre quer coisas novas.

Descubra qual produto você pode fornecer e, em seguida, descubra como escalá-lo

E se você quer ser rico, você quer descobrir qual dessas coisas você pode fornecer para a sociedade, que ela ainda não sabe como conseguir, mas vai querer, isso é natural para você, e dentro do seu conjunto de habilidades, dentro suas capacidades.

E então você tem que descobrir como escalá-lo. Porque se você apenas construir um deles, isso não é suficiente. Você tem que construir milhares, ou centenas de milhares, ou milhões, ou bilhões deles. Então, todo mundo pode ter um.

Steve Jobs e sua equipe, é claro, descobriram que a sociedade iria querer smartphones. Um computador no bolso que tivesse toda a capacidade do telefone vezes 100 e fosse fácil de usar. Então, eles descobriram como construir isso e, em seguida, descobriram como escalá-lo.

E eles descobriram como colocar um no bolso de cada cidadão do Primeiro Mundo e, eventualmente, de cada cidadão do Terceiro Mundo também. E por causa disso eles são generosamente recompensados, e a Apple é a empresa mais valiosa do mundo.

Nivi: A maneira como tentei colocar é que o trabalho do empreendedor é tentar trazer o que há de mais sofisticado para o mercado de massa.

Naval: Começa como high end. Primeiro, começa como um ato de criatividade. Primeiro você cria apenas porque você quer. Você quer, sabe como construí-lo e precisa dele. E assim você constrói para si mesmo. Então você descobre como levá-lo para outras pessoas. E então, por um tempo, as pessoas ricas o têm.

Tipo, por exemplo, pessoas ricas tinham motoristas e carros pretos. E então o Uber apareceu, e o motorista particular de todos está disponível para todos. E agora você pode até ver os pools do Uber que estão substituindo os ônibus porque é mais conveniente. E então você tem scooters, que estão ainda mais abaixo do mercado. Então, você está certo. Trata-se de distribuir o que os ricos costumavam ter para todos.

Mas o trabalho do empreendedor começa antes mesmo disso, que é a criação. O empreendedorismo é essencialmente um ato de criar algo novo do zero. Prever o que a sociedade vai querer, e depois descobrir como escalá-lo e levá-lo a todos de maneira lucrativa e autossustentável.

A Internet Ampliou Massivamente as Possibilidades de Carreira

A Internet permite escalar qualquer obsessão de nicho

A Internet ampliou massivamente o espaço possível de carreiras

Nivi: Vamos olhar para este próximo tweet, que eu achei enigmático, e também superinteressante, sobre o tipo de trabalho ou carreira que você pode ter. Você disse: “A internet ampliou enormemente o espaço possível de carreiras. A maioria das pessoas ainda não percebeu isso.”

Naval: A propriedade fundamental da internet, mais do que qualquer outra coisa, é que ela conecta todos os seres humanos entre si no planeta. Agora você pode alcançar todos.

Seja enviando um e-mail para eles pessoalmente, seja transmitindo para eles no Twitter, seja postando algo no Facebook que eles encontram, seja criando um site que eles vêm e acessam.

Ele conecta todos a todos. Assim, a internet é uma ferramenta de inter-rede. Ele conecta todo mundo. Esse é o seu superpoder. Então, você quer usar isso.

O que isso ajuda você a descobrir é que a Internet significa que você pode encontrar seu público para seu produto, ou seu talento e habilidade, não importa o quão longe eles estejam.

Por exemplo, Nenad, que é Illacertus , se você olhar seus vídeos pré-internet, como ele passaria a mensagem? Seria apenas… o que ele faria? Ele corria por onde mora no bairro dele mostrando para as pessoas em um computador, ou em uma tela? Ou ele tentaria exibi-lo em seu cinema local? Era impossível. Só funciona porque ele pode colocar na internet.

E quantas pessoas no mundo estão realmente interessadas nisso? Ou mesmo interessados ​​no que estamos falando vão realmente absorver, certo? Vai ser um subconjunto muito pequeno da humanidade. A chave é ser capaz de alcançá-los.

A Internet permite escalar qualquer obsessão de nicho

Então, o que a internet faz é permitir qualquer obsessão de nicho, o que pode ser a coisa mais estranha. Pode ser como pessoas que colecionam cobras, como pessoas que gostam de andar de balão, como pessoas que gostam de navegar ao redor do mundo sozinhas, apenas uma pessoa em uma embarcação ou alguém obcecado por culinária em miniatura. Tipo, existe todo esse fenômeno da culinária em miniatura japonesa. Ou tem programa de mulher que vai na casa das pessoas e arruma, né?

Portanto, qualquer que seja a obsessão de nicho que você tenha, a Internet permite que você dimensione. Agora, isso não quer dizer que o que você construir será o próximo Facebook ou alcançará bilhões de usuários, mas se você quiser apenas alcançar 50.000 pessoas apaixonadas como você, há um público para você.

Então a beleza disso é que temos 7 bilhões de seres humanos no planeta. A combinatória do DNA humano é incrível. Todo mundo é completamente diferente. Você nunca encontrará duas pessoas que sejam vagamente semelhantes entre si, que possam substituir uma à outra.

Não é como se você pudesse dizer: “Bem, Nivi, acabei de sair da minha vida. Então, posso ter essa outra pessoa entrando, e ela é como Nivi. E tenho os mesmos sentimentos, as mesmas respostas e as mesmas ideias.” Não. Não há substitutos para as pessoas. As pessoas são completamente únicas.

Então, dado que cada pessoa tem habilidades diferentes, interesses diferentes, obsessões diferentes. E é essa diversidade que se torna um superpoder criativo. Assim, cada pessoa pode ser criativamente excelente em sua própria coisa única.

Mas antes disso não importava. Porque se você morasse em uma pequena vila de pescadores na Itália, como sua vila de pescadores, não precisava necessariamente de sua habilidade completamente única e você tinha que se conformar apenas com os poucos empregos disponíveis. Mas agora hoje você pode ser completamente único.

Você pode sair na internet e encontrar seu público. E você pode construir um negócio, criar um produto, construir riqueza e fazer as pessoas felizes apenas se expressando de forma única através da internet.

O espaço das carreiras foi tão ampliado. Jogadores de esportes eletrônicos, você sabe, pessoas que ganham milhões de dólares jogando Fortnite. Pessoas criando vídeos e enviando-os. Emissoras do YouTube. Blogueiros, podcasters. Joe Rogan, eu li, verdadeiro ou falso, não sei, mas li que ele vai ganhar cerca de US$ 100 milhões por ano com seu podcast. E ele teve 2 bilhões de downloads.

Até PewDiePie… tem um tweet hilário que eu retuitei outro dia. PewDiePie é o nome confiável número um nas notícias. Acho que é um garoto da Suécia, e ele tem três vezes mais distribuição do que as principais redes de notícias a cabo. Apenas em seu canal de notícias. Não está nem no canal de entretenimento dele.

Fuja da concorrência através da autenticidade

A internet permite qualquer interesse de nicho, desde que você seja o melhor nisso para expandir. E a boa notícia é que todo ser humano é diferente, todo mundo é o melhor em alguma coisa. Sendo eles mesmos.

Outro tweet que eu tenho que vale a pena tecer, mas não entrou nessa tempestade de tweets, foi muito simples. Eu gosto das coisas quando posso comprimi-las porque são fáceis de lembrar e fáceis de entender. Mas aquele era: “Fuja da competição por meio da autenticidade”.

Basicamente, quando você está competindo com as pessoas é porque as está copiando. É porque você está tentando fazer a mesma coisa. Mas todo ser humano é diferente. Não copie.

Sei que somos criaturas miméticas, e René Girard tem toda uma teoria da mimese. Mas é muito mais fácil do que isso. Não imite. Não copie. Apenas faça suas próprias coisas. Ninguém pode competir com você em ser você. É simples assim.

E quanto mais autêntico você for em relação a quem você é e ao que ama fazer, menos competição terá. Assim, você pode escapar da competição pela autenticidade quando perceber que ninguém pode competir com você por ser você. E normalmente isso teria sido um conselho inútil pré-internet. Pós-internet, você pode transformar isso em uma carreira.

Jogue jogos de longo prazo com pessoas de longo prazo

Todos os retornos na vida vêm de juros compostos em jogos de longo prazo

Jogue jogos de longo prazo com pessoas de longo prazo

Nivi: Fale um pouco sobre em quais setores você deveria pensar em trabalhar. Que tipo de trabalho você deveria ter? E com quem você gostaria de trabalhar? Então, você disse: “Deve-se escolher uma indústria em que você possa jogar jogos de longo prazo com pessoas de longo prazo”. Por que?

Naval: Sim, esta é uma visão sobre o que faz o Vale do Silício funcionar e o que faz as sociedades de alta confiança funcionarem. Essencialmente, todos os benefícios da vida vêm de interesses compostos. Quer seja em relacionamentos, ou em ganhar dinheiro, ou em aprender.

Então, os juros compostos são uma força maravilhosa, onde se você começar com 1x o que você tem, e depois aumentar 20% ao ano por 30 anos, não é que você tenha 30 anos vezes 20% adicionados. Foi composto, então apenas cresceu, cresceu e cresceu até que de repente você conseguiu uma quantidade enorme de tudo o que é. Seja boa vontade, amor, relacionamentos ou dinheiro. Então, acho que os juros compostos são uma força muito importante.

Você tem que ser capaz de jogar um jogo de longo prazo. E os jogos de longo prazo são bons não apenas para juros compostos, mas também para confiança. Se você olhar para os jogos do tipo dilema do prisioneiro, uma solução para o dilema do prisioneiro é olho por olho, ou seja, vou fazer com você o que você fez comigo da última vez, com algum perdão caso tenha cometido um erro. Mas isso só funciona em um dilema do prisioneiro iterado, em outras palavras, se jogarmos um jogo várias vezes.

Então, se você está em uma situação, como, por exemplo, no Vale do Silício, onde as pessoas estão fazendo negócios umas com as outras e se conhecem, confiam umas nas outras. Então eles fazem o certo um pelo outro porque sabem que essa pessoa estará por perto no próximo jogo.

É claro que isso nem sempre funciona porque você pode ganhar tanto dinheiro em uma jogada no Vale do Silício, às vezes as pessoas traem umas às outras porque pensam: “Vou ficar rico o suficiente com isso para não Não me importo. Portanto, pode haver exceções para todas essas circunstâncias.

Mas, essencialmente, se você deseja ter sucesso, precisa trabalhar com outras pessoas. E você tem que descobrir em quem você pode confiar, e em quem você pode confiar por um longo, longo período de tempo, para que você possa continuar jogando o jogo com eles, para que os juros compostos e a alta confiança tornem mais fácil jogar. o jogo e permitirá que você colete as principais recompensas, que geralmente estão no final do ciclo.

Assim, por exemplo, Warren Buffett se saiu muito bem como investidor no mercado de ações dos EUA, mas a maior razão pela qual ele pôde fazer isso foi porque o mercado de ações dos EUA tem estado estável e por aí, e não foi, por exemplo, apreendido por o governo durante uma má administração. Ou os EUA não mergulharam em alguma guerra. A plataforma subjacente não foi destruída. Então, no caso dele, ele estava jogando um jogo de longo prazo. E a confiança veio da estabilidade do mercado de ações americano.

Quando você muda de setor, está começando do zero

No Vale do Silício, a confiança vem da rede de pessoas na pequena área geográfica, que você descobre com o tempo com quem pode trabalhar e com quem não pode.

Se você continuar trocando de local, continuará trocando de grupo… digamos que você começou na indústria de carpintaria e construiu uma rede lá. E você está trabalhando duro, está tentando construir um produto na indústria madeireira. E então, de repente, surge outra indústria adjacente, mas diferente, mas você realmente não conhece ninguém e quer mergulhar e ganhar dinheiro lá.

Se você continuar pulando da indústria para … “Não, na verdade eu preciso abrir uma linha de postos de carros elétricos para reabastecimento de carros elétricos”. Isso pode fazer sentido. Essa pode ser a melhor oportunidade. Mas toda vez que você redefinir, toda vez que sair de onde construiu sua rede, estará começando do zero. Você não vai saber em quem confiar. Eles não vão saber confiar em você.

Existem também setores em que as pessoas são transitórias por definição. Eles estão sempre entrando e saindo. A política é um exemplo disso, né? Na política, novas pessoas estão sendo eleitas. Você vê na política isso quando você tem muitos veteranos, como o Senado, pessoas que estão por aí há muito tempo e são políticos de carreira.

Há muitas desvantagens para os políticos de carreira, como a corrupção. Mas uma vantagem é que eles realmente fecham acordos um com o outro porque sabem que a outra pessoa estará na mesma posição daqui a dez anos, e eles terão que continuar lidando com eles, então eles também podem aprender como cooperar.

Considerando que toda vez que você recebe uma nova turma de calouros na Câmara dos Deputados, que muda a cada dois anos com uma eleição de grande onda. Nada é feito por causa de muita luta. “Como acabei de chegar, não te conheço, não sei se você vai estar por perto, por que devo trabalhar com você em vez de apenas tentar fazer o que acho certo?”

Portanto, é importante escolher um setor em que você possa jogar jogos de longo prazo e com pessoas de longo prazo. Então, essas pessoas têm que sinalizar que vão ficar por aqui por muito tempo. Que eles são éticos. E sua ética é visível através de suas ações.

Jogadores de longo prazo enriquecem uns aos outros

Nivi: Em um jogo de longo prazo, parece que todos estão enriquecendo uns aos outros. E em um jogo de curto prazo, parece que todo mundo está ficando rico.

Naval: Acho que é uma formulação brilhante. Em um jogo de longo prazo, é uma soma positiva. Estamos todos assando a torta juntos. Estamos tentando torná-lo o maior possível. E em um jogo de curto prazo, estamos cortando o bolo.

Agora, isso não é para desculpar os socialistas, certo? Os socialistas são as pessoas que não estão envolvidas em assar a torta, que aparecem no final e dizem: “Quero uma fatia ou quero a torta inteira”. Eles aparecem com as armas.

Mas acho que um bom líder não leva crédito. Um bom líder basicamente tenta inspirar as pessoas, para que a equipe faça o trabalho. E então as coisas são divididas de acordo com a justiça, e quem contribuiu com quanto, ou o mais próximo possível, e se arriscou, ao contrário de quem tem a faca mais longa … a faca mais afiada no final.

Os retornos vêm de juros compostos em jogos iterados

Nivi: Então, os próximos dois tweets são: “Jogue jogos iterados. Todos os retornos na vida, seja em riqueza, relacionamentos ou conhecimento, vêm de juros compostos.”

Naval: Quando você faz negócios com alguém, você é amigo de alguém há dez anos, vinte anos, trinta anos, fica cada vez melhor porque você confia neles com tanta facilidade. O atrito diminui, você pode fazer coisas maiores e maiores juntos.

Por exemplo, o mais simples é casar com alguém, ter filhos e criá-los. Isso é juros compostos, certo? Investir nesses relacionamentos. Esses relacionamentos acabam sendo inestimáveis ​​em comparação com relacionamentos mais casuais.

É verdade em saúde e fitness. Você sabe, quanto mais em forma você estiver, mais fácil será ficar em forma. Considerando que quanto mais você deteriora seu corpo, mais difícil é voltar e abrir caminho de volta à linha de base. Requer atos heróicos.

Nivi: Em relação aos juros compostos, acho que vi algo retuitado há um tempo atrás. Talvez fosse de Ed Latimore. Foi algo como: “Tenha alguma tração. Adquira a compra e não a perca” [correção: o tweet é de @ mmay3r ]. Então, a ideia era ganhar alguma tração inicial e nunca cair para trás, apenas continuar subindo e subindo.

Naval: Não me lembro exatamente. Mas acho que estava certo. Sim, foi como, “Pegue tração e não solte.” Foi uma boa, sim.

Escolha Parceiros com Inteligência, Energia e Integridade

Você não pode comprometer nenhum desses três

Escolha parceiros de negócios com alta inteligência, energia e integridade

Naval: Em termos de escolher pessoas com quem trabalhar, escolha aquelas que tenham alta inteligência, alta energia e alta integridade, acho que essa é a lista de verificação de três partes que você não pode comprometer.

Você precisa de alguém inteligente, ou eles seguirão na direção errada. E você não vai acabar no lugar certo. Você precisa de alguém com muita energia porque o mundo está cheio de pessoas inteligentes e preguiçosas.

Todos nós conhecemos pessoas em nossa vida que são realmente inteligentes, mas não conseguem sair da cama ou levantar um dedo. E também conhecemos pessoas com muita energia, mas não tão inteligentes. Então, eles trabalham duro, mas estão indo na direção errada.

E inteligente não é pejorativo. Não é para dizer que alguém é inteligente, outra pessoa é estúpida. Mas é mais que todo mundo é esperto em coisas diferentes. Então, dependendo do que você quer fazer bem, você tem que encontrar alguém que seja esperto nisso.

E aí a energia, muitas vezes as pessoas estão desmotivadas para uma coisa específica, mas estão motivadas para outras coisas. Então, por exemplo, alguém pode estar realmente desmotivado para ir trabalhar e sentar em um escritório. Mas eles podem estar realmente motivados para pintar, certo?

Bem, nesse caso, eles deveriam ser pintores. Eles deveriam estar colocando arte na internet. Tentando descobrir como construir uma carreira a partir disso, em vez de usar uma coleira no pescoço e ir para um trabalho monótono.

E então a alta integridade é o mais importante porque, caso contrário, se você tiver os outros dois, o que você tem é um vigarista esperto e trabalhador, que eventualmente irá enganá-lo. Então, você tem que descobrir se a pessoa é de alta integridade.

E como falamos, a maneira de fazer isso é por meio de sinais. E sinais é o que eles fazem, não o que eles dizem. São todas as coisas não-verbais que eles fazem quando acham que ninguém está olhando.

A motivação tem que vir intrinsecamente

Nivi: Com relação à energia, houve uma coisa interessante de Sam Altman um tempo atrás, onde ele estava falando sobre delegação, e ele estava dizendo: “Uma das coisas importantes para a delegação é delegar para pessoas que são realmente boas em a coisa que você quer que eles façam.”

É a coisa mais óbvia, mas parece que… você quer fazer parceria com pessoas que naturalmente vão fazer as coisas que você quer que elas façam. 

Naval: Sim. Eu quase não abrirei uma empresa, ou contratarei uma pessoa, ou trabalharei com alguém se eu simplesmente não achar que eles estão interessados ​​no que eu quero que eles façam.

Quando eu era mais jovem, costumava tentar convencer as pessoas sobre as coisas. Eu tive a ideia de que você poderia convencer alguém a fazer algo. Mas você não pode. Você não pode mantê-los motivados. Você pode inspirá-los inicialmente. Pode funcionar se você for um rei como Henrique V, e estiver tentando fazer com que eles apenas ataquem a batalha, e então eles descobrirão.

Mas se você está tentando manter alguém motivado a longo prazo, essa motivação deve vir intrinsecamente. Você não pode simplesmente criá-lo, nem pode ser a muleta para eles se eles não tiverem essa motivação intrínseca. Portanto, você precisa garantir que as pessoas realmente tenham muita energia e queiram fazer o que você deseja que elas façam e no que deseja trabalhar com elas.

Integridade é o que alguém faz, apesar do que dizem que fazem

A leitura dos sinais é muito, muito importante. Sinais são o que as pessoas fazem apesar do que dizem. Portanto, é importante prestar atenção aos sinais sutis. Todos nós sabemos que socialmente, se alguém trata um garçom ou garçonete em um restaurante muito mal, é apenas uma questão de tempo até que eles o tratem mal.

Se alguém engana um inimigo e é vingativo em relação a ele, bem, é apenas uma questão de tempo até que ele o redefina de amigo a inimigo e você sinta sua ira. Portanto, pessoas raivosas, indignadas, vingativas e que pensam a curto prazo são essencialmente assim em muitas interações na vida real.

As pessoas são estranhamente consistentes. Essa é uma das coisas que você aprende sobre eles. Então, você quer encontrar pessoas de longo prazo. Você quer encontrar pessoas que pareçam irracionalmente éticas.

Por exemplo, eu tinha um amigo meu em cuja empresa eu investi, e a empresa faliu, e ele poderia ter eliminado todos os investidores. Mas ele continuou colocando mais e mais dinheiro pessoal. Através de três pivôs diferentes, ele colocou dinheiro pessoal até que a empresa finalmente teve sucesso. E no processo, ele nunca eliminou os investidores.

E eu sempre fui grato a ele por isso. Eu disse: “Uau, é incrível que você tenha sido tão bom para seus investidores. Você não os eliminou. E ele se ofendeu com isso. Ele disse: “Eu não fiz isso por você. Eu não fiz isso pelos meus investidores. Eu fiz isso por mim. É a minha própria auto-estima. É com isso que me importo. É assim que vivo a minha vida.” Esse é o tipo de pessoa com quem você quer trabalhar.

Outra citação que eu gosto, eu tenho um tweet sobre isso. Acho que li isso em outro lugar, então não estou levando o crédito por isso. Mas eu meio que modifiquei um pouco. Que é aquela “autoestima é a reputação que você tem consigo mesmo”. Você sempre saberá.

Então, pessoas boas, pessoas morais, pessoas éticas, pessoas fáceis de trabalhar, pessoas confiáveis, tendem a ter uma autoestima muito elevada porque têm uma reputação muito boa consigo mesmas, e elas entendem isso.

Não é ego. Autoestima e ego são coisas diferentes. Porque o ego pode ser imerecido, mas a auto-estima, pelo menos, você sente que viveu de acordo com seu próprio código moral interno de ética.

E então é muito difícil trabalhar com pessoas que acabam sendo de baixa integridade. E é difícil descobrir quem tem alta integridade e baixa integridade. Geralmente, quanto mais alguém diz que é moral, ético e de alta integridade, menos provável é que seja assim.

É muito parecido com a sinalização de status. Se você aposta abertamente por status, se fala abertamente sobre ser de alto status, isso é um movimento de baixo status. Se você fala abertamente sobre o quão honesto, confiável e confiável você é, provavelmente não é tão honesto e confiável. Essa é uma característica dos vigaristas.

Então, sim, escolha um setor no qual você possa jogar jogos de longo prazo com pessoas de longo prazo.

Parceria com otimistas racionais

Não seja parceiro de cínicos e pessimistas; suas crenças são auto-realizáveis

Não faça parceria com pessimistas

Nivi: Vamos fazer este último tweet. Você disse: “Não seja parceiro de cínicos e pessimistas. Suas crenças são autorrealizáveis.”

Naval: Sim. Essencialmente, para criar coisas, você precisa ser um otimista racional. Racional no sentido de que você tem que ver o mundo como ele realmente é. E, no entanto, você deve ser otimista sobre suas próprias capacidades e sua capacidade de fazer as coisas.

Todos nós conhecemos pessoas que são consistentemente pessimistas, que derrubam tudo. Todo mundo na vida tem o cara crítico prestativo, certo? Ele acha que está sendo útil, mas na verdade está sendo crítico e desanima com tudo.

Essa pessoa não apenas nunca fará nada de bom em suas vidas, como também impedirá que outras pessoas ao seu redor façam algo de bom. Eles acham que seu trabalho é abrir buracos nas coisas. E não há problema em abrir buracos nas coisas, desde que você encontre uma solução.

Há também a linha militar clássica: “Lidere, siga ou saia do caminho”. E essas pessoas querem uma quarta opção, onde não querem liderar, não querem seguir, mas não querem sair do caminho. Eles querem te dizer por que a coisa não vai funcionar.

E todas as pessoas realmente bem-sucedidas que conheço têm um viés de ação muito forte. Eles apenas fazem coisas. A maneira mais fácil de descobrir se algo é viável ou não é fazendo. Pelo menos dê o primeiro passo, e o segundo passo, e o terceiro, e então decida.

Então, se você quer ter sucesso na vida, criando riqueza, ou tendo bons relacionamentos, ou estando em forma, ou até mesmo sendo feliz, você precisa ter um viés de ação para conseguir o que deseja.

Parceria com otimistas racionais

E você tem que ser otimista sobre isso. Não irracionalmente. Você sabe, não há nada pior do que alguém que é imprudente e persegue algo que não vale a pena.

É por isso que digo otimista racional. Mas você tem que ser racional. Conheça todas as armadilhas. Conheça as desvantagens, mas ainda mantenha o queixo erguido.

Você tem uma vida neste planeta. Por que não tentar construir algo grande? Essa é a beleza de Elon Musk, e por que acho que ele inspira tantas pessoas, é só porque ele assume tarefas realmente grandes e audaciosas. E ele fornece um exemplo para as pessoas pensarem grande.

E dá muito trabalho construir até coisas pequenas. Não acho que o dono da mercearia da esquina esteja trabalhando menos do que Elon Musk, ou derramando menos suor e labuta nisso. Talvez ainda mais.

Mas por qualquer motivo, educação, circunstância, eles não tiveram a chance de pensar grande, então o resultado não é tão grande. Então, é melhor pensar grande. Obviamente, racionalmente, dentro de suas possibilidades, mantenha-se otimista.

Os cínicos e os pessimistas, o que eles realmente estão dizendo, é lamentável, mas eles estão basicamente dizendo: “Desisti. Acho que não posso fazer nada. E então o mundo para mim parece um mundo onde ninguém pode fazer nada. E então por que você deveria fazer algo porque se você falhar, então eu estou certo, o que é ótimo. Mas se você tiver sucesso, então você só vai me fazer ficar mal.

Nós descendemos de pessimistas

Nivi: Sim, provavelmente é melhor ser um otimista irracional do que ser um cínico racional.

Naval: Existe uma estrutura completamente racional sobre por que você deve ser um otimista. Historicamente, se você voltar 2.000 anos, 5.000 anos, 10.000 anos, duas pessoas estão vagando por uma selva e ouvem um tigre. Alguém é otimista e diz: “Oh, não está vindo para o nosso lado”. O outro diz: “Sou pessimista, vou cair fora”. E o pessimista foge e sobrevive, e o otimista é comido.

Então, somos descendentes de pessimistas. Somos geneticamente programados para sermos pessimistas. Mas a sociedade moderna é muito, muito mais segura. Não há tigres vagando pela rua. É muito improvável que você acabe em ruína total, embora deva evitar a ruína total.

Muito mais provável que a vantagem seja ilimitada e a desvantagem seja limitada. Portanto, adaptar-se à sociedade moderna significa superar seu pessimismo e fazer apostas levemente irracionais porque o lado positivo é ilimitado se você iniciar o próximo SpaceX, Tesla ou Uber, poderá gerar bilhões de dólares em valor para a sociedade e para si mesmo. e mudar o mundo.

E se você falhar, qual é o problema? Você perdeu alguns milhões de dólares do dinheiro dos investidores, e eles têm muito mais, e essa é a aposta que eles fazem nas chances de sucesso.

Fazia sentido ser pessimista no passado. Faz sentido ser otimista hoje, especialmente se você estudou e vive em um país do Primeiro Mundo. Mesmo um país do Terceiro Mundo. Na verdade, acho que as oportunidades econômicas nos países do Terceiro Mundo são muito maiores.

A única coisa que você deve evitar é o risco de ruína. Ruína significa ficar fora da prisão. Portanto, não faça nada que seja ilegal. Nunca vale a pena usar um macacão laranja. E fique fora da perda catastrófica total. Isso pode significar que você fique longe de coisas que podem ser fisicamente perigosas, machucar seu corpo.

Você tem que cuidar da sua saúde. E fique longe de coisas que podem fazer você perder todo o seu capital, todas as suas economias. Portanto, não jogue tudo de uma vez. Mas faça apostas racionalmente otimistas com grandes vantagens.

BOCTAOE

Nivi: Eu acho que há pessoas que vão tentar construir suas ideias, e construir sobre suas ideias, não importa o quão rebuscadas possam parecer. E há pessoas que listam todas as exceções óbvias, não importa o quão óbvias sejam.

E, felizmente, no mundo das startups, eu nem mesmo fico exposto às pessoas que estão dando a você as exceções óbvias e todas as razões pelas quais isso não vai funcionar. Quase não me exponho mais a isso.

Naval: É para isso que serve o Twitter. Scott Adams ficou tão irritado com isso que inventou uma frase, uma sigla, que é “mas é claro que há exceções óbvias”, BOCTAOE. E ele costumava fixar essa sigla no final de seus artigos por um tempo.

Mas o Twitter está invadido por nitpickers. Considerando que, exatamente como você estava apontando, o Vale do Silício aprendeu que o lado positivo é tão grande que você nunca menospreza o garoto que está vestindo um moletom e tem café nos sapatos. E parece um desleixado porque você não sabe se ele será o próximo Mark Zuckerberg ou o próximo Reid Hoffman.

Então, você tem que tratar todos com respeito. Você tem que olhar para todas as possibilidades e oportunidades porque o lado positivo é muito ilimitado e o lado negativo é muito limitado no mundo moderno, especialmente com ativos e instrumentos financeiros.

Arme-se com conhecimento específico

O conhecimento específico pode ser encontrado perseguindo sua curiosidade genuína

Arme-se com conhecimentos específicos

Nivi: Você quer falar um pouco sobre as habilidades que você precisa, em particular conhecimento específico, responsabilidade, influência e julgamento. Portanto, o primeiro tweet nesta área é “Arme-se com responsabilidade e alavancagem de conhecimento específico”. E eu vou jogar em julgamento também. Eu não acho que você cobriu isso naquele tweet em particular.

Naval: Se você quer ganhar dinheiro, tem que ser pago em escala. E por que você, isso é responsabilidade, em escala, isso é alavancagem, e apenas você sendo pago em oposição a outra pessoa sendo paga, isso é conhecimento específico.

Portanto, o conhecimento específico é provavelmente a coisa mais difícil de transmitir em toda essa tempestade de tweets, e é provavelmente a coisa que mais confunde as pessoas.

A questão é que a gente tem essa ideia de que tudo pode ser ensinado, tudo pode ser ensinado na escola. E não é verdade que tudo pode ser ensinado. Na verdade, as coisas mais interessantes não podem ser ensinadas. Mas tudo pode ser aprendido. E muitas vezes esse aprendizado vem de algumas características inatas em seu DNA, ou pode ser durante a infância, onde você aprende habilidades interpessoais que são muito, muito difíceis de ensinar mais tarde na vida, ou é algo totalmente novo para que ninguém mais sabe como fazer isso, ou é verdade no treinamento de trabalho porque você está combinando padrões em ambientes altamente complexos, basicamente construindo julgamento em um domínio específico.

O exemplo clássico é investir, mas pode ser em qualquer coisa. Pode ser o julgamento de uma frota de caminhões, pode ser o julgamento da previsão do tempo.

Assim, o conhecimento específico é o conhecimento com o qual você se preocupa. Especialmente se você está mais tarde na vida, digamos que seu post 20, 21, 22, você quase não consegue escolher qual conhecimento específico você tem. Em vez disso, você pode ver o que já construiu naquele ponto no tempo e, em seguida, pode construir em cima disso.

Conhecimento específico não pode ser treinado

A primeira coisa a notar sobre o conhecimento específico é que você não pode ser treinado para isso. Se você pode ser treinado para isso, se pode ir a uma aula e aprender um conhecimento específico, então outra pessoa também pode ser treinada para isso, e então podemos produzir e treinar pessoas em massa. Caramba, podemos até programar computadores para fazer isso e, eventualmente, podemos programar robôs para andar por aí fazendo isso.

Portanto, se for esse o caso, você é extremamente substituível e tudo o que temos a pagar é o salário mínimo que temos de pagar para que você faça isso, quando há muitos outros candidatos que podem ser treinados para fazer isso. . Então, realmente, seus retornos apenas se transformam em seu custo de treinamento mais o retorno sobre o investimento nesse treinamento.

Então, você realmente quer pegar um conhecimento específico, você precisa da sua escolaridade, você precisa do seu treinamento para poder capitalizar o melhor conhecimento específico, mas a parte que você vai receber é o conhecimento específico.

O conhecimento específico é encontrado perseguindo sua curiosidade

Por exemplo, alguém que se forma em psicologia e depois se torna um vendedor. Bem, se eles já eram um vendedor formidável, um vendedor de alto nível para começar, então o curso de psicologia é uma alavanca, os arma e eles se saem muito melhor nas vendas.

Mas se eles sempre foram introvertidos, nunca muito bons em vendas e estão tentando usar a psicologia para aprender vendas, simplesmente não vão se tornar tão bons nisso.

Portanto, o conhecimento específico é encontrado muito mais ao perseguir seus talentos inatos, sua curiosidade genuína e sua paixão. Não é indo para a escola para o trabalho mais quente, não é para entrar em qualquer campo que os investidores dizem ser o mais quente.

Muitas vezes, o conhecimento específico está à margem do conhecimento. Também são coisas que estão sendo descobertas ou são muito difíceis de descobrir.

Então, se você não está 100% nisso, outra pessoa que está 100% vai superar você. E eles não vão superar você apenas um pouco, eles vão superar você muito porque agora estamos operando no domínio das ideias, juros compostos realmente se aplicam e alavancagem realmente se aplica.

Então, se você está operando com alavancagem 1.000 vezes e alguém está certo 80% do tempo, e outra pessoa está certa 90% do tempo, a pessoa que está certa 90% do tempo será literalmente paga centenas de vezes mais pelo mercado por causa da alavancagem e por causa dos fatores de composição e estar correto. Então, você realmente quer ter certeza de que é bom nisso, para que a curiosidade genuína seja muito importante.

Construir conhecimento específico parecerá uma brincadeira para você

Então, muitas vezes, não é algo que você senta e depois raciocina, é mais encontrado pela observação. Você quase tem que olhar para trás em sua própria vida e ver no que você é realmente bom.

Por exemplo, eu queria ser um cientista e é daí que vem grande parte da minha hierarquia moral. Vejo os cientistas como que no topo da cadeia de produção da humanidade. E o grupo de cientistas que fizeram descobertas e contribuições reais que provavelmente agregaram mais à sociedade humana, eu acho, do que qualquer outra classe de seres humanos.

Não para tirar nada da arte, da política, da engenharia ou dos negócios, mas sem a ciência ainda estaríamos lutando na terra lutando com paus e tentando iniciar incêndios.

Todo o meu sistema de valores foi construído em torno de cientistas e eu queria ser um grande cientista. Mas quando eu realmente olho para trás, para o que eu era excepcionalmente bom e o que acabei gastando meu tempo fazendo, era mais para ganhar dinheiro, mexer com tecnologia e vender coisas para as pessoas. Explicando as coisas, conversando com as pessoas.

Então, eu tenho algumas habilidades de vendas, que é um conhecimento específico da forma que eu tenho. Tenho algumas habilidades analíticas sobre como ganhar dinheiro. E eu tenho essa capacidade de absorver dados, ficar obcecado com eles e decompô-los, e essa é uma habilidade específica que eu tenho. Eu também adoro mexer com tecnologia. E tudo isso parece brincadeira para mim, mas parece trabalho para os outros.

Portanto, há outras pessoas para quem essas coisas seriam difíceis e dizem: “Bem, como posso ser bom em ser conciso e vender ideias?” Bem, se você ainda não é bom nisso ou se não gosta muito, talvez não seja o seu estilo, concentre-se no que realmente gosta.

Isso é irônico, mas a primeira pessoa a realmente apontar meu verdadeiro conhecimento específico foi minha mãe. Ela fez isso como um aparte, falando da cozinha e ela disse isso quando eu tinha uns 15 ou 16 anos. Eu estava dizendo a uma amiga minha que queria ser astrofísica e ela disse: “Não, você vai abrir um negócio”.

Eu estava tipo, “O que, minha mãe está me dizendo que eu vou entrar no negócio. Eu vou ser um astrofísico. Mamãe não sabe do que está falando. Mas mamãe sabia exatamente do que ela estava falando.

Ela já havia observado que toda vez que caminhávamos pela rua, eu criticava a pizzaria local sobre por que eles estavam vendendo suas fatias de uma certa maneira com certas coberturas e por que seu processo de pedido era assim quando deveria ter sido assim .

Então, ela sabia que eu tinha uma mente mais curiosa para negócios, mas então minha obsessão pela ciência se combinou para criar tecnologia e negócios de tecnologia onde me encontrei.

Então, muitas vezes, seu conhecimento específico é observado e muitas vezes observado por outras pessoas que o conhecem bem e revelado em situações, em vez de algo que você inventa.

O conhecimento específico é altamente criativo ou técnico

O conhecimento específico está na vanguarda da tecnologia, arte e comunicação

Conhecimentos específicos podem ser ensinados por meio de estágios

Naval: Na medida em que um conhecimento específico é ensinado, é no trabalho. É por meio de aprendizados. E é por isso que os melhores negócios, as melhores carreiras são os aprendizes ou autodidatas, porque são coisas que a sociedade ainda não descobriu como treinar e automatizar.

A linha clássica aqui é que Warren Buffett foi para Benjamin Graham quando saiu da escola. Benjamin Graham foi o autor do Investidor Inteligente e meio que modernizou ou criou o investimento em valor como uma disciplina. E Warren Buffett procurou Benjamin Graham e se ofereceu para trabalhar para ele de graça.

E Graham disse: “Na verdade, você está superfaturado, grátis é superfaturado”. E Graham estava absolutamente certo. Quando se trata de um aprendizado muito valioso como o tipo que Graham daria a Buffet, Buffet deveria estar pagando a ele muito dinheiro. Aquilo diz a você que essas são habilidades que valem a pena ter.

O conhecimento específico costuma ser altamente criativo ou técnico

O conhecimento específico também tende a ser técnico e criativo. Está na vanguarda da tecnologia, na vanguarda da arte, na vanguarda da comunicação.

Ainda hoje, por exemplo, provavelmente existem senhores dos memes na Internet que podem criar memes incríveis que espalharão a ideia para milhões de pessoas. Ou são muito persuasivos – Scott Adams é um bom exemplo disso. Ele está essencialmente se tornando uma das pessoas mais confiáveis ​​do mundo, fazendo previsões precisas por meio de argumentos e vídeos persuasivos.

E esse é um conhecimento específico que ele construiu ao longo dos anos porque ficou obcecado com a hipnose quando era jovem, aprendeu a se comunicar por meio de desenhos animados, abraçou o Periscope cedo, então tem praticado muita conversa, leu todos os livros sobre o assunto, ele o emprega em sua vida cotidiana. Se você olhar para a namorada dele, ela é uma linda jovem modelo do Instagram.

Esse é um exemplo de alguém que construiu um conhecimento específico ao longo de sua carreira. É altamente criativo, tem elementos técnicos e é algo que nunca será automatizado.

Ninguém vai tirar isso dele, porque ele também é responsável por uma marca como Scott Adams, e está operando com a alavancagem da mídia com o Periscope, desenhando caricaturas de Dilbert e escrevendo livros. Ele tem uma influência enorme sobre essa marca e pode construir riqueza com isso se quiser construir riqueza adicional além do que já possui.

O conhecimento específico é específico para o indivíduo e a situação

Nivi: Devemos chamá-lo de conhecimento único ou o conhecimento específico de alguma forma faz mais sentido para isso?

Naval: Você sabe, eu criei essa estrutura quando era muito jovem. Estamos falando de décadas e décadas. Agora provavelmente tem mais de 30 anos. Então, na época, o conhecimento específico ficou comigo, então é assim que eu penso sobre isso.

A razão pela qual não tentei alterá-lo é porque todos os outros termos que encontrei para ele foram sobrecarregados de uma maneira diferente. Pelo menos o conhecimento específico não é tão utilizado. Eu posso meio que renomeá-lo.

O problema com o conhecimento único é, sim, talvez seja único, mas se eu aprendo de outra pessoa, não é mais único, então nós dois o conhecemos. Então, não é tanto que seja único, é que é altamente específico para a situação, é específico para o indivíduo, é específico para o problema e só pode ser construído como parte de uma obsessão, interesse e tempo maiores. gasto nesse domínio.

Ele não pode ser lido diretamente de um único livro, nem pode ser ensinado em um único curso, nem pode ser programado em um único algoritmo.

Você não pode ser muito deliberado ao reunir conhecimento específico

Nivi: Falando em Scott Adams, ele tem uma postagem no blog sobre como construir sua carreira entrando, digamos, no top 25 percentil em três ou mais coisas. E ao fazer isso, você se torna a única pessoa no mundo que pode fazer essas três coisas no percentil 25.

Então, em vez de tentar ser o melhor em uma coisa, tente ser muito, muito bom em três ou mais coisas. Isso é uma forma de construir conhecimentos específicos?

Naval: Na verdade, acho que a melhor maneira é seguir sua própria obsessão. E em algum lugar no fundo da sua mente, você pode perceber que, na verdade, gosto dessa obsessão e vou ficar de olho nos aspectos comerciais dela.

Mas eu acho que se você sair tentando construí-lo um pouco deliberadamente, se você se tornar muito orientado para o dinheiro, então você não vai escolher a coisa certa. Você não escolherá realmente o que gosta de fazer, então não se aprofundará o suficiente nisso.

A observação de Scott Adams é boa, baseada em estatísticas. Digamos que existam 10.000 áreas que são valiosas para a raça humana hoje em termos de conhecimento, e o número um desses 10.000 espaços está ocupado.

É provável que outra pessoa seja o número um em cada um desses 10.000, a menos que você seja uma das 10.000 pessoas mais obcecadas do mundo por uma determinada coisa.

Mas quando você começa a combinar, bem, o número 3.728 com habilidades de vendas de alto nível e habilidades de redação realmente boas e alguém que entende muito bem de contabilidade e finanças, quando chega a necessidade dessa interseção, você expandiu o suficiente de 10.000 por meio de combinatória para milhões ou dezenas de milhões. Assim, torna-se muito menos competitivo.

Além disso, há retornos decrescentes. Portanto, é muito mais fácil estar no top 5 em três ou quatro coisas do que ser literalmente o número um em alguma coisa.

Construir conhecimento específico onde você é um natural

Eu acho que é uma abordagem muito pragmática. Mas eu acho que é importante não começar a montar as coisas deliberadamente porque você quer escolher as coisas onde você é natural. Todo mundo é natural em alguma coisa.

Estamos todos familiarizados com essa frase, um natural. “Oh, esta pessoa é natural em conhecer homens ou mulheres, esta pessoa é uma socialite natural, esta pessoa é um programador natural, esta pessoa é uma leitora natural.” Então, o que quer que você seja natural, você quer dobrar isso.

E provavelmente existem várias coisas nas quais você é natural porque as personalidades e os humanos são muito complexos. Então, queremos ser capazes de pegar as coisas nas quais você é natural e combiná-las para que você automaticamente, apenas por puro interesse e prazer, termine entre os 25%, os 10% ou os 5% melhores em várias coisas.

Aprenda a vender, aprenda a construir

Se você pode fazer as duas coisas, você será imparável

Aprenda a vender, aprenda a construir

Nivi: Falando sobre combinar habilidades, você disse que deveria “aprender a vender, aprender a construir, se você conseguir fazer as duas coisas, será imparável”.

Naval: Esta é uma categoria muito ampla. São duas grandes categorias. Uma delas é a construção do produto. O que é difícil e é multivariado. Pode incluir design, pode incluir desenvolvimento, pode incluir fabricação, logística, aquisição, pode até mesmo projetar e operar um serviço. Tem muitas, muitas definições.

Mas em todos os setores, existe uma definição de construtor. Em nossa indústria de tecnologia, é o CTO, é o programador, é o engenheiro de software, engenheiro de hardware. Mas mesmo no negócio de lavanderia, pode ser a pessoa que está construindo o serviço de lavanderia, que faz os trens chegarem no horário, que garante que todas as roupas cheguem ao lugar certo na hora certa e assim por diante.

O outro lado disso são as vendas. Mais uma vez, vender tem uma definição muito ampla. Vender não significa necessariamente apenas vender clientes individuais, mas pode significar marketing, pode significar comunicação, pode significar recrutamento, pode significar arrecadar dinheiro, pode significar inspirar pessoas, pode significar fazer relações públicas. É uma categoria abrangente.

O modelo do Vale do Silício é construtor e vendedor

Então, geralmente, o modelo de startup do Vale do Silício tende a funcionar melhor. Não é a única maneira, mas é provavelmente a maneira mais comum, quando você tem dois fundadores, um dos quais é de classe mundial em vendas e o outro é de classe mundial em construção.

Os exemplos são, é claro, Steve Jobs e Steve Wozniak com a Apple, Gates e Allen provavelmente tiveram responsabilidades semelhantes no início com a Microsoft, Larry e Sergey provavelmente quebraram nesse sentido, embora seja um pouco diferente lá porque foi um produto muito técnico entregue aos usuários finais através de uma interface simples.

Mas, geralmente, você verá esse padrão repetido indefinidamente. Há um construtor e há um vendedor. Há uma combinação de CEO e CTO. E os investidores de risco e tecnologia são quase treinados para procurar essa combinação sempre que possível. É a combinação mágica.

Se você puder fazer as duas coisas, será imparável

O máximo é quando um indivíduo pode fazer as duas coisas. É quando você obtém verdadeiros superpoderes. É quando você consegue pessoas que podem criar indústrias inteiras.

O exemplo vivo é Elon Musk. Ele pode não estar necessariamente construindo os foguetes sozinho, mas entende o suficiente para realmente fazer contribuições técnicas. Ele entende a tecnologia bem o suficiente para que ninguém vá convencê-lo disso, e ele não sai por aí fazendo reivindicações que acha que não pode cumprir. Ele pode estar otimista com os prazos, mas acha que isso está dentro da razoabilidade para a entrega.

Até mesmo Steve Jobs desenvolveu habilidades de produto suficientes e estava envolvido o suficiente com o produto para também operar em ambos os domínios. Larry Ellison começou como programador e acho que escreveu a primeira versão do Oracle, ou esteve fortemente envolvido nela.

Marc Andreessen também esteve neste domínio. Ele pode não ter confiança suficiente em suas habilidades de vendas, mas foi o programador que escreveu o Netscape Navigator, ou grande parte dele. Então, acho que os verdadeiros gigantes em qualquer área são as pessoas que podem construir e vender.

Prefiro ensinar um engenheiro de marketing do que um profissional de marketing

E geralmente o prédio é algo que um vendedor não pode pegar mais tarde na vida. Requer muito tempo focado. Mas um construtor pode começar a vender um pouco mais tarde, especialmente se já estiver programado para ser um bom comunicador. Bill Gates parafraseia isso como: “Prefiro ensinar um engenheiro de marketing a um profissional de marketing”.

Acho que se você começar com uma mentalidade de construção e tiver habilidades de construção e ainda for cedo o suficiente em sua vida, ou se tiver tempo suficiente para se concentrar e achar que pode aprender a vender, e tiver algumas características naturais ou se for um bom vendedor, então você pode dobrar isso.

Agora, suas habilidades de vendas podem estar em um domínio diferente do tradicional. Por exemplo, digamos que você seja um engenheiro muito bom e as pessoas digam, bem, agora você precisa ser bom em vendas, bem, você pode não ser bom em vendas corpo a corpo, mas pode ser um verdadeiro bom escritor.

E escrever é uma habilidade que pode ser aprendida com muito mais facilidade do que, digamos, vender pessoalmente, então você pode apenas cultivar habilidades de escrita até se tornar um bom comunicador online e então usar isso para suas vendas.

Por outro lado, pode ser apenas que você é um bom construtor e é ruim em escrever e não gosta de se comunicar com o público em massa, mas é bom individualmente, então você pode usar seu habilidades de vendas para recrutamento ou captação de recursos, que são empreendimentos mais individuais.

Isso indica que, se você estiver na interseção desses dois, não se desespere porque não será o melhor tecnólogo e não será o melhor vendedor, mas de uma forma estranha, isso combinação, de volta à pilha de habilidades de Scott Adams, essa combinação de duas habilidades é imparável.

A longo prazo, as pessoas que entendem o produto subjacente e como construí-lo e podem vendê-lo, são catnip para os investidores, essas pessoas podem derrubar barreiras se tiverem energia suficiente e podem fazer quase tudo.

Nivi: Se você pudesse escolher apenas um para ser bom, qual você escolheria?

Naval: Quando você está tentando se destacar do ruído, a construção é realmente melhor porque há tantos vigaristas e vendedores que não têm nada para apoiá-los. Quando você está começando, quando está tentando ser reconhecido, construir é melhor.

Mas muito mais tarde, a construção da linha se torna cansativa porque é um trabalho de foco e é difícil se manter atualizado porque sempre há novas pessoas, novos produtos surgindo com ferramentas mais novas e, francamente, mais tempo porque é muito intenso, é uma tarefa muito focada .

Portanto, as habilidades de vendas realmente aumentam melhor com o tempo. Por exemplo, se você tem uma reputação de criar um ótimo produto, isso é bom, mas quando você enviar seu novo produto, vou validá-lo com base no produto. Mas se você tem a reputação de ser uma boa pessoa para fazer negócios e é persuasivo e comunicativo, essa reputação quase se torna auto-realizável.

Então, acho que se você tivesse que escolher apenas um, poderia começar construindo e depois passar para a venda. Esta é uma resposta de fuga, mas acho que é realmente a resposta certa.

Leia o que você ama até que você ame ler

Você deve ser capaz de pegar qualquer livro na biblioteca e lê-lo

Leia o que você ama até que você ame ler

Nivi: Antes de falarmos sobre responsabilidade, alavancagem e julgamento, você tem alguns tweets mais adiante que eu colocaria na categoria de aprendizado contínuo.

Eles são essencialmente, “não há nenhuma habilidade chamada negócio. Evite revistas de negócios e aulas de negócios, estude microeconomia, teoria dos jogos, psicologia, persuasão, ética, matemática e computadores.”

Há um outro comentário que você fez em um Periscope que foi: “você deveria poder pegar qualquer livro na biblioteca e lê-lo”. E o último tweet desta categoria foi: “ler é mais rápido do que ouvir, fazer é mais rápido do que assistir”.

Naval: Sim, o tweet mais importante sobre isso, infelizmente nem tenho aqui, que é, a base do aprendizado é a leitura. Não conheço uma pessoa inteligente que não leia e leia o tempo todo.

E o problema é, o que eu leio? Como faço para ler? Porque para a maioria das pessoas é uma luta, é uma tarefa árdua. Então, o mais importante é apenas aprender a se educar e a maneira de se educar é desenvolver o amor pela leitura.

Então, o tweet que fica de fora, aquele que eu estava insinuando é, “leia o que você ama até gostar de ler”. É simples assim.

Todo mundo que eu conheço que lê muito adora ler e adora ler porque lê livros que adora. É um pouco complicado, mas basicamente você quer começar apenas lendo onde quer que esteja e continuar construindo a partir daí até que a leitura se torne um hábito. E então, eventualmente, você ficará entediado com as coisas simples.

Então você pode começar lendo ficção, então você pode se formar em ficção científica, então você pode se formar em não-ficção, então você pode se formar em ciência, ou filosofia, ou matemática ou o que quer que seja, mas siga seu caminho natural e apenas leia as coisas que lhe interessam até que você as entenda. E então você passará naturalmente para a próxima coisa e a próxima coisa e a próxima coisa.

Leia os livros científicos originais em um campo

Agora, há uma exceção a isso, que é onde eu estava sugerindo quais coisas você realmente quer aprender, ou seja, em algum momento há muito para ler. Até a leitura está cheia de lixo.

Na verdade, existem coisas que você pode ler, especialmente no início, que irão programar seu cérebro de uma certa maneira e, depois, as coisas que você lê, você decidirá se essas coisas são verdadeiras ou falsas com base nas coisas anteriores.

Portanto, é importante que você leia coisas fundamentais. E as coisas fundamentais, eu diria, são os livros originais em um determinado campo que são muito científicos em sua natureza.

Por exemplo, em vez de ler um livro de negócios, leia A Riqueza das Nações, de Adam Smith. Em vez de ler um livro sobre biologia ou evolução que é escrito hoje, eu pegaria a Origem das Espécies de Darwin. Em vez de ler um livro sobre biotecnologia agora que pode ser muito avançado, eu simplesmente pegaria The Eighth Day of Creation de Watson e Crick. Em vez de ler livros avançados sobre cosmologia e o que Neil Degrasse Tyson e Stephen Hawking têm dito, você pode pegar o Six Easy Pieces de Richard Feynman e começar com a física básica.

Não tema nenhum livro

Se você entender o básico, especialmente em matemática, física e ciências, não terá medo de nenhum livro. Todos nós temos aquela lembrança de quando estávamos sentados na sala de aula aprendendo matemática, e tudo era lógico e fazia sentido até que, em certo ponto, a aula passou muito rápido e ficamos para trás.

Depois disso, ficamos memorizando equações, memorizando conceitos sem poder derivá-los dos primeiros princípios. E nesse momento estamos perdidos, porque a menos que você seja um matemático profissional, você não vai se lembrar dessas coisas. Tudo o que você vai lembrar são as técnicas, os fundamentos.

Portanto, você precisa ter certeza de que está construindo sobre uma estrutura de aço de compreensão porque está montando uma base para um arranha-céu, e não está apenas memorizando coisas porque está apenas memorizando coisas que perdeu. Portanto, as fundações são ultra importantes.

E o máximo, o máximo é quando você entra em uma biblioteca e olha para ela de cima a baixo e não teme nenhum livro. Você sabe que pode pegar qualquer livro da estante, pode lê-lo, pode entendê-lo, pode absorver o que é verdadeiro, pode rejeitar o que é falso e tem uma base para decifrar o que é lógico e científica e não apenas baseada em opiniões.

Os meios de aprendizagem são abundantes; a vontade de aprender é escassa

A beleza da internet é que toda a biblioteca de Alexandria vezes 10 está ao seu alcance o tempo todo. Não é que os meios de educação ou os meios de aprendizagem são escassos, os meios de aprendizagem são abundantes. É o desejo de aprender que é escasso. Então, você realmente tem que cultivar o desejo.

E não é nem cultivando que você não deve perdê-lo. As crianças têm uma curiosidade natural. Se você for até uma criança pequena que está aprendendo a língua pela primeira vez, ela quase sempre pergunta: O que é isso? O que é isso? Por que é isso? Quem é aquele? Eles estão sempre fazendo perguntas.

Mas um dos problemas é que as escolas e nosso sistema educacional, e até mesmo nossa maneira de criar os filhos, substituem a curiosidade pela obediência. E uma vez que você substitui a curiosidade pela complacência, você obtém um trabalhador de fábrica obediente, mas não mais um pensador criativo. E você precisa de criatividade, precisa da capacidade de alimentar seu próprio cérebro para aprender o que quiser.

Os fundamentos são matemática e lógica

A matemática e a lógica são a base para entender todo o resto

Os fundamentos finais são matemática e lógica

Naval: As coisas fundamentais são princípios, são algoritmos, são entendimento lógico arraigado onde você pode defendê-lo ou atacá-lo de qualquer ângulo. E é por isso que a microeconomia é importante porque a macroeconomia é muita memorização, muita besteira macro.

Como diz Nassim Taleb, é mais fácil fazer macro besteira do que micro besteira. Porque a macroeconomia é um complexo vodu, a ciência encontra a política. Você não consegue encontrar dois macroeconomistas para concordar em qualquer coisa hoje em dia, e diferentes macroeconomistas são usados ​​por diferentes políticos para vender suas diferentes teorias de estimação.

Existem até macroeconomistas por aí agora vendendo algo chamado Teoria Monetária Moderna que basicamente diz, ei, exceto por essa coisa incômoda chamada inflação, podemos simplesmente imprimir todo o dinheiro que quisermos. Sim, exceto por essa coisa chata chamada inflação. É como dizer que, exceto pela energia limitada, podemos disparar foguetes para o espaço o dia todo.

É apenas um absurdo, mas o fato de que há pessoas que têm “macroeconomista” em seu título e estão vendendo a Teoria Monetária Moderna apenas lhe diz que a macroeconomia como uma chamada ciência foi corrompida. Agora é um ramo da política.

Então, você realmente quer se concentrar nas fundações. O fundamento final é a matemática e a lógica. Se você entende de lógica e matemática, então você tem a base para entender o método científico. Depois de entender o método científico, você poderá entender como separar a verdade da falsidade em outros campos e outras coisas que estiver lendo.

É melhor ler um grande livro devagar do que voar por cem livros rapidamente

Portanto, tenha muito cuidado ao ler as opiniões de outras pessoas e até mesmo ao ler fatos, porque os chamados fatos geralmente são apenas opiniões com um verniz [de pseudociência] ao seu redor.

O que você está realmente procurando são algoritmos. O que você está realmente procurando é compreensão. É melhor ler um livro bem devagar e lutar, tropeçar e voltar no tempo, do que voar rapidamente e dizer: “Bem, agora eu li 20 livros, li 30 livros, li 50 livros na área”.

É como Bruce Lee disse: “Eu não tenho medo do homem que conhece mil chutes e mil socos, eu temo o homem que praticou um soco dez mil vezes ou um chute dez mil vezes”. É essa compreensão que vem por meio da repetição, do uso, da lógica e dos fundamentos que realmente fazem de você um pensador inteligente.

Aprenda persuasão e programação

Nivi: Para estabelecer uma base de aprendizado para o resto de sua vida, acho que você precisa de duas coisas, se eu tentar resumir. Um, persuasão prática e dois, você precisa se aprofundar em alguma categoria técnica, seja matemática abstrata, ou queira ler os livros de algoritmos de Donald Knuth, ou queira ler as palestras de Feynman sobre física.

Se você tiver uma persuasão prática e uma compreensão profunda de algum tópico complexo, acho que terá uma ótima base de aprendizado para o resto da vida.

Naval: Sim. Na verdade, deixe-me expandir isso um pouco. Eu diria que as cinco habilidades mais importantes são, claro, leitura, escrita, aritmética e, à medida que você adiciona, persuasão, que é falar. E, finalmente, eu acrescentaria a programação de computadores apenas porque é uma forma aplicada de aritmética que lhe dá tanta vantagem de graça em qualquer domínio em que você opere.

Se você é bom com computadores, se é bom em matemática básica, se é bom em escrever, se é bom em falar e se gosta de ler, está pronto para a vida.

Não há nenhuma habilidade real chamada ‘Negócios’

Evite escolas de negócios e revistas

Não há nenhuma habilidade real chamada ‘business’

Naval: Nesse sentido, os negócios para mim são o fundo do poço. Não há nenhuma habilidade real chamada negócio, é muito genérico. É como uma habilidade chamada “relacionamento”. Como “relacionar-se com humanos”. Isso não é uma habilidade, é muito amplo.

Muito do que acontece nas escolas de negócios, e há algumas coisas muito inteligentes ensinadas nas escolas de negócios – não pretendo desmerecê-las completamente – algumas das coisas ensinadas nas escolas de negócios são apenas anedotas. Eles os chamam de “estudos de caso”.

Mas são apenas anedotas e estão tentando ajudá-lo a combinar padrões, lançando muitos pontos de dados para você, mas a realidade é que você nunca os entenderá completamente até que esteja realmente nessa posição. 

Mesmo assim, você descobrirá que os conceitos básicos da teoria dos jogos, psicologia, ética, matemática, computadores e lógica o servirão muito, muito melhor.

Eu me concentraria nos fundamentos, me concentraria com uma inclinação científica. Eu desenvolveria um amor pela leitura, inclusive lendo a chamada junk food que você não deveria ler. Você não precisa ler os clássicos. Essa [leitura] é a base para sua autoeducação.

Fazer é mais rápido do que assistir

Nivi: O que você quis dizer quando disse que “fazer é mais rápido do que assistir?”

Naval: Quando se trata de sua curva de aprendizado, se você quiser otimizar sua curva de aprendizado… Uma das razões pelas quais eu não amo podcasts, mesmo sendo um gerador de podcasts, é que gosto muito de consumir minhas informações rapidamente.

E sou um bom leitor, ou um leitor rápido e posso ler muito rápido, mas só consigo ouvir a uma certa velocidade. Eu sei que as pessoas ouvem em 2x, 3x, mas todo mundo soa como um esquilo e é difícil voltar atrás, é difícil destacar, é difícil apontar trechos e salvá-los em seu caderno e assim por diante.

Da mesma forma, muitas pessoas pensam que podem se tornar realmente habilidosas em algo observando os outros fazerem ou mesmo lendo sobre outras pessoas fazendo isso. E voltando ao estudo de caso da escola de negócios, esse é um exemplo clássico.

Eles estudam os negócios de outras pessoas, mas, na realidade, você aprenderá muito mais sobre como administrar um negócio operando sua própria barraca de limonada ou equivalente. Ou até mesmo abrir uma pequena loja de varejo na rua.

É assim que você vai aprender no trabalho porque muitas das sutilezas não se expressam até que você esteja realmente no negócio.

Por exemplo, hoje em dia todo mundo gosta de modelos mentais. Você vai para Farnam Street, você vai para Poor Charlie’s Almanack, e você pode aprender todos os diferentes modelos mentais. Mas quais são mais importantes? Quais você aplica com mais frequência? Quais importam em quais circunstâncias? Essa é realmente a parte difícil.

Por exemplo, meu aprendizado pessoal foi que o problema principal-agente impulsiona tanto neste mundo. É um problema de incentivos. Aprendi que o dilema do prisioneiro iterado na mesma moeda é a parte da teoria dos jogos que mais vale a pena conhecer. Você quase pode largar o livro de teoria dos jogos depois disso.

A propósito, a melhor maneira de aprender a teoria dos jogos é jogando muitos jogos. Eu nunca li livros de teoria dos jogos. Eu me considero extremamente bom em teoria dos jogos. Nunca abri um livro de teoria dos jogos e encontrei um resultado onde não pensei: “Ah, sim, isso é senso comum para mim”.

A razão é que eu cresci jogando todos os tipos de jogos e me deparei com todos os tipos de casos de canto com todos os tipos de amigos, então é apenas uma segunda natureza para mim. Você sempre pode aprender melhor fazendo isso no trabalho.

O número de iterações ‘fazendo’ impulsiona a curva de aprendizado

Mas fazer é uma coisa sutil. Fazer encapsula muito. Por exemplo, digamos que eu queira aprender a administrar um negócio. Bem, se eu começar um negócio onde vou todos os dias e estou fazendo a mesma coisa, digamos que estou administrando uma loja de varejo na rua onde estou abastecendo as prateleiras com comida e bebida todos os dias, eu não vou aprender tanto porque estou repetindo muito as coisas.

Então, estou gastando milhares de horas, mas são milhares de horas fazendo a mesma coisa. Considerando que, se eu estivesse colocando em milhares de iterações, isso seria diferente. Portanto, a curva de aprendizado ocorre entre iterações [não iterações].

Então, se eu estava tentando novas experiências de marketing na loja o tempo todo, estava constantemente mudando o estoque, estava constantemente mudando a marca e a mensagem, estava constantemente mudando o letreiro, estava constantemente mudando os canais online que são costumava direcionar o tráfego de pedestres, estava experimentando estar aberto em horários diferentes, tinha a capacidade de andar e conversar com outros donos de lojas, pegar seus livros e descobrir como eles administram seus negócios.

É o número de iterações que impulsiona a curva de aprendizado. Assim, quanto mais iterações você puder ter, quanto mais chutes a gol você puder, mais rápido você aprenderá. Não é apenas sobre as horas colocadas.

Se você estiver disposto a sangrar um pouco todos os dias, poderá ganhar muito mais tarde

Na verdade, é uma combinação dos dois, mas acho que do jeito que fomos construídos e do jeito que o mundo se apresenta, o mundo nos oferece muito facilmente a oportunidade de fazer a mesma coisa indefinidamente. Mas, na verdade, estaríamos melhor servidos se partíssemos e encontrássemos maneiras de fazer coisas novas do zero.

E fazer algo novo pela primeira vez é doloroso, porque você está vagando em um território incerto e há grandes chances de falhar. Portanto, você só precisa ficar muito, muito confortável com pequenas falhas frequentes.

Nassim Taleb fala sobre isso também. Ele fez sua fortuna, sua riqueza sendo um comerciante que basicamente dependia de cisnes negros. Nassim Taleb ganhava dinheiro perdendo pequenas quantias de dinheiro todos os dias e então, uma vez na lua azul, ele ganhava muito dinheiro quando o impensável acontecia para outras pessoas.

Enquanto a maioria das pessoas quer ganhar um pouco de dinheiro todos os dias e, em troca, vai tolerar muito risco de explosão, vai tolerar a falência completa.

Não fomos evoluídos para sangrar um pouquinho todo dia. Se você estiver em um ambiente natural, sofrer um corte e literalmente sangrar um pouco todos os dias, acabará morrendo. Você vai ter que parar esse corte.

Estamos evoluídos para pequenas vitórias o tempo todo, mas isso se torna muito caro. É aí que está a multidão. É onde está o rebanho. Então, se você está disposto a sangrar um pouco todos os dias, mas em troca ganhará muito mais tarde, você se sairá melhor.

Aliás, isso é empreendedorismo. Empresários sangram todos os dias.

Eles não estão ganhando dinheiro, estão perdendo dinheiro, estão constantemente estressados, toda a responsabilidade está sobre eles, mas quando ganham, ganham muito. Em média, eles vão fazer mais.

Abrace a responsabilidade para obter alavancagem

Assuma riscos em seu próprio nome e a sociedade o recompensará com alavancagem

Você precisa de responsabilidade para obter alavancagem

Nivi: Por que não passamos para a responsabilidade, o que eu achei bem interessante e acho que você tem sua própria opinião sobre isso. Portanto, o primeiro tuíte sobre responsabilidade foi: “Abrace a responsabilidade e assuma riscos de negócios em seu próprio nome. A sociedade irá recompensá-lo com responsabilidade, equidade e influência.”

Naval:  Sim. Então, para ficar rico, você vai precisar de alavancagem. A alavancagem vem em trabalho, vem em capital ou pode vir por meio de código ou mídia. Mas a maioria deles, como trabalho e capital, as pessoas têm que dar a você. Para o parto, alguém tem que seguir você. Para o capital, alguém tem que lhe dar dinheiro ou ativos para administrar ou máquinas.

Então, para conseguir essas coisas, você precisa construir credibilidade e fazê-las em seu próprio nome o máximo possível, o que é arriscado. Portanto, a responsabilidade é uma coisa de dois gumes. Isso permite que você assuma o crédito quando as coisas vão bem e suporte o peso do fracasso quando as coisas vão mal.

Assuma riscos de negócios em seu próprio nome

Então, nesse sentido, as pessoas que estão estampando seus nomes nas coisas não são tolas. Eles estão apenas confiantes. Talvez acabe sendo tolo no final, mas se você olhar para um Kanye ou Oprah ou Trump ou Elon ou qualquer um assim, essas pessoas podem ficar ricas apenas com seu nome, porque seu nome é uma marca tão poderosa.

Independentemente do que você pensa de Trump, você deve perceber que o cara estava entre os melhores do mundo apenas marcando seu nome. Por que você iria ao Trump Casino? Costumava ser porque Trump. Por que você iria a uma torre Trump? Por causa de Trump.

Quando chegou a hora de votar, acho que muitos eleitores simplesmente entraram e disseram: “Trump”. Eles reconhecem o nome, então o reconhecimento do nome valeu a pena.

A mesma coisa com Oprah. Ela coloca sua marca em alguma coisa, seu nome em alguma coisa e sai voando das prateleiras, e é como um validador instantâneo.

Essas pessoas também correm riscos por divulgar seu nome. Obviamente, Trump agora provavelmente é odiado por metade ou mais da metade do país e por uma grande parte do mundo enquanto ele divulga seu nome por aí.

Ao divulgar seu nome, você se torna uma celebridade, e a fama tem muitas, muitas desvantagens. É melhor ser anônimo e rico do que ser pobre e famoso, mas mesmo famoso e rico tem muitas desvantagens associadas a isso. Você está sempre sob os olhos do público.

Uma equipe que funciona bem tem uma responsabilidade clara para cada posição

A responsabilidade é muito importante, e quando você está trabalhando para construir um produto ou em uma equipe ou em um negócio, constantemente martelamos em nossas cabeças como é importante fazer parte de uma equipe. Absolutamente de acordo com isso.

Muito do nosso treinamento social está nos dizendo para não arriscarmos o pescoço na multidão. Há um ditado que ouço de nossos amigos australianos que diz que a papoula alta é cortada. Não se esforce, mas eu diria que, na verdade, uma equipe que funciona muito bem é pequena e tem uma responsabilidade clara por cada uma das diferentes partes.

Você pode dizer: “Ok, essa pessoa é responsável por construir o produto. Esta pessoa é responsável pela mensagem. Essa pessoa é responsável por arrecadar dinheiro. Essa pessoa é responsável pela estratégia de preços e talvez pela publicidade online.” Então, se alguém estragar tudo, você sabe exatamente quem é o responsável. Ao mesmo tempo, se algo correr muito bem, você também saberá exatamente quem é o responsável.

Se você tem uma equipe pequena e tem responsabilidades claramente delineadas, ainda pode manter um alto nível de responsabilidade. A responsabilidade é muito importante porque quando algo dá certo ou falha, se dá errado, todos apontam o dedo uns para os outros e, se dá certo, todos dão um passo à frente para receber o crédito.

Todos nós já passamos por essa experiência quando estávamos na escola e tínhamos uma tarefa em grupo para fazer. Provavelmente havia algumas pessoas lá que fizeram muito do trabalho. Depois, há algumas pessoas que apenas fizeram muita exibição ou posicionamento para fazer o trabalho. Estamos todos familiarizados com isso desde a infância, mas é meio desconfortável falar sobre isso.

Pessoas que podem falhar em público têm muito poder

A responsabilidade clara é importante. Sem responsabilidade, você não tem incentivos. Sem responsabilidade, você não pode construir credibilidade. Mas você arrisca. Você corre o risco de falhar. Você corre o risco de humilhação. Você corre o risco de falhar em seu próprio nome.

Felizmente na sociedade moderna, não há mais prisão para devedores e as pessoas não vão para a cadeia ou são executadas por perder o dinheiro de outras pessoas, mas ainda somos socialmente programados para não falhar em público sob nossos próprios nomes. As pessoas que têm a capacidade de falhar em público sob seus próprios nomes, na verdade, ganham muito poder.

Por exemplo, vou contar uma anedota pessoal. Até cerca de 2013, 2014, minha persona pública era inteiramente sobre startups e investimentos. Só por volta de 2014, 2015 eu comecei a falar sobre filosofia e coisas psicológicas e coisas mais amplas.

Isso me deixou um pouco nervoso porque eu estava fazendo isso em meu próprio nome. Definitivamente, havia pessoas na indústria que me enviaram mensagens pelo canal de trás como: “O que você está fazendo? Você está encerrando sua carreira. Isso é estúpido.

Eu meio que fui com ele. Eu corri um risco. O mesmo com cripto. No início, arrisquei.

Mas quando você divulga seu nome, você se arrisca com certas coisas. Você também começa a colher os frutos. Você obtém os benefícios.

Assuma a responsabilidade para ganhar patrimônio

Se você tem alta responsabilidade, você é menos substituível

Responsabilidade é como você vai obter patrimônio

Naval: A responsabilidade é importante porque é assim que você obterá alavancagem. É assim que você vai conseguir credibilidade. É também como você vai obter patrimônio. Você vai ficar com uma parte do negócio.

Quando você está negociando com outras pessoas, se outra pessoa está tomando uma decisão sobre como compensá-lo, essa decisão será baseada em quão substituível você é. Se você tem alta responsabilidade, isso o torna menos substituível. Então eles têm que lhe dar patrimônio, que é uma parte do lado positivo.

Assumir a responsabilidade é como assumir a equidade em todo o seu trabalho

O próprio patrimônio é um bom exemplo porque o patrimônio também é um instrumento baseado em risco. Equidade significa que você recebe tudo depois que todas as pessoas que precisam de dinheiro garantido são pagas de volta.

Se você observar a hierarquia do capital em uma empresa, os funcionários são pagos primeiro. Eles recebem o salário primeiro. Em processos legais [de falência], os salários são sacrossantos. Se você é um membro do conselho e a empresa gasta muito dinheiro e tem salários atrasados ​​para pagar, o governo pode ir atrás de você pessoalmente para pagar os salários. Os funcionários obtêm mais segurança, mas em troca dessa segurança, eles não têm tantas vantagens.

Os próximos da fila seriam os detentores de dívidas, que talvez sejam os banqueiros que emprestam dinheiro à empresa para operações e precisam fazer seu cupom fixo todo mês ou todo ano, mas não conseguem muito mais vantagens além disso. Eles podem estar ganhando 5, 10, 15, 20, 25% ao ano, mas é a isso que sua vantagem está limitada.

Finalmente, há os detentores de ações. Essas pessoas vão realmente obter a maior parte do lado positivo. Uma vez que os detentores de dívidas são pagos e os salários são pagos, o que resta vai para eles.

Mas se não há dinheiro suficiente para pagar os salários e os devedores, ou se mal sobra para pagar o salário e os devedores, que é o que acontece com a maioria das empresas, na maioria das vezes, os acionistas obter nada.

Os detentores de ações assumem um risco maior, mas, em troca, obtêm vantagens quase ilimitadas. Você pode fazer o mesmo com todo o seu trabalho. Essencialmente, assumir a responsabilidade por suas ações é o mesmo que assumir uma posição de patrimônio em todo o seu trabalho. Você está assumindo um risco maior de queda para uma vantagem maior.

Perceba que na sociedade moderna, o risco negativo não é tão grande. Mesmo a falência pessoal pode limpar as dívidas em bons ecossistemas. Estou mais familiarizado com o Vale do Silício, mas geralmente as pessoas perdoam as falhas, desde que você seja honesto e faça um grande esforço de integridade.

Não há realmente muito a temer em termos de fracasso e, portanto, as pessoas deveriam assumir muito mais responsabilidade do que realmente são.

Nivi:  A responsabilidade é realmente frágil ou você realmente quer dizer que estamos programados para não falhar em público, então parece que é uma coisa frágil?

Naval:  Acho que pode ser frágil. Um exemplo de responsabilidade é que você é um piloto de avião. Como capitão, você assume a responsabilidade por todo o avião.

Digamos que algo dê errado com a aeronave. Você não pode mais tarde culpar ninguém. Você não pode culpar o comissário ou a aeromoça. Você não pode culpar o copiloto. Você é o capitão. Você é responsável pelo navio. Se você estragar tudo, você quebra o navio e há consequências imediatas.

Antigamente, esperava-se que o capitão afundasse com o navio. Se o navio estava afundando, literalmente a última pessoa a sair era o capitão. Acho que a responsabilidade traz riscos reais, mas estamos falando de um contexto de negócios.

O risco aqui seria que você provavelmente seria o último a recuperar seu capital. Você seria o último a receber pelo seu tempo. O tempo que você investiu, o capital que você investiu na empresa, é isso que está em risco.

Mesmo que um negócio falhe e seu nome esteja nele, isso não é tão ruim quanto se for um problema de integridade. Bernie Madoff, por exemplo, investimentos Madoff, esse nome nunca mais será bom na comunidade de investimentos. Você poderia ser o tataraneto de Bernie Madoff. Você não vai entrar no negócio de investimentos porque ele arruinou o nome da família.

Acho que hoje em dia o risco de responsabilidade com um nome acontece mais em torno da integridade do que em um fracasso puramente econômico.

A responsabilidade é a pele da reputação no jogo

Nivi:  A grande conclusão para mim sobre responsabilidade é que você será recompensado diretamente na proporção de sua responsabilidade. Também acho que é por isso que pessoas como Taleb criticam CEOs que recebem recompensas sem prestar contas.

Naval:  Sim. Skin In The Game de Taleb é leitura obrigatória. Se você quiser chegar a algum lugar na vida moderna e entender como os sistemas modernos funcionam, Skin In The Game estaria no topo da minha lista para ler.

Responsabilidade, pele no jogo, esses conceitos andam de mãos dadas. Eu penso na responsabilidade como uma questão de reputação no jogo. É colocar sua reputação pessoal em jogo como skin in the game.

Responsabilidade é um conceito simples. A única parte da responsabilidade que pode ser um pouco contra-intuitiva é que atualmente sofremos uma lavagem cerebral social para não assumir a responsabilidade, não de uma forma visível.

Acho que existem maneiras de assumir a responsabilidade em que cada membro de uma equipe pode assumir a responsabilidade por sua parte. É assim que você obtém uma equipe que funciona bem e ainda coloca créditos e perdas nas colunas corretas.

Trabalho e capital são velhas alavancas

Todo mundo está lutando por trabalho e capital

Nossos cérebros não evoluíram para compreender novas formas de alavancagem

Nivi: Por que não falamos um pouco sobre alavancagem?

O primeiro tweet na tempestade foi uma citação famosa de Arquimedes, que dizia: “Dê-me uma alavanca longa o suficiente e um lugar para ficar e moverei a Terra”.

O tweet seguinte foi: “Fortunas exigem alavancagem. A alavancagem dos negócios vem de capital, pessoas e produtos sem custos marginais de replicação.”

Naval: A alavancagem é crítica. A razão pela qual eu coloquei a citação de Arquimedes lá é… normalmente eu não gosto de colocar citações de outras pessoas no meu Twitter. Isso não agrega valor. Você pode procurar as citações dessas pessoas. Mas esta citação eu tive que colocar porque é tão fundamental. Eu li quando era muito, muito jovem e teve uma grande impressão em mim.

Todos nós sabemos o que é alavancagem quando usamos uma gangorra ou uma alavanca. Entendemos como isso funciona fisicamente, mas acho que nossos cérebros não estão muito evoluídos para compreender é quanta alavancagem é possível na sociedade moderna e quais são as mais novas formas de alavancagem.

A sociedade supervaloriza a alavancagem do trabalho

A forma mais antiga de alavancagem é o trabalho, que são pessoas trabalhando para você. Em vez de eu levantar pedras, posso ter 10 pessoas levantando pedras. Então, apenas por minha orientação sobre onde a rocha deve ir, muito mais rochas são movidas do que eu mesmo poderia fazer. Todo mundo entende isso porque evoluímos para entender a forma de alavancagem do trabalho, então o que acontece é que a sociedade supervaloriza o trabalho como uma forma de alavancagem.

É por isso que seus pais ficam impressionados quando você consegue uma promoção e tem muitas pessoas trabalhando abaixo de você. É por isso que muitas pessoas ingênuas, quando você fala sobre sua empresa, elas dizem: “Quantas pessoas trabalham lá?” Eles vão usar isso como uma forma de estabelecer credibilidade. Eles estão tentando medir quanta alavancagem e impacto você realmente tem.

Ou quando alguém começa um movimento, diz quantas pessoas tem ou qual é o tamanho do exército. Nós apenas assumimos automaticamente que mais pessoas é melhor.

Você quer a quantidade mínima de trabalho que permite usar as outras formas de alavancagem

Eu diria que esta é a pior forma de alavancagem que você poderia usar. Gerenciar outras pessoas é incrivelmente confuso. Requer tremendas habilidades de liderança. Você está a um pulo de um motim ou de ser comido ou dilacerado pela multidão.

É incrivelmente concorrido. Civilizações inteiras foram destruídas durante esta luta. Por exemplo, o comunismo, o marxismo, é tudo sobre a batalha entre capital e trabalho, das capital e das labor. É uma espécie de armadilha.

Você realmente quer ficar fora da alavancagem baseada em trabalho. Você quer a quantidade mínima de pessoas trabalhando com você que vai permitir que você use as outras formas de alavancagem, que eu diria que são muito mais interessantes.

O capital tem sido a forma dominante de alavancagem no último século

O segundo tipo de alavancagem é o capital. Este é um pouco menos programado em nós porque grandes quantias de dinheiro circulando, sendo economizadas e investidas em mercados financeiros, são invenções de seres humanos nas últimas centenas a alguns milhares de anos. Eles não evoluíram conosco desde centenas de milhares de anos.

Nós os entendemos um pouco menos. Eles provavelmente requerem mais inteligência para serem usados ​​corretamente, e as formas como os usamos continuam mudando. Habilidades de gerenciamento de cem anos atrás ainda podem ser aplicadas hoje, mas investir no mercado de ações habilidades de cem anos atrás provavelmente não se aplicam ao mesmo nível hoje.

O capital é uma forma de alavancagem mais difícil de usar. É mais moderno. É aquele que as pessoas usaram para ficarem fabulosamente ricas no último século. Provavelmente foi a forma dominante de alavancagem no último século.

Você pode ver isso por quem são as pessoas mais ricas. São banqueiros, políticos em países corruptos que imprimem dinheiro, essencialmente pessoas que movimentam grandes quantias de dinheiro.

Se você olhar para o topo de empresas muito grandes, fora das empresas de tecnologia, em muitas, muitas grandes empresas antigas, o cargo de CEO é realmente um trabalho financeiro. Eles são realmente gestores de ativos financeiros. Às vezes, um gerente de ativos pode colocar uma cara agradável nisso, então você obtém um tipo de Warren Buffet.

Mas, no fundo, acho que todos nós não gostamos de capital como forma de alavancagem porque parece injusto. É essa coisa invisível que pode ser acumulada e transmitida por gerações e de repente parece resultar em pessoas com quantias gigantescas de dinheiro sem ninguém ao seu redor ou necessariamente dividindo-o.

Dito isso, o capital é uma forma poderosa de alavancagem. Pode ser convertido em trabalho. Pode ser convertido em outras coisas. É muito cirúrgico, muito analítico.

Se você é um investidor brilhante e dá $ 1 bilhão e pode obter um retorno de 30% com isso, enquanto qualquer outra pessoa pode obter apenas um retorno de 20%, você receberá todo o dinheiro e será muito bem pago. generosamente por isso.

Escala muito, muito bem. Se você for bom em administrar o capital, poderá administrar cada vez mais capital com muito mais facilidade do que administrar cada vez mais pessoas.

Você precisa de conhecimento específico e responsabilidade para obter capital

É uma boa forma de alavancagem, mas a parte difícil do capital é como obtê-lo? É por isso que falei primeiro sobre conhecimento específico e responsabilidade.

Se você tem conhecimento específico em um domínio e se é responsável e tem um bom nome nesse domínio, as pessoas vão lhe dar capital como uma forma de alavancagem que você pode usar para obter mais capital.

O capital também é razoavelmente bem compreendido. Acho que muitos golpes contra o capitalismo vêm por causa da acumulação de capital.

Produto e mídia são uma nova alavancagem

Crie software e mídia que funcionem para você enquanto dorme

Produto e mídia são a nova alavancagem

Naval: A forma de alavancagem mais interessante e importante é essa ideia de produtos que não têm custo marginal de replicação. Esta é a nova forma de alavancagem.

Isso só foi inventado nas últimas centenas de anos. Começou com a imprensa. Ele acelerou com a mídia de transmissão e agora está realmente explodido com a Internet e a codificação.

Agora, você pode multiplicar seus esforços sem ter que envolver outros humanos e sem precisar de dinheiro de outros humanos.

Este podcast é uma forma de alavancagem. Há muito tempo, eu teria que sentar em uma sala de aula e dar uma palestra a cada um de vocês pessoalmente. Eu teria talvez alcançado algumas centenas de pessoas e teria sido isso.

Então, 40 anos atrás, 30 anos atrás, eu teria que ter sorte para aparecer na TV, que é a alavancagem de outra pessoa. Eles teriam distorcido a mensagem. Eles tiravam a economia disso ou me cobravam por isso. Eles teriam confundido a mensagem, e eu teria sorte de conseguir essa forma de alavancagem.

Hoje, graças à Internet, posso comprar um microfone barato, conectá-lo a um laptop ou iPad e aí estão todos ouvindo.

A alavancagem do produto é onde as novas fortunas são feitas

Essa mais nova forma de alavancagem é onde todas as novas fortunas são feitas, todos os novos bilionários. Na última geração, as fortunas foram feitas pelo capital. Esses eram os Warren Buffets do mundo.

Mas as fortunas da nova geração são todas feitas por meio de código ou mídia. Joe Rogan ganhando de 50 a 100 milhões de dólares por ano com seu podcast. Você vai ter um PewDiePie. Não sei quanto dinheiro ele está ganhando, mas ele é maior que o noticiário. Os jogadores do Fortnite. Claro Jeff Bezos e Mark Zuckerberg e Larry Page e Sergey Brin e Bill Gates e Steve Jobs. Isso é tudo alavancagem baseada em código.

Combinar todas as três formas de alavancagem é uma combinação mágica

Agora, a beleza é quando você combina todos esses três. É aí que as startups de tecnologia realmente se destacam, onde você pega apenas o mínimo, mas a mão de obra mais alta que pode obter, que são engenheiros e designers, desenvolvedores de produtos. Então você adiciona em capital. Você usa isso para marketing, publicidade, escala. Você adiciona muito código, mídia, podcasts e conteúdo para divulgar tudo.

Essa é uma combinação mágica, e é por isso que você vê as startups de tecnologia explodirem do nada, usar alavancagem massiva e obter retornos enormes.

A alavancagem de produtos e mídia não tem permissão

Nivi: Você quer falar um pouco sobre permissão versus não permissão?

Naval: Provavelmente, a coisa mais interessante a ter em mente sobre as novas formas de alavancagem é que elas não têm permissão. Eles não exigem a permissão de outra pessoa para que você os use ou seja bem-sucedido.

Para alavancagem de trabalho, alguém tem que decidir segui-lo. Para alavancagem de capital, alguém tem que lhe dar dinheiro para investir ou transformar em um produto.

Codificar, escrever livros, gravar podcasts, twittar, usar o YouTube, esse tipo de coisa não tem permissão. Você não precisa da permissão de ninguém para fazê-los, e é por isso que eles são muito igualitários. Eles são grandes equalizadores de alavancagem.

Por mais que as pessoas possam reclamar no Facebook e no YouTube, elas não vão parar de usá-lo porque essa alavancagem sem permissão, onde todos podem ser transmissores, é boa demais.

Da mesma forma, você pode criticar a Apple por ter um ecossistema ligeiramente fechado no iPhone, mas todo mundo está escrevendo aplicativos para ele. Contanto que você possa escrever aplicativos para ele, você pode ficar rico ou alcançar usuários fazendo isso, por que não?

O exército de robôs já está aqui – o código permite que você diga a eles o que fazer

Penso em todas as formas de alavancagem, a melhor da sociedade moderna… Isso é loquaz. Isso é um pouco usado demais. É por isso que digo às pessoas que aprendam a codificar. É que temos essa ideia de que no futuro haverá esses robôs e eles farão tudo.

Isso pode ser verdade, mas eu diria que a maior parte da revolução dos robôs já aconteceu. Os robôs já estão aqui e há muito mais robôs do que humanos, só que os colocamos em data centers por questões de calor e eficiência. Nós os colocamos em servidores. Eles estão dentro dos computadores. Todos os circuitos, são as mentes dos robôs que estão fazendo todo o trabalho.

Todo grande desenvolvedor de software, por exemplo, agora tem um exército de robôs trabalhando para ele durante a noite, enquanto ele dorme, depois de escrever o código e começar a trabalhar.

O exército de robôs já está aqui. A revolução dos robôs já aconteceu. Estamos quase na metade. Estamos apenas adicionando muito mais componentes de hardware hoje em dia, à medida que nos sentimos mais confortáveis ​​com a ideia de veículos autônomos, aviões autônomos, navios autônomos e talvez caminhões autônomos. Existem bots de entrega e robôs do Boston Dynamics e tudo mais.

Mas os robôs que estão fazendo buscas na web por você, por exemplo, já estão aqui. Quem está limpando seu vídeo e áudio e transmitindo para o mundo já está aqui. Aqueles que estão respondendo a muitas consultas de atendimento ao cliente, coisas pelas quais você teria que chamar um humano, já estão aqui.

Um exército de robôs já está aqui. É muito barato disponível. O gargalo é apenas descobrir coisas inteligentes e interessantes para fazer com eles.

Essencialmente, você pode comandar esse exército de robôs. Os comandos devem ser emitidos em uma linguagem de computador, em uma linguagem que eles entendam.

Esses robôs não são muito inteligentes. Eles precisam ser informados com muita precisão sobre o que fazer e como fazer. A codificação é um grande superpoder porque agora você pode falar a linguagem dos exércitos de robôs e pode dizer a eles o que fazer.

Nivi: Acho que, neste ponto, as pessoas não estão apenas comandando o exército de robôs dentro dos servidores por meio de código, mas também manipulando o movimento de caminhões, de outras pessoas. Apenas pedindo um pacote na Amazon, você está manipulando o movimento de muitas pessoas e muitos robôs para que um pacote seja entregue a você.

As pessoas estão fazendo as mesmas coisas para construir negócios agora. Há o exército de robôs dentro dos servidores e também há um exército de robôs reais e pessoas que estão sendo manipuladas por meio de software.

A alavancagem do produto é igualitária

Os melhores produtos tendem a estar disponíveis para todos

A alavancagem do produto é um jogo de soma positiva

Naval: Trabalho e capital são muito menos igualitários, não apenas nos insumos, mas também nos produtos.

Digamos que eu precise de algo que os humanos tenham para fornecer, como se eu quiser uma massagem ou se precisar de alguém para cozinhar minha comida. Quanto mais elemento humano houver na prestação desse serviço, menos igualitário ele será. Jeff Bezos provavelmente tem férias muito melhores do que a maioria de nós porque ele tem muitos humanos correndo por aí fazendo o que ele precisa fazer.

Se você observar a saída do código e da mídia, verá que Jeff Bezos não assiste a filmes e programas de TV melhores do que nós. Jeff Bezos não chega a ter uma experiência de computação melhor. O Google não oferece a ele uma conta premium especial do Google, onde suas pesquisas são melhores.

É da natureza do código e da saída de mídia que o mesmo produto seja acessível a todos. Isso se transforma em um jogo de soma positiva em que, se Jeff Bezos estiver consumindo o mesmo produto que mil outras pessoas, esse produto será melhor do que a versão que Jeff consumiria sozinho.

Bens de status são limitados a algumas pessoas

Considerando que com outros produtos, isso não é verdade. Se você olhar para algo como comprar um Rolex, que não se trata mais de contar as horas. É uma   boa sinalização. É tudo uma questão de se exibir: “Eu tenho um Rolex”. Isso é um jogo de soma zero.

Se todo mundo está usando um Rolex, então as pessoas não querem mais usar Rolex porque eles não sinalizam mais. É cancelado o efeito.

As pessoas ricas têm uma vantagem em consumir esse produto. Eles vão aumentar o preço até que só eles possam ter Rolexes. Então as pessoas pobres não podem ter Rolexes e Rolexes retomando seu valor de sinalização.

Os melhores produtos tendem a ser direcionados à classe média

Algo como assistir Netflix ou usar o Google ou usar o Facebook ou o YouTube ou até carros francamente modernos. Pessoas ricas não têm carros melhores. Eles só têm carros mais estranhos.

Você não pode dirigir um Lamborghini na rua em qualquer velocidade que faça sentido para um Lamborghini, então na verdade é um carro pior na rua. Apenas se transformou em uma boa sinalização naquele ponto. Seu ponto ideal, onde você quer estar, é em algum lugar como um Tesla Model 3 ou como um Toyota Corolla, que é um carro incrível.

Um novo Toyota Corolla é um carro realmente bom, mas por ser popular, a tecnologia amortizou o custo de produção para o maior número possível de consumidores.

Os melhores produtos tendem a estar no centro, no ponto ideal, a classe média, em vez de serem direcionados à classe alta.

Criar riqueza com produtos leva a uma riqueza mais ética

Acho que uma das coisas que não apreciamos necessariamente nas sociedades modernas é que as formas de alavancagem deixaram de ser baseadas em humanos, baseadas em trabalho e baseadas em capital para serem mais baseadas em produtos, códigos e mídia, que a maioria dos bens e serviços que consumimos estão se tornando muito mais igualitários em seu consumo.

Até a comida está se tornando assim. A comida está se tornando barata e abundante, pelo menos no primeiro mundo, em detrimento nosso. Jeff Bezos não está necessariamente comendo comida melhor. Ele está apenas comendo comida diferente ou comendo comida preparada e servida teatralmente, então é quase como mais uma vez o elemento humano da performance.

Mas o elemento mão-de-obra na produção de alimentos caiu enormemente. O elemento capital caiu massivamente. Até a própria produção de alimentos tornou-se mais orientada para a tecnologia e, portanto, a distância entre os que têm e os que não têm está diminuindo.

Se você se preocupa com a ética na criação de riqueza, é melhor criar sua riqueza usando código e mídia como alavanca, porque esses produtos estarão igualmente disponíveis para todos, em vez de tentar criar sua riqueza por meio de trabalho ou capital.

Você quer usar o produto que é usado pela maioria das pessoas

O que me refiro aqui são as economias de escala. Produtos de tecnologia e produtos de mídia têm economias de escala tão incríveis que você sempre quer usar o produto que é usado pela maioria das pessoas. Aquele que é usado por mais pessoas acaba tendo o maior orçamento. Não há custo marginal para adicionar outro usuário e, portanto, com o maior orçamento, você obtém a mais alta qualidade.

Na verdade, os melhores programas de TV não serão obscuros, feitos apenas para algumas pessoas ricas. Eles serão os de grande orçamento, como Game of Thrones ou Breaking Bad ou Bird Box, onde eles têm orçamentos massivos, massivos. Eles podem apenas usar esses orçamentos para atingir um determinado nível de qualidade.

Então os ricos, para serem diferentes, têm que voar para Sundance e assistir a um documentário. Você e eu não vamos voar para Sundance porque isso é algo que os ricos entediados fazem para se exibir. Não vamos assistir a um documentário porque a maioria deles simplesmente não é tão boa assim.

Novamente, se você é rico hoje, para grandes classes de coisas, você gasta seu dinheiro sinalizando mercadorias para mostrar a outras pessoas que você é rico, então você tenta convertê-las em status. Em vez de realmente consumir os bens por si mesmos.

Nivi: As pessoas e o capital como forma de alavancagem têm uma externalidade negativa e o código e o produto têm uma externalidade positiva ligada a eles, se eu fosse resumir seu ponto.

Capital e trabalho estão se tornando sem permissão

Acho que o capital e o trabalho também estão começando a ficar um pouco mais sem permissão ou pelo menos a permissão é difusa por causa da Internet. Em vez de trabalho, temos comunidade agora, que é uma forma difusa de trabalho. Por exemplo, Mark Zuckerberg tem um bilhão de pessoas trabalhando para ele usando o Facebook.

Em vez de levantar capital de alguém rico, agora temos financiamento coletivo. Você pode arrecadar milhões e milhões de dólares para uma instituição de caridade, para um problema de saúde ou para um negócio. Você pode fazer tudo online.

O capital e o trabalho também estão se tornando sem permissão, e você não precisa necessariamente fazer isso da maneira antiga, onde você tem que sair e pedir permissão às pessoas para usar seu dinheiro ou seu tempo.

Escolha um Modelo de Negócios com Alavancagem

Um modelo de negócios ideal tem efeitos de rede, baixos custos marginais e economias de escala

Economia de escala: quanto mais você produz, mais barato fica

Nivi: Mais uma pergunta sobre alavancagem. Você acha que uma escolha de modelo de negócios ou uma escolha de produto também pode trazer algum tipo de alavancagem para isso?

Por exemplo, perseguir um negócio que tenha efeitos de rede. Perseguir um negócio que tenha efeitos de marca. Ou outras opções de modelo de negócios que as pessoas possam manipular e que apenas lhe dão alavancagem gratuita.

Naval: Sim, existem alguns conceitos microeconômicos realmente bons que são importantes de entender.

Uma delas é a economia de escala, que é quanto mais você produz de algo, mais barato fica para produzi-lo. Isso é algo que muitas empresas têm, Economia Básica 101.

Você deve tentar entrar em um negócio onde fazer o Widget Número 12 é mais barato do que fazer o Widget Número 5, e fazer o Widget Número 10.000 é muito mais barato que os anteriores. Isso cria uma barreira automática à entrada contra a concorrência e à comoditização. Isso é importante.

Custo marginal zero de reprodução: produzir mais é grátis

Outro é, e isso está na mesma linha, mas especialmente produtos de tecnologia e produtos de mídia, têm essa grande qualidade onde eles têm custo marginal zero de reprodução. Criar outra cópia do que você acabou de criar é gratuito.

Quando alguém ouve este podcast ou assiste a um vídeo do YouTube sobre isso, não me custa nada para a próxima pessoa que aparecer. Essas coisas de custo marginal zero demoram um pouco para começar porque você ganha muito pouco dinheiro por usuário, mas com o tempo elas podem realmente aumentar.

Joe Rogan não está trabalhando mais em seu podcast atual do que no Podcast número 1, mas no Podcast número 1.100 ele está ganhando um milhão de dólares com o podcast, enquanto no anterior ele provavelmente perdeu dinheiro; para o primeiro. Esse é um exemplo de custo marginal zero.

Efeitos de rede: o valor cresce com o quadrado dos clientes

Então, o mais sutil, mas o mais importante, é essa ideia de efeitos de rede. Vem da rede de computadores. Bob Metcalfe, que criou a Ethernet, cunhou a famosa Lei de Metcalfe, que é o valor de uma rede proporcional ao quadrado do número de nós na rede.

Se uma rede de tamanho 10 tivesse um valor de 100, uma rede de tamanho 100 teria um valor de 10.000. Não é só 10 vezes mais, é 100 vezes mais, por causa do quadrado; a diferença é o quadrado.

Você quer estar em um negócio de efeitos de rede, supondo que não seja o número dois. Se você é o número um em negócios de efeitos de rede, você ganha tudo. Exemplo: se você olhar para o Facebook, seu protocolo de rede social de amigos e familiares. Quem é o concorrente deles? Ninguém, porque ganharam tudo por efeitos de rede. É por isso que quando as pessoas dizem: “Bem, posso simplesmente sair do Facebook”, elas não percebem que os efeitos de rede criam monopólios naturais. São coisas muito, muito poderosas.

Os negócios de efeito de rede são monopólios naturais

Um dos segredos sujos do Vale do Silício é que muitos dos negócios vencedores são monopólios naturais.   Mesmo o compartilhamento de viagens tende a um sistema de vencedor leva tudo.

O Uber sempre terá economia melhor do que o Lyft, desde que esteja movimentando mais motoristas e passageiros. Algo como o Google, há basicamente apenas um mecanismo de pesquisa viável. Eu gosto do DuckDuckGo, por motivos de privacidade, mas eles sempre ficarão para trás por causa dos efeitos da rede. Twitter: onde mais você iria para microblogging? Até o YouTube tem efeitos de rede fracos, mas eles ainda são poderosos o suficiente para que não haja realmente nenhum site número dois que você acesse para consumir seu vídeo regularmente. Acontece até mesmo em e-tail, Amazon Prime e tipo de conveniência de cartões de crédito armazenados e informações criam um poderoso efeito de rede.

Em um efeito de rede, cada novo usuário agrega valor aos usuários existentes

O que é um efeito de rede? Vamos apenas defini-lo com precisão. Um efeito de rede ocorre quando cada usuário adicional agrega valor à base de usuários existente. Seus próprios usuários estão criando algum valor para os usuários existentes.

O exemplo clássico que acho que todos podem entender é a linguagem. Digamos que 100 pessoas vivam na comunidade e falem 10 idiomas diferentes, e cada pessoa fale apenas um desses 10. Bem, você tem que traduzir o tempo todo; é incrivelmente doloroso. Mas se todos os 100 de vocês falassem a mesma língua, isso agregaria muito valor.

A maneira como essa comunidade funcionará é: 10 pessoas começam falando 10 idiomas e, digamos, uma pessoa extra aprende inglês. Bem, agora, de repente, 11 pessoas sabem inglês, então a próxima pessoa que vier para aprender um novo idioma provavelmente escolherá o inglês. Em algum momento, digamos que o inglês chegue a 20 ou 25 pessoas, está feito. Ele simplesmente dominará todo o mercado de idiomas, e o restante dos idiomas será disputado.

É por isso que, a longo prazo, o mundo inteiro provavelmente acabará falando inglês e chinês. A China está fechada na Internet, mas a própria Internet é um grande nivelador, e as pessoas que querem se comunicar na Internet são forçadas a falar inglês porque a maior comunidade de pessoas na Internet fala inglês.

Sempre me sinto mal pelos meus colegas que cresceram falando línguas estrangeiras em países estrangeiros, porque você não tem acesso a tantos livros; tantos livros simplesmente não foram traduzidos para outras línguas. Se você falasse apenas francês, ou apenas alemão, ou apenas hindi, por exemplo, estaria em grande desvantagem em uma educação técnica.

Invariavelmente, se você for buscar uma educação técnica, você tem que aprender inglês só porque você tem que ler esses livros que tem esses dados que não foram traduzidos. As línguas são provavelmente o exemplo mais antigo de efeito de rede.

O dinheiro é outro exemplo. Provavelmente todos deveríamos estar usando o mesmo dinheiro, exceto pelo fato de que as fronteiras geográficas e regulatórias criaram essas ilhas artificiais de dinheiro. Mas, mesmo assim, o mundo tende a usar uma moeda única como moeda de reserva na maioria das vezes; atualmente, o dólar americano.

Negócios com custo marginal zero podem se transformar em negócios com efeito de rede

Os efeitos de rede são um conceito muito poderoso e, ao escolher um modelo de negócios, é uma boa ideia escolher um modelo em que você possa se beneficiar dos efeitos de rede, custos marginais baixos e economias de escala; e estes tendem a ir juntos.

Qualquer coisa que tenha custo marginal zero de produção obviamente tem economias de escala, e coisas que têm custo marginal zero de reprodução muitas vezes tendem a ter efeitos de rede, porque não custa nada a mais erradicar a coisa. Então você pode simplesmente criar pequenos ganchos para os usuários agregarem valor uns aos outros.

Você deve estar sempre pensando em como seus usuários, seus clientes, podem agregar valor uns aos outros porque essa é a melhor forma de alavancagem. Você está na praia nas Bahamas ou está dormindo à noite e seus clientes estão agregando valor uns aos outros.

Exemplo: De Trabalhador a Empreendedor

De baixo a alto conhecimento específico, responsabilidade e alavancagem

Trabalhadores são pagos por hora e têm baixa responsabilidade

Naval: A tempestade de tweets é muito abstrata. É deliberadamente concebido para ser amplamente aplicável a todos os tipos de diferentes domínios e disciplinas e períodos de tempo e lugares. Mas às vezes é difícil trabalhar sem um exemplo concreto. Então, vamos concreto por um minuto.

Veja o negócio imobiliário. Você pode começar de baixo, digamos que você é um diarista. Você entra, conserta as casas das pessoas. Alguém lhe dá ordens e diz: “Quebre esse pedaço de pedra. Lixe esse pedaço de madeira. Coloque essa coisa ali.

Há apenas todos esses trabalhos braçais que acontecem, em um canteiro de obras. Se você está trabalhando em um desses empregos, a menos que seja um profissional especializado, digamos, carpinteiro ou eletricista, você realmente não possui conhecimento específico.

Mesmo um carpinteiro ou um eletricista não é tão específico porque outras pessoas podem ser treinadas para fazer isso. Você pode ser substituído. Você recebe $ 15, $ 20, $ 25, $ 50, se tiver muita sorte, $ 75 por hora, mas é isso.

Você não tem nenhuma influência além das ferramentas que está usando. Se você estiver dirigindo uma escavadeira, é melhor do que fazê-lo com as mãos. Um diarista na Índia ganha muito menos porque não tem ferramentas para alavancar.

Você não tem muita responsabilidade. Você é uma peça sem rosto em uma equipe de construção e o dono da casa ou o comprador da casa não sabe ou se importa com o fato de você ter trabalhado nela.

Empreiteiros gerais obtêm patrimônio, mas também estão assumindo riscos

Um passo adiante disso, você pode ter um empreiteiro, como um empreiteiro geral que alguém contrata para vir consertar, consertar e construir sua casa. Esse empreiteiro geral está assumindo a responsabilidade; eles estão assumindo a responsabilidade.

Agora, digamos que eles receberam $ 250.000 pelo trabalho. Desculpe, estou usando os preços da Bay Area, então talvez eu vá para os preços do resto do mundo, $ 100.000 para o trabalho de consertar uma casa, e na verdade custa ao empreiteiro geral, tudo dito e feito, $ 70.000. Aquele empreiteiro vai embolsar os restantes $ 30.000.

Eles têm o lado positivo. Eles têm o patrimônio, mas também estão assumindo responsabilidades e riscos. Se o projeto é executado e há perdas, então eles comem as perdas. Mas você vê, apenas a prestação de contas dá a eles alguma forma de renda potencial adicional.

Então, eles também têm alavancagem de mão de obra porque têm um monte de gente trabalhando para eles. Mas   provavelmente chega lá.

Os promotores imobiliários embolsam o lucro aplicando alavancagem de capital

Você pode ir um nível acima disso e pode procurar um incorporador imobiliário. Pode ser alguém que é um empreiteiro que fez um monte de casas, fez um trabalho muito bom, então decidiu abrir um negócio por conta própria e sai por aí procurando por propriedades degradadas que tenham potencial.

Eles os compram, levantam dinheiro de investidores ou eles mesmos o fornecem, consertam o lugar e depois o vendem pelo dobro do que compraram. Talvez eles coloquem apenas 20% a mais, então é um lucro saudável.

Agora, um desenvolvedor como esse assume mais responsabilidade, tem mais riscos. Eles têm um conhecimento mais específico porque agora você tem que saber: em quais bairros vale a pena comprar. Quais lotes são realmente bons ou quais são ruins. O que faz ou quebra uma propriedade específica. Você tem que imaginar a casa acabada que vai estar lá, mesmo quando a propriedade em si pode parecer muito ruim agora.

Há um conhecimento mais específico, há mais responsabilidade e risco, e agora você também tem alavancagem de capital porque também está investindo dinheiro no projeto. Mas, concebivelmente, você poderia comprar um terreno ou uma casa em ruínas por $ 200.000 e transformá-la em uma mansão de um milhão de dólares e embolsar toda a diferença.

Arquitetos, grandes desenvolvedores e REITs estão ainda mais altos na pilha

Um nível além disso pode ser um arquiteto famoso ou um desenvolvedor, onde apenas ter seu nome em uma propriedade, porque você fez tantas propriedades excelentes, aumenta seu valor.

Um nível acima disso, você pode ser uma pessoa que decide, bem, eu entendo de imóveis e agora conheço o suficiente sobre a dinâmica do setor imobiliário que, em vez de apenas construir e vender minhas próprias propriedades ou melhorá-las, eu Vou ser um grande desenvolvedor. Vou construir comunidades inteiras.

Agora, outra pessoa pode dizer: “Gosto dessa alavancagem, mas não quero gerenciar todas essas pessoas. Eu quero fazer isso mais através do capital. Então, vou abrir um fundo de investimento imobiliário. Isso requer conhecimento específico não apenas sobre investimento em imóveis e construção de imóveis, mas também conhecimento específico sobre os mercados financeiros e de capitais e como operam os fundos imobiliários.

As empresas de tecnologia imobiliária aplicam a alavancagem máxima

Um nível além disso pode ser alguém que diz: “Na verdade, quero trazer o máximo de influência neste mercado e o máximo de conhecimento específico”. Essa pessoa diria: “Bem, eu entendo de imóveis e entendo de tudo, desde a construção básica de moradias até a construção e venda de propriedades, como os mercados imobiliários se movem e prosperam, e também entendo os negócios de tecnologia. Eu entendo como recrutar desenvolvedores, como escrever código e como construir um bom produto, e eu entendo como levantar dinheiro de capitalistas de risco e como devolvê-lo e como tudo isso funciona.”

Obviamente, nem uma única pessoa pode saber disso. Você pode reunir uma equipe para fazer isso, cada um com diferentes conjuntos de habilidades, mas essa entidade combinada teria conhecimento específico em tecnologia e imóveis.

Teria uma responsabilidade enorme porque o nome dessa empresa seria um esforço de alto risco e alta recompensa vinculado à coisa toda, e as pessoas dedicariam suas vidas a isso e assumiriam riscos significativos.

Teria influência no código com muitos desenvolvedores. Teria capital com investidores colocando dinheiro e capital próprio do fundador. Teria mão de obra da mais alta qualidade que você pode encontrar, que são engenheiros, designers e profissionais de marketing de alta qualidade que estão trabalhando na empresa.

Então você pode acabar com uma empresa do tipo Trulia, RedFin ou Zillow, e então a vantagem pode estar na casa dos bilhões de dólares ou centenas de milhões de dólares.

À medida que você adiciona mais e mais tipos de conhecimento que só podem ser adquiridos no trabalho e não são de conhecimento comum, você adiciona cada vez mais responsabilidade e assunção de riscos, e adiciona mais e mais pessoas excelentes trabalhando nisso e mais e mais capital nele, e mais e mais código e mídia nele, você continua expandindo o escopo da oportunidade desde o diarista, que pode estar literalmente destruindo o chão com as mãos, todo o até alguém que abriu uma empresa de tecnologia imobiliária e depois abriu o capital.

O julgamento é a habilidade decisiva

Em uma era de alavancagem quase infinita, o julgamento é a habilidade mais importante

Em uma era de alavancagem infinita, o julgamento se torna a habilidade mais importante

Nivi:  Falamos sobre conhecimento específico, falamos sobre responsabilidade, falamos sobre alavancagem. A última habilidade sobre a qual Naval fala em sua tempestade de tweets é o julgamento, onde ele diz que “a alavancagem é um multiplicador de força para o seu julgamento”.

Naval: Agora estamos vivendo em uma era de alavancagem quase infinita, e todas as grandes fortunas são criadas por meio da alavancagem. Seu primeiro trabalho é obter alavancagem, e você pode obter alavancagem por meio de permissão, fazendo com que pessoas trabalhem para você ou levantando capital.

Ou você pode obter alavancagem sem permissão aprendendo a codificar ou se tornando um bom comunicador e podcasting, transmitindo, criando vídeos, escrevendo, etc.

É assim que você consegue alavancagem, mas uma vez que você consegue alavancagem, o que você faz com ela? Bem, a primeira parte da sua carreira é gasta lutando para obter alavancagem. Depois de ter a alavancagem, você deve desacelerar um pouco, porque seu julgamento realmente importa.

É como se você tivesse deixado de dirigir seu veleiro para agora estar dirigindo um transatlântico ou um navio-tanque. Você corre muito mais riscos, mas também tem muito mais a ganhar. Você está carregando uma carga muito maior. Em uma era de alavancagem infinita, o julgamento se torna a habilidade mais importante.

Warren Buffett é tão rico agora por causa de seu julgamento. Mesmo se você tirasse todo o dinheiro de Warren, amanhã, os investidores sairiam da toca e dariam a ele $ 100 bilhões porque sabem que seu julgamento é muito bom e dariam a ele uma grande parte desses $ 100 bilhões para investir .

Tudo o mais que você faz é prepará-lo para aplicar o julgamento

Em última análise, tudo o mais que você faz é, na verdade, preparando-o para aplicar seu julgamento. Uma das grandes coisas que as pessoas criticam é o pagamento do CEO. Com certeza existe um capitalismo de compadrio que acontece onde esses CEOs controlam seus conselhos e os conselhos dão a eles muito dinheiro.

Mas há certos CEOs que definitivamente ganharam seu sustento porque seu julgamento é melhor. Se você estiver dirigindo um grande navio, se estiver dirigindo o Google ou a Apple, e seu julgamento for 10 ou 20 por cento melhor do que o da próxima pessoa, a sociedade literalmente pagará a você centenas de milhões de dólares a mais, porque você está dirigindo um Navio de US$ 100 bilhões.

Se você estiver no curso 10 ou 20 por cento do tempo com mais frequência do que a outra pessoa, os resultados compostos sobre as centenas de bilhões de dólares que você está administrando serão tão grandes que o pagamento de seu CEO será diminuído em comparação.

Julgamento demonstrado, credibilidade em torno do julgamento, é tão crítico. Warren Buffett vence aqui porque tem uma credibilidade enorme. Ele tem sido altamente responsável. Ele tem estado repetidamente no domínio público. Ele construiu uma reputação de integridade muito alta, então você pode confiar nele.

Uma pessoa assim, as pessoas lançarão uma influência infinita atrás dela por causa de seu julgamento. Ninguém lhe pergunta o quanto ele trabalha; ninguém lhe pergunta quando acorda ou quando vai dormir. Eles são como, “Warren, apenas faça o que quiser.”

O julgamento, especialmente o julgamento demonstrado, com alta responsabilidade e histórico claro, é crítico.

Julgamento é saber as consequências de longo prazo de suas ações

Nivi: Vamos definir julgamento. Eu definiria isso como conhecer os efeitos de longo prazo de suas decisões ou ser capaz de prever os efeitos de longo prazo de suas decisões.

Naval: É engraçado. Minha definição de sabedoria é saber as consequências de longo prazo de suas ações, então elas não são tão diferentes. A sabedoria é apenas julgamento em um domínio pessoal.

Sabedoria aplicada a problemas externos, acho que é julgamento. Eles estão altamente ligados. Mas, sim, é saber as consequências de longo prazo de suas ações e tomar a decisão certa para capitalizar isso.

Sem experiência, o julgamento é muitas vezes menos do que inútil

O julgamento é muito difícil de construir. É aqui que tanto o intelecto quanto a experiência entram em ação.

Existem muitos problemas com os chamados intelectuais na torre de marfim, mas uma das razões pelas quais Nassim Taleb os critica é porque eles não têm pele no jogo. Eles não têm experiência no mundo real, então eles apenas aplicam puramente o intelecto.

O intelecto sem nenhuma experiência costuma ser pior do que inútil, porque você obtém a confiança que o intelecto lhe dá e um pouco da credibilidade, mas porque você não teve pele no jogo, não teve experiência real e nenhuma responsabilidade real, você está apenas jogando dardos.

O mundo real é sempre muito, muito mais complexo do que podemos intelectualizar. Especialmente todos os domínios e problemas de borda interessantes e rápidos, você não pode chegar lá sem experiência. Se você é inteligente e itera rápido, não é nem mesmo que você coloque 10.000 horas em algo, mas você faz 10.000 tentativas em algo.

As pessoas com melhor julgamento estão entre as menos emocionais

Se você é inteligente e tem muitas iterações rápidas, e tenta manter suas emoções fora disso, as pessoas com o melhor julgamento estão, na verdade, entre as menos emocionais. Muitos dos melhores investidores são considerados quase robóticos a esse respeito, mas eu não ficaria surpreso se até mesmo os melhores empreendedores muitas vezes parecessem insensíveis.

Existe uma espécie de arquétipo do empreendedor apaixonado e, sim, eles precisam se preocupar com o que estão fazendo, mas também precisam ver com muita clareza o que realmente está acontecendo. O que o impede de ver o que realmente está acontecendo são suas emoções. Nossas emoções estão constantemente obscurecendo nosso julgamento e, ao investir, administrar empresas, construir produtos ou ser um empreendedor, as emoções realmente atrapalham.

As emoções são o que o impede de ver o que realmente está acontecendo, até que você não consiga mais resistir à verdade do que está acontecendo, até que se torne repentino demais e você seja forçado a sofrer; o que é uma espécie de quebra dessa fantasia que você montou.

Nivi:  Para tentar conectar alguns desses conceitos, eu diria que, primeiro, você é responsável por seu julgamento. O julgamento é o exercício da sabedoria. A sabedoria vem da experiência; e essa experiência pode ser acelerada por meio de iterações curtas.

Os principais investidores muitas vezes soam como filósofos

Naval: E a razão pela qual muitos dos principais investidores, muitos dos investidores de valor, como se você ler Jeremy Grantham, ou Warren Buffet, ou ler sobre Michael Burry, essas pessoas soam como filósofos, ou são filósofos, ou estão lendo muitos livros de história ou livros de ciências.

Como o que eles estão fazendo, eles não deveriam estar lendo livros de investimento. Não. Os livros de investimentos são o pior lugar para aprender sobre investimentos, porque o investimento é uma atividade do mundo real que é altamente multivariada, todas as vantagens estão sempre sendo disputadas. Está sempre na vanguarda.

O que você realmente precisa é de julgamento e pensamento muito, muito amplos. A melhor maneira de fazer isso é estudar tudo, inclusive muita filosofia. A filosofia também o torna mais estóico, menos emocional e, assim, você toma melhores decisões; você tem um melhor julgamento.

Quanto mais indignado alguém fica, pior é seu julgamento

Uma coisa simples é que eu vejo … eu saio no Twitter e parece que metade do Twitter está indignado com alguma coisa o tempo todo. Você pode acessar o feed do Twitter de alguém e obter pelo menos alguma aparência de como deve ser estar na cabeça dessa pessoa o tempo todo.

Quanto mais indignado alguém fica, garanto a você, pior é seu julgamento. Se alguém está constantemente twittando indignação política e apenas vê como uma pessoa com raiva entrando em brigas, você não quer entregar a essa pessoa as chaves do seu carro, muito menos as chaves da sua empresa.

Definir uma taxa horária aspiracional

Terceirize tarefas que custam menos do que sua taxa horária

Defina e imponha uma taxa horária aspiracional

Nivi:  Cobrimos as habilidades necessárias para ficar rico. Eles incluíram conhecimento específico, responsabilidade, influência, julgamento e aprendizagem ao longo da vida. Vamos falar sobre a importância de trabalhar duro e valorizar o seu tempo.

Naval:  Ninguém vai te valorizar mais do que você. Defina uma alta taxa horária pessoal e cumpra-a. Quando eu era jovem, decidi que valia muito mais do que o mercado achava que valia. E comecei a me tratar assim.

Inclua seu tempo em cada decisão. Digamos que você valorize seu tempo em $ 100 por hora. Se você decidir passar uma hora dirigindo pela cidade para conseguir alguma coisa, estará efetivamente jogando fora $ 100. Você vai fazer isso?

Digamos que você compre algo da Amazon e eles estraguem tudo. Vale a pena o seu tempo para devolvê-lo? Vale a pena o incômodo mental? Lembre-se de que você terá menos tempo para trabalhar, incluindo trabalhos de alto rendimento mental. Você quer usar esse tempo fazendo recados e resolvendo pequenos problemas? Ou você quer guardá-lo para as coisas grandes?

Os grandes cientistas eram péssimos em administrar suas vidas domésticas. Nenhum deles tinha sala organizada, nem marcava eventos sociais na hora, nem mandava cartões de agradecimento.

Você não pode economizar dinheiro no seu caminho para a riqueza

Você pode passar a vida como quiser. Mas se você quiser ficar rico, isso deve ser sua principal prioridade. Tem que vir antes de qualquer outra coisa, o que significa que você não pode economizar. Isso é o que as pessoas não entendem.

Você pode economizar seu caminho para o sustento básico. Você pode manter as despesas baixas e talvez se aposentar mais cedo. Isso é perfeitamente válido. Mas estamos aqui para falar sobre criação de riqueza. Se você pretende criar riqueza, essa deve ser sua prioridade número um e avassaladora.

Minha taxa de aspiração foi de US$ 5.000/h

Avance rapidamente para o seu eu rico e escolha uma taxa horária intermediária. Antes de ter algum dinheiro real e você poder me contratar, estabeleci uma taxa aspiracional de $ 5.000 por hora.

Claro, ainda acabei fazendo coisas estúpidas como discutir com o eletricista ou devolver o alto-falante quebrado. Mas eu não deveria. E eu fiz muito menos disso meus amigos. Eu faria um espetáculo teatral jogando algo no lixo ou dando para o Exército de Salvação, em vez de devolvê-lo ou tentar consertá-lo.

Eu discutia com as amigas: “Eu não faço isso. Esse não é um problema que eu resolvo.” Ainda hoje discuto isso com minha esposa e com minha mãe, quando ela me entrega pequenas tarefas. Eu digo: “Prefiro contratar um assistente para você”. Isso era verdade mesmo quando eu não tinha dinheiro.

Se você pode terceirizar algo por menos do que sua taxa horária, faça-o

Outra maneira de pensar sobre isso: se você pode terceirizar algo – ou não fazer algo – por menos do que sua taxa horária, terceirizar ou não fazer. Se você puder contratar alguém para fazer isso por menos do que sua taxa horária, contrate-o. Isso inclui coisas como cozinhar. Você pode querer fazer suas próprias refeições caseiras saudáveis. Mas se você pode terceirizar, faça isso.

As pessoas dizem: “E a alegria da vida? Que tal acertar, do seu jeito?” Claro, você pode fazer isso. Mas você não vai ficar rico, porque fez de outra coisa uma prioridade.

Paul Graham  disse isso bem para  as startups do Y Combinator  . Ele disse que você deveria estar trabalhando em seu produto e ajustando-se ao mercado do produto, e você deveria se exercitar e se alimentar de forma saudável. É sobre isso. Isso é tudo o que você tem tempo enquanto estiver nesta missão.

Sua taxa horária deve parecer absurdamente alta

Defina uma taxa horária aspiracional muito alta para você e cumpra-a. Deve parecer e sentir-se absurdamente alto. Se não, não é alto o suficiente. O que quer que você escolha, meu conselho é aumentá-lo.

Durante muito tempo, usei $ 5.000 por hora. Se você extrapolar isso como um salário anual, são vários milhões de dólares por ano. Na verdade, acho que superei, o que é interessante, visto que não sou o que mais trabalha. Eu trabalho com rajadas de energia quando estou motivado para trabalhar em algo.

Trabalhe o máximo que puder

Mesmo que o que você trabalha e com quem você trabalha sejam mais importantes

Trabalhe o máximo que puder

Naval:  Vamos falar sobre trabalho duro. Há uma batalha que acontece muito no Twitter. Você deve trabalhar duro ou não? David Heinemeier Hansson  diz: “É como se vocês fossem escravos”. Keith Rabois  diz: “Não, todos os grandes fundadores trabalharam até os ossos”.

Eles estão conversando entre si.

Em primeiro lugar, eles estão falando sobre duas coisas diferentes. David está falando sobre funcionários e um negócio de estilo de vida. Se você está fazendo isso, sua prioridade número um não é ficar rico. Você tem um emprego, uma família e também sua vida.

Keith está falando sobre as Olimpíadas das startups. Ele está falando sobre a pessoa que busca a medalha de ouro e tenta construir uma empresa pública multibilionária. Essa pessoa tem que acertar tudo. Eles têm que ter um grande julgamento. Eles têm que escolher a coisa certa para trabalhar. Eles têm que recrutar a equipe certa. Eles têm que trabalhar muito duro. Eles estão envolvidos em um sprint competitivo.

Se ficar rico é o seu objetivo, você terá que trabalhar o máximo que puder. Mas o trabalho duro não substitui com quem você trabalha e no que você trabalha. Essas são as coisas mais importantes.

O que você trabalha e com quem você trabalha são mais importantes

Marc Andreessen criou o conceito de “ adequação do mercado do produto ”. Eu expandiria isso para “adequação do fundador ao mercado do produto”, levando em consideração o quão bem um fundador é pessoalmente adequado ao negócio. A combinação dos três deve ser seu objetivo principal.

Você pode economizar muito tempo escolhendo a área certa para trabalhar. Escolher as pessoas certas para trabalhar é a próxima peça mais importante. Em terceiro lugar vem o quão duro você trabalha. Eles são como três pernas de um banquinho. Se você enganar qualquer um deles, todo o banquinho vai cair. Você não pode facilmente escolher um sobre o outro.

Quando você está construindo um negócio ou uma carreira, primeiro pense: “O que devo fazer? Onde um mercado está surgindo? Qual é o produto que posso construir que estou animado para trabalhar, onde tenho conhecimento específico?”

Não importa quão alta seja sua barra, eleve-a

Em segundo lugar, cerque-se das melhores pessoas possíveis. Se houver alguém superior com quem trabalhar, vá trabalhar com eles. Quando as pessoas pedem conselhos sobre como escolher a startup certa para ingressar, eu digo: “Escolha aquela que terá a melhor rede de ex-alunos para você no futuro”. Olhe para a máfia do PayPal – eles trabalharam com um bando de gênios, então todos ficaram ricos. Escolha as pessoas com a maior inteligência, energia e integridade que puder encontrar.

E não importa quão alta seja sua barra, eleve-a.

Por fim, depois de escolher a coisa certa para trabalhar e as pessoas certas, trabalhe o máximo que puder.

Ninguém realmente trabalha 80 horas por semana

É aqui que a mitologia fica um pouco louca. As pessoas que dizem trabalhar 80 horas por semana, ou mesmo 120 horas por semana, muitas vezes são apenas sinais de status. Está se exibindo. Ninguém realmente trabalha de 80 a 120 horas por semana em alto rendimento, com clareza mental. Seu cérebro quebra. Você não terá boas ideias.

A maneira como as pessoas tendem a trabalhar com mais eficiência, especialmente no trabalho do conhecimento, é correr o mais rápido possível enquanto se sentem inspiradas para trabalhar e depois descansar. Eles fazem longas pausas.

É mais como um leão caçando e menos como um maratonista correndo. Você corre e depois descansa. Você reavalia e depois tenta de novo. Você acaba construindo uma maratona de sprints.

A inspiração é perecível

A inspiração é perecível. Quando você tiver inspiração, aja de acordo com ela ali mesmo.

Se estou inspirado para escrever uma postagem no blog ou publicar uma tempestade de tweets, devo fazê-lo imediatamente. Caso contrário, não vai sair por aí. Eu não vou voltar a isso. A inspiração é uma coisa linda e poderosa. Quando você o tiver, agarre-o.

Impaciência com ações, paciência com resultados

As pessoas falam sobre impaciência. Quando você sabe que deve ser impaciente? Quando você sabe ser paciente? Meu tweet simplista sobre isso foi: “ Impaciência com ações, paciência com resultados. ” Acho que é uma boa filosofia de vida.

Qualquer coisa que você tenha que fazer, faça. Porque esperar? Você não está ficando mais jovem.

Você não quer passar a vida esperando na fila. Você não quer gastá-lo viajando de um lado para o outro. Você não quer gastá-lo fazendo coisas que não fazem parte de sua missão.

Quando você fizer essas coisas, faça-as o mais rápido possível e com toda a atenção para fazê-las bem. Então seja paciente com os resultados porque você está lidando com sistemas complexos e muitas pessoas.

Leva muito tempo para os mercados adotarem produtos. Leva tempo para as pessoas se sentirem confortáveis ​​trabalhando umas com as outras. Leva tempo para que grandes produtos surjam à medida que você poli.

Impaciência com ações, paciência com resultados.

Se eu descobrir um problema em um dos meus negócios, não vou dormir até que a resolução esteja pelo menos em andamento. Se estou no conselho de uma empresa, ligo para o CEO. Se eu estiver administrando a empresa, ligarei para meus subordinados. Se eu for o responsável, eu vou resolver isso, ali mesmo, e resolvê-lo.

Se não resolvo um problema no momento em que ele acontece — ou se não procuro resolvê-lo — não tenho paz. não tenho descanso. Não tenho felicidade até que o problema seja resolvido. Assim resolvo o mais rápido possível. Eu literalmente não vou dormir até que seja resolvido – talvez seja apenas uma característica pessoal. Mas funcionou bem nos negócios.

Estar muito ocupado para ‘tomar café’

Recusar impiedosamente reuniões

Estar muito ocupado para ‘tomar café’ enquanto mantém um calendário organizado

Naval:  Outro tweet foi: “ Você deveria estar muito ocupado para ‘tomar café’, mantendo um calendário organizado. 

As pessoas que me conhecem sabem que sou famoso por fazer duas coisas simultaneamente.

Primeiro, mantenho um calendário muito limpo. Quase não tenho reuniões sobre isso. Quando algumas pessoas veem meu calendário, elas quase choram.

Em segundo lugar, estou ocupado o tempo todo. Estou sempre fazendo alguma coisa. Geralmente é relacionado ao trabalho. É qualquer coisa de alto impacto que precisa ser feita, que eu estou mais inspirado a fazer.

A única maneira de fazer isso é recusar constantemente e impiedosamente as reuniões.

As pessoas querem “tomar café” e construir relacionamentos. Isso é bom no início de sua carreira, quando você ainda está explorando. Mas mais tarde em sua carreira – quando você está explorando, e há mais coisas vindo em sua direção do que você tem tempo – você tem que impiedosamente cortar reuniões de sua vida.

Corte impiedosamente as reuniões

Se alguém quiser uma reunião, veja se ele fará uma ligação. Se eles quiserem ligar, veja se eles enviarão um e-mail. Se eles quiserem enviar um e-mail, veja se eles enviarão uma mensagem de texto. E você provavelmente deve ignorar a maioria das mensagens de texto – a menos que sejam verdadeiras emergências.

Você tem que ser totalmente implacável ao evitar reuniões. Quando você fizer reuniões, faça reuniões ambulantes. Faça reuniões permanentes. Mantenha-os curtos, acionáveis ​​e pequenos. Nada está sendo feito em uma reunião com oito pessoas ao redor de uma mesa de conferência. Você está literalmente morrendo uma hora de cada vez.

Nivi:  “Tomar café” me lembra uma velha citação, acho que de Steve Jobs, quando alguém perguntou a ele por que a Apple não compareceu a uma convenção. Sua resposta foi algo como: “Porque não estaríamos aqui trabalhando”.

Naval:  Eu costumava ter dificuldade em recusar pessoas para reuniões. Agora eu apenas digo a eles: “Eu não faço reuniões não transacionais. Não faço reuniões sem uma agenda rígida. Não faço reuniões, a menos que seja absolutamente necessário.

Nivi costumava fazer isso. Quando as pessoas nos pediam reuniões para conhecê-lo, ele dizia: “Não fazemos reuniões, a menos que seja uma urgência de vida ou morte”. A pessoa tem que responder: “Sim, é uma urgência de vida ou morte” ou não há reunião.

As pessoas se encontrarão com você quando você tiver uma prova de trabalho

Pessoas ocupadas participarão de sua reunião quando você tiver algo importante ou valioso. Mas você tem que vir com um cartão de chamada adequado. Deveria ser: “Aqui está o que eu fiz. Aqui está o que posso mostrar a você. Vamos nos encontrar se isso for útil para você, e eu vou respeitar o seu tempo.”

Você tem que construir credibilidade. Por exemplo, quando um investidor em tecnologia olha para uma startup, a primeira coisa que deseja ver é a evidência do progresso do produto. Eles não querem apenas ver uma apresentação de slides. O progresso do produto é o currículo do empreendedor. É um currículo infalível.

Você tem que fazer o trabalho. Para usar uma analogia de criptografia, você precisa ter uma prova de trabalho. Se você tem isso e realmente tem algo interessante, não hesite em colocá-lo em um e-mail e enviá-lo. Mesmo assim, ao solicitar uma reunião, você quer ser acionável.

Liberte seu tempo e mente

Se você acha que vai “conseguir” fazendo networking e participando de várias reuniões, provavelmente está errado. Networking pode ser importante no início de sua carreira. E você pode ser feliz com as reuniões. Mas as chances são bem baixas.

Quando você encontra pessoas esperando por aquele golpe de sorte, você está contando com a  sorte do Tipo Um , que é sorte cega, e sorte do Tipo Dois, que é sorte apressada.

Mas você não está tendo sorte do Tipo Três ou Tipo Quatro, que são os melhores. É aqui que você passa o tempo desenvolvendo uma reputação e trabalhando em algo. Você desenvolve um ponto de vista único e é capaz de identificar oportunidades que os outros não conseguem.

Um calendário ocupado e uma mente ocupada destruirão sua capacidade de fazer grandes coisas neste mundo. Se você quer fazer grandes coisas – seja um músico, empresário ou investidor – você precisa de tempo e mente livres.

Continue redefinindo o que você faz

Torne-se o melhor do mundo no que você faz

Continue redefinindo o que você faz até ser o melhor no que faz

Nivi:  Conversamos sobre a importância de trabalhar duro e valorizar o seu tempo. Em seguida, há alguns tweets sobre o tema do trabalho a longo prazo. O primeiro tweet é: “ Torne-se o melhor do mundo no que você faz. Continue redefinindo o que você faz até que isso seja verdade. 

Naval:  Se você realmente quer ser pago neste mundo, você quer ser o número um em tudo o que faz. Pode ser um nicho – esse é o ponto. Você pode literalmente ser pago apenas por ser você.

Algumas das pessoas mais bem-sucedidas do mundo são assim. Oprah é paga para ser Oprah. Joe Rogan é pago para ser Joe Rogan. Eles estão sendo autênticos consigo mesmos.

Você quer ser o número um. E você quer continuar mudando o que faz até ser o número um. Você não pode simplesmente escolher algo arbitrário. Você não pode dizer: “Vou ser o corredor mais rápido do mundo” e agora precisa vencer Usain Bolt. Isso é muito difícil de um problema.

Continue mudando seu objetivo até chegar ao seu conhecimento específico, conjuntos de habilidades, posição, capacidades, localização e interesses. Seu objetivo e habilidades devem convergir para torná-lo o número um.

Quando você está procurando o que fazer, deve ter em mente dois focos diferentes. Uma delas é: “Quero ser o melhor no que faço”. A segunda é: “O que faço é flexível, de modo que sou o melhor nisso”.

Você quer chegar a um lugar confortável onde sinta: “Isso é algo em que posso ser incrível, enquanto ainda sou autêntico para quem eu sou”.

Vai ser uma longa jornada. Mas agora você sabe como pensar sobre isso.

Encontre o ajuste fundador-produto-mercado

O mais importante para qualquer empresa é encontrar o ajuste do produto ao mercado. Mas o mais importante para qualquer empreendedor é encontrar o ajuste fundador-produto-mercado, onde você está naturalmente inclinado a construir o produto certo para um mercado. Esse é um problema de três focos. Você tem que fazer os três funcionarem ao mesmo tempo.

Se você quer ter sucesso na vida, precisa se sentir confortável em gerenciar problemas multivariados e funções de múltiplos objetivos ao mesmo tempo. Este é um daqueles casos em que você precisa mapear pelo menos dois ou três de uma vez.

Fuja da Concorrência Através da Autenticidade

Ninguém pode competir com você em ser você

A competição irá prendê-lo em um jogo menor

Nivi:  Vamos discutir seu tweet: “ Fuja da competição através da autenticidade. ” Parece que parte disso é uma busca por quem você é.

Naval:  É uma busca e um reconhecimento. Às vezes, quando procuramos nossos egos, queremos ser algo que não somos. Nossos amigos e familiares são realmente melhores em nos dizer quem somos. Olhar para trás, para o que fizemos, é um indicador melhor de quem somos.

Peter Thiel fala muito sobre como  a competição está além do ponto . É contraproducente. Somos criaturas altamente meméticas. Nós copiamos todos ao nosso redor. Nós copiamos nossos desejos deles.

Se todos ao meu redor são grandes artistas, eu quero ser um artista. Se todos ao meu redor são grandes empresários, eu quero ser um empresário. Se todos ao meu redor são ativistas sociais, eu quero ser um ativista social. É daí que virá minha auto-estima.

Você deve ter cuidado ao se envolver em jogos de status. Você acaba competindo por coisas que não valem a pena competir.

Peter Thiel fala sobre como ele seria um escriturário porque todos na faculdade de direito queriam ser escriturários de um juiz da Suprema Corte ou de algum juiz famoso. Ele foi rejeitado e foi isso que o fez entrar no negócio. Isso o ajudou a sair de um jogo menor e entrar em um jogo maior.

Às vezes você fica preso no jogo errado porque está competindo. A melhor maneira de escapar da competição – de fugir do espectro da competição, que não só é estressante e estressante, mas também o levará à resposta errada – é ser autêntico consigo mesmo.

Ninguém pode competir com você em ser você

Se você está construindo e comercializando algo que é uma extensão de quem você é, ninguém pode competir com você. Quem vai competir com Joe Rogan ou Scott Adams? É impossível. Alguém mais vai escrever um Dilbert melhor? Não. Alguém vai competir com Bill Watterson e criar um  Calvin and Hobbes melhor ? Não.

Artistas são, por definição, autênticos. Os empreendedores também são autênticos. Quem será Elon Musk? Quem será Jack Dorsey? Essas pessoas são autênticas e os negócios e produtos que criam são autênticos para seus desejos e meios.

Se alguém aparecesse e começasse a lançar foguetes, não acho que isso incomodaria Elon nem um pouco. Ele ainda vai chegar a Marte. Porque essa é a missão dele, por mais insana que pareça. Ele vai conseguir.

Autenticidade naturalmente afasta você da concorrência. Isso significa que você quer ser autêntico a ponto de não haver adequação do produto ao mercado? Pode ser que você seja o melhor malabarista em um monociclo. Mas talvez não haja muito mercado para isso, mesmo com vídeos no YouTube. Portanto, você deve ajustar até encontrar o ajuste do produto ao mercado.

Pelo menos incline-se para a autenticidade, para fugir da concorrência. A competição leva à imitação e a jogar o jogo completamente errado.

No empreendedorismo, as massas nunca estão certas

No empreendedorismo, as massas nunca estão certas. Se as massas soubessem como construir grandes coisas e criar grandes riquezas, estaríamos todos ricos agora.

Quando você vê muita concorrência, às vezes isso indica que as massas já chegaram. Já competiu demais. Ou é a tendência errada para começar.

Por outro lado, se todo o mercado estiver vazio, isso pode ser um indicador de alerta. Isso pode indicar que você foi muito autêntico e deve se concentrar mais na parte do produto-mercado do fundador-produto-mercado.

Há um equilíbrio que você precisa encontrar. Geralmente, as pessoas cometerão o erro de prestar muita atenção à concorrência. Os grandes fundadores tendem a ser autênticos iconoclastas.

Combine sua vocação e vocação

Nivi:  Você acha que uma maneira de obter autenticidade é encontrar cinco ou seis habilidades diferentes que você já possui e empilhá-las umas sobre as outras, talvez nem mesmo de uma maneira proposital? Se você está expressando quem você é, estará expressando todas essas habilidades de qualquer maneira.

Naval:  Se você for bem-sucedido, a longo prazo descobrirá que está praticando quase todos os seus hobbies para ganhar a vida, não importa quais sejam. Como disse Robert Frost, “ meu objetivo na vida é unir minha vocação com minha vocação ” Isso é realmente onde a vida vai levar você de qualquer maneira.

Você está certo sobre a pilha de habilidades. Todo mundo tem múltiplas habilidades. Não somos criaturas unidimensionais, embora seja assim que nos retratamos em perfis online para conseguir um emprego. Você conhece alguém e eles dizem: “Sou um banqueiro”. Ou, “Eu sou um barman. Ou “sou barbeiro”.

Especialize-se em ser você

Mas as pessoas são multivariadas. Eles têm muitas habilidades. Um banqueiro pode ser bom em finanças. Outro pode ser bom em vendas. Um terceiro pode ser bom em tendências macroeconômicas e sentir os mercados. Outro pode ser muito bom em escolher ações individuais. Outro pode ser bom em manter relacionamentos, em vez de vender novos relacionamentos. Todo mundo vai ter vários nichos. E você terá vários nichos. Não vai ser apenas um.

Ao longo de sua carreira, você descobrirá que gravita em torno das coisas em que é bom, que por definição são as coisas que você gosta de fazer. Caso contrário, você não seria bom neles. Você não teria colocado no tempo.

Outras pessoas também irão empurrá-lo para as coisas em que você é bom. Porque seus chefes, colegas de trabalho e investidores inteligentes perceberão que você é de classe mundial nisso. E você pode recrutar pessoas para ajudá-lo com outras coisas.

Idealmente, você quer acabar se especializando em ser você.

Jogue Jogos Estúpidos, Ganhe Prêmios Estúpidos

A competição irá cegá-lo para jogos maiores

Negócios que parecem estar em competição direta na verdade não estão

Nivi:  Quando você está sendo autêntico, você não se importa tanto com a competição. Isso te irrita e inspira algum medo, ciúme e outras emoções. Mas você realmente não se importa porque está orientado para o objetivo e a missão. Na pior das hipóteses, você pode obter algumas ideias deles. E muitas vezes existem formas de trabalhar com a concorrência de forma positiva que acaba aumentando o tamanho do mercado para você.

Naval:  Depende da natureza do negócio. As melhores empresas da indústria de tecnologia do Vale do Silício tendem a ser vencedoras. Quando você vê a concorrência, isso pode fazer você ficar furioso. Porque realmente coloca em risco tudo o que você construiu.

Se estou abrindo um restaurante e uma versão mais interessante do mesmo restaurante abre em uma cidade diferente, isso é fantástico. Vou copiar o que está funcionando e descartar o que não está funcionando. Portanto, depende da natureza do negócio.

Muitas vezes, as empresas que parecem estar em concorrência direta realmente não estão. Eles acabam adjacentes ou ligeiramente diferentes. Você está a um passo de um negócio completamente diferente e, às vezes, precisa dar esse passo. Você não vai aceitar se estiver ocupado brigando por um prêmio.

Você está jogando um jogo estúpido. Você vai ganhar um prêmio idiota. Não é óbvio agora porque você está cego pela concorrência. Mas daqui a três anos, será óbvio.

Minha primeira empresa foi pega no jogo errado

Uma das minhas primeiras startups foi  o Epinions , um site de avaliação de produtos on-line independente da Amazon. Esse espaço acabou se transformando no TripAdvisor e no Yelp, que é para onde deveríamos ter ido.

Deveríamos ter feito mais avaliações locais. Uma avaliação de um item escasso como um restaurante local é mais valiosa do que a de um item como uma câmera que tem 1.000 avaliações na Amazon.

Antes que pudéssemos chegar lá, fomos pegos no jogo de comparação de compras. Nós nos fundimos com a DealTime e competimos com vários mecanismos de comparação de preços – mySimon, PriceGrabber, NexTag e Bizrate, que se tornou o Shopzilla. Fomos pegos em uma competição feroz um com o outro.

Todo esse espaço foi para zero porque a Amazon ganhou o e-tail completamente. Não havia necessidade de comparação de preços. Todo mundo acabou de ir para a Amazônia.

Recebemos o prêmio de booby porque fomos apanhados em competição com um bando de nossos colegas. Deveríamos estar olhando para o que o consumidor realmente queria e sendo autênticos com nós mesmos, que eram as avaliações, não a comparação de preços. Deveríamos ter ido mais longe em itens esotéricos, onde os clientes tinham menos dados e queriam mais avaliações.

Se fôssemos autênticos para nós mesmos, teríamos feito melhor.

Eventualmente, você receberá o que merece

Em uma escala de tempo longa o suficiente, você será pago

Em uma escala de tempo longa o suficiente, você será pago

Nivi:  Estamos falando de trabalhar a longo prazo. O próximo tweet sobre esse tópico: “ Aplique conhecimento específico, com alavancagem, e, eventualmente, você obterá o que merece. 

Eu acrescentaria: aplique o julgamento, aplique a responsabilidade e aplique a habilidade de leitura.

Naval:  Esta é uma maneira simplória de dizer: “Leva tempo”. Depois de colocar todas as peças no lugar, ainda há um tempo indeterminado para colocar. E se você estiver contando, ficará sem paciência antes que chegue.

Você tem que ter certeza de dar tempo a essas coisas. A vida é longa.

Charlie Munger tinha uma linha sobre isso. Alguém perguntou a ele sobre ganhar dinheiro. Ele disse que o que o questionador realmente estava perguntando era: “ Como posso me tornar como você, exceto mais rápido ?”

Todo mundo quer isso imediatamente. Mas o mundo é um lugar eficiente. Imediato não funciona. Você tem que colocar no tempo. Você tem que colocar as horas. Você precisa se colocar nessa posição com conhecimento específico, responsabilidade, alavancagem e um conjunto de habilidades autêntico para ser o melhor do mundo no que faz.

E então você tem que aproveitar e continuar fazendo e fazendo e fazendo. Não acompanhe. Não conte. Porque se você fizer isso, você ficará sem tempo.

Olhando para trás em minha carreira, as pessoas que identifiquei como brilhantes e trabalhadoras há duas décadas são todas bem-sucedidas agora, quase sem exceção. Em uma escala de tempo suficientemente longa, você será pago.

Mas pode facilmente ser 10 ou 20 anos. Às vezes são cinco. Se são cinco, ou três, e é um amigo seu que chegou lá, isso pode deixá-lo louco. Mas essas são exceções. E para cada vencedor, existem vários fracassos.

Uma coisa é importante no empreendedorismo: você só precisa acertar uma vez. Você consegue muitos, muitos chutes a gol. Você pode chutar a gol a cada três ou cinco anos, talvez a cada 10, no máximo. Ou uma vez por ano, no máximo, dependendo de como você está interagindo com as startups. Mas você só precisa acertar uma vez.

No que você é realmente bom, que o mercado valoriza?

Nivi:  Seu resultado final será igual a algo como a distinção de seu conhecimento específico; vezes quanta alavancagem você pode aplicar a esse conhecimento; quantas vezes seu julgamento está correto; vezes quão singularmente responsável você é pelo resultado; vezes o quanto a sociedade valoriza o que você está fazendo. Então você combina isso com quanto tempo você pode continuar fazendo isso e quanto tempo você pode continuar melhorando por meio da leitura e do aprendizado.

Naval:  Essa é uma ótima maneira de resumir. Vale a pena tentar esboçar essa equação.

Dito isso, as pessoas tentam aplicar a matemática ao que é realmente filosofia. Eu já vi isso acontecer, onde eu digo uma coisa e depois digo outra coisa que parece contraditória se você tratar isso como matemática. Mas é obviamente em um contexto diferente.

As pessoas dirão: “Você diz: ‘ Desejo é sofrimento .’” Você conhece o ditado budista. “E então você ‘Toda grandeza vem do sofrimento.’ Então isso significa que toda grandeza vem do desejo?” Isso não é matemática. Você não pode simplesmente carregar variáveis ​​e formar saídas lógicas absolutas. Você tem que saber quando aplicar as coisas.

Não se pode ficar muito analítico sobre isso.

É o que um físico chamaria de “falsa precisão”. Quando você pega duas estimativas inventadas e as multiplica, obtém quatro graus de precisão. Esses pontos decimais realmente não contam. Você não tem esses dados. Você não tem esse conhecimento. Quanto mais variáveis ​​estimadas você tiver, maior será o erro no modelo.

Adicionar mais complexidade ao seu processo de tomada de decisão leva a uma resposta pior. É melhor escolher a única coisa maior ou duas. Pergunte a si mesmo: no que eu sou realmente bom, de acordo com a observação e as pessoas em quem confio, que o mercado valoriza?

Essas duas variáveis ​​sozinhas provavelmente são boas o suficiente. Se você for bom nisso, você vai continuar. Você desenvolverá o julgamento. Se você é bom nisso e gosta de fazê-lo, eventualmente as pessoas lhe darão os recursos e você não terá medo de assumir responsabilidades. Assim as outras peças se encaixarão.

O ajuste do produto ao mercado é inevitável se você estiver fazendo algo que ama e o mercado o deseja.

Rejeitar a maioria dos conselhos

A maioria dos conselhos são as pessoas que dão a você os números dos bilhetes premiados da loteria

Os melhores fundadores ouvem a todos, mas decidem por si mesmos

Nivi:  Um dos tweets da sala de edição foi: “Evite pessoas que ficaram ricas rapidamente. Eles estão apenas dando a você os números dos bilhetes premiados da loteria.”

Naval:  Isso geralmente é verdade para a maioria dos conselhos. Isso remonta a Scott Adams – sistemas, não metas . Se você perguntar a uma pessoa de sucesso o que funcionou para ela, ela geralmente lerá o conjunto exato de coisas que funcionaram para ela, o que pode não se aplicar a você. Eles estão apenas lendo para você os números dos bilhetes premiados da loteria.

É um pouco loquaz. Há algo a ser aprendido, mas você não pode pegar a circunstância exata deles e mapeá-la na sua. Os melhores fundadores que conheço leem e ouvem todo mundo. Mas então eles ignoram todos e decidem por si mesmos.

Eles têm seu próprio modelo interno de como aplicar as coisas à sua situação. E eles não hesitam em descartar informações. Se você pesquisar pessoas suficientes, todos os conselhos serão anulados.

Você tem que ter seu próprio ponto de vista. Quando algo é enviado para você, você precisa decidir rapidamente: é verdade? É verdade fora do contexto de como essa pessoa o aplicou? É verdade no meu contexto? E então, eu quero aplicá-lo?

Você tem que rejeitar a maioria dos conselhos. Mas você tem que ouvir o suficiente e ler o suficiente para saber o que rejeitar e o que aceitar.

Mesmo neste podcast, você deve examinar tudo. Se algo não parece verdadeiro para você, coloque-o de lado. Coloque-o de lado. Se muitas coisas parecerem falsas, exclua este podcast.

O conselho oferece anedotas para recordar mais tarde, quando você tiver sua própria experiência

Nivi:  Acho que a parte mais perigosa de seguir um conselho é que a pessoa que o deu não estará por perto para lhe dizer quando ele não se aplica mais.

Naval:  Eu vejo o propósito do conselho de maneira um pouco diferente da maioria das pessoas. Eu vejo isso como me ajudando a ter anedotas e máximas que posso lembrar quando tenho minha própria experiência direta e digo: “Ah, foi isso que aquela pessoa quis dizer”.

Noventa por cento dos meus tweets são máximas que se tornam ganchos mentais para me lembrar quando estou naquela situação novamente.

Tipo, “Oh, fui eu que tuitei, ‘ Se você não consegue se ver trabalhando com alguém pelo resto da vida, então não trabalhe com essa pessoa por um dia. ‘” Assim que eu souber que não vou trabalhar com alguém daqui a 10 anos, tenho que começar a me livrar desse relacionamento ou investir menos esforço nele.

Eu uso tweets para comprimir meus próprios aprendizados. Seu espaço cerebral é finito. Você tem neurônios finitos. Você pode pensar nisso como ponteiros, endereços, mnemônicos para ajudá-lo a se lembrar de princípios profundamente arraigados, onde você tem a experiência subjacente para apoiá-los.

Se você não tem a experiência subjacente, parece uma coleção de citações. É legal. É inspirador por um momento. Talvez você faça um bom pôster com isso. Mas então você esquece e segue em frente.

Estas são formas compactas para você relembrar seu próprio conhecimento.

Uma mente calma, um corpo em forma, uma casa cheia de amor

Quando você finalmente ficar rico, perceberá que não era o que estava procurando em primeiro lugar.

Quando você for rico, perceberá que não era o que procurava

Nivi:  O último tweet sobre o tema do trabalho a longo prazo é: “ Quando você finalmente ficar rico, vai perceber que não era o que você estava procurando em primeiro lugar. Mas isso é para outro dia. 

Naval:  Esse é um tópico de várias horas por si só. Primeiro de tudo, eu pensei que era uma maneira muito inteligente de acabar com a coisa toda. Isso desarma todo um grupo de pessoas que dizem: “Qual é o sentido de ficar rico?” Muitas pessoas gostam de sinalizar a virtude contra a ideia de criação de riqueza ou de ganhar dinheiro.

Também é verdade. Sim, o dinheiro resolverá todos os seus problemas financeiros. Mas não leva você a todos os lugares.

A primeira coisa que você percebe quando ganha muito dinheiro é que ainda é a mesma pessoa. Se você está feliz, você está feliz. Se você está infeliz, você está infeliz. Se você está calmo, realizado e em paz, ainda é a mesma pessoa. Conheço muitas pessoas muito ricas que estão extremamente fora de forma. Conheço muitas pessoas ricas que têm uma vida familiar muito ruim. Conheço muitas pessoas ricas que são uma bagunça interna.

Uma mente calma, um corpo em forma e uma casa cheia de amor devem ser conquistados

Eu me apoiaria em outro tweet que publiquei. Quando penso nisso, acho que é meu tweet favorito. Não é necessariamente o mais perspicaz. Não é necessariamente o mais útil. Nem é o que mais penso. Mas quando eu olho para isso, há uma certa verdade ali que ressoa. E isso é: “ Um corpo em forma, uma mente calma, uma casa cheia de amor. Essas coisas não podem ser compradas – elas devem ser conquistadas. 

Mesmo que você tenha todo o dinheiro do mundo, você não pode ter essas três coisas. Jeff Bezos ainda tem que malhar. Ele ainda tem que trabalhar em seu casamento. E seu estado mental interno ainda não será controlado por eventos externos. Vai ser baseado em quão calmo e pacífico ele está por dentro.

Portanto, acho que essas três coisas – sua saúde, sua saúde mental e seus relacionamentos íntimos – são coisas que você deve cultivar. Eles podem lhe trazer muito mais paz e felicidade do que qualquer quantia de dinheiro jamais trará.

Conselhos práticos para um estado interno mais calmo

Como chegar lá é uma tempestade de tweets na qual estou trabalhando. Eu tenho provavelmente 100 tweets sobre isso. É muito difícil dizer qualquer coisa sobre o assunto sem ser atacado de 50 direções diferentes, especialmente hoje em dia no Twitter. Então, tenho hesitado em fazê-lo. Quero direcioná-lo para um tipo muito específico de pessoa.

Há um monte de gente que não acredita que trabalhar em seu estado interno seja útil. Eles estão muito focados no externo. E tudo bem, não há nada de errado nisso. É para isso que serve a tempestade de tweets “Como Ficar Rico”. Há um monte de gente que acredita que a única coisa pela qual vale a pena trabalhar é a libertação completa. Tipo, você se torna o Buda. Eles vão atacar qualquer coisa no meio como sendo inútil. Tudo bem também. Mas a maioria das pessoas não está lá.

Quero criar uma tempestade de tweets que ofereça conselhos práticos para pessoas comuns que desejam um estado interno mais calmo. Um conjunto de entendimentos, realizações, meias-verdades e verdades, que se você os absorvesse adequadamente – e, novamente, esses são indicadores de ideias que você já tem e experiências que você já tem – que, se você mantiver isso em mente, lentamente mas, de forma constante, o ajudará com certas realizações que o levarão a um estado interno mais calmo. É nisso que eu quero trabalhar.

O condicionamento físico é outro grande problema, mas não sou o especialista nisso. Há muitas pessoas boas no Twitter que são melhores em condicionamento físico do que eu.

Muitos divórcios acontecem por causa de dinheiro, muitas batalhas acontecem por causa da raiva interna

Eu acho que uma família e relacionamentos amorosos realmente saem naturalmente das outras coisas. Se você tem uma mente calma e já ganhou dinheiro, deve ter bons relacionamentos. Não há nenhuma razão para que você não deva. Muitos divórcios acontecem por causa de dinheiro. Infelizmente, essa é apenas a realidade. Ter dinheiro remove essa parte dele.

Muitas batalhas externas acontecem porque seu estado interno não é bom. Quando você é naturalmente pacífico internamente, vai escolher menos brigas. Você vai ser mais amoroso sem esperar nada em troca. Isso cuidará das coisas na frente de relacionamento externo.

Nivi:  Para resumir: o dinheiro resolve seus problemas financeiros. O dinheiro compra sua liberdade no mundo material. E o dinheiro permite que você não faça as coisas que não quer fazer.

Naval:  Sim. Para mim, o objetivo final do dinheiro é que você não precise estar em um lugar específico, em uma hora específica, fazendo qualquer coisa que não queira.

Não há esquemas de enriquecimento rápido

Esquemas de enriquecimento rápido são apenas outra pessoa enriquecendo com você

Não há esquemas de enriquecimento rápido

Nivi:  Nós pulamos um tweet porque eu queria cobrir todos os tweets sobre o tópico de longo prazo. O tweet que pulamos: “ Não há esquemas de enriquecimento rápido. Isso é apenas outra pessoa ficando rica com você. 

Naval:  Isso remonta ao mundo ser um lugar eficiente. Se existe uma maneira fácil de ficar rico, ela já foi explorada. Há muitas pessoas que lhe venderão ideias e esquemas de como ganhar dinheiro. Mas eles estão sempre vendendo algum curso de $ 79,95 ou algum audiolivro ou seminário.

O que é bom. Todo mundo precisa comer. As pessoas precisam ganhar a vida. Eles podem realmente ter dicas muito boas. Se eles estão dando a você conselhos práticos e de alta qualidade que reconhecem que é uma jornada difícil e levará muito tempo, acho que é realista.

Mas se eles estão vendendo a você algum esquema de enriquecimento rápido – seja cripto ou seja um negócio ou seminário on-line – eles estão apenas ganhando dinheiro com você. Esse é   o esquema de enriquecimento rápido deles . Não necessariamente vai funcionar para você.

Não temos anúncios porque isso arruinaria nossa credibilidade

Uma das coisas sobre toda essa tempestade de tweets e podcast é que não temos anúncios. Não cobramos nada. Não vendemos nada. Não porque não queira ganhar mais dinheiro – é sempre bom ganhar mais dinheiro; estamos fazendo um trabalho aqui – mas porque isso destruiria completamente a credibilidade da empresa. Se eu disser: “Eu sei como ficar rico e vou vender isso para você”, isso arruína tudo.

Quando eu era jovem, um dos meus livros favoritos sobre o assunto era “ How To Get Rich ”, de Felix Dennis, o fundador da Maxim Magazine. Ele tinha um monte de coisas malucas lá dentro. Mas ele também teve alguns insights muito bons.

Sempre que leio algo dele ou do fundador da GoDaddy, Bob Parsons ou Andrew Carnegie – pessoas que já são muito ricas e claramente enriqueceram em outros campos, não vendendo a linha de como ficar rico -, eles têm uma credibilidade . Você apenas confia neles.

Eles não estão tentando ganhar dinheiro com você. Eles obviamente estão tentando ganhar algum status e algum ego – você sempre tem que ter uma motivação para fazer alguma coisa. Mas pelo menos essa é uma razão mais clara e porque eles provavelmente não estão mentindo. Eles provavelmente não estão enganando você. Eles não estão nevando você.

Todo fundador tem que mentir para todo funcionário

Em algum nível, todo fundador precisa mentir para todos os funcionários da empresa que possui. Eles têm que convencê-los: “É melhor para você trabalhar para mim do que fazer o que eu fiz e trabalhar por conta própria”.

Sempre tive dificuldade com isso.

A única maneira honesta de fazer isso, na minha opinião, é dizer aos empreendedores que recruto: “Você será empreendedor nesta empresa e, no dia em que estiver pronto para começar seu próximo negócio, vou para apoiá-lo. Eu nunca vou atrapalhar você a abrir uma empresa. Mas este pode ser um bom lugar para você aprender como construir uma boa equipe e construir uma boa cultura; como encontrar ajuste de mercado de produto; como aperfeiçoar suas habilidades; e conhecer pessoas incríveis enquanto você descobre exatamente o que vai fazer. Porque posicionamento, timing e deliberação são muito importantes quando se inicia uma empresa.”

O que nunca fui capaz de fazer é olhar na cara deles e dizer: “Você deve estar em sua mesa às 8h”. Como não vou estar em minha mesa às 8h, quero minha liberdade. Nunca fui capaz de dizer a eles: “Você é ótimo como diretor hoje e será vice-presidente amanhã”, colocando-os nessa fria trilha de carreira. Porque eu mesmo não acredito nisso.

Qualquer pessoa que dê conselhos sobre como ficar rico deveria ter ganhado dinheiro em outro lugar

Se alguém está dando conselhos sobre como ficar rico e também está ganhando dinheiro com isso, deveria ter ganhado dinheiro em outro lugar. Você não quer aprender a ficar em forma com uma pessoa gorda. Você não quer aprender a ser feliz com uma pessoa deprimida. Então, você não quer aprender como ser rico com uma pessoa pobre. Mas você também não quer aprender como ficar rico com alguém que ganha dinheiro dizendo às pessoas como ficar rico. É suspeito.

Nivi:  Sempre que você vir alguém que ficou rico seguindo o conselho de algum guru sobre como ficar rico, lembre-se de que em qualquer processo aleatório, se você executá-lo por tempo suficiente e se pessoas suficientes participarem dele, você sempre obterá todos os resultados possíveis com probabilidade um .

Naval:  Há muitos erros aleatórios aí. É por isso que você deve ignorar absoluta e completamente os jornalistas de negócios e os acadêmicos de economia quando eles falam sobre empresas privadas.

Não vou citar nomes, mas quando um economista famoso critica o Bitcoin, ou quando um jornalista de negócios ataca a última empresa que está fazendo IPO, é um absurdo completo. Essas pessoas nunca construíram nada. Eles são críticos profissionais. Eles não sabem nada sobre como ganhar dinheiro. Tudo o que eles sabem é como criticar e obter visualizações de página. E você está literalmente ficando mais burro ao lê-los. Você está queimando neurônios.

Vou deixar uma citação de Nassim Taleb que gostei. Ele disse: “ Para se tornar um rei filósofo, comece sendo um rei, não sendo um filósofo 

Nivi:  Estou feliz que você mencionou Taleb, porque eu ia terminar dizendo: lembre-se do título de seu primeiro livro, “ Fooled By Randomness .”

Naval:  Uma das razões pelas quais somos um pouco vagos neste podcast é porque estamos tentando estabelecer princípios que são atemporais, em vez de fornecer a você os números dos bilhetes premiados da loteria de ontem.

Produza-se

Descubra no que você é excepcionalmente bom e aplique o máximo de alavancagem possível

Descubra no que você é excepcionalmente bom e aplique o máximo de alavancagem possível 

Nivi:  Você resumiu toda essa tempestade de tweets com duas palavras: “ Produza você mesmo. 

Naval:  A Productize tem conhecimento e alavancagem específicos. Você mesmo tem singularidade e responsabilidade. Você também tem conhecimento específico. Então você pode combinar todas essas peças nessas duas palavras.

Se você está olhando para o longo prazo, deve se perguntar: “Isso é autêntico para mim? Sou eu mesmo que estou projetando?” E então: “Estou produzindo? Estou escalando? Estou escalando com mão de obra, capital, código ou mídia?” É um mnemônico muito prático e simples.

O que é este podcast? Este é um podcast chamado Naval. Estou literalmente me produzindo com um podcast.

Nivi:  Você quer descobrir no que você é excepcionalmente bom – ou o que você é exclusivamente – e aplicar o máximo de influência possível. Portanto, ganhar dinheiro nem é algo que você faz. Não é uma habilidade. É quem você é, erradicado um milhão de vezes.

Encontre hobbies que o tornem rico, em forma e criativo

Naval:  Ganhar dinheiro deve ser uma função de sua identidade e do que você gosta de fazer. Outro tweet de que gostei muito foi: “ Encontre três hobbies: um que lhe dê dinheiro, um que o mantenha em forma e outro que o torne criativo. 

Eu mudaria isso um pouco. Eu diria: um que lhe dá dinheiro, um que o deixa em forma e outro que o torna mais inteligente. Então, no meu caso, meus hobbies seriam ler e ganhar dinheiro, pois adoro trabalhar com startups, investir nelas, fazer brainstorming, iniciá-las. Adoro a fase de ideação e criação inicial em torno de startups.

Sobre o hobby que mantém você em forma, eu realmente não tenho um. A coisa mais próxima que tenho é ioga, mas é aí que eu meio que desmoronei. Acho que as pessoas que, cedo na vida, descobrem algo como o surf, a natação, o ténis ou algum tipo de desporto que continuam a praticar durante a maior parte da vida têm muita sorte, porque encontraram um passatempo que os vai deixar em forma.

Responsabilidade significa deixar as pessoas criticarem você

Você tem que arriscar o pescoço e estar disposto a falhar publicamente

Responsabilidade significa deixar que as pessoas o critiquem

Nivi: Terminamos de discutir a tempestade de tweets. Vamos passar algum tempo em perguntas e respostas e discutir os tweets que não entraram na tempestade de tweets “ Como ficar rico ”. Minha primeira pergunta: Quais são algumas falhas comuns ou coisas que as pessoas normalmente fazem de errado quando tentam aplicar este conselho?

Naval: Muita gente não entende o que é conhecimento específico ou como “obtê-lo”. As pessoas não entendem o que implica responsabilidade. Eles acham que responsabilidade significa ser responsável com sucesso. Não – isso significa que você tem que arriscar o pescoço e falhar publicamente. Você tem que estar disposto a permitir que as pessoas o critiquem.

Uma das razões pelas quais estou menos ativo no Twitter ultimamente é porque cada tweet convoca um exército de críticos e odiadores. Chega a ser cansativo. Você tem que aprender a ignorá-los, ou não sobreviverá no Twitter.

Muitas pessoas tentam conciliar isso perguntando: “Devo largar meu emprego das 9 às 5 ou não?” Isso pode ser uma decisão difícil. Você não precisa ir a esse extremo. Você pode começar a aplicar responsabilidade, alavancagem e conhecimento específico em sua carreira existente. Você não precisa necessariamente se desfazer e fazer algo completamente diferente.

As partes mais interessantes devem ser aquelas com as quais você discorda

As pessoas usarão meu conselho como uma forma de concordar e discordar de seus preconceitos existentes. Eles dirão: “Concordo com essa parte” e “Nessa parte você está completamente errado”. Os tweets mais interessantes devem ser aqueles com os quais você discorda – porque claramente provei que sei algumas coisas. Se você discorda, talvez seja uma área onde você pode melhorar seu pensamento. Eu melhoro meu pensamento o tempo todo.

Nesta tempestade de tweets, coloquei os princípios mínimos viáveis. Compartilhei apenas uma pequena parte do que aprendi sobre como ganhar dinheiro; porque 90% dele é suspeito.

Eu coloquei o alicerce, as coisas sobre as quais tenho certeza. Ainda não vi um tweet contradizendo com sucesso qualquer coisa nesta tempestade de tweets que me fizesse dizer: “Eu entendi errado”.

Obtenha a alavancagem gratuita disponível em tecnologia

Algumas pessoas dirão: “Isso se aplica apenas a empreendedores de tecnologia”. Discordo. O exemplo imobiliário foi bom nesse sentido.

A tecnologia impulsiona a alavancagem – então vou empurrá-lo na direção da tecnologia para obter essa alavancagem gratuita. Obviamente, esta mensagem está sendo transmitida pela Internet, então terá um viés pró-Internet.

Não se recuse a fazer as coisas só porque os outros não podem fazê-las

Algumas pessoas acreditam que é injusto fazer qualquer coisa com as oportunidades que têm porque outros não têm as mesmas oportunidades. Com uma atitude derrotista como essa, por que levantar da cama de manhã? Noventa por cento das pessoas estão mortas.

Muitas pessoas vivem com um dólar ou menos por dia. Você? Não. Você joga a mão que recebe da melhor maneira possível. Então você pode pegar o prêmio – o pote daquela mão – e fazer o que quiser com ele para consertar o mundo.

Mas se você se recusa a fazer as coisas só porque os outros não podem fazer, você está vivendo em negação. É uma desculpa para não fazer nada.

Concretize sua visão filantrópica administrando um negócio

Outros acreditam que a criação de riqueza está fundamentalmente em desacordo com um planeta ambientalmente saudável. Eles o veem como um jogo gigante de soma zero. Essa é uma narrativa falsa também. Elon Musk não está jogando um jogo de soma zero com o meio ambiente; existem muitos empreendedores como ele.

Existe uma palavra que os ambientalistas adoram: sustentabilidade . Se nada mais, as empresas com fins lucrativos são financeiramente sustentáveis. Você pode fazer uma B Corporation , que tem uma missão dupla.

Muitos esforços sem fins lucrativos seriam melhores como empresas com fins lucrativos. Eles não teriam que implorar por doações. Seriam financeiramente sustentáveis. Alguns grandes fundadores realizam suas visões filantrópicas administrando um negócio.

Devemos eventualmente estar trabalhando para nós mesmos

Mas teremos que fazer sacrifícios e correr mais riscos

Este conselho é para quem quer ser empreendedor

Nivi: Para quem esse conselho é direcionado? É para o meu motorista Lyft? É para um empresário da Internet? É para alguém que deseja iniciar um canal no YouTube?

Naval: Por vir de alguém que está imerso no Vale do Silício e em empresas de tecnologia, sempre terá uma tendência para isso.

Mas acho que é bom para quem quer ser empreendedor. Qualquer um que queira controlar sua própria vida. Qualquer pessoa que queira melhorar de forma determinística e confiável sua capacidade de criar riqueza ao longo do tempo é paciente e está olhando para o longo prazo.

Se você tem 80 anos, está aposentado e está ficando sem energia, provavelmente é melhor continuar aposentado. Mas há pessoas de 80 anos que têm muita energia, que querem fazer coisas novas e viver para o futuro.

Obviamente, isso pode se aplicar muito facilmente a um jovem. Eu diria 9 ou 10 anos ou mais.

A meia-idade pode ser o momento mais proveitoso para aplicar este conselho

O mais difícil é provavelmente a meia-idade. Quando estamos na casa dos 30, 40 e 50 anos, já temos muito investido. Temos muitas obrigações. Esses são os anos que estamos ganhando; as pessoas estão confiando em nós. Não queremos mudar, porque não queremos admitir a derrota.

Mas é quando realmente pode ser mais frutífero . Pode ser o pivô mais difícil: você tem um trabalho das 9 às 5; você tem uma família contando com você.

Pode parecer que as coisas neste podcast são muito idealistas, mas talvez possa informar seus projetos de fim de semana. Talvez possa informar sua abordagem à educação; por exemplo, se você estiver fazendo um curso online à noite. Talvez possa informar quais funções você assume em sua empresa atual, porque elas o aproximam cada vez mais de pontos de alavancagem, pontos de julgamento ou pontos em que você é naturalmente talentoso e pode ser mais autêntico. Isso pode fazer com que você assuma mais responsabilidades.

Mesmo que aplicados aos poucos, esses princípios podem orientá-lo — independentemente da fase da vida em que você se encontra, antes da aposentadoria. Se você é aposentado, teste-os para ver se são verdadeiros e depois ensine-os a seus filhos ou netos.

Há muitas maneiras diferentes de participar. Deve aplicar-se a quase todos os que têm um corpo completo, uma mente sã e procuram trabalhar.

Pesquise a cadeia de valor para encontrar alavancagem

Nivi: Uma maneira de aplicar esse conselho é observar quem está se beneficiando do trabalho que você está fazendo. Pesquise a cadeia de valor – quem está acima de você e quem está acima deles – e veja como eles estão aproveitando o tempo e o trabalho que você está fazendo e como estão aplicando alavancagem.

As pessoas naturalmente fazem isso porque querem subir na escada corporativa; mas isso é principalmente sobre como gerenciar outras pessoas. Você deseja gerenciar mais capital, produtos, mídia e comunidade.

As pessoas pensam em subir a escada em sua organização. Mas eles não costumam pensar em mudar para uma organização diferente ou criar sua própria empresa para obter mais influência. 

Você se sairá melhor em uma pequena organização

Naval: Em geral, ceteris paribus – palavras latinas elegantes para “todas as outras coisas iguais” – você se sairá melhor em uma organização menor do que em uma grande.

Você terá mais responsabilidade e seu trabalho será mais visível. É mais provável que você seja capaz de experimentar coisas diferentes, o que pode ajudá-lo a descobrir aquilo em que você é excepcionalmente bom. As pessoas estarão mais propensas a lhe dar vantagem por meio de promoções no campo de batalha. Você terá mais flexibilidade. Haverá mais autenticidade na forma como a empresa opera.

Aqui está uma boa progressão para uma carreira: Comece em uma grande empresa e, progressivamente, mude para empresas cada vez menores. É muito difícil passar de uma empresa pequena para uma empresa maior. Empresas maiores tendem a ser mais políticas do que meritórias; eles são mais estáveis, mas menos inovadores.

O objetivo é que todos nós estejamos trabalhando para nós mesmos

O objetivo de longo prazo é que sejamos todos ricos e trabalhemos para nós mesmos. As pessoas que trabalham para nós são essencialmente robôs. Hoje são robôs de software executando código em data centers. Amanhã podem ser bots de entrega, bots voadores e bots mecânicos – e drones – que estão carregando coisas. 

Isso remonta à ideia de que os melhores relacionamentos são os relacionamentos entre pares. Se há alguém acima de você, é alguém com quem aprender. Se você não está aprendendo com eles e melhorando, ninguém deve estar acima de você.

Se existe alguém abaixo de você, é porque você os está ensinando e capacitando. Se você não está fazendo isso, compre um robô; você não precisa de um humano abaixo de você.

Isso é utópico e ainda distante, mas em um futuro não muito distante quem quiser trabalhar por conta própria poderá fazê-lo.

Você pode ter que fazer sacrifícios e assumir mais riscos. Você pode ter que assumir mais responsabilidade e viver com uma renda menos estável. Mas acho que cada vez mais os jovens estão percebendo que, se vão trabalhar, vão trabalhar por conta própria.

Ser ético é ganancioso a longo prazo

Se você fechar acordos justos, será pago a longo prazo

Ética não é algo que você estuda; é algo que você faz

Nivi: Na tempestade de tweets “Como Ficar Rico” você listou coisas que sugere que as pessoas estudem, como programação, vendas, leitura, escrita e aritmética . Um dos itens que acabou no chão da sala de edição foi a ética, que você também sugere que as pessoas estudem.

Naval: Eu ia divulgar isso como uma concessão às pessoas que acreditam que ganhar dinheiro é mau e que a única maneira de ganhar é sendo mau. Mas então percebi que a ética não é necessariamente algo que você estuda. É algo em que você pensa – e algo que você faz.

Todo mundo tem um código moral pessoal. Onde obtemos nosso código moral difere para todos. Não é como se eu pudesse indicar um livro didático. Posso indicar algum texto romano ou grego, mas isso não vai torná-lo ético de repente.

Existe a Regra de Ouro : “Faça aos outros o que gostaria que fizessem a você”. Ou há a Regra de Prata de Nassim Taleb , que é: “Não faça aos outros o que não quer que façam a você. ”

A confiança leva a relacionamentos compostos

Depois de estar no negócio por tempo suficiente, você perceberá o quanto isso tem a ver com confiança. É sobre confiança porque você quer juros compostos. Você deseja trabalhar com pessoas confiáveis ​​por longos períodos de tempo sem ter que reavaliar cada discussão ou olhar constantemente por cima do ombro.

Com o tempo, você passará a trabalhar com certos tipos de pessoas. Da mesma forma, essas pessoas irão gravitar para trabalhar com outras pessoas éticas.

Ser ético atrai outros jogadores de longo prazo

Agir eticamente acaba sendo um imperativo egoísta. Você quer ser ético porque atrai outros jogadores de longo prazo na rede. Eles querem fazer negócios com pessoas éticas.

Se você construir uma reputação de ser ético, as pessoas acabarão lhe pagando apenas para fazer negócios através de você. Seu envolvimento validará os negócios e garantirá que sejam concluídos; porque você não estaria envolvido com coisas de baixa qualidade.

A longo prazo, ser ético compensa — mas é a longo prazo. A curto prazo, ser antiético compensa, e é por isso que tantas pessoas optam por isso. É ganancioso a curto prazo.

Ser ético é ganancioso a longo prazo

Você pode ser ético simplesmente porque é ganancioso a longo prazo. Posso até delinear uma estrutura para diferentes partes da ética apenas com base na ideia de egoísmo de longo prazo.

Por exemplo, você quer ser honesto porque isso o deixa com a mente clara. Você não quer dois fios correndo em sua cabeça, um com as mentiras que você conta – e agora tem que acompanhar – e o outro com a verdade. Se você for honesto, só precisa pensar em uma coisa de cada vez, o que libera energia mental e o torna um pensador mais claro.

Além disso, sendo honesto, você está rejeitando pessoas que só querem ouvir mentiras bonitas. Você força essas pessoas a saírem da sua rede. Às vezes é doloroso, especialmente com amigos e familiares. Mas, a longo prazo, você cria espaço para as pessoas que gostam de você exatamente do jeito que você é. Essa é uma razão egoísta para ser honesto.

Se você fechar acordos justos, será pago a longo prazo

As negociações oferecem outro bom exemplo. Se você é o tipo de pessoa que sempre tenta conseguir o melhor negócio para si mesmo, ganhará muitos negócios iniciais e será muito bom.

Por outro lado, algumas pessoas reconhecerão que você está sempre brigando e não agindo de maneira justa, e tenderão a evitá-lo. Com o tempo, são essas pessoas que acabam sendo os negociadores da rede. As pessoas vão até eles para um tratamento justo ou para descobrir o que é justo.

Se você fizer acordos justos com as pessoas, não será pago no curto prazo. Mas, a longo prazo, todos vão querer negociar com você. Você acaba sendo um hub de mercado. Você tem mais informações. Você tem confiança. Você tem uma reputação. E as pessoas acabam fechando negócios através de você no longo prazo.

Muita sabedoria envolve perceber as consequências de longo prazo de suas ações. Quanto mais longo for o seu horizonte de tempo, mais sábio você parecerá para todos ao seu redor.

A inveja pode ser útil ou pode comê-lo vivo

A inveja pode lhe dar um impulso poderoso ou pode comê-lo vivo

Sofrer com a coisa errada pode motivá-lo a encontrar a coisa certa

Nivi: Você quer nos contar sobre os empregos que teve enquanto crescia e aquele que deu início à sua obsessão fanática por criar riqueza?

Naval: Isso fica um pouco pessoal e não quero me gabar. Havia um tópico circulando no Twitter – Cite cinco empregos que você teve – e todas as pessoas ricas ali estavam sinalizando como tiveram empregos normais. Eu não quero jogar esse jogo.

Eu tive trabalhos braçais. Tem gente que passou pior que eu e gente que passou melhor que eu.

A certa altura da faculdade, eu estava lavando pratos no refeitório da escola e disse: “Festa. Eu odeio isso. Eu não posso mais fazer isso.” Eu falei docemente e consegui um emprego de assistente de ensino para um professor de ciência da computação, embora eu fosse completamente desqualificado. O trabalho me obrigou a aprender algoritmos de computador, para que eu pudesse fazer TA no resto do curso.

Então, meu desejo de aprender algoritmos de computador surgiu do sofrimento que experimentei lavando pratos – não que haja algo de errado em lavar pratos; simplesmente não era para mim.

Eu tinha uma mente ativa. Eu queria ganhar dinheiro e ganhar a vida por meio de atividades mentais, não por meio de atividades físicas. Às vezes, é preciso sofrer com a coisa errada para motivá-lo a encontrar a coisa certa.

Ser advogado não era o que eu deveria fazer

Naquela época, eu tinha um estágio de prestígio em um grande escritório de advocacia da cidade de Nova York. Basicamente, fui demitido por navegar na Usenet .

Isso foi antes da Internet ser uma grande coisa. A Usenet hospedava grupos de notícias e era a única coisa que me impedia de ficar completamente entediado. Eu era um estagiário bem pago de terno e gravata. Eu ficava na sala de conferências e tirava fotocópias quando os advogados precisavam.

Eu estava entediado. Isso foi pré-iPhone (graças a Deus por Steve Jobs por nos salvar do tédio sem fim). Costumava ler o The Wall Street Journal ou qualquer coisa em que pusesse as mãos. Eu teria lido o verso de um folheto para não enlouquecer, porque ouvir um bando de advogados corporativos discutindo como otimizar os detalhes de um contrato é realmente chato.

Eles queriam que eu sentasse quieto e não lesse o jornal. Eles ficaram bravos e disseram: “Isso é grosseiro. Isso é mau comportamento.”

Fui chamado e repreendido várias vezes. Finalmente fui demitido – mandado para casa envergonhado por meu estágio de prestígio, destruindo minha chance de ir para a faculdade de direito.

Fiquei infeliz… por uma hora inteira . Em última análise, é uma das melhores coisas que já me aconteceu. Caso contrário, eu teria acabado como advogado. Não que eu tenha algo contra advogados; não é apenas o que eu deveria fazer.

A inveja pode ser útil ou pode comê-lo vivo

Nivi: Você mencionou um trabalho de bufê que deu início à sua obsessão por riqueza.

Naval: Isso foi uma coisa de inveja. Quando eu estava no ensino médio, precisava de um emprego para pagar o primeiro semestre da faculdade.

Era o verão de 1990 ou 1991. Esta foi a recessão de Bush pai – se alguém estivesse vivo naquela época para se lembrar disso -, então foi realmente muito difícil conseguir um emprego.

Acabei trabalhando para uma empresa de catering que serve comida indiana. Um dia, tive que servir em uma festa de aniversário de uma criança da minha escola. Então eu estava servindo comida e bebida para todos os meus colegas. Isso foi incrivelmente embaraçoso. Eu queria me esconder e morrer ali mesmo.

Mas você sabe o que? É tudo parte do plano. Tudo faz parte da motivação. Se isso não acontecesse, provavelmente não estaria tão motivado ou bem-sucedido. Está tudo bem. Foi definitivamente um forte motivador.

Nesse sentido, a inveja pode ser útil. A inveja também pode comê-lo vivo se você permitir que ela o siga por toda a sua vida. Mas há pontos em sua vida em que pode ser um poderoso foguete de reforço.

Problema principal-agente: aja como um proprietário

Se você pensa e age como um dono, é apenas uma questão de tempo até você se tornar um dono

Um principal é um proprietário; um agente é um funcionário

Nivi: Falamos anteriormente sobre a escolha de um modelo de negócios que se beneficia de economias de escala, efeitos de rede e custo marginal zero de replicação . Havia algumas outras ideias na sala de edição que gostaria de discutir com você. O primeiro é o problema principal-agente .

Naval: Então, os modelos mentais estão na moda. Todo mundo está tentando se tornar mais inteligente adotando modelos mentais. Acho que os modelos mentais são interessantes, mas não penso explicitamente em termos de listas de verificação de modelos mentais. Eu sei que Charlie Munger sabe, mas não é assim que eu penso.

Em vez disso, costumo me concentrar nas poucas lições que aprendi repetidamente na vida que considero incrivelmente importantes e parecem ser aplicadas quase universalmente. Um que continua surgindo da microeconomia – porque, como já estabelecemos, não vale a pena gastar tempo com a macroeconomia – é o chamado problema principal-agente.

Neste caso é um principal, que é uma pessoa; em vez de um princípio que você seguiria. Um principal é um proprietário. Um agente trabalha para o proprietário, então você pode pensar em um agente como um empregado. A diferença entre um fundador e um empregado é a diferença entre um principal e um agente.

Os incentivos de um principal são diferentes dos incentivos de um agente

Posso resumir o problema principal-agente com uma famosa citação atribuída a Napoleão ou Júlio César:

“Se você quer que seja feito, vá. Se não, envie.”

O que quer dizer: se você quer fazer algo certo, faça você mesmo; porque outras pessoas simplesmente não se importam o suficiente.

Agora, o problema principal-agente aparece em todos os lugares. Em microeconomia, eles tentam caracterizar da seguinte forma: os incentivos do principal são diferentes dos incentivos do agente, então o proprietário do negócio quer o que é melhor para o negócio e ganhará mais dinheiro. O agente geralmente quer o que quer que pareça bom para o principal, ou que possa torná-los mais amigos na vizinhança ou no negócio, ou que possa render mais dinheiro pessoalmente.

Você vê isso muito com CEOs contratados administrando empresas públicas, onde a propriedade da empresa pública é distribuída tão amplamente que não resta nenhum principal. Ninguém possui mais de 1% da empresa. O CEO assume o comando, enche o conselho com seus amigos e então começa a emitir opções de ações de baixo preço para si mesmo, ou fazer muitas recompras de ações porque sua remuneração é baseada diretamente no preço das ações.

Se você pode trabalhar com incentivos, não trabalhe com mais nada

Os agentes têm uma maneira de hackear sistemas. É isso que torna o design de incentivos tão difícil. Como diz Charlie Munger, se você puder trabalhar com incentivos, não trabalhe com mais nada .

Quase todo comportamento humano pode ser explicado por incentivos. O estudo da sinalização é ver o que as pessoas fazem apesar do que dizem. As pessoas são muito mais honestas com suas ações do que com suas palavras. Você tem que obter os incentivos certos para levar as pessoas a se comportarem corretamente. É um problema muito difícil porque as pessoas não são operadas por moedas. Os bons não estão apenas procurando dinheiro – eles também estão procurando coisas como status e significado no que fazem.

Como proprietário de uma empresa, você sempre lidará com o problema principal-agente. Você sempre estará tentando descobrir: como faço essa pessoa pensar como eu? Como faço para incentivá-los? Como dou a eles a mentalidade de fundador?

Somente os fundadores podem apreciar plenamente a importância de uma mentalidade de fundador e quão difícil e complicado é o problema principal-agente.

Quando você fecha negócios, é melhor ter os mesmos incentivos

Se você é um diretor, deseja gastar muito do seu tempo pensando sobre esse problema. Você quer ser generoso com seus principais tenentes – em termos de propriedade e incentivos – mesmo que eles não necessariamente percebam isso; porque com o tempo eles vão e você quer que eles estejam alinhados com você.

Quando você faz negócios, é melhor ter uma parceria alinhada em que ambos tenham os mesmos incentivos do que uma parceria em que você tenha vantagem no negócio. Porque eventualmente a outra pessoa vai descobrir e a parceria vai desmoronar. De qualquer forma, não será uma daquelas coisas em que você pode investir e aproveitar os benefícios dos juros compostos ao longo de décadas. 

Se você é um funcionário, seu trabalho mais importante é pensar como um diretor

Por fim, se você está em uma função em que é um agente — você é um funcionário —, sua tarefa mais importante é pensar como um diretor. Quanto mais você puder pensar como um diretor, melhor será a longo prazo. Treine-se para pensar como um diretor e, eventualmente, você se tornará um diretor. Se você se aliar a um bom diretor, eles irão promovê-lo ou capacitá-lo ou dar-lhe responsabilidade ou influência que pode ser desproporcional ao seu papel relativamente servil.

Sempre fico impressionado com os fundadores que promovem os jovens na hierarquia e permitem que eles pulem vários níveis, apesar de sua falta de experiência. Invariavelmente, isso acontece porque esse agente — que está bem no fundo da organização — pensa como um principal. 

Se você conseguir resolver o problema principal-agente, provavelmente resolverá metade do que é necessário para administrar uma empresa.

Nivi: A razão pela qual perguntei sobre isso primeiro é porque sinto que nunca vejo o problema principal-agente em meu trabalho. Costumo trabalhar em equipes pequenas, onde todos estão altamente alinhados economicamente e as pessoas foram filtradas por um compromisso com a missão, e todos os outros que não dão certo passam para outra função em outro lugar.

Naval: Todas essas são heurísticas que você projetou para evitar ter que lidar com o maior problema de gerenciamento.

Lidar com pequenas empresas para evitar o problema principal-agente

Outro exemplo de heurística que ajuda a contornar o problema principal-agente é lidar com as menores empresas possíveis. Por exemplo, quando contrato um advogado, um banqueiro ou mesmo um contador para trabalhar em meus negócios, fico muito ciente do tamanho da empresa. As empresas maiores – todas as outras coisas sendo iguais – são geralmente piores do que as pequenas.

Sim, a grande empresa tem mais experiência. Sim, eles têm mais pessoas. Sim, eles têm uma marca maior. Mas você descobrirá que o principal e o agente estão altamente separados. Muitas vezes, o principal irá vendê-lo e convencê-lo a trabalhar com a empresa, mas todo o trabalho será feito por um agente que simplesmente não se importa tanto. Você acaba recebendo um serviço abaixo do padrão.

Prefiro trabalhar com boutiques. Meu escritório de advocacia ideal é um escritório de advocacia de um só. Meu banqueiro ideal é um banqueiro solo. Agora, você está fazendo outros sacrifícios e compensações em termos dos recursos dessa pessoa — e está apostando alto nessa pessoa. Mas você tem uma garganta para sufocar. Não há mais ninguém para apontar o dedo; não há para onde correr. A responsabilidade é extremamente alta.

Se você for um agente, a melhor maneira de operar é perguntar: “O que o fundador faria?” Se você pensa como o dono e age como o dono, é apenas uma questão de tempo até você se tornar o dono.

Critério de Kelly: Evite Ruínas

Não estrague sua reputação ou seja reduzido a zero

Não aposte tudo em uma grande aposta

Nivi: Vamos conversar sobre o critério de Kelly.

Naval: O critério de Kelly é uma formulação matemática popularizada de um conceito simples. O conceito simples é: não arrisque tudo. Fique fora da cadeia. Não aposte tudo em uma grande aposta. Cuidado com o quanto você aposta a cada vez, para não perder o gatinho inteiro.

Se você for um apostador, o critério de Kelly formula matematicamente quanto você deve apostar por mão, mesmo se tiver uma vantagem — porque mesmo quando tiver uma vantagem, você ainda pode perder. Digamos que você tenha uma vantagem de 51 para 49. Todo jogador sabe que não deve apostar o gatinho inteiro naquela vantagem de 51 para 49 – porque você pode perder tudo e não conseguirá voltar à média.

Nassim Taleb fala sobre ergodicidade , que é uma palavra chique para um conceito simples: o que é verdade para 100 pessoas em média não é o mesmo que uma pessoa calculando a mesma coisa 100 vezes.

Arruinar sua reputação é o mesmo que ser reduzido a zero

A maneira mais fácil de ver isso é com a roleta russa . Digamos que seis pessoas joguem roleta russa uma vez cada, e cada vencedor receba US$ 1 bilhão. Uma pessoa acaba morta e cinco recebem US$ 1 bilhão. Compare isso com uma pessoa jogando roleta russa seis vezes com a mesma arma. Eles nunca vão acabar bilionários – eles estarão mortos e valerão zero. Portanto, assumir riscos – especialmente quando as médias são calculadas em grandes populações – nem sempre é racional.

O critério de Kelly ajuda a evitar a ruína. A principal maneira pela qual as pessoas se arruínam nos negócios modernos não é apostando demais; é cortando atalhos e fazendo coisas antiéticas ou francamente ilegais. Acabar com um macacão laranja na prisão ou ter uma reputação arruinada é o mesmo que ser reduzido a zero – então nunca faça essas coisas.

Schelling Point: cooperar sem comunicar

As pessoas que não conseguem se comunicar podem cooperar antecipando as ações da outra pessoa

Use as normas sociais para cooperar quando não puder se comunicar

Nivi: Vamos falar sobre os pontos de Schelling.

Naval: O ponto de Schelling é um conceito da teoria dos jogos que ficou famoso por Thomas Schelling em seu livro, The Strategy of Conflict , que eu recomendo.

É sobre jogos multijogador onde as pessoas respondem com base no que acham que será a resposta da outra pessoa. Ele criou uma formalização matemática para responder: como você consegue que pessoas que não conseguem se comunicar umas com as outras se coordenem?

Suponha que eu queira me encontrar com você, mas não lhe digo onde ou quando me encontrar. Você também quer se encontrar comigo, mas não podemos nos comunicar. Isso soa como um problema impossível de resolver – não podemos fazê-lo. Mas não exatamente.

Você pode usar normas sociais para convergir para um ponto de Schelling. Eu sei que você é racional e educado. E você sabe que sou racional e educada. Nós dois vamos começar a pensar.

Quando vamos nos encontrar? Se tivermos que escolher uma data arbitrária, provavelmente escolheremos a véspera de Ano Novo. Que horas nos encontraremos? Meia-noite ou 00h01 Onde nos encontraremos? Se formos americanos, o grande ponto de encontro provavelmente é a cidade de Nova York, a cidade mais importante. Onde na cidade de Nova York nos encontraremos? Provavelmente sob o relógio na Grand Central Station. Talvez você acabe no Empire State Building, mas não é provável.

Você pode encontrar pontos de Schelling em negócios, arte e política

Existem muitos jogos – seja de negócios, arte ou política – onde você pode encontrar um ponto de Schelling. Assim, você pode cooperar com a outra pessoa, mesmo quando não consegue se comunicar.

Aqui está um exemplo simples: suponha que duas empresas estejam competindo pesadamente e detenham um oligopólio. Digamos que o preço varie entre US$ 8 e US$ 12, seja qual for o serviço. Não se surpreenda se eles convergirem para $ 10 sem nunca se falarem.

Transforme jogos de curto prazo em jogos de longo prazo

Melhore sua alavancagem transformando relacionamentos de curto prazo em relacionamentos de longo prazo

As soluções ótimas de Pareto requerem um trade-off para melhorar qualquer critério

Nivi: Você quer falar sobre o ótimo de Pareto ?

Naval: Pareto ótimo é outro conceito da teoria dos jogos, junto com Pareto superior.

Pareto superior significa que algo é melhor em alguns aspectos enquanto é igual ou melhor em outros. Não é pior de forma alguma. Este é um conceito importante quando você está negociando. Se você puder fazer uma solução Pareto superior a onde estava antes, você sempre fará isso.

Pareto ótimo é quando a solução é a melhor possível e você não pode alterá-la sem torná-la pior em pelo menos uma dimensão. Há uma difícil troca deste ponto em diante.

Esses são conceitos importantes para entender quando você está envolvido em uma grande negociação.

As negociações são ganhas por quem se importa menos

Eu geralmente digo, porém: “ Negociações são ganhas por quem se importa menos .” A negociação é sobre não querer muito. Se você deseja muito algo, a outra pessoa pode extrair mais valor de você.

Se alguém está se aproveitando de você em uma negociação, sua melhor opção é transformá-la de um jogo de curto prazo em um jogo de longo prazo. Tente torná-lo um jogo repetido. Tente trazer reputação para a negociação. Tente incluir outras pessoas que possam querer jogar com essa pessoa no futuro.

Um exemplo de jogo de movimento único de alto custo e pouca informação é reformar sua casa.

Os empreiteiros são notórios por overbooking, enganar as pessoas e não prestar contas. Tenho certeza de que os empreiteiros têm seu próprio lado: “O proprietário tem exigências irracionais”. “Encontramos problemas.” “O proprietário não quer pagar por isso.” “Eles não entendem; eles são compradores de pouca informação.”

É uma transação cara. Historicamente, tem sido muito difícil encontrar bons empreiteiros; e o empreiteiro tem poucas informações sobre o proprietário.

Converter jogos de movimento único em jogos de vários movimentos

Então você tenta passar por amigos. Você tenta encontrar pessoas com boa reputação. Você está convertendo um jogo caro de movimento único com alta probabilidade de trapacear em ambos os lados em um jogo de vários movimentos.

Uma maneira de fazer isso é dizer: “Na verdade, preciso de dois projetos diferentes concluídos. O primeiro projeto faremos juntos e, com base nisso, decidirei se faremos o segundo projeto.”

Outra maneira é dizer: “Vou fazer este projeto com você e tenho três amigos que querem projetos concluídos e estão esperando para ver o resultado deste projeto”.

Outra maneira é escrever uma avaliação do Yelp ou Thumbtack – especialmente se o contratante operar dentro de uma comunidade e quiser proteger sua reputação nessa comunidade.

Todas essas são maneiras de transformar um jogo de movimento único em um jogo de longo prazo e superar uma posição de baixa alavancagem de negociação e pouca informação.

Relacionamentos combinados tornam a vida mais fácil

A vida fica muito mais fácil quando você sabe que alguém está te protegendo

A confiança mútua torna mais fácil fazer negócios

Os relacionamentos oferecem um bom exemplo de juros compostos. Uma vez que você tenha um bom relacionamento com alguém por um tempo – seja de negócios ou romântico – a vida fica muito mais fácil porque você sabe que essa pessoa está te protegendo. Você não precisa ficar questionando.

Se estou fazendo um acordo com alguém com quem trabalho há 20 anos e há confiança mútua, não precisamos ler os contratos legais. Talvez nem precisemos criar contratos legais; talvez possamos fazer isso com um aperto de mão. Esse tipo de confiança torna muito fácil fazer negócios.

Se Nivi e eu abrirmos outra empresa e as coisas não estiverem dando certo, sei que seremos extremamente razoáveis ​​ao decidir o que fazer – como sair ou fechá-la. Ou se estamos escalando, como trazer novas pessoas. Temos confiança mútua e isso nos permite iniciar negócios com mais facilidade e aumenta o efeito.

O motivo pelo qual as startups falham menos reconhecidas é porque os fundadores desmoronam.

Uma startup é tão difícil de realizar, então remover possíveis pontos de atrito entre os fundadores pode ser a diferença entre o sucesso e o fracasso.

É melhor ter poucos relacionamentos compostos do que muitos rasos

Nivi: Existem algumas coisas não intuitivas sobre composição. A primeira é que a maioria dos benefícios vem no final, então você pode não ver grandes benefícios no início.

Sam Altman escreveu: “ Eu sempre quero que seja um projeto que, se for bem-sucedido, fará com que o resto da minha carreira pareça uma nota de rodapé ”. Novamente, a maioria dos benefícios da composição vem no final.

Outra coisa que não é intuitiva sobre a composição: é melhor ter alguns relacionamentos compostos profundos do que muitos relacionamentos superficiais e não compostos.

É preciso tanto esforço para criar uma pequena empresa quanto uma grande

Naval: Uma coisa sobre os negócios que as pessoas não percebem: é preciso tanto esforço para criar um pequeno negócio quanto para criar um grande.

Seja você Elon Musk ou o cara que dirige três restaurantes italianos na cidade, você trabalha 80 horas por semana; você está suando muito; você está contratando e demitindo pessoas; você está tentando equilibrar as contas; é altamente estressante; e leva anos e anos de sua vida.

Em um caso, você obtém empresas no valor de US$ 50 a US$ 100 bilhões e a adulação de todos. No outro, você pode ganhar um pouco de dinheiro e ter bons restaurantes. Então pense grande.

Discriminação de preços: cobrar mais de algumas pessoas

Você pode cobrar extras das pessoas com base em sua propensão a pagar

A discriminação de preços é uma técnica para cobrar mais de certas pessoas

Nivi: Existem outros conceitos microeconômicos, além do custo marginal zero de replicação e economias de escala , que são importantes para entender?

Naval: A discriminação de preços é importante. Isso significa que você pode cobrar das pessoas com base em sua propensão a pagar.

Agora, você não pode cobrar valores diferentes das pessoas só porque não gosta delas. Você tem que oferecer a eles algo extra. Mas tem que ser algo com o qual as pessoas ricas se preocupam.

Os assentos da classe executiva costumam custar cinco ou 10 vezes mais do que os assentos da econômica. Mas custa muito menos para a companhia aérea – talvez duas ou três vezes mais do que um assento padrão – oferecer vantagens como assentos mais largos, mais espaço para as pernas e bebidas gratuitas.

Pessoas ricas e grandes empresas estão dispostas a pagar mais

A discriminação de preços funciona porque os ricos estão dispostos a pagar mais. Você só precisa dar a eles as coisinhas extras de que precisam para sinalizar que são ricos ou aquele pouco de conforto que desejam.

Muitas empresas de software corporativo usam discriminação de preços, especialmente com produtos freemium . A versão gratuita ou de baixo preço fará quase tudo o que você deseja. Mas se você quiser a versão extra segura ou hospedada em seu site ou com administração de vários usuários para que a pessoa de TI possa monitorar tudo, você pagará 10 ou 100 vezes mais.

Excedente do consumidor: recebendo mais do que você pagou

As pessoas estão dispostas a pagar mais do que as empresas cobram

O excedente do consumidor é o valor extra que você obtém quando paga menos do que estava disposto

Naval: Excedente do consumidor e excedente do produtor são conceitos importantes. O excedente do consumidor é o excesso de valor que você obtém de algo quando paga menos do que estava disposto a pagar.

Eu fico muito feliz com meu café Starbucks matinal. Obviamente, ganhei algum dinheiro. Portanto, se meu café custasse $ 20, eu pagaria.

Mas a Starbucks não sabe disso. Eles não podem colocar o preço do café em $ 20 só para mim, porque estão vendendo exatamente o mesmo produto para outras pessoas. Estou obtendo muito excedente do consumidor com o café.

Todas as empresas geram excedente do consumidor. É bom ter em mente quando alguém está insistindo sobre como as empresas são más. A Amazon pode ser uma empresa de trilhões de dólares, mas aposto que eles estão gerando trilhões de dólares em excedente do consumidor por meio da disposição das pessoas de pagar por conveniência. Muitas pessoas estão dispostas a pagar mais do que a Amazon cobra.

Valor presente líquido: quanto vale a renda futura hoje

Veja quanto vale a renda futura hoje, aplicando um desconto ao seu valor futuro

Descubra quanto vale a renda futura hoje, aplicando uma taxa de desconto

Nivi: Vamos falar sobre valor presente líquido (VPL).

Naval: Valor presente líquido é quando você diz: “Aquele fluxo de pagamentos que receberei no futuro — quanto vale hoje?”

Aqui está um exemplo comum: você está ingressando em uma startup e obtendo opções de ações, e o fundador diz: “Esta empresa valerá US$ 1 bilhão e estou lhe dando 0,1% da empresa; portanto, você está recebendo US$ 1 milhão em ações.”

O fundador está negociando com base no que vai valer no futuro. Você precisa descobrir quanto vale hoje, aplicando uma taxa de desconto, ou uma taxa de juros, que leve em conta o enorme risco que as startups enfrentam.

Você acabará com o valor que a empresa realmente vale hoje. Esse é o preço pelo qual um capitalista de risco investiria na empresa.

Se o fundador levantou recentemente uma rodada com uma avaliação de $ 10 milhões, então a empresa vale apenas 1% do que o fundador diz que valerá. Portanto, seu pacote de $ 1 milhão vale $ 10.000. Você deve ficar muito confortável fazendo cálculos aproximados de valor presente líquido em sua cabeça.

Externalidades: Calculando os custos ocultos dos produtos

As externalidades permitem contabilizar o custo real dos produtos, incluindo custos ocultos

Nivi: O que é uma externalidade mal avaliada ? Você mencionou isso em um episódio anterior .

Naval : Uma externalidade é quando há um custo adicional imposto por qualquer produto que está sendo produzido ou consumido, que não é contabilizado no preço do produto. Isso pode acontecer por muitas razões. Às vezes, você pode corrigi-lo colocando o custo de volta no preço.

Alguns dos mais ardentes críticos do capitalismo argumentam que ele está destruindo o meio ambiente. Se você joga fora o capitalismo porque ele está destruindo o meio ambiente, adivinhe: estamos todos voltando aos tempos pré-industriais. Isso não vai ser uma coisa boa.

Precificar externalidades adequadamente é mais eficaz do que medidas de bem-estar

Como o meio ambiente é finito e precioso, temos que precificá-lo adequadamente e incorporá-lo ao custo de produtos e serviços.

Se as pessoas estão desperdiçando água, liberando hidrocarbonetos na atmosfera ou poluindo de outras formas, a sociedade deveria cobrar o que custa para limpar a poluição e devolver o meio ambiente a um estado primitivo. Talvez esse preço deva ser muito, muito, muito alto.

Se você aumentar o preço o suficiente, acabará com a poluição. Isso é muito melhor do que medidas de bem-estar, como proibir sacolas plásticas ou restringir os banhos durante a seca.

A precificação adequada das externalidades pode economizar recursos de forma tremenda

A Califórnia gosta de publicar declarações e anúncios para assustar as pessoas e fazê-las evitar chuvas durante as secas. Seria melhor aumentar o preço da água doce. O consumidor médio pode pagar alguns centavos a mais por um banho, mas os produtores de amêndoas – que consomem muita água – vão cortar; e a amendoeira pode deslocar-se para uma parte do país onde a água é mais abundante.

A precificação adequada das externalidades pode economizar recursos de forma tremenda. É uma boa estrutura para usar quando você deseja fazer coisas como salvar o meio ambiente, em vez de fazer coisas para se sentir bem que na verdade não significam nada.

Bônus: Encontrar tempo para investir em si mesmo

Se você tiver que trabalhar em um “emprego normal”, assuma a responsabilidade de construir seu conhecimento específico

Nivi: Uma pergunta comum que recebemos: “Como encontro tempo para começar a investir em mim? Eu tenho um emprego.”

Você tem que alugar seu tempo para começar

Em um dos tweets da sala de edição, você escreveu: “Você precisará alugar seu tempo para começar. Isso só é aceitável quando você está aprendendo e economizando. De preferência numa empresa onde a sociedade ainda não sabe formar pessoas e a aprendizagem é o único modelo.”

Naval: Tente aprender algo que as pessoas ainda não descobriram como ensinar. Isso pode acontecer se você estiver trabalhando em um campo novo e em rápida expansão. Também é comum em campos circunstanciais – onde os detalhes importam e estão sempre em movimento. Investir é um desses campos; assim é o empreendedorismo.

Chefe de gabinete de um fundador é um dos empregos mais cobiçados para os jovens que estão começando no Vale do Silício. As crianças mais brilhantes seguirão um empreendedor e farão tudo o que ele precisar que façam. 

Em muitos casos, a pessoa é superqualificada. Alguém com vários diplomas de pós-graduação pode estar cuidando da lavanderia do CEO porque isso é a coisa mais importante no momento.

Ao mesmo tempo, essa pessoa consegue participar das reuniões mais importantes. Eles estão a par de todo o estresse e teatralidade, os decks de arrecadação de fundos e a inovação – conhecimento que só pode vir de estar na sala.

Saindo da faculdade, Warren Buffett queria trabalhar para Benjamin Graham para aprender a ser um investidor de valor. Buffett se ofereceu para trabalhar de graça e Graham respondeu: “Você está superfaturado”. O que isso significa é que você tem que fazer sacrifícios para assumir um aprendizado. 

Encontre a parte do trabalho com a curva de aprendizado mais íngreme

Se não consegue aprender num modelo de aprendizagem porque precisa de ganhar dinheiro, tente ser inovador no contexto do seu trabalho. Assumir novos desafios e responsabilidades. Encontre a parte do trabalho com a curva de aprendizado mais íngreme.

Você deseja evitar o trabalho repetitivo – isso é apenas esperar até que seu trabalho seja automatizado.  

Se você for o barista de uma cafeteria, descubra como fazer conexões com os clientes. Descubra como inovar o serviço que você oferece e encantar o cliente. Gerentes, fundadores e proprietários tomarão conhecimento.

Desenvolva uma mentalidade de fundador

A coisa mais difícil para qualquer fundador é encontrar funcionários com mentalidade de fundador. Esta é uma maneira elegante de dizer que eles se importam o suficiente. 

As pessoas dirão: “Bem, não sou o fundador. Não estou sendo pago o suficiente para me importar. Na verdade, você é: O conhecimento e as habilidades que você ganha ao desenvolver uma mentalidade de fundador o preparam para ser um fundador no futuro; essa é a sua compensação. 

Você pode obter muito de quase qualquer posição. Você só tem que colocar muito nisso.

Responsabilidade é algo que você pode assumir imediatamente

Nivi: Discutimos responsabilidade, julgamento, conhecimento específico e alavancagem. Se estou trabalhando em um trabalho “normal”, é o conhecimento específico que devo focar? 

Naval: O julgamento requer experiência. Leva muito tempo para construir. Você tem que se colocar em posições onde possa exercer julgamento. Isso virá de assumir a responsabilidade.

Alavancagem é algo que a sociedade lhe dá depois que você demonstra julgamento. Você pode obtê-lo mais rapidamente aprendendo habilidades de alta alavancagem, como codificação ou trabalho com a mídia. Estes são alavancagem sem permissão . É por isso que encorajo as pessoas a aprender a codificar ou produzir mídia, mesmo que seja apenas à noite e nos fins de semana. 

Portanto, o julgamento e a influência tendem a vir depois. Responsabilidade é algo que você pode assumir imediatamente. Você pode dizer: “Ei, eu vou cuidar dessa coisa que ninguém quer cuidar”. Quando você assume a responsabilidade, você também está publicamente colocando seu pescoço no bloco de desbastamento – então você tem que entregar. 

Você constrói conhecimento específico assumindo a responsabilidade por coisas que outras pessoas não sabem fazer. Talvez sejam coisas que você goste de fazer ou esteja naturalmente inclinado a fazer de qualquer maneira.

Se você trabalha em uma fábrica, a coisa mais difícil pode ser levantar capital para manter a fábrica funcionando. Talvez seja por isso que o dono está sempre estressado.

Você pode perceber isso e pensar: “Sou bom em controlar meu talão de cheques e tenho uma boa cabeça para números; mas nunca levantei dinheiro antes.” Você se oferece para ajudar e se tornar o ajudante do proprietário, resolvendo o problema de arrecadação de fundos. Se você tem uma aptidão natural e assume responsabilidades, pode se colocar em posição de aprender rapidamente. Em pouco tempo, você se tornará o herdeiro aparente.

Desde o início, encontre coisas que lhe interessam e permitem que você assuma a responsabilidade. Não se preocupe com a compensação de curto prazo. A compensação vem quando você está cansado de esperar por ela e desistiu dela. É assim que todo o sistema funciona. 

Se você assumir a responsabilidade e resolver problemas no limite do conhecimento que outros não podem resolver, as pessoas se alinharão atrás de você. A alavancagem virá.

O conhecimento específico pode ser oportuno ou atemporal

Existem duas formas de conhecimento específico: o oportuno e o atemporal . 

Se você se tornar um especialista de classe mundial em aprendizado de máquina assim que ele decolar e chegar lá por meio de um interesse intelectual genuíno, você se sairá muito bem. Mas daqui a 20 anos, o aprendizado de máquina pode ser secundário; o mundo pode ter mudado para outra coisa. Isso é conhecimento oportuno .

Se você é bom em persuadir as pessoas, provavelmente é uma habilidade que adquiriu cedo na vida. Sempre será aplicável, porque persuadir as pessoas sempre será valioso. Isso é conhecimento atemporal .

Agora, a persuasão é uma habilidade genérica – provavelmente não é suficiente para construir uma carreira. Você precisa combiná-lo em uma pilha de habilidades, como escreve Scott Adams . Você pode combinar persuasão com contabilidade e compreensão das linhas de produção de semicondutores. Agora você pode se tornar o melhor vendedor de semicondutores e, mais tarde, o melhor CEO de uma empresa de semicondutores.

O conhecimento específico atemporal geralmente não pode ser ensinado e fica com você para sempre. O conhecimento específico oportuno vem e vai; mas tende a ter uma vida útil bastante longa.

A tecnologia é um bom lugar para encontrar esses conjuntos de habilidades oportunas. Se você puder trazer um conjunto de habilidades de conhecimento especializado mais genérico de fora, então você tem ouro.

A tecnologia é uma fronteira intelectual para adquirir conhecimento específico

Nivi: Houve alguns outros tweets da sala de edição sobre este tópico. A primeira: “A indústria de tecnologia é um ótimo lugar para adquirir conhecimentos específicos. A fronteira está sempre avançando. Se você for genuinamente curioso intelectualmente, adquirirá o conhecimento antes dos outros.”

Naval: Danny Hillis disse que a tecnologia é tudo o que ainda não funciona . A tecnologia está ao nosso redor em todos os lugares. A colher já foi tecnologia; o fogo já foi tecnologia. Quando descobrimos como fazê-los funcionar, eles desapareceram em segundo plano e passaram a fazer parte do nosso dia a dia. 

A tecnologia é, por definição, a fronteira intelectual. É pegar coisas da ciência e da cultura que não descobrimos como produzir em massa ou criar com eficiência e descobrir como comercializá-lo e disponibilizá-lo para todos.

A tecnologia sempre será um grande campo onde você pode adquirir conhecimentos específicos que são valiosos para a sociedade.

Se você não tem responsabilidade, faça algo diferente

Nivi: Aqui está outro tweet da sala de edição relacionado à responsabilidade: “As empresas não sabem como medir os resultados, então, em vez disso, medem os insumos. Trabalhe de forma que seus resultados sejam visíveis e mensuráveis. Se você não tem responsabilidade, faça algo diferente.”

Naval: Toda a estrutura de recompensar as pessoas vem das eras agrícola e industrial, quando as entradas e saídas se aproximavam. A quantidade de horas que você gasta fazendo algo era um proxy confiável para o tipo de resultado que você obteria. 

Hoje, é extremamente não linear. Uma boa decisão de investimento pode render a uma empresa US$ 10 milhões ou US$ 100 milhões. Uma boa característica do produto pode ser a diferença entre o ajuste do produto ao mercado e o fracasso total.

Como resultado, o julgamento e a responsabilidade são muito mais importantes. Freqüentemente, os melhores engenheiros não são os trabalhadores mais esforçados. Às vezes, eles não trabalham muito, mas enviam com segurança aquele produto crítico na hora certa. É semelhante ao vendedor que fecha o grande negócio que faz os números da empresa para o trimestre.

As pessoas precisam ser capazes de dizer que papel você teve no sucesso da empresa. Isso não significa pisotear toda a sua equipe – as pessoas são extremamente sensíveis ao fato de outras pessoas receberem muito crédito. Você sempre quer dar crédito. Pessoas inteligentes saberão quem foi o responsável.

Alguns trabalhos são muito distantes do cliente para esse tipo de responsabilidade. Você é apenas uma engrenagem em uma máquina.  

A consultoria é um bom exemplo. Como consultor, suas ideias são transmitidas por outra pessoa dentro da organização. Você pode não ter visibilidade para as pessoas principais; você pode estar escondido atrás de uma tela. Essa é uma troca que você está fazendo em troca de sua independência.

Você desenvolverá uma pele grossa se assumir a responsabilidade

Quando você tem responsabilidade, recebe muito mais crédito quando as coisas dão certo. Claro, a desvantagem é que você se machuca muito mais quando as coisas dão errado. Quando você arrisca o pescoço, precisa estar disposto a ser culpado, sacrificado e até atacado.

Se você é o tipo de pessoa que prospera em um ambiente de alta responsabilidade, acabará ficando insensível com o tempo. Você vai se machucar muito. As pessoas vão atacá-lo se você falhar.

Escale seu conhecimento específico com aprendizes

Nivi: Depois de obter algum conhecimento específico, você pode escalá-lo treinando seus próprios aprendizes e terceirizando tarefas para eles.

Naval: Por exemplo, fiz bons investimentos e descobri o negócio de risco. Eu poderia ter continuado fazendo isso e ganhando dinheiro. Em vez disso, cofundei a Spearhead para treinar fundadores promissores para se tornarem anjos e investidores de risco. Damos a eles um talão de cheques para começar a investir.

É um modelo de aprendizagem. Eles vêm até nós com negócios que estão analisando e nós os ajudamos a pensar sobre isso. Este modelo é mais escalável do que meu investimento pessoal.

O conhecimento específico vem no trabalho, não em uma sala de aula

Na Spearhead, ministramos aulas ensinando fundadores sobre investimentos e também realizamos o horário de expediente para discutir negócios específicos que eles trazem.

Acontece que as aulas e palestras que conduzimos são em grande parte inúteis. Você pode dar todos os conselhos genéricos que as pessoas precisam em cerca de uma hora. Depois disso, o conselho fica tão circunstancial que basicamente cancela a zero. Mas o horário de expediente é incrivelmente útil. 

Isso reforça a noção de que investir é uma daquelas habilidades que só podem ser aprendidas no trabalho. Quando você encontra uma habilidade como essa, está lidando com um conhecimento específico.

Outro bom indicador de conhecimento específico é quando alguém não consegue dar uma resposta direta à pergunta: “O que você faz todos os dias?” Ou você recebe uma resposta do tipo: “Cada dia é diferente com base no que está acontecendo”.

A coisa é tão complicada e depende das circunstâncias que não pode ser resumida em um livro didático.

Nivi: A máfia descobriu esse modelo de aprendizado há muito tempo. A melhor maneira de acabar administrando uma das famílias era se tornar o motorista do Don.

Naval: Tony Soprano era um empresário que tinha que cumprir seus próprios contratos. Isso é um negócio muito complicado.

Esta transcrição foi editada para maior clareza.


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.