desafio de produtividade

O grande filósofo estóico Sêneca disse:

“Se um homem não sabe em que porto navega, nenhum vento é favorável.”

A questão é que você poderia ter o melhor navio de produtividade do mundo, mas ele não será de muita utilidade se você não tiver um destino para alcançar. Sem um objetivo final específico, o nosso navio irá simplesmente ficar à deriva, por mais capaz ou bem equipado que seja.

Esta analogia ilustra lindamente a importância vital de estabelecer uma meta clara e bem definida.

É por isso que na primeira semana deste desafio falamos sobre estabelecimento de metas:identificar e priorizar as coisas que mais importam em sua vida.

Ao longo deste desafio, seus objetivos funcionarão como sua Estrela do Norte, fornecendo orientação e orientando as decisões que você toma ao longo do caminho.

No entanto, não estamos apenas listando quaisquer objetivos. Estamos descobrindo os objetivos que mais ressoam com nossos valores e aspirações.

São os objetivos que, quando alcançados, trazem um profundo sentimento de realização e propósito. E são os faróis que guiam o nosso navio de produtividade através da névoa das distrações diárias e das marés da vida em constante mudança.

Mas estabelecer metas eficazes requer uma reflexão profunda. Trata-se de se fazer perguntas como:

  1. Pelo que quero ser lembrado?
  2. Que tipo de impacto eu quero causar?
  3. O que me faz sentir vivo?

Então, até o final desta semana, você terá as respostas para essas perguntas e um plano para começar a torná-las realidade


Mas o estabelecimento de metas pode ser enganosamente difícil.

E existem algumas armadilhas comuns nas quais as pessoas caem. Aqui estão alguns deles:

  1. A armadilha da sobrecarga:definir metas demais é como tentar beber água de uma mangueira de incêndio – opressor e contraproducente. Quando se trata de definição de metas, menos é mais.
  2. A armadilha da aprovação externa:metas baseadas em expectativas externas raramente funcionam. Os verdadeiros objetivos vêm de um chamado interno, não de uma validação externa.
  3. A armadilha da meta vaga:uma meta sem plano é apenas um desejo. Dividir seu objetivo em etapas gerenciáveis o transforma de um sonho em uma meta alcançável.

Na verdade, definir uma meta ruim, vaga ou imprecisa não é muito melhor do que não definir nenhuma meta.

Então, quais são os princípios do estabelecimento eficaz de metas?

  1. Busque objetivos significativos:seus objetivos não devem ser apenas metas; eles devem ser extensões de suas paixões e valores.
  2. Clareza é Rei:Defina seus objetivos com precisão. Um objetivo como “melhorar minha saúde” é muito abstrato. “Corra 5 km em menos de 30 minutos até setembro” oferece clareza e um cronograma para trabalhar.
  3. A abordagem passo a passo:divida cada meta em etapas menores e viáveis. Isso deixa clara sua próxima ação e remove o “fator de intimidação” de começar.

Durante a próxima semana, então, você criará sua própria visão clara de seus objetivos de longo e curto prazo – enquanto o restante do desafio se concentrará na construção de hábitos e sistemas para chegar lá.

Etapa de ação:

Pense em seus objetivos. Sim, é isso.

Isso é propositalmente bastante abstrato, mas reflita sobre sua vida e identifique as áreas que você mais deseja melhorar ou mudar. Considere sua carreira, saúde, aprendizado, relacionamentos e crescimento pessoal, família e vida espiritual.

Isso deve lhe dar uma visão de 3.000 metros de seus objetivos.

Amanhã começaremos a ampliar e definir com precisão como realmente são esses objetivos.

Por hoje é isso, te vejo amanhã


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.