Todo mundo tem uma ideia aproximada sobre gestão de produtos. Mas a maioria das pessoas, mesmo com experiência em negócios, não entende realmente o papel de um Gestor de Produto ou Product Manager (PM).

E é principalmente porque os gerentes de produto são ‘generalistas’.

Suas responsabilidades incluem muitas coisas. Mesmo essas responsabilidades estão sujeitas a mudanças dependendo das organizações e indústrias.

Portanto, aqui está uma resposta não tão vaga:

O gerenciamento de produtos é o processo de orientar estrategicamente o crescimento, o lançamento e o aprimoramento contínuo de um produto.

Embora isso dê uma ideia, ainda é uma ideia abstrata. Então vamos um pouco mais fundo.

O que é Gestão de Produto?

O gerenciamento de produtos visa lançar um produto ou melhorar um já existente com base em diferentes feedbacks e análises de dados. O gerenciamento de produtos garante que um produto seja útil para os consumidores e que agregue valor real a todas as partes envolvidas.

Os gerentes de produto constroem um produto que resolve um problema real. Eles garantem que seja viável de produzir e fácil de usar pelos usuários finais. Fácil o suficiente para que o usuário não tenha dificuldades de utilizar. E viável o suficiente para produzir sem investir muitos recursos da empresa.

Portanto, se o produto resolve um problema e é viável para produzir e superar a concorrência, então desenvolver esse produto é um trabalho para o PM.

O gerenciamento de produtos nem sempre é executado por apenas um PM, mas existem diferentes cargos e hierarquias. Existem PMs Jr, PMs Plenos, PMs Sênior, Head de Produto e assim por diante. Portanto, no dia a dia, a gestão de produtos como um todo se envolve em várias tarefas estratégicas e táticas .

Essas responsabilidades são tratadas por diferentes PMs com base em suas funções e departamentos. Portanto, a seguir estão algumas das tarefas do dia-a-dia que esses profissionais de produto (equipe de gerenciamento de produto) realizam.

Responsabilidades do Product Manager

1. Realização de pesquisas

A pesquisa é uma obrigação para obter insights sobre o mercado e adicionar recursos valiosos. O gerenciamento de produtos também realiza pesquisas para descobrir os concorrentes e as personas do comprador.

2. Planos de comunicação

A melhor estratégia é desenvolvida usando um roteiro que é apresentado às principais partes interessadas. Isso inclui executivos, investidores, equipes de desenvolvimento e assim por diante. Portanto, há uma necessidade de comunicar adequadamente a estratégia entre diferentes equipes ao longo do processo de construção do produto.

3. Desenvolvimento de estratégia

Diferentes membros coletam seus conhecimentos e pesquisas sobre o produto e os compartilham para fazer uma estratégia perfeita. Isso inclui metas, objetivos alcançáveis, planos de lançamento de produtos e assim por diante.

4. Coordenação do desenvolvimento

Depois de receber a luz verde para sua estratégia de produto, o gerenciamento de produtos coordena com várias equipes. Isso inclui marketing, desenvolvedores e assim por diante.

5. Analisando dados e agindo de acordo com o feedback

Finalmente, depois de desenvolver, testar e lançar o produto no mercado, os dados são coletados de várias fontes e o feedback dos usuários é registrado. Agora, o gerenciamento de produtos pode determinar quais recursos funcionam e quais não. Com base nesses dados, as equipes relevantes trabalham em iterações futuras.

O que faz um Product Manager?

Agora sabemos que o gerenciamento de produtos é executado por gerentes de produtos e há várias funções pelas quais cada PM é responsável. No entanto, se você está tentando entrar em uma função de gerenciamento de produtos, você deve entender a função de um PM.

Os gerentes de produto lideram o desenvolvimento de produtos por meio de seu conhecimento do produto e decisões estratégicas de produto. Aqui está uma visão mais aprofundada do que um PM faz.

1. Identificando oportunidades

O gerente de produto desenvolverá um novo produto ou encontrará oportunidades para melhorar o existente. Eles fazem isso com base em pesquisas de mercado e análise de dados. O gerente de produto conhece bem as tendências do mercado e a dinâmica do consumidor e auxilia quando a empresa decide lançar novos recursos ou novos produtos.

2. Criando a estratégia do produto

O gerente de produto estabelece a visão de longo prazo do produto e comunica a demanda do mercado à equipe. Depois disso, é estabelecido um roteiro direto e prático para alcançar os objetivos de longo prazo. Na maioria dos casos, criar um plano de produto é a principal atividade de qualquer gerente de produto. Os PMs também os mantêm atualizados com as mudanças no setor e ficam de olho em como será o mercado futuro.

3. Ajudando na estratégia de marketing

O sucesso do produto depende muito do marketing. Portanto, os gerentes de produto colaboram com a equipe de marketing para construir uma estratégia de marketing bem-sucedida. Os PMs acompanham as tendências de marketing, realizam pesquisas de mercado, coletam feedback dos usuários e assim por diante para orientar a equipe de marketing na direção certa.

4. Conversando com os clientes

O gerente de produto cria o produto para os clientes, portanto, obter feedback do cliente os ajuda a melhorar a experiência do cliente. Com base nisso, o PM entende a importância do seu produto. Também os ajuda a criar uma versão nova e aprimorada de um produto.

5. Adicionando novos recursos

As apostas são altas ao construir ou adicionar um novo recurso ao produto. A adição de novos recursos também constitui uma grande quantidade de trabalho para os PMs. Isso significa que os PMs gastam uma boa quantidade de tempo e recursos na construção da estratégia certa para desenvolver o recurso mais valioso. Eles escolhem os recursos mais desejados com base no feedback do usuário final e na pesquisa de marketing.

6. Reunião com outras equipes

Todas essas responsabilidades também significam muitas reuniões. Portanto, os PMs investem uma quantidade significativa de tempo com diferentes equipes, como marketing de produtos, vendas, desenvolvimento de negócios e assim por diante. Os PMs também se reúnem com a equipe executiva para atualizá-los sobre o status do projeto ou solicitar suporte adicional. Eles também se reúnem com consumidores e usuários para conhecer seus desafios e garantir que o produto atenda às suas necessidades.

Tipos de gerenciamento de produtos

O gerenciamento de produtos como assunto é muito vasto para caber em uma descrição única e genérica. O gerenciamento de produtos vem em todas as formas e cores. Mas, normalmente, espera-se que os PMs trabalhem na interseção de negócios, UX e tecnologia

um gráfico de bolas em intersecção de três especialidades negócios, tecnologia e usuário. onde o product manager está no centro
gestão de produtos

Etapas do gerenciamento de produtos

Não existe um método universal de criação de um produto. Isso envolve muita pesquisa e recursos, bem como muito caos. O gerenciamento de produtos atua como um salvador, trazendo ordem ao caos.

A maioria das organizações segue os mesmos estágios básicos de gerenciamento de produtos. É um longo caminho, com o envolvimento das partes interessadas e contribuições de vários departamentos ao longo do caminho. No entanto, o gerenciamento de produtos torna o processo suave.

Aqui estão sete etapas/processos principais de gerenciamento de produtos

1. Gestão de Ideias

A equipe de produto e outros indivíduos apresentam muitas idéias excelentes . Mas nem todas as ideias podem ser experimentadas e testadas devido a restrições de tempo e recursos. Portanto, uma maneira de filtrar os melhores é através de brainstorming ou testando-o contra o mercado já presente. Mas muitas vezes, mesmo isso não funciona. Nesse caso, a ideia é salva para uso futuro.

A gestão de produtos funciona como um cofre de ideias. Ele gera, coleta, desenvolve, valida e armazena as ideias caso sejam aplicáveis ​​novamente no futuro. As ideias de outras pessoas, como aquelas criadas por stakeholders internos, clientes, conselheiros e investidores, também são atualizadas pela gestão de produtos.

2. Especificações

Uma vez que a ideia é filtrada e selecionada, é hora de obter mais detalhes. Isso se tornará essencial no processo de gerenciamento de produtos. As especificações do produto são documentos bastante curtos e não tão técnicos que respondem a três perguntas básicas, mas importantes. Qual é o objetivo do produto que está sendo construído, quais são os objetivos e como o desempenho é medido?

As equipes abordam todas essas questões juntamente com o feedback de várias partes interessadas para considerar todas as perspectivas e garantir que todos estejam na mesma página no futuro. Os detalhes que entram nas especificações dependem da organização ou indivíduo. Isso pode variar de ambientes em cascata a locais de trabalho ágeis.

3. Roadmap

Um roadmap de produto é um guia definitivo que mostra as etapas que devem ser tomadas para alcançar a visão do produto dentro do prazo especificado. Este documento gráfico mostra aos interessados ​​onde o produto está agora, para onde está indo e como chegará lá. Os roadmaps são os documentos mais atualizados sobre a estratégia do produto, uma vez que são atualizados regularmente para representar fatores como mudanças de mercado, expectativas do consumidor e mudanças de desejo e cumprimento de marcos.

O primeiro passo na criação de um roteiro de produto é definir a estratégia do produto. Que é baseado na visão do gerenciamento de produto para o produto. A informação é então recolhida pela gestão do produto a partir de duas fontes principais: apoio ao cliente e utilizadores do produto.

4. Priorização

Este é um mecanismo contínuo que determina quais recursos de um produto devem ser projetados e quais devem ser abandonados inteiramente com base em sua importância. As prioridades são exibidas com destaque nos roteiros e são atualizadas regularmente em resposta às mudanças do mercado. A priorização deve encontrar um equilíbrio entre as preocupações mais urgentes levantadas pelas partes interessadas e outros recursos considerados críticos para a estratégia de médio e longo prazo do produto.

Quando se trata de construir produtos, o fato é que as prioridades mudam, os recursos são realocados e o financiamento é limitado. O gerenciamento de produtos garante que eles estejam trabalhando nas tarefas mais importantes. O gerenciamento de produtos prioriza recursos implacavelmente antes que eles fiquem sem recursos.

5. Entrega

Esta é a etapa em que o produto é passado para as equipes de desenvolvimento para que os engenheiros possam começar a construí-lo e entregar o produto. Naturalmente, é aqui que o gerenciamento de produtos cobriu a maior parte de suas funções, então eles entregam o produto aos gerentes de projeto e engenheiros. Agora, os gerentes de projeto trabalham mais, enquanto os gerentes de produto atuam como consultores.

Quando se trata de entrega, os métodos variam de acordo com as escolhas anteriores durante as especificações. Se for um modelo em cascata, a organização terá lançamentos em massa que são poucos e distantes entre si e só enviará o produto após a conclusão de todos os testes. As empresas ágeis terão atualizações menores, com sprints concluindo partes do trabalho e apenas alterações iterativas.

6. Análise e experimentação

Uma vez que o produto é lançado no mercado, às vezes como uma versão beta, a análise ajuda a determinar se os recursos ou modificações que foram implementados são benéficos para os usuários. Uma boa análise para gerenciamento de produtos é quantitativa, comparável e acionável.

Enquanto a experimentação é um processo contínuo de testar hipóteses para melhorar o produto. É um método científico no gerenciamento de produtos para entender as atividades do usuário – como eles o utilizam e como o produto pode ser melhorado.

7. Feedback do cliente

Este é o estágio final em que o gerenciamento de produtos reúne insights dos clientes para descobrir se o produto estava resolvendo o problema. É crucial para o gerenciamento de produtos, pois os ajuda a entender os pontos problemáticos dos usuários para que eles possam fornecer uma solução útil.

Existem várias fontes para coletar feedback. São entrevistas com clientes, interações gerais, testes de usabilidade, solicitações de serviço e outras formas de feedback.

Cargos de um Product Manager

Há muita confusão sobre os cargos no gerenciamento de produtos. Aqui está uma lista completa de funções de trabalho de acordo com a antiguidade e hierarquia.

1. Analista de Produtos

O analista de produtos é o título mais básico em gerenciamento de produtos. Eles são principalmente recém-formados ou em transição de áreas que podem avançar em suas carreiras por meio de uma combinação de treinamento e experiência prática com projetos reais, tornando-se grandes gestores de produto.

2. Product Manager Júnior

Os product management júnior também são novos, mas têm alguns discursos práticos no setor. Eles trabalham com uma equipe de desenvolvimento de produto por conta própria, possivelmente em um produto ou região menor, e são orientados por um gerente de produto mais sênior. JPM vem de muitas origens, mas Engenharia, design e negócios são os mais comuns.

3. Product Manager Pleno

É um dos cargos mais populares no setor de gerenciamento de produtos. Eles têm uma ampla gama de responsabilidades, habilidades e experiência. Em geral, é alguém que trabalha de forma independente, gerencia uma equipe de desenvolvimento de produtos e é responsável por uma jornada do produto ou do consumidor. Os gerentes de produto podem ter um nível diferente de especialização, dependendo da organização.

4. Product Manager Sênior

Um product management sênior tem responsabilidades como um gerente de produto, mas tem um cargo sênior por alguns motivos. O gerente de produto sênior tem recolonização, pois contribuiu no passado e também orienta gerentes de produto júnior. O Gerente de Produto Sênior trabalha diretamente com o produto e também é responsável pelo gerenciamento de linha.

5. Lead Product Manager

Líder de produto ou gerente de produto líder é uma função recente adicionada ao gerenciamento de produtos. Eles estão em uma posição muito sênior e trabalham em um produto crítico na organização. A função de um gerente de produto líder é equivalente a um gerente de produto sênior ou um vice-presidente. A diferença é que eles não são responsáveis ​​por outros gerentes de produto; em vez disso, eles são excelentes gerentes de produto que preferem manter a mão na massa e delegar o gerenciamento de pessoas a outros.

6. Product Director/Group Product manager

Este é o ponto em que a posição começa a mudar. Um PM nesta função deixa de lidar diretamente com as equipes de engenharia e design e, em vez disso, assume a liderança para garantir que todos os gerentes de produto estejam na mesma página. A gestão de pessoas e as soft skills, como a comunicação, tornam-se críticas nesta fase. Um diretor de produto ou gerente de produto de grupo gerencia pessoas em vez de gerenciar diretamente o produto.

7. VP Product/Head of Product

Esse papel é semelhante ao de um diretor de produtos, mas é mais comum em organizações com mais produtos e níveis de gerenciamento. Na maioria das startups, essa é a função mais sênior. Esta posição também é sobre o gerenciamento de outros PMs e, em muitas organizações, eles também serão responsáveis ​​pelo orçamento da equipe.

8. Chief Product Officer (CPO)

Um diretor de produtos é o cargo mais sênior na gestão de produtos de qualquer empresa. Um CPO supervisiona várias equipes de gerentes de produto e representa o produto no C-suite ou na equipe de gerenciamento. O CPO gerencia iniciativas em todo o ciclo de vida do produto, desde a descoberta do cliente e pesquisa do usuário até o desenvolvimento e entrega. Eles são responsáveis ​​pela estratégia geral do produto e se reportam diretamente ao CEO.

Conjunto de habilidades de um Product Manager

Abaixo estão as habilidades mais importantes que você deve ter para ser um gerente de produto eficaz:

  • Habilidades de comunicação
  • Habilidades de priorização
  • Habilidades gerenciais
  • Habilidades de organização
  • Conhecimento técnico
  • De olho no bom design

Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.