sentimos a necessidade de dar uma guinada na carreira, mas para isso é preciso se preparar para que as situações se transformem em oportunidades.

Uma das formas de transformar essa vontade e necessidade em algo concreto é buscar por qualificação. E, no mercado de hoje, as atribuições técnicas não as únicas valorizadas.

O desenvolvimento de habilidades comportamentais – as chamadas soft skills – é tão importante quanto a qualificação técnica e mais tradicional.

Para você que entende essa importância e que quer aprender como desenvolver soft skills, preparei esse post para você com um conteúdo completo.

Mais do que abordar esse termo tão em alta no mercado profissional, neste post quero te apresentar todo o contexto que explica a importância e valorização desse tipo de habilidade, o impacto que as soft skills terão no perfil do profissional do futuro e dicas práticas para você aplicar no seu crescimento profissional com as soft skills.

Está pronto para começar ?

Boa leitura 😉

1/ indústria 4.0

A Indústria 4.0 é a expressão utilizada para a Quarta Revolução Industrial.

Isso quer dizer que, se relaciona com todas as transformações causadas pelas novas tecnologias como: informatização, automação, Internet das Coisas e troca de dados.

Esse conceito surgiu e foi utilizado pela primeira vez na maior feira do setor industrial, a Feira de Hannover, na Alemanha, em 2011.

O conceito básico da Indústria 4.0 é atrelado a conectar máquinas e sistemas através de redes inteligentes que controlam as linhas de produção e ações de forma autônoma.

A Indústria 4.0 revoluciona a forma como os negócios e trabalhos são feitos.

Não apenas dentro das fábricas e manufaturas, mas tem um peso econômico e social de transformação tão grande quanto as três outras revoluções históricas:

Primeira Revolução Industrial: no século 18, que teve início na Inglaterra com a invenção e aplicação da máquina a vapor nas produções;

Segunda Revolução Industrial com os avanços tecnológicos que permitiram a produção em escala de itens transformadores do nosso dia a
dia como carros, telefones, televisões, rádios e aviões;

Terceira Revolução Industrial: ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, com a chamada revolução tecnocientífica – integração física entre ciência e produção.

2/ futuro do mercado

Como em todos os outros momentos históricos de transformação, esse momento de Indústria 4.0 que estamos vivendo agora também tem impacto em diversos setores da sociedade e na forma como ela constrói as relações de trabalho.


Com o avanço tecnológico e com as máquinas e inteligência artificial assumindo demandas que antes eram realizadas estritamente por pessoas, muitos cargos e profissões vão deixar de existir (a estimativa é de que 6 milhões de cargos que conhecemos hoje desapareçam até 2030).

Em pesquisa realizada e divulgada pelo Fórum Econômico Mundial um dado chama a atenção: 35% das habilidades exigidas para a maioria de ocupações e funções que conhecemos devem mudar.

E a previsão é para agora: essa mudança deve acontecer até o fim de 2020.

3/ eu, não sou robô:
perfil do profissional do futuro

Como vimos até aqui, o mundo em que vivemos está em constante transformação.

E em uma velocidade que muitas vezes é difícil de acompanhar. Talvez seja mais fácil visualizar como isso impactou a sua própria vida pessoal.

Pare e pense como era a sua rotina há 10 anos atrás.

Algumas questões que são naturais hoje sequer existiam, como a rapidez da comunicação com os aplicativos de mensagens instantâneas, a conexão 24h que vivemos com os celulares como uma extensão do nosso corpo, a resposta de qualquer dúvida à distância de um segundo em sites e plataformas de pesquisa como o Google…

Todas essas mudanças causam um impacto na dinâmica do mercado de trabalho e também no perfil dos profissionais do futuro que serão buscados e valorizados pelas empresas.

A participação cada vez maior da tecnologia e inteligência artificial tem um
relação direta com o papel que o ser humano assume nas responsabilidades e funções de trabalho.

Na maneira como trabalhamos, entregamos e resolvemos os desafios no dia a dia.

Essa é uma realidade que não podemos negar nem fugir: a tecnologia hoje nos fornece ferramentas que substituem sim muitas funções que antes eram antes realizadas apenas pelas pessoas.

Muitas vezes as máquinas entregam com mais rapidez, menos erros e mais padronização, principalmente trabalhos e funções de repetição.

4/ desenvolvimento pessoal

Como “competir” com as máquinas?
Na verdade a resposta é não competir.

A tecnologia terá cada vez mais investimento e trará mais resultados em ações que o ser humano não faz.

Nesse cenário, os profissionais que se adaptarem, souberem utilizar a tecnologia e automação a seu favor e desenvolverem habilidades alheias aos robôs é que irão se destacar.

A resposta está no desenvolvimento pessoal das características e comportamentais inatas ao ser humano.

5/ soft skills: diferenciais humanos

Por todo esse contexto que as soft skills serão cada vez mais importantes: elas são capacidades humanas, algo que robô nenhum conseguirá substituir e entregar tão bem quanto nós podemos fazer.

As soft skills também estão atreladas à uma das palavras que mais escutamos quando falamos e ouvimos falar no futuro do mercado e das empresas e companhias: inovação.

Esse é um fator muito importante para destaque e adaptação aos novos cenários.

E as soft skills estão diretamente relacionadas com habilidades que combinadas levarão a cenários inovadores e de transformação.

5.1/ O que são Softs Skills

Ok, as soft skills são extremamente importantes para o perfil do profissional do futuro, porém antes de buscar o desenvolvimento dessas habilidades, como podemos defini-las e entendê-las?

O termo soft skill é utilizado para denominar qualquer habilidade comportamental.

Elas são as capacidades humanas que nos permitem lidar com problemas e desafios no dia a dia, inclusive nos ambientes de trabalho.

São as aptidões mentais e emocionais.

As soft skills se diferenciam das hard skills.

Hard skills são aquelas habilidades técnicas e profissionais que podem facilmente ser identificadas como:

  • a formação em algum curso
  • o aprendizado de um novo idioma
  • o conhecimento de alguma ferramenta

As soft skills e as hard skills demonstram o perfil e tipo de aptidão que o profissional tem.

De formas diferentes, ambas podem ser desenvolvidas, estimuladas e mensuradas.

A combinação desses dois tipos de habilidades é fundamental para um desenvolvimento profissional completo.

Evidentemente que as qualificações técnicas são muito importantes, porém elas de pouco servem em profissionais que não sabem se adaptar.

Lidar com situações de pressão e atuar em ambientes colaborativos de trabalho.

TOP 10 soft skills segundo o Fórum Econômico Mundial

Quais são essas habilidades tão importantes para o desenvolvimento profissional?

Segundo a pesquisa do Fórum Econômico Mundial que já citamos neste
post, existem 10 principais soft skills para estimular.

Aqui, te listamos quais são essas habilidades apontadas na pesquisa:

1/ resolução de problemas complexos:

Além de ter a habilidade de solucionar problemas corriqueiros, essa skill diz respeito à capacidade de enxergar problemas, ponderar diferentes perspectivas, avaliar todos os detalhes, enxergar os resultados futuros, mobilizar recursos e tomar decisões de forma segura para encontrar respostas para problemas de maior complexidade;

2/ pensamento crítico:

Você consegue avaliar as alternativas, prós e contras, riscos e oportunidades das situações?

A skill de pensamento crítico está relacionada com esse tipo de avaliação e aplicação no mercado de trabalho;

3/ criatividade:

Engana-se quem pensa que apenas para funções artísticas a criatividade é uma skill necessária.

Engano ainda maior é acreditar que criatividade não pode ser estimulada ou desenvolvida por todos nós.

A curiosidade é o primeiro passo para ser criativo e ter essa
capacidade de desenvolver ideias próprias e aplicá-las aos desafios do trabalho;

4/ gestão de pessoas:

Habilidade fundamental para quem vislumbra cargos de liderança, a gestão de pessoas está relacionada com a capacidade de exemplo, empatia, responsabilidade e comunicação clara com a equipe.

A falta dessa skill nos líderes é uma das principais causas de ambientes de trabalho pouco saudáveis e evasão de talentos;

5/ inteligência emocional:

A capacidade humana da inteligência emocional está ligada ao autoconhecimento e ao poder de reconhecer e lidar com as suas próprias emoções e com as emoções dos outros.

A sensibilidade impacta diretamente na convivência, conexões e desenvolvimento de trabalhos colaborativos;

6/ originalidade e iniciativa:

É a capacidade que estimula a proatividade, tanto para iniciar questionamentos e ações, como para apresentar novas ideias e perspectivas.

Ela também desenvolve a autonomia e minimiza o receio de fracassos;

7/ orientação para serviços:

O quanto você genuinamente tem vontade de ajudar as pessoas? Sem competições e sem esperar uma retribuição. Essa habilidade é fundamental para ambientes e grupos de trabalho colaborativos;

8/ coordenação:

A coordenação também é muito importante para líderes, porém ela é diferente da capacidade de gestão de pessoas.

Coordenação está ligada ao potencial de conduzir, selecionar e orientar pessoas com diferentes aptidões para os desafios e objetivos da equipe e da empresa;

9/ negociação e persuasão:

Para resolver conflitos, para atuar em equipe, para conciliar diferenças e vender ideias dentro de um ambiente corporativo é preciso desenvolver aptidões como o poder de negociação (encontrar benefícios para ambos os lados) e de persuasão (convencer alguém a mudar algo);

10/ flexibilidade cognitiva

Como já falamos algumas vezes, se adaptar às rápidas mudanças do mundo de hoje é uma capacidade essencial para o profissional que quer se destacar.

Ter flexibilidade cognitiva significa ter adaptabilidade, abertura para transformações, reconhecimento e acolhimento de críticas e não ter apego a rotinas e metodologias inflexíveis.

Relação das soft skills com o mercado

As soft skills apontadas na lista do Fórum Econômico Mundial têm aplicabilidade para diversas funções, cargos e segmentos de mercado.

Depois de tudo isso acredito que deve estar se perguntando, qual devo priorizar de acordo com a sua área de atuação?

Tecnologia:

/coordenação
/inteligência emocional

Engenharia e Gestão de Projetos:

/criatividade
/pensamento crítico
/negociação

Saber se comunicar também é de extrema importância para o Engenheiro como comento aqui nesse post: Comunicação mais importante que Cálculo.

Educação:

/colaboração
/gestão de pessoas
/criatividade

Marketing:

/criatividade
/persuasão
/inteligência emocional;

como aprender soft skills?

Ao longo do conteúdo você deve estar se identificando com algumas capacidades que já tem mais facilidade e outras que sabe que precisa melhorar para se qualificar como um profissional do futuro, certo?

Apesar da hard skills terem métodos e opções de aprendizado mais padronizados e em maior quantidade, também existem formas de desenvolver suas capacidades comportamentais:

autodesenvolvimento

Quando queremos saber mais sobre algo, qual é a primeira coisa que nos passa pela cabeça? Estudar!

Você já está no caminho certo lendo o material que preparamos. Ele vai te dar base para continuar suas pesquisas e estudos sobre as soft skills.

Conhece a fórmula 2A + 2P = O para mudar a sua vida? Clique e confira 🙂

autoconhecimento

Outra forma de entendermos o desenvolvimento é nos escutarmos, nos conhecermos, nos respeitarmos.

Com o autoconhecimento, além de entender quais são as skills que
você precisa melhorar, você consegue acompanhar de forma sincera suas evoluções e limitações.

experiências

Estamos falando de habilidades comportamentais, humanas e sociais. Logo, esteja aberto para aprender com os outros.

Explore situações fora da sua bolha, observe rotinas e formas diferentes de lidar com o mundo, converse, procure ativamente vivências diferentes das quais você está acostumado.

Tudo isso vai estimular algumas soft skills e também te mostrar na prática em quais você precisa focar para evoluir como pessoa e profissional.

Cursos

Hoje já existem diversos cursos e ferramentas pensadas para o desenvolvimento das soft skills, seja de forma geral ou para capacidades específicas que você sente necessidade de evoluir.

Busque as opções disponíveis tanto nas modalidades presenciais
quanto cursos online. Observe a qualificação e proposta dos cursos e das instituições de ensino: seu tempo e investimento são valiosos!

Ufa, era isso

Espero que tenha gostado e me conte nos comentários se já tinha ouvido falar de soft skills e o que você tem feito para melhorar as suas habilidades?


Leave a Reply

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.